Violão com madeira brasileira vale mais de R$ 200 mil

Autor Mensagem
M.Batalha
Veterano
# abr/10


Olá galera! Beleza?

Ainda estou pesquisando qual será o meu segundo violão, que já decidi que será um de nylon. Então, entre uma caroçada e outra nas lojas de instrumento musical, conheci um dono de uma dessas lojas que viu a minha preocupação com a compra do instrumento, pois estou me disponibilizando pagar a bagatela de pouco mais de R$ 3.000,00. Logo o senhor me chamou para conversar e me mostrou esta matéria a qual disponibilizo para os colegas.

Bom final de semana. Abraços.

http://oglobo.globo.com/blogs/overdubbing/post.asp?t=violao-com-madeir a-brasileira-vale-mais-de-200-mil&cod_Post=153161&a=578

xavy
Veterano
# abr/10
· votar


bonitão ele... Martins já são caros, imagine com detalhes em estilo barroco com pérolas legítimas em toda extensão! rsrs

quem aqui do FCC vai comprar? Ninguém?! Melhor então: Quem quer comprar? Todo mundo! rsrs

Abrass galera

Alvaro Henrique
Veterano
# abr/10
· votar


Olá M.Batalha,

Só um toque: com R$ 3.000 dá pra comprar alguns dos melhores violões feitos no Brasil, construídos artesanalmente por ótimos luthiers, e personalizados pra sua necessidade.

Não sei exatamente que loja você está procurando, mas se for daquelas que oferecem violão chinês, talvez seja interessante se informar também sobre luthiers e ter a oportunidade de ter o melhor violão que essa grana pode comprar - que é o suficiente pra ter um instrumento de alta qualidade.

henriique
Veterano
# abr/10
· votar


opa vo compra agora mesmo,pra q compra uma fender, gibson e outras putas marcas para comprar apenas um violão de 200 mil

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Caracas, aqueles ornamentos da escala são lindos, mas devem fazer você se perder na hora e tocar.

M.Batalha
Veterano
# abr/10
· votar


Olá M.Batalha,

Só um toque: com R$ 3.000 dá pra comprar alguns dos melhores violões feitos no Brasil, construídos artesanalmente por ótimos luthiers, e personalizados pra sua necessidade.


Pois é Alvaro, estou participando desse fórum há uns 3 ou 4 meses. E estou estudando violão há 6 meses. Só fui conhecer esse nome - luthier - aqui no fórum. O que ocorre é que moro numa cidade do interior, do interior, do interior de SC. E aqui não tem luthier. Os que existem próximos daqui não fabricam violões. E os que produzem estão há no mínimo 400 km de distância.

Já pensei em comprar um de luthier. Mas fico pensando. Porra o Brasil tem madeira boa pra caramba. Por que os violões da Giannini e Di Giorgio não prestam. Agora mesmo, estou pensando em adiquir o C5 da Giannini. As madeiras utilizadas em sua fabricação são maciças. Qual o problema com este violão? Por que não comprá-lo?

Gus dz
Veterano
# abr/10
· votar


Pelo que eu sei, violão de nylon de luthier em 99,9% dos casos é melhor que os de fábrica.

zugo
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Caracas, aqueles ornamentos da escala são lindos, mas devem fazer você se perder na hora e tocar.

Cara, esse violão eh uma obra d arte! Se eu comprasse(se eu fosse rico! =/), certamente iria ficar pendurado na parede da minha sala, como objeto d decoração! naum ia ter coragem d tocar nele...ele eh mto lindo! heheh...

dragon
Veterano
# abr/10
· votar


esse violão é legal mais ele ta mais pra um escultura do que um instrumento musical

Felipasso
Veterano
# abr/10
· votar


Que coisa feia!!!!!!! Mas gosto e gosto! :P

dom de Deus
Veterano
# abr/10 · Editado por: dom de Deus
· votar


é o violão mais bonito inspirando em época antiqua que eu já vi!

M.Batalha
Veterano
# abr/10
· votar


Gus dz
Pelo que eu sei, violão de nylon de luthier em 99,9% dos casos é melhor que os de fábrica.

