afinador eletrônico, ajuda ou atrapalha?

    Autor Mensagem
    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08


    Oi gente, eu toco violão ja faz um tempinho (+/- 6 meses) e sempre q vou tocar eu afino com o afinador eletrônico, gostaria de saber se isso pode me prejudicar meu ouvido futuramente quando eu tentar afinar sem ele?? E quanto tempo geralmente demora pra pessoa passar a afinar sozinha?? Alguma dica??

    Obs.: nele tem a chave seletora de on/off (lógico), e uma com sinal de # (sustenido) e b (bemol), com qual dos dois eu afino, lembrando que já tentei botar no meio, mas não da??

    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    up!

    haroldoeguchi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    afino por eletrônico também. Eu acho que você pode treinar o ouvido de outros modos. Mas não sei se é tão interessante ter uma percepção da nota em si, mas mais da relação da nota com as outras.

    Digo, faz pouco sentido saber reconhecer um Lá 440 hz isolada. Mas é importante reconhecer o acréscimo do Lá num acorde de Dó como uma relação de sexta. O intervalo parece ser mais importante para mim.

    Schiavon0
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu acho melho afinar no ouvido =D

    dan_shencker
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    afinar com o ouvido desenvolve a sua percepção,que pode te ajudar mais tarde

    Private Pyle
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Afine apenas um corda pelo afinador e as outras pelo ouvido.

    Assim, você, além de treinar o ouvido, vai afinar melhor do que deixando todas pelo afinador, pois você vai compensar a desafinação natural ao longo da escala do violão.

    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: vitor_svp
    · votar


    Vlw gente, mas quanto tempo vcs demoraram para começar a afinar de ouvido?

    Edit: Alguém sabe algum exercício para treinar meu ouvido?

    Max
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    afinar de ouvido eh sinal de vivencia na musica.. vc ja ouve a nota e reconhece.. vc guarda o la 440 ou a entonacao das outras cordas na memoria.. eh foda explica mas vc afina e qd vai ver ta certo.. so q respondendo a sua pergunta um afinador eletronico ajuda e mto.. em algumas musicas qd toco na noite eu tenho q mudar a afinacao.. e como vou fazer? afinar normalmente e a galera do bar ficar me ouvindo afinar eh foda ne?! ahaha se eu desligar o som tb nao ouco nada.. numa hora dessa um eletronico ajuda.. so q mesmo assim vc tem q ainda dar uma temperada pra ficar perfeito.. so q ai ja afinado eh mais tranquilo.. mas eh legal vc ir afinando sempre que da de ouvido.. afina uma com diapasao e o resto na mao mesmo.. se vc qd afina com o afinador, ta com atencao vc vai acaba lembrando da nota logo mais.. nao acho q isso va te atrapalhar mto..

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Max
    isso de guardar a entonação na memoria é outra coisa... é treinar um ouvido absoluto, ou quase isso. nem todo mundo aprende isso, e é dificil aprender apenas afinando violão com afinador eletronico, onde a referencia são as luzes, nao o com.

    pra afinar só tem que saber a relação entre as notas, coisa que reles mortais podem aprender.

    vitor_svp
    quanto tempo demora pra afinar depende de alguns fatores:
    1.qualidade do violão e das cordas. quanto piores, mais dificil de afinar.
    2.experiencia do violonista. quanto mais treino, mais rápido e melhor afina.
    3.exigencia do violonista. quanto mais chato, mais tempo fica afinando.

    eu acho que tenho esses tres itens em niveis medios... todo dia pego o violão pra tocar e dou uma afinada. coisa de uns 5 minutos no maximo.
    mas se eu pegar o violao totalmente desafinado (corda nova, ou passou mais de uma semana sem usar) pode demorar mais.

    pra treinar ouvido, afine muito de ouvido. pode ser com a dica do nosso amigo Private Pyle. e tire muita musica de ouvido.

    outra coisa que é legal e treinar afinar com outros instrumentos. por exemplo com um teclado, toque as notas das cordas soltas no teclado, e afine.

    quanto a ele te prejudicar, acho que não. o afinador eletronico pode te deixar preguiçoso, isso sim. não tenha preguiça de usar seu ouvido.
    mas como o nosso amigo Max disse, em apresentações ele é muito util, mais rapido, e não precisa do som. só da luz. se voce vai subir no palco, dá pra dar uma conferida na afinação sem fazer barulho.

    billy ramone
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    vitor_svp

    prejudicar não, eu era assim e hoje sei afinar de ouvido

    kiki
    isso de guardar a entonação na memoria é outra coisa... é treinar um ouvido absoluto

    Pelo que entendi, o Max faz como eu, algumas notas eu decorei e afino sempre apartir delas, isso eh um princípio de ouvido absoluto então?
    [menino alegre]
    Se for:
    iupiiiiiii
    [/menino alegre]

