Como se le uma cifra?

    Autor Mensagem
    tuyh
    Veterano
    # fev/07


    por favor me ajudem a decifrar os "a, em, d, g#" entre outrasletras pois sou muito novato no violão e nao sei como transferilas para o violão:
    na casa que tenho que colocar
    nas cordas que tenho que tocar...
    então sou agradecido des de ja
    ;)

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    tuyh
    Te aconselho a procurar um bom professor, e dar uma pesquisada na net sobre o assunto.
    Tem muita coisa boa e útil pra vc aprender.

    Mas a princípio, essas letras são os acordes

    C = Dó
    D = Ré
    E = Mi
    F = Fá
    G = Sol
    A = Lá
    B = Si

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: leandro rodrigues
    · votar


    tuyh

    Leia com atenção e estude.

    A Cifra é uma forma de Escrita Musical, assim como a partitura. São usadas letras para simbolizar cada nota musical:

    C = Dó D= Ré E = Mi F = Fá G = Sol A = Lá B= Si

    Para simbolizar os acordes, ele é muito útil pois a visualização é mais rápida do que no sistema de partitura. Porém, o sistema de Cifra não é muito completo e não possibilita leitura de ritmo. Só é possível que sejam escritas as notas e os acordes.

    Acordes Maiores: G, C, D, etc
    Acordes Menores: Gm, Cm, Dm, etc
    Acordes Diminutos: Gm(5-), Cm(5-), Dm(5-), etc
    Acordes Aumentados: G5+, C5+, D5+
    Notas suplementares: G7, Gm9, G4sus, etc.

    Quando o baixo executa uma nota que não é a tônica do acorde, deve se usar a nota executada pelo baixo ao lado direito do acorde, seguido de uma barra. Exemplo: C/Bb (Acorde Dó Maior com baixo tocando a nota Si Bemol)
    O compasso deve estar identificado no início da cifra e em todas as vezes em que acontecem mudanças de andamento. Os compasso da música devem ser separados por barras.
    Exemplo: 4/4 Cm Gm | A
    O primeiro compasso contendo os acordes Cm Gm (provavelmente 2 tempos cada um) e o segundo compasso contendo o acorde A ocupando 4 tempos
    Quando houver dois acordes no mesmo compasso a escrita deixar dúvidas da duração de cada acorde, pode-se anotar sobre o nome do acorde a sua duração em tempos.
    Exemplo: 2,5 1,5 3 1
    4/4 Cm Gm | Am G
    O primeiro compasso fica dois tempos e meio no acorde Cm e um tempo e meio no acorde Gm. No segundo compasso, são três tempos no Am e um tempo no G. A soma da duração dos acordes foi 4 nas duas vezes porque o compasso utilizado foi o 4/4, o que faz com que cada compasso dure 4 tempos. No caso de ser um compasso 7/8, a duração total seria 3,5 tempos. Se fosse 5/8, seriam 2,5 tempos e se fosse 15/16 seriam 3,75 tempos.

    Como não é possível identificar as oitavas das notas (o que pode atrapalhar muito na execução e memorização de dedilhados e frases,) aconselha-se que o número da oitava venha sempre ao lado da nota. Exemplo: A3 B3 C4 D4 E4
    O método acima é problemático por causa da possibilidade de se confundir as notas com acordes, por isso quem escreve a cifra deve criar um meio para diferenciar notas de acordes – seja escrevendo em locais diferentes, usando outro tipo de letra, etc…
    Outra opção pode ser escrever as notas com cores diferentes, “convencionando” na cifra que cada cor simboliza uma oitava e criando uma legenda para a cifra. Exemplo: Vermelho – primeira oitava, Verde – segunda oitava, etc…
    O método de inserir a duração dos tempos em cima das notas também pode ser usado, mas pode se tornar a leitura difícil. Porém, pode acontecer de uma nota pode se prolongar de um compasso a outro, como acontece com os acordes. Nesses casos, recomenda-se que a nota seja escrita nos dois compassos e com um traço fazendo a ligação.
    Exemplo: D4 E4 C4 _|_C4 B3
    Se não houvesse o traço, vc poderia pensar que são duas notas C4 sendo executadas. Essa ligação faz com que fique mais nítido que trata-se da mesma nota. A representação escrita de melodias só é aconselhada no caso de fraseados importantes durante a música.

    É só estudar e ser feliz

    geoito
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    sim
    estude velho comoleandro rodrigues
    falou ;p
    nunca tive aula, e aprendi a identificar muitas muitas cifras, demoro um bom tempo, e claro que tem bastante coisa ainda pra aprender, mas é só estudar e estudar treinar e treinar.

    lutty
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nas proprias cifras do cifraclub tem o desenho do acorde (qnd se passa o mouse por cima da letra ela aparece)..aí tu vai aprendendo aos poucos...

    aprende o desenho basico de cada acorde primeiro
    dpois suas variaçoes,
    dpois os acidentes, intervalos, essas coisas...

    o simples vem primeiro!

    hpppilatti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Parabéns Leandro. Vejo que levas a sério nosso fórum.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    hpppilatti
    Parabéns Leandro. Vejo que levas a sério nosso fórum.

    E aí tudo bem?

    Valeu cara!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se le uma cifra?