Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Melhor corda para técnica slide

Autor Mensagem
andersondk
Veterano
# dez/09


Olá, já pesquisei e não encontrei nada relacionado.
Ganhei um violão Eagle GL-36 que vem de fábrica com cordas 0,11.
Comprei um slide de vidro para estudar a técnica, porém o som não ta saindo legal, talvez devido a 3ª corda (Sol) ser "encapada" também.
Assim, gostaria de obter dica quando ao melhor encordoamento para o uso com slide. Marca, calibre...
Se alguém utiliza slide com cordas 0,10 em diante por favor me dê dicas para obter o melhor som.
É interessante que o encordoamento seja versátil, ou seja, permita um som bom para base, solo e slide, pois possuo apenas um violão. Agradeço a todos.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


andersondk
Na verdade, dizem que as cordas têm que estar altas pra facilitar slide. Quanto ao encordamento em si, creio que tem que ser meio ogro (0,12 ou 0,13). Dê uma olhada neste site que eu achei.

Maurício M
Veterano
# dez/09
· votar


Colocando um 0.13 ou até 0.12 tu vai fuder com o violão ...
Acho que 0.11 é melhor mesmo

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


Maurício M
Colocando um 0.13 ou até 0.12 tu vai fuder com o violão
Deve-se lembrar de mandar um luthier regular o tensor de acordo com o calibre do encordamento.

andersondk
O legal mesmo pra slide é um violão resonator.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


andersondk
Eu uso .012 no meu violão e toco bastante slide guitar com ele. Dizem que é legal usar cordas velhas porque aí tu consegue controlar melhor o bottleneck.
Ah, no início é muito difícil de conseguir um som legal, tu tem que te adaptar ao bottleneck, aprender a abafar as cordas que não tão sendo tocadas, não pressionar ele contra as cordas, parar o bottleneck em cima dos trastes, etc.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien
bottleneck = ?

luquinhas12
Veterano
# dez/09
· votar


gargalo de garrafa acho que ele quis dizer ;)

Victorblues
Veterano
# dez/09
· votar


andersondk

Recomendo 012, 013 ( lembre-se de levar pro luthier regular), porém com cordas normais como a 011 vc terá um bom resultado tbém, tudo dependerá da sua técnica. Cordas velhas e macias ajudam. Ter a corda G encapada não é um problema não, se isso te atrapalhar use cordas flatwound, que são encapadas mas são lisas.

Como vc tem apenas um violão, utilize no máximo 012, para que ele fique versátil para tocar com outras técnicas. Afinal seus dedos agradecerão.

erico.ascencao
luquinhas12

bottleneck é literalmente o gargalo da garrafa usado para fazer a técnica de slide. Com o passar do tempo o gargalo comecou a ser chamado mais comumente de slide...e ficou.

são sinonimos.

andersondk
Veterano
# dez/09
· votar


Já ajudou muito. Quem tiver mais a acrescentar, por favor fique à vontade. Estou lendo e absorvendo todas as informações a todo instante. É um assunto que interessa muito. Obrigado.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
luquinhas12
Bottleneck é o nome correto do "objeto" que se usa pra slide guitar, mas é popularmente chamado de "slide" mesmo. Tanto faz, ambos os nomes se referem à mesma coisa. Ah, o negócio é usar "coricidin bottles", à la Duane Allman! :D

sPoh
Veterano
# dez/09 · Editado por: sPoh
· votar


Olá, andersondk

Cara, não quero ser pejorativo com o meu post e que vc comentou:

"porém o som não ta saindo legal"

Não sei o que vc quer dizer com isto, mas é que com o slide o bom é tocar com o slide bem em cima da traste, sai um pouco mais legal. Não sei se pode ser isso, mas achei legal comentar.

Não estou querendo dizer que toque mal, ok?

[]'s

andersondk
Veterano
# dez/09
· votar


Eu quis dizer que o som sai um pouco sujo, como se tivesse "trastejando", ''arranhando". Por isso eu tinha imaginado que o problema pudesse ser o tipo de cordas. As minhas são Dadário 0,11 e estão "zero bala". Quanto a utilizar em cima do traste, isso já faço.
Mas to vendo que o problema mesmo é no dispositivo que fica entre a guitarra e a cadeira.. rs
Tem a questão da altura das cordas também, porém nisso não posso mexer porque quero um instrumento versátil. Ficaria ruim para tocar bases.
Não encontrei na internet cordas flatwound específicas para violão. Alguém já viu? Achei somente para guitarra e 0,13 em diante.

Victorblues
Veterano
# dez/09 · Editado por: Victorblues
· votar


andersondk

Qnto as cordas, dependendo do seu gosto e do violão vc pode usar as de guitarra flatwound jazz mesmo, mas lendo seu comentario acho que o problema não é corda mesmo.

Não existe fórmula mágica de cordas, slide ou técnica, vc terá de testar e ver qual vc se adapta melhor. Eu posso falar da minha experiência e gosto pelo slide. Particularmente uso na guitarra altura normal das cordas e encordoamento normal, slide de vidro ( o vidro do refrenol ou do antigo complexo B da Roche é muito bom) no dedo anelar ou minimo, e quase sempre alternando dedo com palheta na mão direita (enquando uso os dedos guardo a palheta no meio da mão).
No violão gosto de cordas normais bronze de 012 ou 013, slide de metal, dedos com ou sem dedeira no polegar.

