Ritmo de samba e bossa nova para canhoto: preciso de ajuda

    Autor Mensagem
    Thi_tecladista
    Veterano
    # set/08


    Pessoal, sou canhoto. Toco com a corda mizona voltada para baixo, e faço a batida e o dedilhado com a mão esquerda (tipo Edgard Scandurra).
    Isso me traz algumas vantagens, como dedilhar fazendo o baixo com o indicador e tocando as outras cordas com o polegar. Para fazer os ritmos de samba e bossa nova eu uso esta mesma técnica. Mas sinto que falta aquela sonoridade gostosa da puxada das cordas. Eu já tentei tocar usando todos os dedos, mas tive muita dificuldade de fazer o baixo.
    Gostaria que os amigos do fórum me indicassem se devo manter a técnica que já tenho usado ou se devo tentar usar os outros todos os dedos.

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Thi_tecladista

    Bem-vindo ao FCC!

    Eu realmente recomendo que você recoloqu as cordas, tipo, as graves para serem tocadas peo polegar, e as primas pelos outros três dedos da mão esquerda (no seu caso). Eu acho que vale muito a pena, pois é muito difícil não diferenciar (sacou?) o som do polear com o do resto dos dedos. É por iss que naturalmente ele é usado para destacar os baixos e, consequntemente, entende-se que a ordem de cordas do violão não é assim sem nenhum motivo.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mas aí é que está o problema: eu já toco assim faz uns quatro anos. O que eu queria saber é se é possível tocar o baixo com o anular ou com o mínimo e usar os outros dedos para as outras cordas, com algum exercício. Acontece é que é difícil mexer o anular ou o mínimo sem que os outros venham juntos. Inverter agora que eu já aprendi assim não vai ser fácil, mas posso tentar.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Além disso, o meu estranhamento com a minha pegada de samba não é por causa do baixo, e sim por causa das outras cordas. O som delas sai meio tipo batida, não sai com som de puxadinha, como deveria ser.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ritmo de samba e bossa nova para canhoto: preciso de ajuda