Problemas com o ensino musical

    Autor Mensagem
    Fernando Faria
    Veterano
    # dez/06


    Galera é o següinte, há algum tempo atrás entrei em uma escola de música e o professor me ensinou aquilo que dava pra aprender sozinho, batidas, alguns acordes que ele desenhava e me passava cifra,cifra,cifra, um dia fiquei de saco cheio e saí da escola porque o que ele me passava eu poderia encontrar em qualquer site de cifras por aí.
    Fiquei um tempo afastado e acabei descobrindo que havia um conservatório em minha cidade(santo andré) e como sempre ouço muito os músicos falarem de conservatório resolvi entrar lá.
    Haviam dois cursos:violão popular(livre) e violão erudito(7 anos), resolvi pegar o popular com medo de não conseguir encarar o erudito, até aqui tocava os pops da vida, fato é que mesmo estando no curso de violão popular, de popular eu não peguei praticamente nada.
    O professor na primeira aula pediu pra eu tocar alguma música, pediu pra eu fazer uns exercícios lá e ele disse que leitura de partitura seria importante e se eu não me importasse que ele gostaria de passar isso pra mim.
    Eu concordei porque partitura é algo que passávamos longe na outra escola, só que já se passou um ano e meio e eu só peguei música erudita, estou meio saturado disso, quero tocar djavan,joão bosco, jobin,guinga,toquinho entre outros, o que fazer?

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Fernando Faria
    Cara, na moral acho que vc deveria pedir pro seu professor variar o ensino em relação às músicas passadas nas aulas. Se ele for um cara granfino ele vai acatar sua idéia, se não for ele vai dizer: "Mas estas músicas são para vc se aprofundar nisso ou aquilo..." Mas vc pode dizer que quando se toca com prazer o aprendizado é bem melhor!
    Espero que vc se saia bem nessa!

    LuizJu88
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Fernando Faria
    Conversa com ele numa boa...chegue num consenso e talz...
    meu professor começou me passando varios estudos eruditos preu pegar técnica e fluência em leitura..
    Depois de um tempo ele deixou aberto pra q eu pudesse direcionar as aulas caso eu quisesse, se eu nao falasse nada ele ia continuar passando peças e estudos pra melhorar onde ele achava q minha tecnica ainda nao estava apurada...

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    LuizJu88
    Cara seu professor é gente boa hein! Que bom que vc encontrou alguém legal pra te ensinar!

    LuizJu88
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tamuriano
    Pois eh kra...estudei uns 4 anos com ele mas tive q parar por falta de tempo...pretendo voltar um dia...manja mto!

    Meu professor de guitarra era no mesmo esquema...ele ia passando tecnicas e teoria mas deixava aberto pra eu levar algo, pedir ajuda em alguma coisa e tal...acho assim melhor..prefiro estudar assim do q seguindo rigorosamente um cronograma...mas infelizmente parei tb depois de 3 anos...agora quero ver se continuo a estudar guitarra em 2007

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    LuizJu88
    É bom seguir o cronograma de estudo mas ele não pode ser a "lei absoluta" das aulas... É isso que eu acho e seus professores estão com razão!

    Maneko
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    O cara toca muito mesmo!

    Fernando Faria
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    uma justificativa que ele me deu é de que, o erudito desenvolve muito mais a técnica, não que eu discorde dele, mas eu sou brasileiro pô, têm várias músicas lindas mas eu curto tb uns ritmos mais "quebrados", swingue, cara de Brasil, vou tentar falar com ele, o meu único receio é pq no conservatório apesar de ser mais "chato", sei que me desenvolvo mais, do que pegando cifras com outro professor pra tocar.
    Quero algo mais do que tocar em cima de uma cifra, se está errada eu me f... pq não sei consertar, improvisar outros acordes, criar alguma melodia em cima disso, não me sinto desenvolver como músicas, pegar cifras e tocar não é isso, não conhecer os acordes e olhar o desenho deles pra isso tb não é ser músico, tô meio perdido.
    Mas vou trocar uma idéia com o cara.

    Tamuriano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Fernando Faria
    Faz isso mesmo hermano!

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cra seguinte heheh pelo jeito vc é um aluno um pouco "exigente"então vou te dar duas sugestoes...Pege um curso que "mescle"(odeio essa palavra mais d quaquer jeito)violao erudito e popular e acho que você poderia se interesar por teoria tambem...

    ou...


    Compre livros existem muitos que explicam sobre ritmos formçaoa de aocrdes...etc etc etc...

    é isso aih...

    Tamuriano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bruh_figura
    Teoria é uma boa!

    Fernando Faria
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Sobre teoria, esse ano abre turma de teoria no conservatório, começo acho que em março, agora quanto ao repertório vou ver como vai rolar,rs.

    Mais alguém aqui estuda/estudou em conservatório pra comentar como é que rola?

    MeTaL HeRo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fernando Faria

    Porque tú não estuda popular por conta, já que tú tens a base do erudito(particularmente eu acho mais complicado), pro popular fica mais fácil

    Fernando Faria
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    estudar popular por conta como? Pegando cifra na internet e tocando?

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: leandro rodrigues
    · votar


    Fernando Faria


    Mais alguém aqui estuda/estudou em conservatório pra comentar como é que rola?

    Já estudei em conservatório, e me arrependo até hoje( é minha opinião )

    No conservatório, eles só enrolam e as aulas são muito de vagar além do mais são sempre rígidos com o horário. Alguns professores são bons para te ensinar, outros não.

    Depois eu entrei em uma escola particular, onde se dá aulas individuais e o horário sempre passa do horário. O professor ensina melhor, e você pode combinar com ele o que você quer realmente. Ex: Ele me dá uma partitura com a música X, eu falo essa eu não quero, ele me passa outra que EU escolher. Quando ele for passar outra lição, eu falo: Eu quero continuar com a mesma lição, e por aí vai. Você tem mais liberdade com o professor.

    Estudo até hoje com o mesmo professor, e NÃO voltaria mais estudar em nenhum CONSERVATÓRIO.

    MeTaL HeRo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    estudar popular por conta como? Pegando cifra na internet e tocando?

    já é um bom princípio cara!!!

    mas o mais interessante mesmo é você, além de tocar, saber o que está tocando, a prática é muito importante, mas sempre aliada à teoria!

    abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com o ensino musical