epiphone EJ-200 CE X Takamine EG-523SC

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jul/10
· votar


Gus dz

Opa!!

Blz, cara!!
Valeu, darei uma olhada nesse Cort sim!!
Obrigado!!!

Falou!!



Um aceno de longe!!

Del-Rei
Veterano
# jul/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


T-Rodman

Fala, Rodman!!!

Rapaz, sem querer abusar, mas já abusando... já que tu tem os 2 modelos, teria como vc fazer umas gravaçõezinhas...?
hehe...

Coisa simples.... uma gravação plugada e uma "overall" com ambos os violões. Nada demais, só uns acordes mesmo.
Só pra gente (eu) ter uma idéia mais real dos sons dessas violas.

Se não der, tudo bem.
Mas valeu pela ajuda mesmo assim... hehe.

Falou, cara!!!



Um aceno de longe!!!


EDIT:
Eu já ouvi sons no youtube dessas violas, mas como cada gravação é uma gravação diferente, fica complicado comparar.

Vc gravando os dois com o mesmo ambiente, microfone, acordes, etc, fica bem mais fácil notar diferenças.

Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuu

T-Rodman
Veterano
# jul/10
· votar


ah sim.
Em casa, estou com vários violões:
Takamine EG-321C (China), aço, folk 6 cordas
Takamine EG-523SC12 (Korea), aço, folk jumbo 12 cordas
Epiphone EJ-200CE (Indonesia), aço, folk jumbo 6 cordas 2 captadores
Takamine G116 (Indonesia), nylon, classico 6 cordas
Takamine EF-444TBS (Japan), aço, clássico 6 cordas

Entre violões de aço, venho gravando todos os violões juntos, e com um pouco mais de volume em um, um pouco mais de efeito em outro, todos os violões eu consigo gravar conjuntamente, sem diferenças gritantes, por exemplo, entre meu piorzinho o G321 chinês e o EF-444TBS japonês.

Vou fazer um apanhado dos violões, deixá-los todo flat com volume no meio e fazer o teste para você sentir a diferença - fora a tocabilidade que aumenta em cada um deles, que isso não dá pra ser medido no teste de audio.

E falando em barganhas, tem esse aqui de 12 cordas que até vi na loja na semana passada, mas acabei pegando o EF-444TBS em outra loja.
http://www.twotone.com.br/produto.asp?id_produto=1844&id_catalogo=3

T-Rodman
Veterano
# jul/10
· votar


Del-Rei
está aqui seu pedido:
http://www.4shared.com/audio/gG0_wfMq/testevioloes.html
o volume não está muito alto. Foram todos gravados com equalização flat e volume no meio. Tem bastante diferença entre os violões nesse estado. Gravando, eu gravo todos juntos, sem qualquer problema. O Epiphone tem um tom mais grave que os outros.

amplexos

T.

Del-Rei
Veterano
# jul/10
· votar


T-Rodman

Fala, cara!!!!!!!!!!

Putz, excelente sua contribuição!!
Muito boa mesmo!!!

O Epiphone é mais grave e bem mais baixo que os outros, né?
O Takamine 12 cordas é espetacular. Lindo esse som, cara!!!

Acho que vou cambar pra esse Takamine mesmo, mas o de 06 cordas só.

Em relação ao som desplugado, a diferença de volume entre eles é a mesma de quando plugados???

Falou, cara!!!



Um aceno de longe!!!

T-Rodman
Veterano
# jul/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Desplugado, creio que a ordem seria, do som mais baixo para o mais alto
takamine chines < Epiphone < Takamine 12 cordas < Takamine Japonês.
Desses, o único que realmente fica bem sem vida desplugado é o Takamine chinês.

Com esses violões no home-studio, o que eu falo é que a mesma coisa que a maioria dos técnicos de som falam: Takamines são mais fáceis de se equalizar na mesa/interface. O Epiphone também consegue chegar junto, ou seja, eu consigo gravar todos sem muitas diferenças, mas sei que existe violão no mercado que não é assim tão fácil de se plugar e sair gravando. Entre os violões do acervo, dá pra fazer par em PA e gravação o taka chinês e o japonês, mesmo com as aparentes diferenças na captação original.

amanhã eu faço uma gravação com condenser pra você ter idéia de como eles se comportam no ambiente. Eu não costumo a gravar com condensers, mas como teste, acho que você pode aproveitar alguma coisa.

amplexos

T.

