Problemas na afinação do cavaquinho

    Autor Mensagem
    rag_cp
    Veterano
    # mai/08


    Bom Galera, comprei um cavaquinho GIANNINI, Mas Não tenho a mínima noção de como se toca (toco violão a 2 anos)
    no primeiro dia estourou uma corda (Sol), troquei todas as cordas,
    mas na hora de afinar o cavaco fica estranho o som,
    eu afinei com afinador de guitarra, alguém sabe me responder porque o som esta saindo Muito ruim??

    tem haver com 1 oitava abaixo?

    Tipo

    Afinação
    d,B,G,D
    mais som sai Muito bizarro
    (cavaco não esta quebrado)

    Blue Label
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    vish..ninguém ajudou o cara...rsrs

    eu tb nao posso te ajudar, mas procure em sites de buscas, vc com certeza deve encontrar

    rag_cp
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    então, já procurei mais não achei nada a respeito =/

    Blue Label
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    nao?? continue procurando e espere um pouco, seu tópico acabou de sair do forno, com certeza vão te ajudar em alguns dias, amigo.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    rag_cp
    bom, o forum de violão é lerdo mesmo, aqui leva alguns dias pra se obter uma resposta completa.
    mais ainda se for cavaquinho

    eu não toco cavaco, só toquei umas duas ou tres vezes, então vou tentar ajudar com o que eu sei...

    primeiro, tente definir para nos o que é esse "estranho". é com chiado? é som "opaco", fechado? o que?

    a estrutura do cavaco é igual a do violão, então os tipos de problemas que podem dar no encordoamento são parecidos tambem.

    em primeiro lugar, verifique isso da oitava no ouvido. realmente é estranho pegar um instrumento todo oitavado em relação ao que a gente ta acostumado. mas o afinador deve conseguir afinar sim, pois da pra afinar baixo com afinador de guitarra.
    sempre confira a afinação no ouvido. tem que ter treino de ouvido pra não precisar de afinador.

    verifique se voce prendeu bem a corda no cavalete, se não tá algum ponto frouxo ou torcida a corda.
    verifique se a corda na tarracha ta bem colocada, sem muito embolo, bem apoiada na pestana.

    enfim, fica dificil de saber sem ver e ouvir.

    haroldoeguchi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Se você estiver fazendo os acordes para cavaco lembre que a afinação tradicional do cavaco é D G B D e não D G B E (uma oitava abaixo do violão, também usada).

    Se afinou em D G B E os acordes devem ser feitos de maneira diferente.

    haroldoeguchi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    hmm.. agora que vi, vc afinou em D G B D mesmo. Então, se está afinado certo o som das cordas soltas será de G (Sol Maior). Não creio que seja um som muito estranho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas na afinação do cavaquinho