Afinação padrão equivale a afinação bemol com capotraste na primeira casa?

    Autor Mensagem
    moskbr
    Membro Novato
    # mai/21


    Afinei meu violão (nylon) meio tom a baixo e eu gostei bastante mas como a maioria das músicas utiliza afinação padrão, eu teria que ficar mudando a afinação constantemente, e eu sei que isso pode danificá-lo.

    Daí me surgiu essa dúvida: posso simplesmente colocar capotraste na primeira casa e tocar como se estivesse na afinação padrão?
    Vi discussões no fórum com uns dizendo que o capo não muda afinação e por isso, é diferente de, por exemplo, afinar meio tom acima e utilizar capo na casa 1. Outros já discordavam, dizendo que é a mesma coisa.

    Somado a essa dúvida, enquanto eu estava buscando cifras com essa afinação, encontrei a música Lugar Ao Sol - Charlie Brown Jr que, além dessa afinação, utiliza capotraste na segunda casa. Seria a mesma coisa que usar afinação padrão e capotraste na primeira casa?

    Obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    moskbr

    "eu teria que ficar mudando a afinação constantemente, e eu sei que isso pode danificá-lo."

    Mudar 1/2 tom abaixo, eventualmente, não trará prejuízos ao instrumento, a não ser que fique fazendo isso toda hora, a repetição de mudança de afinação (somada a outros fatores) não é aconselhável.

    "Vi discussões no fórum com uns dizendo que o capo não muda afinação e por isso é diferente... Outros já discordavam, dizendo que é a mesma coisa."

    Uma coisa é o desenho dos acordes e posição das notas no braço, e outro a tensão nas cordas... é preciso separar as coisas para entender.

    Se você afina meio tom abaixo você diminui/alivia a tensão das cordas, ao colocar o capo você coloca a tensão "de volta" e "diminuiu o tamanho da escala".

    Resumindo: se você fica alterando a afinação toda hora, o mais prudente é afinar meio tom abaixo e usar capo.

    "utiliza capotraste na segunda casa. Seria a mesma coisa que usar afinação padrão e capotraste na primeira casa?"

    A princípio, uma "equação" simples:

    Se a sexta corda no padrão é Mi (E) a primeira casa será um Fá (F), portanto se você afina meio tom abaixo Mi bemol (Eb) este Fá (F) se encontrará na segunda casa.

    Então a resposta é Sim!

    Padrão com as cordas soltas e Meio Tom abaixo com capo na primeira casa é a mesma coisa?

    Não! Não fisicamente. Mas, não é diferente a ponto de comprometer a execução ou sonoridade a não ser que você for tocar algo do tipo: "Concerto número 1 em Mi Menor para vilão na afinação padrão"

    Aí é óbvio: porque o cabra iria afinar meio tom abaixo para tocar um concerto destes?

    Entende onde quero chegar?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    Eu deixo a minha guitarra sempre com a afinação padrão.
    Quando tenho que tirar uma música e tocar junto com ela, ouço a música num player que me permite ajustar o pitch da música sem prejuízo à qualidade e sem interferir no beat (no tempo). É claro que um ouvido um pouco mais treinado percebe a diferença, mas não é nada que atrapalhe (pelo menos até agora). Antigamente não tinha outro jeito, e eu tinha que mudar a afinação do instrumento. A ideia do capotraste é válida! Eu considero como uma possibilidade, como uma ferramenta.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    moskbr Isso d usar o capo n da problema msm pode usar. Mas da uma ligeira diferença sonora da afinação 1/2 abaixo com capo na 1ª com a afinação padrão. Soa ligeiramente mais grave com a afinação diferente. Isso eu vejo mais q meu ouvido q percebe (consigo tirar musicas d ouvido e saber c usa o capo ou ñ). Eu na guitarra pra ñ ter q mexer e nem nada uso o efeito d octaver da X-Vamp e consigo a avinação 1/2 abaixo e até 1 tom abaixo sem precisar mexer em nada da guita. Ai é o mais prático d tudo

    moskbr
    Membro Novato
    # mai/21 · Editado por: moskbr
    · votar


    LeandroP e anderson_gesteira
    valeu manos, por tirar essa dúvida e, como toco apenas violão ainda, me introduziram à ferramentas que nem sabia que existia kkkk no futuro vou seguir o exemplo de vcs, parece mais prático mesmo.

    Lelo Mig
    Ah simm, entendi, obrigado, tua resposta foi bem completa e me ajudou bastante.

    Padrão com as cordas soltas e Meio Tom abaixo com capo na primeira casa é a mesma coisa?

    Não! Não fisicamente. Mas, não é diferente a ponto de comprometer a execução ou sonoridade


    Eu estava com essa dúvida porque, como você mesmo esclareceu, teoricamente ficam as mesmas notas mas com certeza não deve soar exatamente igual. Daí eu me perguntava se era uma diferença muito grande a ponto de uma música (EADGBe) sair entranha (mas não me refiro ao Concerto numero 1 em Mi Menor kkkk).

    Aliás, isso gerou mais uma dúvida:

    Se a sexta corda no padrão é Mi (E) a primeira casa será um Fá (F), portanto se você afina meio tom abaixo Mi bemol (Eb) este Fá (F) se encontrará na segunda casa.

    Então a resposta é Sim!


    Talvez seja uma dúvida trivial mas, qual seria o motivo do Chorão de escolher essa combinação de: afinação meio tom abaixo + capo 2º casa, ao invés de afinação padrão + capo 1º casa?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    moskbr

    "qual seria o motivo do Chorão de escolher essa combinação de: afinação meio tom abaixo + capo 2º casa, ao invés de afinação padrão + capo 1º casa?"

    Cara, muito difícil dar esta resposta com precisão, mas eu arriscaria dizer que era um violão afinado 1/2 tom abaixo, sempre (igual eu falei prá você usar), então, em determinadas músicas ele usava um capo, ou seja, se o violão esta afinado 1/2 tom abaixo ele coloca o capo no segundo traste (no caso desta música), não há motivo para afinar o violão padrão e colocar capo no primeiro traste, entende?

    Não sou expert em CBJ, mas acho que o guitarrista usava a guita 1/2 tom abaixo, isso explicaria, também, porque abaixar o tom do violão. Não é obrigatório, mas facilita.

    Por último, (como disse não sou expert em CBJ), mas não lembro do Chorão tocar violão, então imagino, que pelo menos no studio foi o guitarrista quem gravou, o que me leva a supor que o violão é do guitarrista e, assim como a guitarra, seus instrumentos estão afinados 1/2 tom abaixo.

    Por que afinar meio tom abaixo? Aí é outra resposta. A tensão fica mais leve, alguns guitarristas preferem, dá um som mais encorpado e grave com as cordas soltas e etc.

    moskbr
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Lelo Mig

    Faz sentido, já que não é só essa musica dele com essa afinação.

    Obrigado pelas explicações mano e pela atenção, e de todos que responderam, de maneira bem rápida inclusive, obrigado mesmo.

    Sou novo no fórum e agora com o tratamento que tive hoje já vejo que vou visitar o site com mais frequência kkkkkk.

    Valeus!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/21
    · votar


    moskbr

    Estamos aí! O fórum anda meio "vazio" ultimamente, mas, dentro do possível, sempre alguém dá uma atenção.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Afinação padrão equivale a afinação bemol com capotraste na primeira casa?