Del-Rei
Veterano
# jul/10
· votar


T-Rodman

Fala!!!

É, acho que o Takamine de EG-523SC de 06 cordas vai me atender bem então. Tanto plugado quanto desplugado.


amanhã eu faço uma gravação com condenser pra você ter idéia de como eles se comportam no ambiente. Eu não costumo a gravar com condensers, mas como teste, acho que você pode aproveitar alguma coisa.

Pô, cara... iria ajudar MUITO. Se puder, vai ser de grande valia pra mim (e pro FCC).

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


T-Rodman

Fala, cara!!!

Pô, se ainda puder fazer a gravação, agradeceria... hehehe.
Se não puder, blz!!!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


faço sim Del-Rei
Fui viajar para SP esse final de semana, então fiquei ausente.
mas durante essa semana eu posto o teste.
amplexos

T.

Bomsteen
Veterano
# ago/10
· votar


Del-Rei
Fala, cara!
Vejo que vc procura um violão jumbo, e eu acabo de adquirir um recentemente, após ter pesquisado incansavelmente nesta faixa dos 2000 a 2500 reais (jumbos ou não).

Se vc considera testar outras marcas e modelos, deixo as minhas impressões quanto aos que foram meus candidatos:

- Epiphone EJ200CE - infelizmente não pude testá-lo.

- Taka EG523SC (R$2.500,00): testei um na loja e deixou muito a desejar...
Este jumbão da Takamine sempre encheu meus olhos e minha G.A.S., mas quando o testei, achei o som bastante magro e sem brilho. Tive a impressão de estar tocando o meu primeiro Gianini estudante.

Claro que, como estamos falando de violões produzidos industrialmente, não há regras que todos sejam iguais. Talvez vc teste um melhor... Ou talvez eu tenha pego o último biscoito do pacote... enfim!
Na loja ao lado, testei um Cortzinho de tampo laminado de R$800,00 que deu um banho de timbre no Takamine!

- Crafter bubinga (R$1.800,00)
Ótima escolha de madeiras, tampo sólido, timbre bastante presente, captação pró da Crafter! Senti falta de um pouco de brilho, mas que foi compensada no próximo:

- Crafter SM Rose (R$2.099,00)
Simplesmente perfeito! Tampo sólido de spruce, jacarandá para lado e fundos! Timbre muito equilibrado com bastante peso e brilho! Excelente captação (linha pró da Crafter também) e um acabamento excepcional!

- Cort CJ-10X (R$2.489,00) > minha escolha!
Todas as qualidades do Crafter SM Rose, ainda com alguns "plus":
. Captação por rastilho e por microfone (tem um condenser no pre-amp);
. Pre-amp Fishman Premium - com controles de equalização bastante precisos e dois tipos de filtros de feedback;
. Timbre gordo e presente! Agudos estalados e grave bem encorpado!

Na minha opinião, esse Cort CJ-10X é o melhor custo benefício do momento, perdendo para o Crafter apenas nos quesitos acabamento e preço! Foi bastante difícil escolher entre esses dois, mas acabei ficando com o Cort. Se tivesse ficado com o Crafter, tenho certeza de que também não teria me arrependido!

Essas são as minhas observações quanto aos modelos que testei!
Fica a recomendação: teste bastante para não ser pego em particularidades de fábrica.

Espero que tenha te ajudado na sua escolha.
Abç!!

Del-Rei
Veterano
# ago/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Bomsteen

Fala!!!

Cara, obrigado pela grande ajuda!!

Sobre o Takamine, tenho a sensação que realmente não vale o preço. Muita gente diz que o som é "meia boca".
Acho que o Epiphone caminha na mesma onda.

Ultimamente andei considerando mesmo os Crafters e Corts.

