Bossa Nova - Ritmo e pegada

    Autor Mensagem
    Eu fui nos stones/RJ!!!!
    Veterano
    # ago/07


    Olá pessoal do forum de violão!

    Queria que me esclarecessem uma duvida... Como é o esquema da pegada da bossa nova? Aquela alternação entre os bordões e as cordas agudas...
    Eu nao consigo entender direito só ouvindo pela musica =P

    Abraços pra todos!

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Há na bossa-nova uma polirritmia de célula rítmica composta, isto é, que acontece em dois compassos, assim distribuída:

    Cordas agudas: | semínima - semínima - colcheia - semínima - colcheia com ligadura | colcheia - semínima - colcheia - semínima - semínima |

    Baixo: | semínima - pausa de semínima - semínima - pausa de colcheia - colcheia com ligadura | semínima - pausa de semínima - semínima - pausa de semínima |

    gabert
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Só pode estar brincando... tem alguma coisa na tua Coca-Cola, hehehe...

    YpiOkA
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Me dá duas dessa tal de polirritmia com limão e sal então por favor..!!
    Nuss..
    Acredito q essa tua explicação deve ser obvia pra quem já entende um pouco, mas... Sem bricadeiras agora...
    Dá pra simplificar só um poco?

    Brigadão..

    Mega
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Acredito que o que o Pardal tenha representado sejam as duas vozes do violão, divididas entre baixos e primas, ele está representando os sinais de tempo de cada voz que é o que dá o balanço da bossa nova. Para os que não conhecem os sinais de tempo: Adotem semínima como referencial de um tempo, tenham em mente colcheia é metade do tempo de uma semínima, e a colcheia com ligadura (imagino eu que de prolongamento) certamenta é uma pontuada que aumenta em 50% o tempo do sinal, deixando-a portanto com 75% do tempo de uma semínima. E nas pausas você dá o tempo respeitando o sinal a que a pausa se refere. Mas devo confessar que eu não conhecia essa estrutura, diria que me foi muito útil a título de curiosidade (faço violão erudito, bossa nova a gente vê no popular). Enfim, se eu estiver errado, me corrijam aí. x)

    alegrosso
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    minha maior dificuldade esta tambem nos ritmos, nao tenho nenhum ritmo

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    gabert

    Cola-cola? Que cola-cola? é guaraná, não? Vê mais um garçom!

    YpiOkA

    Me dá duas dessa tal de polirritmia com limão e sal então por favor..!!

    É pra já!

    Aprende partitura, ou pelo menos as figuras, transcreve e então você vai entender direitinho!

    Mega

    a colcheia com ligadura (imagino eu que de prolongamento)

    Exato, porque na verdade o som teria de durar uma semínima, mas como na metade do caminho havia uma barra de compasso...

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    alegrosso

    Força, novato!!!

    aroma
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Faz o seguinte ouve bossa todas as horas de todos os dias, principalmente João Gilberto (pegada perfeita), ouça também os primeiros CDs do Djavan, os sambas do João Bosco, Gil e principalmente o caetano que agora acha que é o Novo João Gilberto ouça bastante, e procure observar músicos da noite em barzinhos que toquem boa música com certeza sai uma bossa nova de vez em quando a gente aprende assim também observando.

    beto_piccoli
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Fala pessoal, aí vai um vídeo que pode ajudar a todos a tocar a Bossa.
    Eu e meu amigo baterista Luis Rolim comparamos as funções da bateria e do violão (e guitarra) e como esses instrumentos conversam entre si em uma canção de Bossa.

    Espero que gostem!




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bossa Nova - Ritmo e pegada