Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      As Sequências dos Acordes Maiores e Menores:

      Autor Mensagem
      nitinha
      Veterano
      # dez/07 · Editado por: nitinha


      Qual é a teoria das sequências dos acordes? Vou colocar um exemplo na sequência de dó:

      Dó Am Dm G7 C C7 F Fm

      Bom, o que eu consegui decifrar é Am é a relativa de dó, e percebi depois que as notas vão seguindo na contagem de quatro em quatro notas, mas também não entendi o porquê das sétimas na sequência.
      Gostaria muito da ajuda de vocês para que possam me explicar qual é a teoria dos acordes maiores e menores.
      Eu parei um tempo de estudar violão, mas agora estou retomando treino escalas maiores e vou passar agora para as menores.

      Espero a ajuda de vocês!
      Grata,
      Ana.

      Penta_Blues
      Moderador
      # dez/07
      · votar


      Boa tarde!!!

      nitinha
      Busque informações a respeito de Harmonia, Campo Harmônico e Construção de Acordes para verificar a lógica que existe nos acordes e a relação entre eles.
      Prepare-se pra muita coisa a ser estudada já que Escalas podem ser consideradas apenas a "ponta do iceberg".
      Valeu!!!

      Mega
      Veterano
      # dez/07
      · votar


      Senhorita, acredito eu que a "teoria da sequência de acordes" seja campo harmônico. E Isso aí que você colocou não é sequencia de Dó. Alguns acordes sequer pertencem ao tom Dó maior. E a contagem a que você fez referência, é o empilhamento de terças, não é quatro em quatro. São duas em duas, ou seja, você pega a escala de Dó e a partir da tônica, você vai montando os acordes, empilhando de terça em terça. Em outras palavras:

      C D E F G A B C

      Pra formar a tríade de Dó maior eu uso:
      C E G.
      No caso da tétrade eu adiciono o B.

      Agora, perceba que "E" é a terça de Dó. "G" por sua vez, é a terça de E. E o "B" é a terça de G. Por isso é que você tem que empilhar de terça em terça.

      Num campo harmônico de uma escala maior você vai ter
      I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7

      No mais, use a busca. No fórum de guitarra e violão você encontra muita coisa. E nos tópicos fixos você pode tirar suas dúvidas. Se ainda assim tiver alguma dúvida ligue 0800... Ops. uiehauieahihea

      nitinha
      Veterano
      # dez/07
      · votar


      Hum, agora sim está começando a ficar claro...

      Mega

      Eu entendi o que você quis dizer sobre o empilhamento de terças, o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:

      I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7

      Porque essa sétima em todos os intervalos?
      E na última tem uma quinta e uma sétima!

      Desculpe em ser chata, mas quando quero aprender eu me afundo no assunto!

      Obrigada...

      Penta_Blues
      Moderador
      # dez/07
      · votar


      Bom dia!!!

      nitinha
      o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:
      Isso não é uma Escala Harmônica e sim um Campo Harmônico.

      Porque essa sétima em todos os intervalos?
      E na última tem uma quinta e uma sétima!

      Vou atravessar a resposta do nosso camarada Mega pra dizer que o motivo desse "monte" de sétimas se deve ao fato de que estamos falando de Tétrades, ou seja, acordes formados com quatro notas que são a tônica, a terça, a quinta e justamente a sétima.
      Mas tudo isso, repito vc já encontra disponível em outros tópicos. É só utilizar a BUSCA.

      Valeu!!!

      Rodrigo_Iron
      Veterano
      # dez/07
      · votar


      nitinha
      I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7

      Porque essa sétima em todos os intervalos?
      E na última tem uma quinta e uma sétima!



      Todo acorde tem quinta, porém quando vc nao anota nada sobre ela agente entende que é uma quinta justa:
      Quando escrevo "D" entendo que é um ré maior,com a quinta justa (tríade maior), não é preciso escrever D5 (pois aí seria um "powerchord" formado apenas pelo Ré e pela quinta(Lá).

      Nesse ultimo acorde do Campo Harmônico, ele escreveu a quinta pq ela é diminuta, e não Justa como nos outros acordes:
      VIIm5-/7
      (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)

      Esse é o acorde diminuto.

      Abçs

      Penta_Blues
      Moderador
      # dez/07
      · votar


      Boa tarde!!!

      Rodrigo_Iron
      VIIm5-/7
      (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)
      Esse é o acorde diminuto.

      Uma pequena correção, meu camarada.
      Este acorde é Meio Diminuto pois há nele uma Sétima.
      Valeu!!!

      Ernfil
      Veterano
      # nov/11 · Editado por: Ernfil
      · votar


      Caras a sequencia mais logica que acho pra tocar é a seguinte:

      Nota-----Relativo
      C-----------Am
      G-----------Em
      C7---------Am7
      F-----------Dm

      amador_ssa
      Veterano
      # nov/11
      · votar


      Ninguem vai dizer nada???

      Se fosse um novato que respondesse um post de 3 anos 10 meses, 7 dias 26 horas e 34 minutos com certeza alguém ia dizer:

      Pô cara, "fulano" falou isso no sécuo passado, ele nem lembra mais desse post, se liga pra não ressucitar tópico a toa...

      Mas......... Como é um Veterano..... Ou medo ou Respeito!!!!!


      p.s.: Ernfil, desculpa a brincadeira, e valeu pela contribuição no assunto das relativas menores de acordes maiores. Sempre que puder e quizer, continue colaborando.

      Facchini
      Veterano
      # nov/11 · Editado por: Facchini
      · votar


      Pra mim, que não entendo muito, não parece muito anormal...
      O dó começa, de boa, cai na relativa menor ainda "tonico" (VI°), depois vai pra uma "subdominante" ré menor (II°) seguido da dominante G7 de dó (V°), que forma uma cadência simples de II° - V°, resolvendo a tensão na própria tônica, no caso o dó (I°)... Seguido de uma modulação (?) pois o C7 se mostra dominante do campo harmônico de fá maior, que é resolvido no próprio F, que neste caso atua como tônica (I°)... E o Fm é uma graça aí que da uma salientada... aeuhiuhaeihuaeihuaehiu
      Envolve um poquinho de harmonia, precisa mt nao, devo ter falado um monte de cagada aí, mas fazer oq né? aeheohhoe

      Edit: nossa nem vi a data do tópico! aeuhiaehuheiuahae
      falha nossa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As Sequências dos Acordes Maiores e Menores:

      299.373 tópicos 7.769.967 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital