Como tirar uma música somente escutando ( sem cifra , partitura ou tablatura ) ?

    Autor Mensagem
    Altintop
    Veterano
    # jul/10


    Sei que é meio impossível para mim pois so toco violão ha 7 meses e não sei nada de teoria musical . Mas em que devo começar para que possa conseguir tal feito e deixar a dependência das malditas cifras ?

    Por onde começo ?

    TerraSkilll
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Altintop
    Não é imposssível. Estude acordes, escalas e harmonia, para entender a relação entre as notas musicais, além de treinar a identificação de tons. Ouça muitas músicas diferentes e tente identificar as notas que estão sendo tocadas. Não precisa ser exato (identifique que é um sol antes de querer descobrir se é um Gsus7 ou um G/B).

    Não há fórmula. Essa "capacidade" vem com o tempo e treino. E cifras não são "malditas". Você não tem memória de computador, pode precisar delas um dia.

    Abraço.

    Gnarus
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Altintop

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

    Usa a busca que tem muita coisa sobre teoria.
    Toca os baixos (notas graves) do acorde junto com a música e tente encontrar as notas certas. Depois analisa os intervalos entre estas notas e assim tu descobre o campo harmonico (o topico que citei é sobre campo harmonico)

    Feito...

    xavy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    é kra, é meio que costume... com o tempo vc adquiri "ouvido" para fazer isso com uma certa facilidade...

    para começar a compreender como vc deve começar a estudar campos harmônicos e escutar muita música, sempre atentando para os detalhes.

    abrass

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Altintop
    toco violão ha 7 meses e não sei nada de teoria musical

    Aprenda sequência harmônica. Depois fica fácil!
    Com *7 meses de aula já dá pra tocar "meu pintinho amarelinho" de ouvido.

    *De aula, e não tentando aprender a tocar sozinho!

    Um abraço

    Mauvado
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    já que tocaram no assunto...
    É possível tirar uma música enquanto ouve?
    O maestro/professor fez isso hoje com uma musiquinha q tava tocando na radio, sinceramente, não acreditei que isso seja possivel, mesmo vendo ele fazê-lo.
    É possivel ou ele é cheater?

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Mauvado
    é sim, dependendo da musica.

    se ela nao for muito complexa (musicas pop que tocam na radio em geral nao sao), e a pessoa tiver bom conhecimento de teoria e experiencia, é possivel tirar praticamente toda em uma ouvida.

    iurycaculla44
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    cara aprende campo harmonico q fica facil

    Mauvado
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki

    Era beatles eu acho, devia ser do pc dele.
    Me deu um ânimo pra estuda harmonia agora.
    hahaha

    has4
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: has4
    · votar


    Para tentar ajudá-lo, repito o que havia respondido em outro tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/112391/ mas aqui, dei uma reformulada na minha resposta anterior. Digamos que seja uma forma de exercitar, na prática e realmente de ouvido:



    1º de tudo: Ouvindo muita música.

    2º liga o rádio q isso aí é Rock'n'roll = Liga o rádio e fica tocando em cima do que vc tiver ouvindo, qualquer música, deixa acontecer... errar à vontade (dar NOTA FORA à vontade), afinal, vc não está em um show... assim, vc acostumará a buscar as notas do instrumento de acordo com o que você está ouvindo... Pode dar 'nota fora' à vontade! Não discrimine música alguma, deixa o rádio rolar o que vier... e vai em cima (da MÚSICA)!

    3º É mais ouvido do que TÉCNICA... então, o que vc ouve, vc pode executar... melhora ainda: o que você conseguir cantarolar (cantar, assoviar) afinadinho, vc poderá tentar tirar nota por nota... procure músicas com uma melodia simples (NÃO COMECE com solos complicados não)! O que conseguir repetir com a voz, dá pra tirar no instrumento... mas tem que ser afinado.

    4º Estudar escalas ajuda pacas (pentatônica, mixolídia, doriana, arabica, niponica, tudo o que puder estudar de escalas ajudará)

    5º Quando for solos complicados e velozes, há sistema de diminuição da velocidade sem mudar a tonalidade.. que dá a oportunidade de ouvir devagar e portanto tirar a melodia devagar (ou harmonia se for instrumento harmonico). Para isso, há o windows media player, por exemplo, e com ele você pode retardar o andamento sem alterar a afinação de uma música, assim, vc poderá ouvir num andamento mais lento a música escolhida para ser tirada. Então, no media player, por exemplo, vá no menu 'Reproduzir', e, em 'Velocidade de Reprodução', ali você terá as três opções: 'rápido, normal e lento', escolha a opção 'lento', daí, vc ouvirá a música lenta, porém, sem mudar a tonalidade.

    à parte: hoje muitos tem (sem o circunflexo? rsrs) estes recursos; antes, para tirarmos músicas, tínhamos que usar os toca-discos com os bolachões (vinil) e mudávamos a rotação, mas também o andamento mudava junto... conseguíamos tirar os solos, mas tínhamos sempre que transportar o que tirávamos. Hoje, tudo está bem mais fácil... nem revistinhas (c/ cifras) compramos mais, pois achamos as músicas cifradas por aí! rsrsrs

    ENFIM = Tentar e tentar... sozinho mesmo... nunca ouvi falar em regras básicas, acho que não desafinar poderia ser a principal de todas, mas a única que posso garantir que existe é que: TEMPO e PACIÊNCIA é o canal pra fazer isso!

    Emobra não os conheça, ouvi dizer que EXISTEM Livros que dão toques sobre IMPROVISAÇÃO! Aqui mesmo, neste tópico, foi mencionado um bom tópico para leitura, sobre harmonia, etc.

    ENTÃO, vá lá! BOA SORTE... eu tb tô nessa aí, não sou expert no assunto nem nisso não, mas tô fazendo assim e talvez sirva pra vc tb e para alguém mais!


    Olha, há muitos tópicos sobre este assunto aqui no FCC, por exemplo, abaixo, colei outro texto interessante sobre o assunto, publicado em 2004 por Ronin, daqui do FCC:


    Este é um texto que disponibilizei no meu site. Está um pouco desatualizado, mas ainda pode dar uma ajuda.
    .....................................................

    ALGUMAS DICAS PARA TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO

    Raphael Mr.IO Bonelli
    www.rbonelli.hpg.com.br


    Bem, este texto não tem a intenção de ser a última palavra, nem o
    grande milagre de como se tirar sons de ouvido. A primeira regra básica, é
    claro, é o treinamento, ou seja, tirar o maior número de músicas possíveis
    e estudar muito contra-baixo. Uma dica sobre o estudo:

    Sempre que fizer estudos no seu instrumento, reserve um tempo para
    estudos auditivos, ou seja, toque escalas (qualquer, principalmente a
    cromática) lentamente de maneira que você ouça cada nota soando. Assim seu
    cérebro vai se acostumar com o som das notas. (cheque a afinação antes).


    PRIMEIROS PASSOS

    Antes de mais nada: Não ligue o som e tente sair tocando.

    Um primeiro passo justificável é conseguir as cifras (violão e gui-
    tarra) da música que você vai tirar, apesar de não resolver o problema ela
    vai lhe dar alguma direção sobre de onde começar. Mas isto não é imperativo
    já que você pode tirar a canção do zero mesmo.

    Básico. Primeiro coloque o som, e deixe seu instrumento bem longe.
    Escute a música diversas vezes (o número de vezes vai depender da comple-
    xidade da música), solfeje a música diversas vezes (mentalmente ou em voz
    alta) até notar que você está certo da existência de cada nota. Tente ligar
    a linha de baixo aos outros instrumentos e a voz (tenha uma idéia da letra)
    para mapear mais facilmente a música.

    Neste ponto você deve estar com a canção quase toda na cabeça, e
    poderia assoviá-la, por exemplo, se fosse necessário.

    Agora reparta a canção em pedaços: Introdução, estrofe, refrão,
    bridge e etc... tente entender o padrão de cada parte da música e como
    ela se repete. Algumas canção dão a impressão de terem sido completamente
    improvisadas, não havendo muitas repetições, mas músicas de estúdio quase
    sempre tem partes bem óbvias que se repetem conforme um padrão.


    AGORA PODE PEGAR O INSTUMENTO

    Tendo feito isto, você pode pegar o instrumento.

    O primeiro passo com o intrumento é ligar a música e retirar a 1a.
    nota da música, pois quase sempre ela indica o tom da música e conhecendo
    o tom vai facilitar o entendimento da mesma.

    Agora vá tirando o som, por partes (lembrá-se da divisão que você
    fez no início?), de maneira que você nunca deixe o som rolar demais, faça
    assim: Escute alguns segundos da música (o espaço de poucas notas) e pause
    o som, tire estas notas e passe a diante... de tempos em tempos rebobine a
    canção do início e toque desde o cameço até a parte que você já tirou,
    para testar a integridade das partes.

    Vá com calma, sem pressa. Escutar e tirar nota por nota é mais
    simples do que tentar tirar uma estrofe inteira.


