Equalizando um Violão Folk

    Autor Mensagem
    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # mar/10


    Gente, Boa Noite.
    Estou voltando aqui ao fórum para relatar para vocês dois "problemas", assim eu diria, com relação a captação do meu violão.

    Bom... deixe-me explicar. Primeiro de tudo, uso a captação FISHMAN Aero+. Quando eu plugo o violão na caixa ou no PC pra gravar, o som sai com uma distorção muito estranha. Sai fazendo um "Uuuuuu" no fundo, principalmente nas cordas mais agudas. Não soa limpo, entendem? O que será que é isso? Meu Luthier me disse que não há problema algum com a captação. Disse que ele mesmo testou e não viu problema. Disse é basta saber equalizar o violão.

    Pois bem! Gente... vou dizer:

    Quero equalizar para tocar batidas de Country, assim como de Rock. Quero que fique com o grave bonito e tenha um brilho bom; que o som fique natural, como se eu estivesse tocando desplugado. Entendem? Se eu aumento muito o volume, dá microfonia e fica com um chiado horrível ( para de chiar se eu encostar o dedo no parafuso da caixa ). Se eu abaixo ou deixo no médio o volume, quase não aparece o som.

    O que eu faço? Não estou sabendo equalizar. Alguém pode me ajudar?

    Meu equalizador tem os seguintes pinos:

    Volume
    Tuner

    -Bass (pino de girar esq/dir)
    -Mid (pino de girar esq/dir)
    -High (pino de girar esq/dir)
    -Brilliance (pino de girar esq/dir)
    -Notch (pino de girar esq/dir)
    -Phase (este é de apertar)

    Me ajudemmm!!!!

    luquinhas12
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    sei lá,o meu,fui testando os diversos tipos de eq

    se eu coloco o high no maximo,low no 2~3,e medium no 4,é o jeito que fica mais legal :P

    luquinhas12
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    e um no feedback ajudaria na microfonia do tipo deste:

    http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=88646953_8669.jpg

    stefanov
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Voce tá tocando de frente com sua caixa? Aí é feedback na certa. Mude sua posição de tocar, posição da caixa e sim, use um no feedback que ajuda bastante.

    Essa captação é boa, mas tem que fuçar mto pra chegar a um timbre parecido com ele microfonado. O ideal seria microfonar com um condensador mesmo.

    Explore tbm o Notch para microfonias bem graves e o Phase para retirar microfonias agudas.

    Por ultimo, querendo ou não, a captação é piezo e esse sabor metálico fica nas frequencias MID, se for pra cortar, é bom começar por elas ;)

    []'s

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Qual microfone condensador é bom pra violão, stefanov ??? Eu tenho um SHURE BETA 58A que eu uso pra gravar voz, mas ele é dinâmico e supercardióide. Um Shure BETA 87A ou um BETA 57A é bom pra isso???

    bluesmanjf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara,
    por experiência própria: Violão so fica bonito microfonando.

    Eu tenho um folk e se gravar em linha, dá som de pato - q nem som do Victor e Leo.

    Com certeza é por conta da captação, mas vc gravar microfonando é ouuuutra história. Consegue pegar todo o som lindo que um folk tem.

    Esse problema teu, um amigo meu teve, e so conseguiu resolver levando num luthier pro cara rever a parte "elétrica".

    stefanov
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara, mics dinâmicos são "duros" enquanto condensadores agem cobrindo uma maior gama de frequencias. Dê uma pesquisada nos dois tipos de microfones que você encontrará marcas que se adequam ao seu bolso. Eu uso um kit MXL990/991 para voz e violão, são baratos, tem algumas frequencias mais ásperas, como todo mic de baixo custo mas soa MUITO melhor que violão em linha.

    Eu acho que você deveria insistir em tentar equalizar bem seu violão para linha antes de partir para microfonação. Ao vivo, microfonar é uma tarefa bem mais treta.

    Olha um artigo legal, pra te ajudar com efeitos, equalização e coisas que você pode fazer p/ melhorar o desempenho do piezo.

    http://www.ratcliffe.co.za/articles/piezo3.shtml

    E por último, aproveita e dá uma olhada nos sons do Fishman Aura: http://www.youtube.com/watch?v=wLw1WY0lAck

    essa é pra quem bate no martelo que microfonado sempre é melhor :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizando um Violão Folk