Essa série Bubinga da Crafter vi que há 2 modelos... creio que mudem poucas coisas... acho que apenas o visual.
Falam muito bem dele mesmo!!!

Esse SM ROSE me pareceu bem parecido com um dos Bubingas, visualmente.


Cort, já havia ouvido falar muito bem, mais especificamente do MR710F. Achei bonito e pelos samples no youtube gostei.
Mas vídeo no youtube não é padrão pra decidir nada.

Esse CJ10X me pareceu bonito também.

Mas me diga uma coisa, com esses "plus" que vc citou desse Cort... faz muita diferença quando comparado ao Crafter se ambos estiverem plugados?
Pelo que entendi muda a captação, né? Notou diferença?

Outra coisa, se puder, tem como fazer um som e gravar? Plugado e desplugado.... tem como?

Cara, valeu mesmo pela tua ajuda!!!

Falou!!!



Um aceno de longe!!

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


Bomsteen

Tá por ae??



Um aceno de longe!!!

Bomsteen
Veterano
# ago/10
· votar


Del-Rei
Cort, já havia ouvido falar muito bem, mais especificamente do MR710F. Achei bonito e pelos samples no youtube gostei.

É um ótimo violão! Tem uma ótima escolha de madeiras, tampo sólido e captação Fishman (Classic 4T). Tem um baita som! Só não o levei porque sou mais chegado aos modelos jumbo ou audithorium, cintura mais fina...

Bomsteen
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bomsteen
· votar


Essa série Bubinga da Crafter vi que há 2 modelos... creio que mudem poucas coisas... acho que apenas o visual.

Exatamente! Vc está coreto, ambos possuem a mesma construção/madeiras/captação, com diferenças apenas estéticas (PK = Peacock/ TB = Twin birds/ SM = Salmon). As siglas se referem aos desenhos do tampo e da escala, muito bem feitos aliás!

Bomsteen
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bomsteen
· votar


Esse SM ROSE me pareceu bem parecido com um dos Bubingas, visualmente.

Esse muda apenas uma coisa: as madeiras de fundo e lados, em vez da madeira bubinga são jacarandá, que é mais nobre e geralmente mais procurado para lado e fundos.

Bomsteen
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bomsteen
· votar


Mas me diga uma coisa, com esses "plus" que vc citou desse Cort... faz muita diferença quando comparado ao Crafter se ambos estiverem plugados?

Na verdade, não senti muita diferença sonora não.
Fiz minha opção mesmo com base no modelo jumbo que muito me agradou, captação fishman muito bem falada, e tbm no fato de ele possuir captação por microfone, que dá um som um pouco mais "orgânico", que pode ser balanceado com o captador através do controle "blend".

Pelo que entendi muda a captação, né? Notou diferença?

Falando sinceramente, se fosse pra escolher hoje, depois de já ter tocado em ambos e acostumado com o meu Cort, acho que ficaria com o Crafter SM Rose por seu finíssimo acabamento!
Pois falando em sonoridade, achei super parecidos mesmo. As madeiras são exatamente as mesmas.

O cort CJ pra mim leva ligeira vantagem na equalização por possuir um controle de faixa de frequencia de médios, além dos convencionais bass/mid/treble. Dá uma gama um pouco maior de timbres.

A desvantagem é que ele não é tão rápido de equalizar. O Crafter é mais "plug-and-play".

Bomsteen
Veterano
# ago/10
· votar


Outra coisa, se puder, tem como fazer um som e gravar? Plugado e desplugado.... tem como?

Meu recurso para gravação é bem limitado, mas vou tentar gravar alguma coisa pela placa de som do PC mesmo pra te passar uma noção.

Abraço!

Bomsteen
Veterano
# ago/10
· votar


Ah, só mais uma coisa, quando estava ainda escolhendo, a marca dos sistemas de captação tbm tiveram peso na minha escolha:
Fishman Premium S.O.B. do Cort versus L.R. Baggs do Crafter.