O mais importante para vc não sentir esse som trastejando é vc sabe usar os dedos que sobram da mão esquerda para abafar as cordas por de tras do slide, e utilizar a mão direita pata não tocar as cordas indesejadas e abafar com a palma da mão também.
Sim é dificil no começo, mas com o tempo virá hábito. Aprenda a tocar com os dedos ao invés de palhetar, qndo se sentir seguro parta para a palheta ou dedeira.
Coloque ação média-alta no violão ou guitarra, e obviamente a posição certa do slide é em cima do traste. Ahh não aperte demais as cordas por aí elas roçaram demais nos trastes e vai fazer barulho mesmo. A não ser que a ação das suas cordas esteja muito alta, mas mesmo assim deslize o slide fazendo apenas a pressão necessaria para a nota. Questão de controle de força só.

Na realidade o som do slide nunca é 100% limpo, sempre tem tratejamentos e ruidos do bottleneck, deslizando ( literalmante slide) nas cordas. Isso é um charme e vc aos poucos controlará a intensidade desses ruídos em seu som, porém nunca será 100% livre.

Procure métodos desses com CD são muito úteis e ouça muito, pois só assim conseguir aprender, e foi na marra!!.rsss....

Dica: se vc quer mesmo slidear, compre um outro violão específico para isso, será bem melhor para o braço do instrumento. Já que a mudança contínua da afinação (drop D,G etc para a Standart) gera tensão diferenciada no braço e isso pode (não necessariamente ocorrerá) problemas no braço e afinação do seu instrumento.

abraços

Van_Lorien
Veterano
# dez/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Uma coisa que deve ser legal pra quem só tem um violão e gosta de tocar slide guitar, mas não quer ter que manter as cordas muito altas é o extension nut que levanta as cordas e ainda dá de quebra um timbre mais metálico por ele ser de metal (deduzo eu que cause esse efeito também).

Como o Victorblues disse, o ideal é usar os dedos que "sobram" na mão esquerda, atrás do bottleneck, pra abafar as cordas, isso evita ruídos indesejáveis. Eu uso o vidro de remédio no anelar da mão esquerda, e na direita só os dedos, dedilhando com o polegar, indicador e médio e a medida que vou tocar uma corda, eu abafo as outras pro som sair mais limpo.

Uma coisa que deve ser legal pra tocar com slide são aqueles capos "reguláveis" que dá pra deixar cada corda numa aifnação, aí daria pra afinar em Open E sem ter que mudar a afinação propriamente dita e com isso, não forçaria o braço.

andersondk
Veterano
# dez/09
· votar


Vendo o extension nut vem na mente a infinidade de acessórios existentes. Esse eu nunca tinha nem ouvido falar. Acredito que no Brasil nem tenha. Antes de comprar meu slide encontrei um outro um tanto diferente em uma outra loja que parecia ser para tocar apenas uma corda por vez. Ele era fixado no dedo com um pequeno velcro. Até me arrependi de não ter comprado porque pode ser que eu nunca mais veja dele. Como é uma cidade distante, não dá pra voltar e comprar. Legal ver que mais pessoas apreciam a técnica do slide. Semana passada assisti parte de um show do Emerson Nogueira no A&E. Os caras mandam de tudo no violão, craviola etc. Não podia faltar o slide. Pra ser sincero até então eu nem tinha visto ainda a aplicação de slide em violão. É empolgante. Legal de se ver e ouvir. A versatilidade e variabilidade do instrumento de cordas é incrível. Obrigado a todos pelas dicas. Quem puder acrescentar mais, agradeço.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


andersondk
Dá uma olhada no site da Stellfner. Eles fazem aquelas guitarras havaianas (conhecida como lap steel) com corpo semi-acústico por um preço bem módico. Vai ver até rola de ter um sonzinho acústico razoável pra estudo.

andersondk
Veterano
# jan/10
· votar


Putz, legais mesmo as guitarras.

Belézio
Veterano
# jan/10
· votar


Belézio de Barbacena responde: Qualquer corda serve (marca/calibre) o que interessa é que elas estejam sempre altas em relação ao braço do instrumento. O Slide não pode encostar no braço, uma guitarra com braço empenado é realmente a melhor garantia de "escorregada" livre do slide, que qualquer um sabe, tem que ser de metal para dar aqula raspada característica. Outra dica para quem não gosta dessas raspadas é abafar as cordas pela parte de trás do slide com o indicador da mão em que ele se encontra. Isso evita os ruídos que eu tanto gosto, logo não uso essa técnica.

mississippi
Veterano
# abr/11
· votar


cordas velhas não, pq muda a afinação das cordas e aew vc vai tocar com slide, a nota da corda ta la em outro traste hauhauhau

kiki
Moderador
# abr/11
· votar


mississippi
olá, seja bem vindo. fique atento às datas de postagem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Melhor corda para técnica slide

290.220 tópicos 7.571.271 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital