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      Sequências de notas - samba

      Autor Mensagem
      andrepipoca
      Veterano
      # jan/07


      E aí galera do fórum!
      Sempre que eu toco em algumas rodas de samba sempre ouço alguém falar "essa musica é na seqüência de F" ou "essa musica é na seqüência de D" e etc.

      Gostaria de saber se alguém poderia ajudar me passando essas seqüências, se possível das notas menores também.
      (há tempos que eu venho procurando na internet e não acho)

      Acredito que muitos têm a mesma dúvida que eu, abraços.

      thifm
      Veterano
      # jan/07
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      andrepipoca
      Isso tem a ver com "Campo Harmonico" e "Cadências"

      Estude um pouco os dois assuntos nessa ordem, talvez facilite.

      um site legal: www.bendseligados.hpg.com.br

      EroSenin
      Veterano
      # jan/07
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      Cara, isto é uma longa história. Vc tem paciencia de esperar eu lhe explicar?

      andrepipoca
      Veterano
      # jan/07 · Editado por: andrepipoca
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      Pow cara se vc tive a boa vontade eu agradeço de coração....
      se quiser me passa apenas 2 sequencias F e Fm o depois eu abaixo os tons

      Isso ia me ajudar bastante, tem a moral?

      andrepipoca
      Veterano
      # jan/07
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      Kd a galera do samba???
      Pôw ajuda aê!!!

      Abraços

      Rgi
      Veterano
      # jan/07
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      EroSenin qual a dessa de E7 A6 C7 D5 com se chega nisso

      Rgi
      Veterano
      # jan/07
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      Alguem poderia me ajudar a indentificar essas notas ai qual é a teoria disso ? muito obrigado

      andrepipoca
      Veterano
      # jan/08
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      E aí galera, estou aqui ainda na minha busca pelas sequencias harmonicas do samba.

      Alguem que toca samba aí poderia me ajudar... ou pelo menos me dê uma dica de onde e o que estudar para aprender

      Conto com a ajuda de vcs... abraços

      Mega
      Veterano
      # jan/08
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      Véi, minha praia sempre foi violão erudito. Mas eu toco uns sambas. Só não saberia lhe indicar uma base teórica abstrata. Mas se quiser, eis aqui uma sugestão que não há como errar: escute Chico Buarque, tente tirar de ouvido, ou então pegue as cifras mesmo. Chico Buarque tem samba de todo tipo e para todos os gostos, saque as harmonias e melodias e tente encontrar algum padrão. E é bom também estudar Bossa nova, já que o comportamento harmônico se assemelha. Espero ter ajudado.

      Mega
      Veterano
      # jan/08
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      ah, e uma característica do samba é o ritmo sincopado. Particularmente, eu demorei bastante pra dominar isso e até hoje tenho um pouco de dificuldades.

      thiaguinhu
      Veterano
      # jan/08
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      eu tb achava que samba era fácil ...

      thiaguinhu
      Veterano
      # jan/08
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      eu tb achava que samba era fácil ...

      thiaguinhu
      Veterano
      # jan/08
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      eu tb achava que samba era fácil ...

      Mega
      Veterano
      # jan/08
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      thiaguinhu
      triplo pra dar ênfase à dificuldade?

      Felipe_MP
      Veterano
      # jan/08
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      andrepipoca

      Tá fazendo quase um ano já, acredito que já deve ter pego sequencias de samba, bom eu toco pagode e samba, pela melodia de qualquer música eu pego a harmonia, é claro que se eu conhecer a música fica muito mais fácil, mas em rodas de samba você tem que saber improvisar, tem que ter boa percepção de harmonia, por exemplo se rolar o tom de C

      com certeza poderá começar com C G7 (preparação para o começo) e quando iniciar é só seguir a melodia, exemplo C A7 Dm G7 (essa á a sequancia básica da maioria dos sambas).

      Bom espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ae.

      andrepipoca
      Veterano
      # jan/08 · Editado por: andrepipoca
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      Finalmente uma luz!!!....rs
      Felipe_MP, obrigado pela dica.. com certeza isso me ajudará muito.

      O que acontece é o seguinte, em rodas eu toco apenas as musicas que eu ja conheço, ja sei todos os acordes... porém vira e mexe muda o samba e alguém avisa: - Sequencia de D e vamo embora!...

      É aí que entra a minha dificildade... eu não sei essas sequencias.

      Eu estou estudando isso há algum tempo, se vc puder me dar umas dicas eu ficaria muito grato.

      Se quiser me escreva andrepipoca@hotmail.com ou se alguem tiver algo a acresentar....

      Valeu Pessoal!

      Felipe_MP
      Veterano
      # jan/08
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      andrepipoca


      é bom você estudar bastante improviso, uma dica que tive do meu mestre, aprenda a escutar mais a melodia da música, pois com ela vc consegue acompanha-la de qualquer forma.

      Minha dica é, pegue esse exemplo que te dei e crie frases pequenas no violão, você verá que em 90% dos casos você vai tirar onda na roda, mas é claro que tanto eu quanto você temos que estudar muito, pois música é um eterno aprendizado.

      Bom está dado o recado, qualquer coisa estamos por ae, ou aki ou la no forum dos Teclados(estou sempre mais lá to começando aki agora).

      Gosta de pagode? então veja a gravação da minha banda, la eu gravei Dois Violões(Nylon solo e base), Piano e teclados. e a segunda música é só voz e violão (sou eu no violão).
      www.marromprovokant.palcomp3.com.br

      Abraços e boa música.

      andrepipoca
      Veterano
      # jan/08
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      Pow Felipe_MP, valeu mesmo...
      Tenho certeza que muita gente vai se beneficiar com essas dicas...Vou estudar tudo isso!

      Com certeza vou ouvir o seu som!... mais uma vez obrigado

      E quem tiver mais dicas para acresentar sobre as sequencias, postem aí... vamos nos ajudando

      Abraços

      Felipe_MP
      Veterano
      # fev/08
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      andrepipoca

      amigo como anda as rodas de samba??

      qualquer coisa posta ae amigo.

      Abraços.

      willy_
      Veterano
      # set/08
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      não sei se alguem ainda vai ver issu aqui ainda maisss
      as seguancias basicas são
      F D7 Gm C7
      ai pode transpor para vários tons porém não pensa que vai chegar numa roda assim e vai tocar
      essa eh a sequancia simples, tem a subida, a decida, a relativa, de cada tom ao menos aqui em floripa são os nomes que se dão
      por exemplo F Am Cm F7 Bb Bbm Am D7 G7 Gm C7 eh uma subida de F, muitas vezes eles usam uma sequancia simples no refrão e outra no resto da musica, da uma olhada na musica do fundo de quintal a batucada dos nossos tantans, mas não eh assim fácil como parece
      vc tem que estudar, participar das rodar, e mesmo sabendo as sequências vc tem que conhecer as musicas, pra saber se tem que fazer uma subida, uma relativa, uam caida, se muda de tom em alguma parte.
      ai essa sequancia eh a básica neh, vc estuda coloca algumas 9ª 6ª 4ª algumas notas diminutas pra dar um brilho, e por ai vai.

      TioAle
      Veterano
      # set/08
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      estude campos harmônicos e encadeamento de acordes... vou usar as sequencias do willy_gingaê com umas pequenas variações, para exemplificar...


      F D7 Gm C7 = muito usada em partidos altos
      F7+ Am7 Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 D7/9 Gm7 C7 = usadas nos dolentes, pode-se misturar as duas muito usada da seguinte forma

      F7+ D7/9 Gm7 C7 "aqui é onde existe a "caída" ao invés de voltar ao F faz o dó menor " Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 D7/9 Gm7 C7

      acho q foi entendido... lembrese de treinar essas sequencias em outros tons.

      Bolo de laranja
      Veterano
      # set/08
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      "Você quiz dizer no título:Cadências de samba?"

      Abraço

      willy_
      Veterano
      # set/08
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      Boa TioAle esqueci de explicar onde era a caida, a sequencia que eu passei eh a base, vc jah passou uma melhorada, e da ainda pra colocar mais coisa, (ao menos no violão sei que da, no cavaquinho jah não sie muito o que da de fazer pois não eh mito a minha área) mas acho que issu tem que deixar as pessoas desenvolverem, as vezes não eh muito interessante dar tudo de mão beijada para não deixarem de estudar.
      abraço

      TioAle
      Veterano
      # set/08
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      willy_gingaê
      com certeza.. só quis mostrar que existem possibilidades dentro de um mesmo encadeamento.

      o cavaquinho te restringe por vc só ter 4 cordas.. as vezes não consegue colocar mais notas num único acorde por falta de cordas.

      willy_
      Veterano
      # set/08
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      TioAle
      com certeza da pra utilizar várias variações inclusive alguns emprétimos modais.
      em relação ao cavaco algumas duvidas que tenho eh por exemplo, no violão as vezes usamos G7/9/4 e da uma escorregada com os dedos 1 e 2, para preparar pra dó.
      no cavaco acho que não tem como
      poiseh soh tem 4 cordas, e vai desmontar a tríade de G.
      mas eh issu ai abraço!!!

      Felipe_MP
      Veterano
      # set/08
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      Esse tópico está muito educativo, então vamos lá.

      TioAle

      Sua base está muito boa amigo, isso parece até ser padrão nas rodas não é???? só acho que você tb poderia colocar os diminutos que tb são bastante usados, mas como você não fez eu faço.

      Galera o acorde diminuto é akele que todos sabem, tem um som bonito e de suspense, assim como os acordes com Sétima, um acorde de chamada para outro normalmente, no samba ele é muito utilizado no lugar de um acorde com sétima, normalmente o acorde diminuto foge da linha melódica, é assim que ele aparece mais, pegando como exemplo a base criada aki pelo nosso amigo TioAle.

      Base Original:
      F7+ D7/9 Gm7 C7 Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 D7/9 Gm7 C7

      Base com Diminuto:
      F7+ D7/9 Gm7 C7 Cm7 F7/9 Bb7+ Bb6 Bbm6 Am7 G#° Gm7 C7

      É isso ae galera, e não esqueçam de treinar em outros tons, abraço.

      supermulti
      Revelação e Virtuose
      Prêmio FCC violão 2008
      # set/08
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      andrepipoca

      Sequência de fá maior -> ||: F7+ | D7/-9 (ou D7/9+) | Gm7 | C7/9 (ou Bb/C, ou F#7/-5) :||

      Use o D7/-9 ou o D7/9+, ao invés de D7/9 (fica bastante interessante, encadeando para Gm7).

      TioAle
      Veterano
      # out/08
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      Felipe_MP

      gosto do uso dos diminutos como preparação de acordes menores, realmente causa uma boa impressão sonora!!!

      huiahaiuhaiuhaihaihaih
      de onde eu tirei "boa impressão sonora"? huiahuiah

      Felipe_MP
      Veterano
      # out/08
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      TioAle

      gosto do uso dos diminutos como preparação de acordes menores, realmente causa uma boa impressão sonora!!!


      falou bunito.hehe

      LUPA
      Veterano
      # dez/08
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      SALVE GALERA - Am7/9 NA 5° CASA COMO INVERSÃO PODE SER UTILIZADO EM MÚSICAS DE TOM Am FICA MAIS INTENSO

      ANTES DE FAZER UM ACORDE COM 7 - FAÇA-O COM 4 EX: GSUS4(SOL COM 4 OU SETIMA E QUARTA PARA ALGUNS ) G7( SOL COM SETIMA)
      DA UM CAMINHO MAIS TRILHADO ATÉ CHEGAR NA NOTA DESTINADA NO CASO O C(DÓ)


      ACORDES COM 6/9 SÃO MAIS ACEITAVEIS QUANDO A MÚSICA COMEÇAR EM ACORDES NATURAIS POR EXEMPLO: TOM D >>> D6/9

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