Cifrar músicas - Dúvida!

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# out/03


Pessoal, o meu problema é o seguinte.
Tive aulas de violão, algumas aulas para aprender a cifrar as músicas só de ouvido.
Bem, não consigo. Tento cifrar e qndo venho aqui no CifraClub, vejo q errei tudo.
O meu professor me passou uma regrinha, mas considero-a muito complicada.

Vcs podem me ajudar quanto a isso? Tem alguma forma para cifrar a música, regra, escala? Essas coisas.

Grazie!
=]
Barbara Jolie

Overdoser
Veterano
# out/03
· votar


Barbara Jolie
eu tento solar igual a melodia... ai acho o tom, as notas... sempre da certo

Rato
Veterano
# out/03
· votar


eu paticularmente, tento encontrar o baixo de cada acorde, a corda mais grave, e depois começa a caça as outras notas

Barbara Jolie
Veterano
# out/03
· votar


puts........meu paizin....eh compricado isso.
Meu professor me deu uma regra.
se a musica comecava em tal tom...a sequencia seria esta, se fosse outro tom seria aquela....
mas naum dah certo, pq tem os acordes relativos....e muitos outros acorde....
soh se for pra cifrar uma musica loka de facil. =/

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


É o que disse seu prof.
Cada Tom tem seu time de acordes.
Ex C> C Em F G Dm, etc
Esse é o time titular.
Tentar montar o time taticamente com esse time.
Depois vc completa com outros, os tais dissonantes (reservas)
Mas não se esqueça de que música n é matematica, ou seja, às vezes, vai caber um acorde doutro time, etc.
T+

niredsystalironledfloyd
Veterano
# out/03
· votar


Mas não se esqueça de que música n é matematica, ou seja, às vezes, vai caber um acorde doutro time, etc.

E isso q complica hehe

Barbara Jolie
Veterano
# out/03
· votar


niredsystalironledfloyd
Exatamente eh isso que complica.

Por isso que tem q treinar o ouvido.
No curso de música to aprendendo isso. ;]
MAs tenhu mais cinco anos pra ficar fera....demora muito eheheh =/

niredsystalironledfloyd
Veterano
# out/03
· votar


Barbara Jolie
eh isso ai! pena q naum faço curso ! totalmente autodidata de nascença! daqui a unsdois anos pretendo fazer!

Enquanto isso vou aorendendo umas bossas novas ai pa conhecer outros acordes alem dos basicos!!!!

Barbara Jolie
Veterano
# out/03
· votar


niredsystalironledfloyd
michaellc
Quem dera eu ter cultivado meu ouvido absoluto.
Aí não erraria nenhuma nota. =///

Cassio
Sabe me dizer a sequencia de todos os tons, ou só da escala de Dó Maior????
Pode me ajudar???

=]

NeGrEsCo
Veterano
# out/03
· votar


Cassio
foda q hj em dia os musicos naum respeitam mais esses time de acordes ... so Bossa nova praticamente e samba

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


Bárbara Straiser>
Não sei decabeça, não, mas tenho uma tabela que peguei no site do Muneo, que nem me lembro.
Na Busca talvez consiga
É o chamado Campo Harmônico.
Mas o esquema tb é saber o porque do porque.
O lance é que só cabem no Campo harmonico de determinado o tons OS ACORDES CUJAS NOTAS QUE OS FORMAN PERTENÇAM À ESCALA DO TOM QUE SE QUER.
Ex: C> CDEFGAB> essa é a escala Dó
Os acordes que citei lá em cima são formados com essas notas, não podem ter outras notas.
Veja que cabe Em> EGB
Mas não E>EG#B
Ou seja, por causa desse sustenido, etc e tal em relação aos dissonantes...
En~to é até moleza vc montar o Campo Harmônico, até pra aprender...
Qualquer dúvida, retorne um Fax aí
T+

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


Negr> Isso aím até porque música não é matemática, por isso, se vc pegar a mesma música e mandar dos musicos cifrar, acho que vai ficar diferente...
Ok?

NeGrEsCo
Veterano
# out/03
· votar


Cassio
naum mas tipo eu digo o conjunto de acordes o pouco q eu sei de teoria eu lembro q antes de tal acorde tinha q vim um acorde com sétima ta ligado e essas coisas , e a maioria dos rockeiros num fazem isso

thifm
Veterano
# out/03
· votar


Cara.. se for uma musica que jah existe, tenta ouvir e ir tirando aos poucos.

Agora, se vc estiver compondo, reproduz a melodia com a boca e depois vai encaixando as notas...

