epiphone EJ-200 CE X Takamine EG-523SC

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


danilo coan ramos
Até entram, pela faixa de preço. Mas não foi em tese desse modo que o tópico começou, mas se notar, falamos dos CPX aqui pelo meio.

Del-Rei
Veterano
# ago/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


danilo coan ramos

Fala, cara!!!

Pô, valeu pelo comentário!
Sobre o CPX, eu já havia considerado, mas meio que desisti quando percebi que ele era, na verdade, um pouco menor que os jumbos padrões. Eu queria um jumbão mesmo. (Na verdade, ainda estou na dúvida entre o jumbo e o folk.. haha).

E tem outro problema, que pra mim é importante: O case pra ele. Até mesmo aqui no FCC tem umas discussões sobre a dificuldade de achar cases para ele.

Por isso dei uma esfriada em relação ao CPX.
Mas em relação à sonoridade, acredito mesmo que deva ser excepcional.

Hoje, estou na dúvida entre 2 modelos de cada:
Jumbo:Crafter SM-ROSE e o Cort CJ-10X.
Folk: Cort MR710 e Crafter DE/7N



OBS:
Pelo rumo que o tópico tomou, estou fugindo completamente.
Será que é melhor criar outro?

Falou!!!



Um aceno de longe!!!
(E um duplo-twist carpado pro danilo coan ramos.. hehe)
\o/

slow134
Veterano
# ago/10
· votar


E aí kikopap, acho q os dois sao bons, mas vc tambem pode procurar outros violoes nessa faixa de preço.

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


slow134

Você lê mesmo o tópico... ahahaha!
Mas valeu pela ajuda mesmo assim... haha



Um aceno de longe!!!

danilo coan ramos
Veterano
# ago/10
· votar


hahahahahahahh

aiai.... santas tarrachas batman..

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


Fala, galera!
Bom, só pra constar, eu fui à loja Planeta Rock, no Barrashopping e testei 3 modelos: Epiphone EJ-200CE, Takamine EG-523SC e o Crafter Bubinga TB.

O Epiphone foi a impressão que eu já esperava, som meio fraquinho, sem os graves característicos de um Jumbo. Mas o braço dele é bem confortável de tocar... Gostei da tocabilidade, mas o som não.

O Takamine era um modelo koreano, e achei razoável... dizem que os chineses que são ruinzinhos. Achei um som bem melhor que o Epiphone, mas ainda esperava mais de um Jumbo. Tocabilidade ótima também. E estava com uma rachadura de leve no braço... parecia que o braço estava saindo do bojo.

Achei o Crafter o melhor dos 3 na questão do som. Som alto e definido. Excelente. As cordas estavam um pouco altas, mas isso é questão de regulagem. Gostei MUITO.
Só não comprei porque eu procuro o SM-Rose.

Em questão de sonoridade, considerando como 10 sendo o melhor, eu qualificaria:
Crafter - 10
Takamine - 7,5
Epiphone - 5,5

Oh, dúvida cruel.....



Um aceno de longe!!!

danilo coan ramos
Veterano
# ago/10
· votar


Mano.. to falando...... exprimente o Cort.... Tanto o CJ5X como o CJ10X... te digo..... vc vai se surpreender, alem do preço ser melhor.

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


danilo coan ramos

Fala, cara!!
Pois é, os Corts's que esu estou atrás são o CJ10X e o MR710F, mas não havia nenhum na loja.

Atualmente minha dúvida gira em torno destes dois e dos Crafters DE7/N e SM-Rose.

Mas não consegui nenhum destes pra testar.

Putz... que tristeza... hehe.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

gilneirodrigo
Veterano
# ago/10
· votar


sem duvidas o CORT CJ10X é um bom violao... eu tenho um :D
som encorpado, otimo acustico... captaçao TOP
vc brinca de tocar, ele te ensina a tocar.. (;

Pinhata
Veterano
# set/10
· votar


Cara, peguei um SM-ROSE na quarta-feira e posso te falar uma coisa, maravilhoso, acabamento perfeito e qualidade sonora impecável. Tinha aberto até um tópico sobre praticamente o mesmo assunto: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/240726/p0#7007843

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Pinhata

gilneirodrigo


Fala!!!

