Dúvidas sobre violão?

    Autor Mensagem
    Gustavo Daniel
    Veterano
    # jul/10


    Oi, pretendo comprar um violão, mas tenho umas dúvidas e curiosidades para poder realizar a compra.

    1. Com R$250 Dá pra comprar um violão bom para estudos? Pretendo tocar Red Hot Chili Peppers, Strokes, Legião Urbana, Charlie Brown Jr., Raul Seixas, e de vez em quando umas músicas mais românticas e calmas.

    2. Qual a diferença de violão folk, jumbo, etc?

    3. Qual vocês me recomendariam para iniciar a aprender a tocar, nylon ou aço.

    4. Em um violão de aço eu posso colocar as últimas 3 cordas de aço e as 3 primeiras de nylon?

    5. Dá pra improvisar um baixo, no violão? Por quê atualmente eu queria aprender a tocar baixo, mas como todo mundo diz que inicialmente é melhor aprender violão pra depois partir para outros, e também pelo meu interesse no violão, queria de vez em quando improvisar, pra ver se gosto do instrumento mesmo.

    Obrigado.

    Gus dz
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Gus dz
    · votar


    Bom, vamos lá.

    1 - Dá até dá, mas vai ser longe de um violão "bom".

    2 - Nunca entendi a denominação "folk" se ela é usada para definir violão de aço ou se é para o tamanho. Acho que ela representa o formato do corpo Dreadnought. Então vou dar uma explicação sobre os "tamanhos".
    O tamanho da caixa de ressonância é um dos maiores fatores determinantes para o som do violão. O tamanho mais comum é o Dreadnought.
    Uma tabela dos tamanhos : http://www.ronlindeman.com/wpimages/wpa46cb57f.jpg

    Dreadnought (Folk) - Foi criado pela Martin, e é um violão com corpo grande, mais "fundo" e com os ombros menos redondos com uma forma de "quadrado". Bastante volume e graves.
    Imagem: http://www.makenmusic.com/productImg/Martin_D28_1374988_front_body.jpg
    Martin D-28.

    Auditorium - São menores, ombros mais protuberantes e arrendondados. São menos conhecidos no Brasil mas no exterior são preferencia de várias pessoas. Menos volume, som mais equilibrado, maior conforto e é muito usado para Blues e dedilhados.
    Imagem - http://guitarcollection.com.my/eshop/images/000-28EC_f.jpg
    Martin 000-28EC (Modelo signature do Eric Clapton)

    Jumbo - Também tem os ombros mais protuberantes e arredondados porém é maior. Tem um som alto, cheio e "grande".
    Bom pra tocar com palheta (assim como o Dreadnought). Consagrados pela série J da Gibson.
    Imagem - http://home.provide.net/~woodrails/oldpics/j200_55c.jpg
    Gibson J-200

    3 - Nylon machuca menos os dedos no início mas tu não tira o mesmo som que um violão de aço. Violão de nylon é bastante usado em MPB, Bossa, Clássico...
    Aço é usado normalmente no rock, pop, sertanejo e coisas do gênero.
    Eu começei em um Austin de Nylon e depois parti pra um de aço de qualidade infinitamente superior. Me arrependo de ter começado no nylon e de ter gasto 200 reais em um violão "ruim".

    4 - Não. Como tem um tópico aqui no forum: "Nylon é Nylon, Aço é aço". Algumas semanas tocando e tu nem sente mais "dor".

    5 - Baixo tem técnicas bem diferentes, mas pode ser que de pra fazer algum som. Me faltam informações a respeito! auahihahaui

    No mais acho que é isso. Se tiver mais alguma dúvida, só pedir!

    raf.pp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Velho,

    Aço é Aço
    Nylon é Nylon
    e Baixo é Baixo...

    Se sua idéia é aprender e curti rock/pop vai o violão de aço. Depois pense se vc quer aprender baixo e compra um mais para frente.

    Stan Mallone
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Esqueça isso de que pra tocar guitarra/baixo é necessário saber violão antes. São instrumentos diferentes, técnicas diferentes...

    Não importa qual escolher, no começo sentirá dores nos dedos até a chegada dos calos... coisa de 2 semanas como ja dito anteriormente...

    E não pense que um é mais fácil que o outro, todos têm suas dificuldades. Boa sorte na tua escolha!

    slow134
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    E ai cara,

    1- Violao de aço é melhor para este estilo de musica.