Fiquei com um pé atrás quanto ao sistema Crafter, pois nunca havia ouvido falar desse L.R. Baggs. Mas quando fiquei sabendo que ele equipa vários violões da Gibson (inclusive o glorioso J-200), acabaram-se todas as minhas restrições quanto ao Crafter SM Rose!

Agora, só mesmo vc testando para ver qual lhe agrada mais!
Ambos são grandes instrumentos!

Vou tentar gravar e posto, ok?
Abraço, ou melhor, um aceno! rsrs...

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


Bomsteen

Fala, cara!!
Pô, valeu mais uma vez pelas respostas!!

Agora devo confessar que estou entre o SM-Rose e o CJ-10X.
O MR710F eu achei bonito... É meio folk, que também gosto muito.
O tampo também é Spruce Sólido, mas o fundo/laterais são mógno, enquanto o CJ-10X é Jacarandá.
E a captação também é diferente, mas não sei qual a melhor!!

Mas o que me espantou foi a diferença de preços!!
Por volta de 1K a mais pro CJ10X.... não deve ser à toa, né?

Vagando no youtube descobri que tem outros modelos da série Bubinga da Crafter, que também são lindos!!
Mas não encontrei em loja nenhuma no Brasil... Acho que não deve ser comercializada pela América do Sul.

Entre o Cort CJ10X e o Crafter SM-Rose, é briga mesmo... hehe. O desenho do Crafter no braço é bem bonito, mas as marcações em trapézio do Cort me agradam muito também!!

O Cort me pareceu ser um Jumbão mesmo... e o Crafter não sei nem se é Jumbo... me parece normal.

Sobre a captação de cada um, acho que os 2 me agradariam... creio eu!


Falando sinceramente, se fosse pra escolher hoje, depois de já ter tocado em ambos e acostumado com o meu Cort, acho que ficaria com o Crafter SM Rose por seu finíssimo acabamento!

Hum... mas vc notou algum problema no acabamento do Cort??


IMPORTANTE:
As tarrachas do Cort seguram legal? Se fizer uns bends ele perde afinação?!


Vou tentar gravar e posto, ok?

Opa!! Valeu mesmo, cara!!!
Vai ajudar bastante mesmo!!!

Falou!!! Aguardo seu novo contato!! hehe...



Um aceno de longe!!!
Ou ainda um tapinha nas costas... hehe

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Bomsteen

LR Baggs é capitação top para violão, todavia, hoje os violões Gibson estão trocando bastante a Captação, as vezes eles usam da Seymour Duncan, outras da LR Baggs e outras da Fishman, em geral eles pegal o que tem de mais top e usam naquele período, então em geral muda de um ano pro outro.

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Fala, cara!!

É, entendi.
Então, seja qual destes modelos for, a captação certamente será bem satisfatória, né?



Um aceno de longe!!!

Bomsteen
Veterano
# ago/10
· votar


Del-Rei
Mas o que me espantou foi a diferença de preços!!
Por volta de 1K a mais pro CJ10X.... não deve ser à toa, né?


Aki em BH a diferença é de apenas R$390,00:

Cort: 2.489,00 (na caixa)
Crafter: 2.099,00 (vem com bag)

O desenho do Crafter no braço é bem bonito, mas as marcações em trapézio do Cort me agradam muito também!!
Hum... mas vc notou algum problema no acabamento do Cort??


Não exatamente um problema, o acabamento dele é BOM, mas pelo seu preço, não impressiona.
Quanto ao Crafter, o capricho no acabamento é bem notável! Se vc tiver gostado por foto, ao vivo ficará impressionado!

Vagando no youtube descobri que tem outros modelos da série Bubinga da Crafter, que também são lindos!!
Mas não encontrei em loja nenhuma no Brasil...


Nem eu encontrei... Só mesmo o PK e o TB. Vc reparou que os nomes são uma junção da madeira mais a figura que caracteriza o violão? (SM Rose = Salmon Rosewood / PK Rose = Peacock Rosewood / TB Bubinga = Twin Birds Bubinga / ETC. Só uma curiosidade...)