    *DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DICAS*DIC AS*

    Aqui eu colecionei algumas dicas que recolhi com amigos e com a
    experiência.

    - Estude seus baixistas favoritos, eles costumam ter uma pegada muito
    características, frases e escalas que costumam usar. Você vai ver que
    depois de tirar umas quatro músicas de um mesmo baixista você começar
    a notar estes padrões.

    - Cheque sempre a afinação do seu instrumento antes de começar a tirar,
    as vezes você passa altos tempo vendo que não consegue encontrar as
    notas só para descobrir que a afinação está errada.

    - Pela manhã, é o melhor horário para tentar tirar música... depois de
    você ter dormido bem uma noite toda, e seu ouvido ainda não estará
    saturado pelo som do dia-a-dia.

    - Alguns programas podem ajudar, o MP3 é uma grande mão na roda pela
    facilidade de ir a certos pontos da música. Procure pelo WINAMP 2.71
    em "www.winamp.com", depois de pegá-lo, procure no mesmo site o
    plug-in "PACEMAKER", ele consegue diminuir uma música em 50% da ve-
    locidade sem alterar o tom das notas.

    - Estude, estude, estude... escalas, modos, e etc... depois de um tempo
    certas escalas ficam tão fixas na sua cabeça que ao escutar você já
    saca o que está acontecendo...

    - Não perca muito tempo tirando canções que não tenham uma linha fíxa
    de baixo (ou seja, que o baixista fica improvisando), faça o mesmo,
    tire apenas uma base do que ele faz e improvise sobre aquilo, vai
    fazer bem para seu nível de improvíso.


    EternoRocker
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ouça muita, muita música... Pq vc come a sacar as nuances das notas.

    Estude o campo harmonico... Vai facilitar na hora de encaixar os acordes.

    O resto é natural...

    Obs.: Tem muito carinha cheater por aí sim... que já sabe tocar certas musicas e fala que ta tirando ali na hora... nem se surpreenda muito com isso.

    has4
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Esqueci de dizer que há também uma interessante ferramenta disponível aos músicos para que músicas e solos sejam tirados, e não devemos nunca descartá-la, afinal tudo o que existir para facilitar ser tirada uma múcisa é muito bem vindo:

    GUITAR PRO.

    Mas convém que o músico force a barra trabalhando os ouvidos, do contrário, não será tirar música de ouvido.

    YOUTUBE - há vídeos com algumas músicas já tiradas por outras pessoas que se interessam em ajudar outras pessoas que queiram tirar as mesmas músicas.

    Já disseram acima que, devemos buscar as LETRAS CIFRADAS para obtermos mais ajudas.

    Enfim, o que de fato importará no final das contas é que a música seja bem tirada e bem executada. A forma e como o músico a aprendeu não importará numa apresentação ao vivo.

    Eliveltonhuck
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tenho 2 anos de violão e não consigo tirar solos de musicas!o q posso fazer para minha melhoria???e como saber se é exata um acorde tipo G/B,C9 ou um D4????

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eliveltonhuck

    não consigo tirar solos de musicas!o q posso fazer para minha melhoria???e como saber se é exata um acorde tipo G/B,C9 ou um D4????

    Você brigou com seu violão? Se sim, faça as pazes, se não fortaleça mais ainda a amizade, vire aquele amigo chiclete de seu violão, ouça suas músicas prediletas com ele, toque nele, e acima de tudo, como em toda relação de amizade/conjugal/tabalho/etc, você tem que escutar o outro. Preste atenção em todos os acordes que seu violão fala. Quanto mais você escutar, mais se familiarizará.

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eliveltonhuck

    Acho mais fácil identificar um acorde do que alguns solos... Por exemplo o G/ B, eu ainda confundo com o G, o C9 não identifico logo, mas o D4 eu ja to ligado... quanto mais você escuta músicas que sabe tocar, e quanto mais você pratica (não tocar por tocar, preste atenção no som do acorde) mais você entende. Até a afinação as vezes, você percebe.

    quanto aos solos, eu ainda não pego muito,a depender do solo eu tiro, mas demora pacas rs tenho que escutar mais meu violão. Comece tentando solos fáceis. Ou simplismente tentando tirar a letra da música no instrumento.

    Ah, não se esqueça da fórmula ouvir stop rdw play stop... quantas vezes for necessário e se não se importar em danificar o cd player ou cd ou seja la onde for reproduzir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tirar uma música somente escutando ( sem cifra , partitura ou tablatura ) ?