    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kiki

    Vai ser meio fodah de aprender a afinar, eu tenho um kashima com cordas super escrotas de aço que eu uso por 10 minutos e viram de ferrugem!
    [tema q não tem a ver com o tópico]
    Que marca de cordas eu compro??
    Vc sabe algum tópico q fale sobre teoria de violão (meu professor só me da prática)??
    [/tema q não tem nada a ver com o tópico]

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    billy ramone
    Pelo que entendi, o Max faz como eu, algumas notas eu decorei e afino sempre apartir delas, isso eh um princípio de ouvido absoluto então?
    [menino alegre]
    Se for:
    iupiiiiiii
    [/menino alegre]

    não sei... acho que não. ouvido absoluto se desenvolve quando pequeno, e não é só pra algumas notas, é pra todas.
    isso daí acho que é uma memoria boa, o que já ajuda muito (eu não tenho)

    vitor_svp
    Vai ser meio fodah de aprender a afinar, eu tenho um kashima com cordas super escrotas de aço que eu uso por 10 minutos e viram de ferrugem!
    [tema q não tem a ver com o tópico]
    Que marca de cordas eu compro??
    Vc sabe algum tópico q fale sobre teoria de violão (meu professor só me da prática)??
    [/tema q não tem nada a ver com o tópico]

    marcas que eu uso: gianini classico (nao quele serie mpb de cordas pretas), d'addario, solez... são cordas em torno de 15~20 reais. mais barato que isso acho que não presta... mais caro ainda não testei.

    site sobre teoria:
    tem um que chama "acordes, funções, substituições", algo assim. bem denso. eu ainda não consegui ler ele direito.
    dá uma busca sobre campo harmonico; formação de acorde; tons, tonalidades, mudança de tom. isso é mais basico.

    Max
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kiki
    o negocio eh q de tanto vc afinar com o diapasao vc guarda aquilo na memoria.. com uma corda de referencia, as outras ficam tranquilas.. afinando por harmonicos ou so pela referencia do diapasao.. nao da pra explicar.. mas acho q mesmo um cara q usa um digital qd ta perto do meio do afinador fica tocando tanto a mesma corda que logo acostuma com aquele mesmo som dando na orelha dele.. sei la

    e acho q to longe de ouvido absoluto mas hj em dia depois de uns anos tocando ja consigo ouvir uma musica na radio e saber o q o cara ta tocando.. quando vou pra casa pra fazer igual dai o erro as vezes eh so na tonalidade.. mas sei la.. ouvido absoluto eh pra poucos e eu to fora desses poucos hahaha

    vitor_svp
    veio se seu prof so te da pratica sai fora.. nao existe isso.. o principal da aula eh a teoria.. prática se for pra ser dada em aula acho q tem q ser dada bem pouca.. vc vai praticar em casa.. nao na aula... ou muda de prof ou fala pra esse mudar a aula

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Max
    quando vou pra casa pra fazer igual dai o erro as vezes eh so na tonalidade.. mas sei la..
    então, aí é que tá!
    se voce erra tonalidade, então não é ouvido absoluto.

    quem tem ouvido absoluto diz que não tem como errar um dó por um si. pra eles é tão diferente como ver um verde e um azul.

    nós, reles mortais, conseguimos saber que saiu da tonica pruma terça menor, e pra quarta e pra quinta... mas erramos o tom.
    pensamos naquele esquema I-IIIm-IV-V. isso é muito treino de ouvido.

    sacou?

    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    vlw gente, eu treinei um pouco e ja to conseguindo afinar a corda B e por ela eu tento afinar as outras, Valeu!!

    billy ramone
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Um cara com ouvido absoluto deve rir muito de nós, reles mortais vendo esses tópicos

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    billy ramone
    aí é só tocar a música 1/4 de tom acima, que o cara fica desnorteado.

    Max
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kiki
    eh com certeza.. acho q da pra treinar o ouvido.. chegar ao ouvido absoluto sem condicoes..

    Guga Violonista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Como diz o Max, o afinardor eletronico ajuda bastante (dependendo da hora!)
    Mais é bom vc sempre ir afinando a primeira corda pelo afinador e o restante pelo ouvido, pois o seu violao vai fikr bem afinado e seu ouvido bem treinado!

    Espero ter ajudado!

    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    [modo sonhador on]
    O meu sonho agora é uma dia receber a benção de Zeus, o supremo Lord ultra fodástico, para obter o poder do ouvido absoluto e então zoar de vocês, reles mortais... Zuera
    [modo sonhador off]

    Valeu pealas respostas!^^

    Guga Violonista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    [b][/b]vitor_svp

    Que nada cara!
    Precisando é so falar!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinador eletrônico, ajuda ou atrapalha?