Comprei o Cort MR710FM (Flamed Maple).
Espetacular!!!

Lindo, o som é sensacional.
Testei os 2 Crafter's (SM-Rose e DE7/N), mas os Cort's me pareceram ter um melhor desempenho.

A captação do CJ10X é profissa mesmo... tanto visual quanto sonoramente. De qualquer forma, a do MR710 não deixa a desejar não!!!

Mas, não sei porque, o MR710 tinha um som mais alto desplugado, e nem era corda velha do CJ10X, porque estavam novas também!
Achei que o Jumbo deveria ter o som mais alto... mas achei ele apenas com mais graves.

Veio com cordas 0.012 (duras) e um pouco altas.
Vou trocar pra 0.010 e abaixar um pouco o rastilho!!

Certamente, a Cort tem uma excelente qualidade com preços muito justos!

Feliz da vida!!!



Um aceno de longe!!!

Bomsteen
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei
Fala, amigo Del-Rei!

Peço desculpas por ter prometido postar alguma gravação do meu CJ-10x e nada...
Dei uma de político, né! rsrs... Fiquei só na promessa.

Mas fico feliz pela sua satisfação na aquisição e pq vc pôde testar os candidatos antes.

Eu dei uma sumida pq meu violão passou por algumas temporadas no luthier (um pé de chinelo aki de BH, embora certificado e com mais de 15 anos de experiencia!)

Levei no cara pra primeira regulagem geral, deixei lá durante uma semana (mas o cara mexeu na última meia-hora) e pra minha surpresa, voltou trastejando e com as oitavas mal ajustadas...

Voltei lá com o violão, o cara mexeu, me devolveu e nada de melhora...
Levei de novo, e nada...

Vivi um tempo de "depressão pós-compra" por ter gastado tanto e ver meu violão daquele jeito.

Embora da última vez em que ele mexeu, tenha cessado o trastejamento (pôs um calço de PVC no rastilho), ainda não gostei, pois o violão perdeu muito em sustain por não ter o contato direto do rastilho com o cavalete/tampo.

Resultado: o todo glorioso Cort CJ-10x está com um som meia-boca à espera de que o dono arrume mais uma grana pra levar num luthier de verdade!

Esse é o meu desabafo e o motivo pelo qual não pude postar um som...

Então, cara, parabéns mais uma vez pela aquisição!
Um forte abraç..., oops, um aceno à distância!!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Bomsteen

Fala, meu caro!!


Peço desculpas por ter prometido postar alguma gravação do meu CJ-10x e nada...
Dei uma de político, né! rsrs... Fiquei só na promessa.


Pô, nem se preocupe com isso. Sei que não foi de má fé!


Levei no cara pra primeira regulagem geral, deixei lá durante uma semana (mas o cara mexeu na última meia-hora) e pra minha surpresa, voltou trastejando e com as oitavas mal ajustadas...

Cara, nunca entendi como se ajusta oitavas em um violão, pois as cordas não têm ajustes independentes... ficam no rastilho.
Como é feito isso?


Embora da última vez em que ele mexeu, tenha cessado o trastejamento (pôs um calço de PVC no rastilho), ainda não gostei, pois o violão perdeu muito em sustain por não ter o contato direto do rastilho com o cavalete/tampo.

PVC no rastilho??? Putz.... sem comentários!!!

Cara, você não pensa em "meter a mão na massa"?
Compre um rastilho de osso, e lixe devagar até conseguir as medidas certas.
Certamente o seu Cort veio com um rastilho de plástico sobressalente, né?
Se não der certo, vc coloca o reserva até levar no luthier mesmo.

É um crime fazer deixar um violão destes nesse estado.

Bom, sorte ae na sua jornada, cara!!!

Falou!!!



Um "até logo" de longe!!!

:)

Bomsteen
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei
Cara, nunca entendi como se ajusta oitavas em um violão, pois as cordas não têm ajustes independentes... ficam no rastilho.
Como é feito isso?


Se não me engano, dá pra fazer um ajuste fino, lixando o rastilho na medida certa e compensando alguma eventual variação de oitava no tensor.

