Tabela dos Acordes Menores

    Autor Mensagem
    egoncalves
    Veterano
    # abr/07


    Olá Pessoal.

    Estou aqui de novo, precisando de mais uma ajuda. Estou aprendendo sobre Acordes Menores e me deparei com esta tabela e não entendi algumas coisas:

    0 NOTA BASE RÉ
    1 2ª diminuida Ré#
    2 2ª Mi
    3 3ª menor Fá
    4 3ª maior Fá#
    5 4ª Sol
    6 5ª diminuida Sol#
    7 5ª Lá
    8 6ª menor Lá#
    9 6ª maior Si
    10 7ª menor Dó
    11 7ª maior Dó#
    12 8ª Ré
    13 9ª diminuida Ré#
    14 9ª Mi
    15 10ª menor Fá
    16 10ª maior Fá#
    17 11ª Sol
    18 11ª aumentada Sol#
    19 12ª Lá
    20 13ª aumentada Lá#
    21 13ª Si

    Minha dúvida é a seguinte: Qual foi a lógica para se definir uma diminuida, uma aumentada, uma maior ou menor nesta tabela? Não entendi o porquê de existir 2ª diminuida e depois somente 2ª. Existir uma 6ª menor e logo após uma 6ª maior.

    Desde já, agradeço a atenção.

    Abraço a todos.

    egoncalves

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    egoncalves
    Cara, vc está começando errado.
    Vc está tentando estudar formação de acordes sem entender de formação de escalas.
    Vc precisa primeiro aprender as escalas, e como elas funcionam e se alteram. Pra depois, em cima disso, conseguir formar os acordes.

    egoncalves
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Certo. Entendi!

    Valeu pela dica. Vou estudar sobre escalas, primeiramente.


    Obrigado.
    Abraço.

    egoncalves

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    egoncalves
    Um exemplo:

    Escala de Dó maior
    C - D - E - F - G - A - B - C

    Sabendo q o acorde de C (dó maior) é formado pela tônica, terça e quinta, temos então:
    C - E - G

    Faça o acorde de dó maior no seu violão e perceba q todas as cordas tocadas giram em torno dessas 3 notas.

    Acorde de Cm (dó menor):
    A diferença entre C e Cm é q para o acorde de Cm, é utilizada a terça menor da escala. Ou seja, o Eb.