O Cort me pareceu ser um Jumbão mesmo... e o Crafter não sei nem se é Jumbo... me parece normal.
O Crafter é Grand Auditorium, mas seu corpo se aproxima muito ao jumbo, tanto no formato, quanto no tamanho.

IMPORTANTE:
As tarrachas do Cort seguram legal? Se fizer uns bends ele perde afinação?!

As tarraxas são Groover! Perfeitas! Não sou muito de dar bends no violão, só uns vibratos d vz em quando, mas não perde afinação nem a pau!

Agora vou dar uma saída, mas na volta tento gravar algum som, ok?

Um aceno com tapinha nas costas! rsrs...

Bomsteen
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix
Realmente, a Gibson oscila bastante na escolha de captadores. Só tops, por sinal.

Eu quis dizer que o fato de ela usar ou já ter usado L.R. Baggs em seus violões foi pra mim um critério para tirar o receio que eu tinha da marca (que até então eu sequer havia ouvido falar...)

Abraço!

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Bomsteen

Martin, Taylor e Collins também usam L.R Baggs com alguma frequência, enfim é uma marca que eu sempre achei legal, mas hoje em dia nenhuma supera os caps da Seymour Duncan da série D-TAR, inclusive são os captadores padrão dos Martin top de linha, alguns Gibsons da linha 2008/2009 vinham com ele também, agora vem com Fishman. Quem ainda chega perto é aquele captador que a Taylor criou pra usar com preamps da Fishman, um que usa um liquido dentro, que é tão bom quanto o D-Tar.

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


Bomsteen

Fala!!

A diferença de 1K que me referi foi do MR710F pro CJ-10X.
Falei isso porque achei estranho o MR710F ser tão bom, com madeiras tops e ser "barato". Talvez a diferença seja na captação... Ou não?


Sobre os nomes, eu não havia notado não! Mas imaginei que fosse algo do tipo.... Valeu pelo esclarecimento!!!

E sobre as tarrachas, imaginei. A marca é boa!!

Falou então!
Aguardo seu retorno... Hehehe..



Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


ups!



Um aceno de longe!!!

danilo coan ramos
Veterano
# ago/10
· votar


Galera.. sem querer polemizar hehehe

Mas acham que nessa linha desse papo que ta rolando aqui.. e que eu estou acompanhando de espectador, da pra incluir os YAMAHA da linha CPX ?

Não que eu faça parte do clã da yamaha no fcc ( até porque eu comprei um CORT CJ5X uns meses atras e realmente é um baita violão... imagino o CJ10X ) massss é um jumbo..... e sei lá... mesma faixa de preço..

No site onde comprei o meu.. o yamaha CPX 900 está saindo por 2,450,00...

Inclusive esse site alem de confiável tem ótimos preços...o complicado é comprar sem testar o proprio violão né.... fazer o que.. mediante valor que eu encontrei nesse site.. eu arrisquei.. mas me dei bem....

Qualidade Cort nas escolhas da madeira.. acabamento.... mais fishman matrix / fishman prefix plus T deu uma combinação espetacular...

danilo coan ramos
Veterano
# ago/10
· votar


Ops esqueci do site..

www.megadisconildo.com.br



Uma estrela, uma giratória e duas "mortal" pra trás de longe..

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


danilo coan ramos
Pessoalmente falando, no dia que comprei meu takamine 444TBS, eu estava na loja testando a linha CPX da Yamaha.
Achei eles duros. Estava indo embora quando o cara me trouxe o Takamine que, por preço pra lá de especial, eu levei.

Preço por preço, comprando na cega, eu acabei levando depois o NTX700 em uma loja de internet. Tá mais barato aqui:
http://www.cheirodemusica.com.br/ecommerce_site/produto_94289_1642_Vio lao-Yamaha-CPX-900%3Cbr-%3E%3Ch6%3EInstrumentos-Musicais-Audio-Profiss ional%3C-h6%3E

danilo coan ramos
Veterano
# ago/10
· votar


Saquei..... acha entao que os yamaha CPX não entram nessa disputa ai. dos Jumbos.. ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a epiphone EJ-200 CE X Takamine EG-523SC