PVC no rastilho??? Putz.... sem comentários!!!

o cara botou tipo umas "tiras" finas de pvc para calçar o rastilho e levantar um pouco a ação das cordas a fim de evitar o trastejamento... Ficou bom não!

Cara, você não pensa em "meter a mão na massa"?

Seriamente!!
Mesmo porque eu já dou uns ajustes básicos em violões mais simples aki dos amigos... Acho que vou me lançar nessa!

Compre um rastilho de osso, e lixe devagar até conseguir as medidas certas.
Certamente o seu Cort veio com um rastilho de plástico sobressalente, né?


Adivinha?
Mandei trocar à toa! Descobri que o original já era de osso!
Vou voltar com a peça original e talvez precise de uma leve compensação no tensor... Vamos ver...

É um crime fazer deixar um violão destes nesse estado.
Bom, sorte ae na sua jornada, cara!!!


Pois é! Valeu!
Vou ver o que posso fazer e te conto o resultado...

Um aceno!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Bomsteen

Fala!!!

Se não me engano, dá pra fazer um ajuste fino, lixando o rastilho na medida certa e compensando alguma eventual variação de oitava no tensor.

Hum... bom não entendo muito desses ajustes no violão, mas acho estranho isso. É que na guitarra, o ajuste de oitavas é feito regulando o carrinho da ponte pra frente ou pra trás, não tem a ver com a altura.... Acho esquisito poder regular simplesmente pela altura do rastilho.
Bom, mas acredito em vc... eu não entendo disso mesmo.


o cara botou tipo umas "tiras" finas de pvc para calçar o rastilho e levantar um pouco a ação das cordas a fim de evitar o trastejamento... Ficou bom não!
Adivinha?
Mandei trocar à toa! Descobri que o original já era de osso!
Vou voltar com a peça original e talvez precise de uma leve compensação no tensor... Vamos ver...


Putz... o cara colocou tiras de PVC em um rastilho de osso??
Matou o osso, né? É um assassino esse cara!

Quando testei o CJ10X, não percebi que era de osso também não. Nem me liguei. É, não é à toa que ele é bem mais caro que o MR710F, quase 1K a mais (não que eu esteja desdenhando do meu, mas a captação do CJ é melhor, rastilho de osso, então muito provavelmente o nut também é de osso.. mais qualidade mesmo ).

Falou, Bomsteen!!

Aguardo seu contato!!

Valeu!!!



Um aceno de longe!!!

chico.odonto
Veterano
# jan/11
· votar


Sinceramente, nunca encontrei nenhum crafter que me agradasse...

Quanto ao Takamine EG 523, é um violão bem bonito. Chama muita atenção, pegada boa no braço... Mas tem som de violão que não é JUMBO. Deixa a desejar.

Depois de pesquisar muito, encher muito o saco dos vendedores e principalmente pesquisar muito, adquiri um Ej-200. Nada a reclamar dele. Som bem grave, característico de um verdadeiro JUMBO!!!

A captação (E-system2) dele é fantástica (ponto fraco: usa baterias tipo "moeda") muito natural com muitos graves. Os agudos e os medios ainda ficam presentes mas equilibrados com o som todo e bastante diferente do som "de plástico" (tipo um "quack" - voz de pato) do EG523.

Como já foi dito, de forma alguma o EG523 é um violão ruim. Porém eu (opinião própria) tb não gostei do som dele.

Pra finalizar, não sei quanto os modelos mais antigos, mas o meu EJ-200 tem tampo maciço em SPRUCE, conforme o site da epipnhone indica.

Segue o endereço pra conferência.

http://www.epiphone.com/default.asp?ProductID=89&CollectionID=10

Espero ter contribuído.

ABÇ

Brunomcg
Veterano
# mai/11
· votar


Eu estou querendo comprar um epiphone EJ-200 e resolvi procurar nos tópicos antigos e encontrei esse.

É curioso como cada pessoa tem uma leitura diferente sobre os mesmos violões. Um usuário achou que o EJ-200 não tem o som de jumbo e outro já disse que não achou que o Takamine tinha som de JUMBO e o Epiphone Sim. Vai entender...

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Brunomcg

É, cara... Análises são complicadas, porque além de cada pessoa dar sua opinião pessoal (subjetiva), existem violões e violões.