Pelo o que sei, para encomendar um violão feito por luthier, primeiro temos que entrar em uma fila de espera, pra depois de meses ver o produto final. E se não for aquilo que estamos esperando?

Alvaro Henrique
Veterano
# abr/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Batalha, a gente tem ótimas e péssimas madeiras. Explicando: jacarandá da Bahia, Dalbergia nigra, é uma ótima ÁRVORE que produz madeiras para violão. Só que aquele pedacinho específico de madeira que vai virar SEU violão pode ser um ótimo ou um péssimo exemplar de Dalbergia nigra.

Adivinha quais as fábricas costumam utilizar? Pois é...

Além disso, não basta cada peça, isoladamente, ser boa. A junção das peças (escala, tampo, lateral, fundo, etc.) também tem de ser boa. Quando a mesma pessoa faz o violão do começo ao fim, é mais fácil garantir que não apenas a escala e o tampo sairão bons, mas que aquela escala junto com aquele tampo vão combinar num bom instrumento. Já quando o cara que faz a escala nem sabe o nome do que faz o tampo, e o cara que escolhe as peças separadas e junta com o que tem nunca disse bom-dia pros demais, a chance de sair bobeira é grande.

Estão abrindo no Brasil algumas lojas e revendedores que vendem violões artesanais prontos. Por exemplo, a guitanda em São Paulo e a Luthier e cia. no Rio, além do André Périgo em São Paulo. Vale muito a pena marcar uma visita nesses locais e voltar pra casa com um violão que músicos estrangeiros usam pra gravar.

Além disso, alguns luthiers têm instrumento a pronta-entrega, e há quem aceite troca caso você não fique feliz com o violão. Adianto que, pra quem está pensando em violão de fábrica, a chance disso acontecer é mínima...

Sem contar que não custa nada dar uma palavrinha com músicos do seu estado. Na UDESC tem um ótimo professor, o Luiz Mantovani, um dos líderes do Brazilian Guitar Quartet, Tadeu do Amaral, vive em Blumenau, em Chapecó tem um conservatório, o Marcus Llerena, um dos maiores violonistas surgidos nos anos 70 mora em Joinville, se não me engano... E tem mais gente, é só perguntar. Vai que tem alguém vendendo um violão usado do jeito que você quer aí do seu lado?

Honestamente, comprar um violão de fábrica que custa mais de R$ 1.000 é um péssimo negócio. Por R$ 3.000, então...

Gus dz
Veterano
# abr/10
· votar


Alvaro Henrique


Qual luthier faz violões por R$ 1.000?

Alvaro Henrique
Veterano
# abr/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Gus dz
Confira no site da guitanda.

Não sei o site de memória, mas tem um tal de google que sabe.

E tem mais. Não sei se os preços continuam, mas Antônio de Pádua, Roberto Gomes, Mahatma e Wellington Polegário aceitavam encomendas por esse preço.

Em www.violao.org tem muita gente bem informada sobre preços e luthiers brasileiros.

Gus dz
Veterano
# abr/10
· votar


Esses violões do Emanuel estão com um preço bom demais. Porém
li no violão.org a um tempo atrás que o resultado de violão de aço feito por luthiers não tem o mesmo "custo x benefício" que os de nylon.
Normalmente é difícil "reproduzir" um Martin, Taylor ou Gibson...

Alvaro Henrique
Veterano
# abr/10
· votar


Gus dz,

Aparentemente, no Brasil o violão de aço ainda patina em tudo, inclusive em bons luthiers a preços competitivos.

Porém, M.Batalha deixou claro que quer um violão de nylon. E tudo o que escrevi serve para o caso desse colega.

fill.zanchez
Veterano
# abr/10
· votar


M.Batalha
Achei lindo o violão cara! Mas para pagar 200.000 prefiro gastar 5.000 e fazer num luthier um como a "minha cara" ... hhe

M.Batalha
Veterano
# abr/10
· votar


Honestamente, comprar um violão de fábrica que custa mais de R$ 1.000 é um péssimo negócio. Por R$ 3.000, então...

Bom dia a todos! Obrigado pelas sugestões. E depois que o Sr. Alvaro Henrique escreveu, vou repensar, e muito provavelmente vou seguir seu conselho. Muito obrigado!

