Tabela dos Acordes Menores

    Autor Mensagem
    egoncalves
    Veterano
    # abr/07


    Olá Pessoal.

    Estou aqui de novo, precisando de mais uma ajuda. Estou aprendendo sobre Acordes Menores e me deparei com esta tabela e não entendi algumas coisas:

    0 NOTA BASE RÉ
    1 2ª diminuida Ré#
    2 2ª Mi
    3 3ª menor Fá
    4 3ª maior Fá#
    5 4ª Sol
    6 5ª diminuida Sol#
    7 5ª Lá
    8 6ª menor Lá#
    9 6ª maior Si
    10 7ª menor Dó
    11 7ª maior Dó#
    12 8ª Ré
    13 9ª diminuida Ré#
    14 9ª Mi
    15 10ª menor Fá
    16 10ª maior Fá#
    17 11ª Sol
    18 11ª aumentada Sol#
    19 12ª Lá
    20 13ª aumentada Lá#
    21 13ª Si

    Minha dúvida é a seguinte: Qual foi a lógica para se definir uma diminuida, uma aumentada, uma maior ou menor nesta tabela? Não entendi o porquê de existir 2ª diminuida e depois somente 2ª. Existir uma 6ª menor e logo após uma 6ª maior.

    Desde já, agradeço a atenção.

    Abraço a todos.

    egoncalves

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    egoncalves
    Cara, vc está começando errado.
    Vc está tentando estudar formação de acordes sem entender de formação de escalas.
    Vc precisa primeiro aprender as escalas, e como elas funcionam e se alteram. Pra depois, em cima disso, conseguir formar os acordes.

    egoncalves
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Certo. Entendi!

    Valeu pela dica. Vou estudar sobre escalas, primeiramente.


    Obrigado.
    Abraço.

    egoncalves

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    egoncalves
    Um exemplo:

    Escala de Dó maior
    C - D - E - F - G - A - B - C

    Sabendo q o acorde de C (dó maior) é formado pela tônica, terça e quinta, temos então:
    C - E - G

    Faça o acorde de dó maior no seu violão e perceba q todas as cordas tocadas giram em torno dessas 3 notas.

    Acorde de Cm (dó menor):
    A diferença entre C e Cm é q para o acorde de Cm, é utilizada a terça menor da escala. Ou seja, o Eb.
    Então fica assim:
    C - Eb - G

    Faça o acorde novamente no violão e veja q as notas giram em torno disso.

    egoncalves
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sim, Isso eu já havia visto e entendo também. O que eu não entendi é sobre o porquê a aumentada, diminuida estão dispostas na tabela desta forma. Exemplo:

    Por que na tabela é mostrada a diminuida de Ré#, mas não a diminuida de Fá#?

    Mais tudo bem. Devo tar viajando legal. Vou fazer o que me recomendou. Vou estudar mais a fundo as escalas.

    Mais um vez, muito obrigado pela ajuda.

    egoncalves.

    kiki
    Moderador
    # abr/07 · Editado por: kiki
    · votar


    egoncalves
    de onde voce arrumou isso?
    se foi da internet, deveria ter uma explicação, se não não tem muito utilidade.
    se alguem te arrumou, consulte-o.

    essa tabela que voce postou não é uma escala, tipo escala menor, ou escala dórica, etc. ela é uma escala cromática, com todos os semitons. só que elas estão nomeadas, como nos acordes. partindo da tonica (re, mas poderia ser qualquer nota), nomeia segunda diminuta, segunda maior, terça menor, etc.

    ou seja: são todas as notas existentes, possiveis de se utilizar num acorde. incluindo a segunda oitava, pois se usa muito 9ª ao inves de 2ª.
    mas voce não vai usar todas essas notas, nem usar como uma escala pra solar.

    espero que tenha ajudado
    ate

    egoncalves
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    OK!

    Creio que o material que estou utilizando esteja imcompleto. Vcs teriam algum material que eu pudesse estudar, um material mais completo onde eu possa conseguir estas explicações?

    De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda.

    Abraços.
    egoncalves

    kiki
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    eu não tenho, sinto muito.
    mas acredito que procurando aqui no FCC, tanto violao como guitarra, voce encontra muita coisa. claro que um pouco bagunçado.

    e pela net voce acha umas explicações mais organizadas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tabela dos Acordes Menores