Marcelão
Veterano
# out/03
· votar


pra cifrar músicas nem é muito complicado naum, c vc tiver o conhecimento sobre teoria musical, campo harmômico, essas coisas, é melhor pq vc naum fica taum perdida, mas se naum conhecer sobre essas coisas de teoria, naum tem problema, da pra cifrar as músicas assim mesmo, o negócio é vc escutar a música e ir procurando os acordes q encaixem, q o som fique igual ao da música, no começo isso é dificil, mas com um pouco de treino e de costume isso fica bem mais facil. Agora c vc tiver compondo o negócio é vc ir vendo c acha os acordes q encaixem com o som q vc imagina, espero q tenha te ajudado, c naum uma hora q tiver com mais tempo eu te explico esse lançe de teoria musical, esse negócio de campo harmônico e etc

Cassio
Veterano
# out/03
· votar


Negrito> Isso aí
Tem os skemas de acordes perepatórios, tipo com sétime, etc..
Mas não sei isso...

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Cassio
Brigada!! =]
Sabe qual é o site, de onde tu tirou, do Muneo???

Marcelão
Estou fazendo teoria musical, mas não voltada pra violão.
E meu curso é de 5 anos, aí, eles passam pouca coisa por vez, pra aprender bem e tals.
No curso de violão que fiz, como disse, meu professor me dava tudo mastigado. Quando começou a dar teoria e ensinou a cifrar as músicas, eu tive q interromper o curso, tava achando muito fraco.
Mas o lance tb é q componho, algumas notas eu consigo, mas depois faço uma outra melodia, aí complica tudo, só usando o gravadorzinho mesmo....heheheh.

Se puder me ajudar qnto a campo harmônico, ou quem souber posta aí, qqer coisa já é muito pra mim.

Brigadaum
=]
Barbara Jolie

Rato
Veterano
# nov/03
· votar


sabe senhorita , se vc tem tempo para treinar eu acho que vc nem precisa de professor para tirar as músicas,
Professor é bom para dar aula de canto que é complicdo pra caramba e também na parte de improvisos.

agora o contrário

Se vc quer ser música, e eu acho que quer ser , está bem encaminhada, é só questão de tempo.
parabéns

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Rato
está bem encaminhada
O q quis dizer com isso?

Na real, o tempo q me sobra, canto, estudo partituras de canto e aulas de canto, mas gosto muito de violao, quero aprender a tocar bem.....e treino, toco, mas as vezes penso q to fazendo algo errado, ou fico só naquela mesmice.
Mas queria aprender a cifrar, acho que com mais prática eu consiga. Eu ainda não sei tipo, ouvir uma nota e dizer qual é. To aprendendo na teoria, mas sempre fico com pé atras.
E venho aqui no CifraClub e vejo q não era nada daquilo q eu fiz. =/

Rato
Veterano
# nov/03
· votar


quero dizer que fazendo um curso longo como esse que vc faz , provavelmente ao final dele vc estará craque em teoria e em prática

E quanto a tirar músicas de ouvido, não tem outro jeito se não deixar fluir naturalmente e isso leva bastante tempo, an ão ser que vc fique treinando 14 horas por dia, como alguns violonistas famosos.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Rato
Ae teria q ter a música como profissão.
Mas infelizmente não a tenho. =//

Cassio
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara,

www.joanopolis.com.br/muneo

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Cassio
Valew!!!!!
Brigadaum!!!
Vou imprimir pra ver o que sai....heheheh.

Digao
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara Jolie

da uma procurada no foruum q tem bastante coisa sobre campo harmonico e relacao harmonia/melodia...

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Digao
Posso até procurar, mas não vou entender. Só na prática.
=/

Digao
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara Jolie

Entao tente pegar algumm exemplo pratico...

escolha uma melodia e se interne ate conseguir achar os arranjos pra ela...

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Digao
valeu

Sversut
Veterano
# nov/03
· votar


Por sinal o Sr Digão demonstrou a Harmonia da música
O porque do porque de cada acorde...
Djavan>Oceano
Veja na busca
Mas faz algum tempo

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Olá pessoal, sou novato aqui no forum, gostaria de saber se alguem pode me ajudar a achar o tom de uma musica que fui devagarinho achando o solo comecei a solar mas não sei dizer em qual tom estou solando tem a regras para isso sem ser aquela da quantidade de sustenidos e porque o solo não começa a nota do tom. Ficaria grato se alguem responder.

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Gostaria saber como construir o campo harmonico de Cm

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Cifrar músicas - Dúvida!