Um Epiphone EJ-200 CE que eu tenha testado numa loja X não necessariamente vai ter o mesmo som que o mesmo modelo EJ-200 CE na loja Y.
Infelizmente tem disso em violões feitos por linha de produção....

Cada caso é um caso.
Particularmente, não achei que o Epiphone valesse o preço que se pede....
Mas alguém pode discordar, claro... hehe.

Um aceno de longe!!!

TioAle
Veterano
# jun/11
· votar


Brunomcg

acho o mesmo q o Del-Rei


Particularmente, não achei que o Epiphone valesse o preço que se pede....


SamuelMusicc
Veterano
# set/12
· votar


É uma escolha bastante difícil. Tudo vai depender do que você está procurando. O que você quer tocar com a viola.

Eu tenho o EJ-200 e o takamine, mas o de 12 cordas. Sinceramente, o que vai me fazer escolher um ou o outro será o tipo de música que irei tocar.

Quando vejo que é uma música que tem uma pegada mais forte, uso meu EJ-200. O timbre dele soa muito melhor quando você "solta o braço" nele.

Para falar os contras do EJ-200, digo que: é bastante difícil encontrar hard-case por ser um violão maior que os outros, a bateria que é usada no pré é aquela de relógio(tbm difícil de encontrar). Mas é um excelente violão, timbre inconfundível!

Quanto ao takamine, ele tem uma captação melhor que a do Epiphone, mas perde no acabamento. Um fato interessante, quando fui comprar meu EJ-200 estava na intenção de comprar o EG-523 de 6 cordas, mas acabei desistindo porque TODOS os violões que eu havia testado nas lojas tinha uma marca no braço na parte que junta ao corpo do violão. Bom, espero ter ajudado!

Renato Franklin
Veterano
# set/12
· votar


SamuelMusicc

Amigo, concordo com tuas palavras. Você disse uma coisa que concordo plenamente. Na hora da compra de um violão, uma coisa que se deve levar em consideração é o que você vai tocar.

Eu tenho um EJ200 também, e lhe digo, esse violão pra blues e rock'n'roll é do caralho, timbre lindo.

Quando fui comprar, testei ele, o takamine 523 e um Condor (jumbo). A captação do Condor era fishman, porém ele desplugado não me agradou. O Takamine desplugado também me pareceu sem vida.

Já gravei em estúdio com o Epiphone (dps posto aqui se quiserem ouvir). Enfim, ambos são ótimos instrumentos e ambos tem prós e contas, porém voltamos naquele papo inicial, depende do que se vai tocar.

Espero ter ajudado também.
Abraços!

fabioh
Veterano
# fev/14
· votar


Tenho um Crafter Sm Rose, é um excelente violão, mas o som dele plugado não está bom. Já regulei na mesa de som no amp e nada de melhorar.
Será que é o cabo ou os captadores que não estão legais?
Obs: Tenho um Tagima Nashville e o som dele plugado tá melhor que o Crafter!
Alguém tem alguma sugestão pra mim passar???

Laudecir Hasckel
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: Laudecir Hasckel
· votar


Olá, pessoal!

Estou com dúvida na compra de um dos dois violões abaixo, e queria saber a opinião da galera:

O primeiro que vi é um Epiphone EJ 200 - CE Gold Jumbo (Made in Indonesia) de um colega meu, com apenas dois meses de uso, porém ele está sem nenhum friso ou arranhão, está perfeito!
O som dele é simplesmente incrível, porém toquei com ele apenas desplugado.
Meu colega está pedindo R$ 1800,00 por ele. Segue suas especificações:

Epiphone EJ 200 - CE NT
- Modelo: EJ-200 CE Gold
- Formato do corpo: Jumbo
- Ferragens: Douradas
- Madeira do corpo: Maple
- Madeira do braço: Maple
- Escala: Rosewood
- Trastes: 20
- Marcação: Coroa (Crown)
- Captador: eSonic 2
- Cor: Natural

O segundo é um Takamine EG 511 SSC Folk (Made in Korea) zerado! Estão pedindo R$ 2100,00 por ele. Segue suas especificações:

Takamine EG 511 SSC
- Modelo: EG 511 SSC 6 cordas
- Formato do corpo: Folk
- Número de cordas: 6
- Tipo das cordas: Aço
- Tampo: Solid Spruce
- Corpo: Mahogany
- Escala: Rosewood
- Tarraxa: Cromada
- Captação: Pré-amplificador com afinador embutido, controle de volume e de grave, médio e agudo, além de filtro de ruído.

Obrigado! :D

Jr83
Membro Novato
# ago/14
· votar


Boa tarde amigos tenho um epifhone ej200-ce, será que se eu colocar uma captador da fishiman fica melhor, pergunto porque estava em dúvida entre ele e o takamine eg523 peguei o epifhone me arrependi abraço valeu

GrandChildrenofBodom
Membro Novato
# ago/14
· votar


Amigos, só pra não deixar o tópico sem resposta:

Brunomcg

Os jumbos da Gibson tem como característica principal o grave matador, porém isso tem um preço, as frequências ficam desequilibradas, os médios são engolidos. Por isso a tendência dos outros fabricantes, mesmo em relação aos jumbos, é construir instrumentos mais equilibrados, se vc ver os Martin ou Taylor vai perceber isso.

É esse grave que entendo como "som de jumbo", mas isso não é o que vai agradar todo mundo. A tendência da Epiphone é seguir a linha Gibson, porém teve um período que os EJ220 estavam vindo sem tampo sólido, o que sem dúvida prejudicava bastante o som acústico. Não sei até que ano isso vigorou, porém os novos tem tampo sólido. Esse Takamine especificamente eu nunca escutei, posso estar falando besteira, mas pelo que conheço dos outros violões da marca, o normal deles é buscar o equilíbrio das frequências.

Laudecir Hasckel

Você realmente deveria testar os dois violões, e de preferência também de outras marcas nessa faixa de preço, podem te surpreender muito. Minha única observação é o preço do Epiphone usado do seu amigo, se vc optar por ele deveria chorar um preço melhor.

Jr83

Se vc está pensando na Presys não creio que seria uma boa, a captação Shadow original é muito boa, de igual ou melhor nível que essa. Para sentir diferença mesmo precisaria ser uma top da Fishman, da linha Premium em diante, ou de outra marca equivalente.

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


Jr83
Dê uma olhada neste review que eu fiz de três tipos de captação diferentes, dentre eles a do Epiphone EJ-200CE e a Fishman Presys Blend, e tire suas conclusões.

newfordinho
Veterano
# ago/14
· votar


Olá
Comprei o epiphone ej200 ce faz alguns dias na samash...inclusive testei o takamine eg 523, testei uns fender e talylor na faixa de 500$. Gostei mais do epiphone, som mais encorpado..( pg 400$). Tenho uma dúvida pra quem tem o epiphone. Bom pra quem não sabe ele tem duas saídas output. Eu vi num vídeo um cara usando dois cabos...um deles devia estar ligado num amp de guitarra..ficou bem legal! Existe outras opções? Devo usar cabo mono ou estéreo na saída Nánoflex?

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


newfordinho
Bom depoimento.... Assim como vc, eu comprei o meu Epiphone no exterior e cheguei a testar com Fender e algumas outras marcas bem conhecidas. Só não tinha feito um cara a cara contra um Taylor ou Martin das séries mais baratas !!! Quanto a saída Mono ou stéreo é questão de usar 1 ou 2 amps, ou seja mesmo que use mono os dois captadores estarão funcionando e podem ser combinados no Blend, mas se usar em stéreo terá cada um em uma saída.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


newfordinho
Uma das saídas é mono, ou seja, dela você conseguirá os timbres tanto do captador piezoelétrico quanto do magnético. Se você usar as duas saídas (com cabos P10 mono) você terá o som estéreo, ou seja, numa das saídas você terá o som do piezoelétrico e na outra o do magnético.

newfordinho
Veterano
# ago/14
· votar


ok pessoal obrigado pelas dicas.. notei que com 2 cabos o som fica mais alto também. Ah tem outra, na minha viagem, todos que tinham instrumentos tiveram que passar pela alfandega! como o valor era abaixo de 500$ me liberaram. Ainda bem que eles não ligam pra ver preço de case...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a epiphone EJ-200 CE X Takamine EG-523SC