M.Batalha
Veterano
# abr/10
· votar


Se vocês fossem encomendar um violão de nylon a um luthier que tipo de perguntas e exigências vcs fariam para que ele produzisse o seu violão. Obrigado!

sohdubom
Veterano
# abr/10
· votar


Na minha opiniao, se passar dos U$1500.00 estou pagando por coisas como: marca, cosmeticos, etc ... a real é que com U$1500 vc tem um top de linha.

Alvaro Henrique
Veterano
# abr/10
· votar


Não vamos exagerar, sohdubom. Um violão top de linha mesmo está na faixa dos 10.000 Euros. Esses é que são os violões usados pelos melhores músicos do mundo. É um preço até bem ridículo, se você comparar com um saxofone top de linha, um violino top de linha, um piano top de linha...

Mas no Brasil os violões mais caros estão na casa dos 8 a 10 mil reais. Por 3.000 dá pra comprar violões muito bons, já pra uso profissional, que podem satisfazer uma pessoa pro resto da vida e a geração seguinte, mas não são exatamente o máximo do máximo e não dá pra ter perfumaria neles, e todos ainda estão distantes de serem a "marca" dos sonhos. Num violão de R$ 3.000 não dá pra incluir tarrachas de alta precisão, por exemplo, já que uma das mais baratas dessas tarrachas está por volta de R$ 1.200.


M.Batalha
Perguntas a um luthier:
1- Há um violão seu na minha cidade ou região que possa conhecê-lo e testá-lo?
2- Qual a forma de pagamento?
obs: minha sugestão: prefira um depósito inicial + o restante na entrega. Parcelamento mensais incentivam atrasos. É melhor colocar o que seria a parcela numa poupança.
3- Como é seu instrumento? Que madeiras você utiliza?
4- Que opções de personalização você oferece?
5- Que acessórios estão inclusos (tarracha, case, etc.)?
6- Qual o prazo de entrega?
7- Que profissionais usam seu instrumento?
obs.: essa pode ser bom pra ter ideia do som do violão tocado da melhor maneira possível. Porém, com violões de R$ 3.000 não espere ouvir um nome muito conhecido.

Boa sorte no seu próximo violão!

M.Batalha
Veterano
# abr/10
· votar


Valeu! Obrigadão pela orientação. Entrei naquele site que vc indicou o tal do guitanda e vi uns violões na fixa dos 2.000 reais e achei bem legais. Vc conhece aqueles violões? O que vc acha de comprar um daqueles?

Lord-g
Veterano
# abr/10
· votar


Show de bola essa edição especial da Martin !!!
Mas prefiro comprar uma casa com churrasqueira e piscina !! rs

Zedosal
Veterano
# abr/10 · Editado por: Zedosal
· votar


muito chiq o violao

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/10
· votar


ficou meio poluído esse violão com todos esses adornos. Mas o que importa é o som.

Alvaro Henrique
Veterano
# abr/10
· votar


M.Batalha, conheço aqueles instrumentos. São bem superiores aos que você vai encontrar em qualquer loja que vende violão chinês, e provavelmente são a melhor opção nessa faixa de preço.

Já é um violão bem legal, mas se você ainda manter a faixa de R$ 3.000 pode comprar um violão ainda melhor.

M.Batalha
Veterano
# abr/10
· votar


Sr. Alvaro, me inscrevi no site e estou entrando em contato com eles via email. Com essa faixa de preço que violão melhor posso comprar? Será que posso solicitar que mais alguma melhoria no violão da guitanda? Tipo o que por exemplo? Obrigado pela interesse, pois estava realmente em dúvida de como fazer.

Fernando Faria
Veterano
# jun/10
· votar


Muito interessante esse site do guitanda. Não sabia que havia alguma loja desse tipo, vendendo violões artesanais.

Alguém já comprou lá?

Benden
Veterano
# jun/10 · Editado por: Benden
· votar


achei aqui num site por 421 dolares o martin d100 deluxe

http://www.dhgate.com/martin-d-100-deluxe-guitar-24-of-50-made/p-ff808 081278eff6b0127acc399f81f26.html

haha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão com madeira brasileira vale mais de R$ 200 mil