    2- Ha diferenças sim, tanto no formato quanto no som, porem no som eu nao sei te dizer muito bem as diferenças.

    3- Dizem que o nylon é melhor para começar, mas qualquer um dos dois vai doer no início.

    4- Não faça isso nunca, violao de nylon é nylon, aço é aço. pode empenar o braço, soltar o cavalete, etc.

    5- Acho que nao, se quiser um som acustico no baixo, compre um baixolão.

    Boa Sorte

    Gustavo Daniel
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Obrigado pelas respostas, só para complementar, qual violão vocês recomendam por até 250 reais? Me disseram que as melhores marcas eram Giannini, Tagima e Di Giorgio.

    Pra tocar rock/pop pode ser violão folk, ou tem algum tipo mais recomendado?

    MMJr
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Vejam este video...
    Apesar de ser em ingles... da pra ver e ouvir alguns dos diferentes tipos de violao...modelo e madeiras utilizadas....

    Vale a pena...O cara so comeca apresentar os violoes aos 3 minutos...




    Valeu...

    slow134
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    se nao for um violao folk eletroacustico tem os lauren já ouvi falar que é bom mas o acabamento nao é muito bom nao, tem tbm o memphis md18 que é uma submarca da tagima, ele tá uns 300 a 350 +ou- e é eletroacustico mas nao sei se é bom.

    lucianobass
    Veterano
    # jul/10
    · votar



    1. Com R$250 Dá pra comprar um violão bom para estudos? Pretendo tocar Red Hot Chili Peppers, Strokes, Legião Urbana, Charlie Brown Jr., Raul Seixas, e de vez em quando umas músicas mais românticas e calmas.

    R: Oi, dá sim, é só pesquisar bastante que você irá achar violões bem legais. Se você for pagar à vista, poderás ter um desconto legal!

    2. Qual a diferença de violão folk, jumbo, etc?

    R: O Violão Folk, é aquele de cordas de aço. Tem suas caracteríscas, um acabamento bem preparado, design cativante, e como suas cordas são aço, tem um som de peso bem legal. São bem interessantes no uso de músicas acústicas, uma banda de rock que queira realizar um acústico sem perder o peso e origens do seu som, usa um folk.

    3. Qual vocês me recomendariam para iniciar a aprender a tocar, nylon ou aço.

    R: O mais recomendado para iniciantes, é o violão de Nylon. Agora você me pergunta porque...? Porque é o seguinte, você irá criar calos nos dedos, e para isso, seria legal e o mais correto, voce criar com violão de nylon que não machuca as mãos. Se voce começar com um de aço, irá fazer cortes entre os dedos e irá desistir logo logo devido as dores.

    4. Em um violão de aço eu posso colocar as últimas 3 cordas de aço e as 3 primeiras de nylon?

    R: NÃO. Violão de aço, tem que receber cordas de aço e os de nylon, tem que receber de nylon. Se você fizer isso em um violão de nylon, colocando nele cordas de aço, poderá estraga-lo, porque ele foi preparado para receber a tensão de cordas de nylon, que são leves, o contrario de aço. Já percebeu que a cabeça, e/ou a mão do violão de aço tem tarrachas de ferro/metal? Então, é para isso!

    5. Dá pra improvisar um baixo, no violão? Por quê atualmente eu queria aprender a tocar baixo, mas como todo mundo diz que inicialmente é melhor aprender violão pra depois partir para outros, e também pelo meu interesse no violão, queria de vez em quando improvisar, pra ver se gosto do instrumento mesmo.

    R: Rsss, olha eu sou baixista e violonista clássico. A localização das notas no braço do instrumento, são praticamente as mesmas saca! Entre o baixo e o violão. Mas, se você treinar baixo no viollão, irá perceber ou estranhar bastante o instrumento baixo, porque ele tem características muito marcantes. O baixo tem o braço maiior que o violão, um som mais grave e muito mais. É bom você estudar baixo nobaixo, e violão no violão. Eu já tentei fazer isso que voce esta perguntando, mas não rolou quando tentei e quando não tinha um baixo. Lembre-se de uma coisa, nenhum instrumento ou músico é melhor do que o outro. Um músico e instrumento é como timbre, cada um tem o seu som e sua particularidade.

    Abraço, boas compras! : )
    [b]
    [/b]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre violão?