como posso desinvolver mais o meu ouvido com acordes alterados?

    Autor Mensagem
    marquinos
    Veterano
    # out/07


    como posso desinvolver mais o meu ouvido com acordes alterados?pegando cifras? ou memorizando dicionarios de acordes, e quais os mais usados?
    obrigado!

    Sam
    Moderador
    # out/07
    · votar


    marquinos
    o que vc chama de "acordes alterados"?

    Pardal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    marquinos

    Ouça e toque mais bossa-nova, que possui acordes cheios de notas acrescentadas e modulações.

    marquinos
    Veterano
    # out/07 · Editado por: marquinos
    · votar


    Respondendo a Sam: (pelo o que eu sei) são os acordes com acrecimo de grau, ou acordes com baixo de outros.Ex: C/E C7/9... não são acordes como E e C que são acordes naturarais

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    marquinos
    entendi o que voce disse. não sei se esse é o nome correto (acorde alterado).

    a dica do Pardal é boa, tocar umas bossa-novas, pra ir acostumendo com estes acordes.
    Garota de Ipanema é, na minha opinião, uma boa porta de entrada. é simples e muito conhecida, e cheia de clichês que voce vai usar em varias outras músicas depois.

    ou memorizando dicionarios de acordes,
    eu não vejo muito uso em ficar decorando cifra solta. acho melhor aprender músicas que usem.

    e quais os mais usados?
    depende do tipo de música. conforme voce for tirando, vai percebendo.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    marquinos
    como posso desinvolver mais o meu ouvido com acordes alterados?...
    Primeiro eu recomendo que vc desEnvolva seu Português...
    Com relação aos Acordes Alterados, como o Sam comentou, é necessário que vc primeiro entenda o que são estes tais Acordes Alterados.
    Feito isso, é necessário que vc conheça muito bem a Escala Maior para perceber notas que estejam fora desta Escala e que, por sua vez, estejam formando Acordes Alterados dentro do Campo Harmônico considerado.
    Como sua resposta foi: "(pelo o que eu sei) são os acordes com acrecimo de grau, ou acordes com baixo de outros.", imagino que vc não tenha conhecimento sobre Formação de Acordes.
    Acréscimo de graus por si só não configuram Acordes Alterados, apenas forma Tríades, Tétrades, etc.
    Acordes com baixo de outros não são necessariamente Acordes Alterados pois podem ser simples inversões.
    Acordes Alterados são acordes formados por variações cromáticas, ou seja, acordes formados por notas que não fazem parte da Escala considerada para formação do seu respectivo Campo Harmônico, Ex CAug (C E G#). Repare que G# não faz parte da Escala de C, daí se tratar de um Acorde Alterado.

    ...ou memorizando dicionarios de acordes,...
    Como vc pode imaginar com a explicação acima, não é nada viável tentar decorar estes acordes já que com esta possibilidade de alteração cromática não existem quase limites para o número de acordes que se pode criar.

    ...e quais os mais usados?
    Bom, acho que não existe essa de "mais" ou "menos" usados já que vai depender do gênero musical considerado. São frequentemente usados em jazz, mas alguns como C7#9 podem aparecer com certa frequência no rock.

    Valeu!!!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que vc vai precisar se familiarizar com os acordes, estudando e disciplinando seu ouvido. Não ao contrario vou ouvir tentar montar o acorde.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Penta_Blues
    grande explicação.

    Como vc pode imaginar com a explicação acima, não é nada viável tentar decorar estes acordes já que com esta possibilidade de alteração cromática não existem quase limites para o número de acordes que se pode criar.
    exatamente.
    aprendendo como se monta um acorde, não há necessidade de ficar decorando. voce decora os que usar mais, os outros voce monta quando precisar.

    suave
    Veterano
    # out/07
    · votar


    é exatamente como o penta_blues disse..vc conhecendo a escala maior do tom que vc esta tocando com certeza vc vai identificar uma nota fora da escala....para descobrir que nota é essa quando esta tirando uma musica de ouvido....o contrabaixo faz baixo...ai da pra vc identificar a nota por ele......não esqueça que existe diversas possibilidades...
    então acho que não da pra decorar..essa não seria amelhor idea...

    Pardal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    suave

    O problema é quando é jazz contemporâneo, que é neo-modal, isto é, não se baseia em escalas maior ou menor, mas é cheio de acordes de quartas sobrepostas e cloasteds cromáticos... Aí o trem complica... É outro tipo de música, entraria neste enquadramento obras de Debussy, Strawínsky, Schoënberg, que são atonais e dodecafônicas, e ainda experimentam loucuras com o ritmo. Dái que é melhor começar com bossa-nova, que é dodecafônica, a música popular mais elaborada que se criou em solo brasileiro.

    suave
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O problema é quando é jazz contemporâneo, que é neo-modal, isto é, não se baseia em escalas maior ou menor, mas é cheio de acordes de quartas sobrepostas e cloasteds cromáticos


    é realmente vc tem razão quanto a isso ...é que eu quiz dizer que tudo parte de um principio....realmente em outros estilos não vai funcionar mesmo mas valeu pelo esclarecimento..

    Pardal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Penta_Blues

    Feito isso, é necessário que vc conheça muito bem a Escala Maior para perceber notas que estejam fora desta Escala e que, por sua vez, estejam formando Acordes Alterados dentro do Campo Harmônico considerado.

    Vale lembrar que acordes com notas diferentes da escala com função modulante não são alterados pois há a modulaçãoe, portanto,a nota pertence ao novo tom.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    Pardal
    Vale lembrar que acordes com notas diferentes da escala com função modulante ...
    Cara, eu não sou profundo conhecedor de teoria, mas determinar a função de um acorde não é tarefa simples. Existem estudos que estabelecem o seguinte: "O estabelecimento de uma determinada função de um acorde também dependerá do seu contexto. Uma tríade sozinha é inteiramente indefinida no seu sentido harmônico".
    Na minha opinião, acho arriscado atribuir a um acorde uma função modulante a fim de não considerá-lo alterado. Na verdade, não conheço a função modulante de um acorde e talvez o conceito acima seja mais aplicado às funções tonais dos acordes.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como posso desinvolver mais o meu ouvido com acordes alterados?