Diferença entre um violão folk e um jumbo, existe um padrão???

    Autor Mensagem
    Centauro
    Veterano
    # fev/06


    Os tópicos que existem à respeito não tem informações claras, o que realmente quero saber se tem medidas específicas para classificar um violão como folk ou como jumbo, pelos nomes sugere que o jumbo tenha uma caixa maior com mais volume de som...é só isso mesmo???. Vejo violões à venda como jumbo e pelo menos nas fotos são semelhantes aos folks. Gostaria das informações de vocês, pois nunca tive a oportunidade de tocar em um jumbo, obrigado pessoal.

    iznogood
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Errado. Os violões folk podem se maiores que os jumbos e vice-versa. A diferença principal está no formato da cintura, da base e do casco traseiro. Enquanto os violões folk têm pouca cintura, a base quase reta e o casco meio oval os violões jumbo têm a cintura cavada, a base redonda e o casco quase reto. No som, a principal diferença está no timbre, pois os violões jumbo soam mais limpos que os folks, que soam mais pesados.

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O que confunde mais eh que tem muita loja que chama modelo Jumbo de Folk em alguns anuncios,

    Mas naum tem erro os Jumbos e os Folk vaum ter sempre aproximadamente a mesma Largura Lateral, ou seja aquela distancia entra o Tampo e o Fundo. o Que vai mudar mesmo eh que o Jumbo eh mais rendodinhu.

    Centauro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    iznogood
    jaime_plucky
    Muito obrigado, após ver alguns anúncios realmente tive dúvidas, principalmente pelo que o nome sugere, "Jumbo". Já vi numa loja um violão mais largo e bojudo que um folk com a denominação Jumbo, aí fiquei na dúvida...obrigado.

    iznogood
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Centauro
    Valeu, boy!

    albertoellobo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Centauro
    Cara, diferença por diferença mesmo, só o formato. No som é muito pouca. Como disse acima o iznogood. Os jumbos tem timbragem mais definidas, porém, com menos encorpamento, enquanto os Folk tem som mas áspero. Acho que essa diferença deve ser pro causa do formato.

    Abraços!

    migsads
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    eu gostaria de saber c violões folk são muito grande o corpo ou muito largos por que eu estou acostumado com um tagima memplis que eu tinha ele tinha o corpo pequeno e n muito largo bem confortável.... estou pensando em comprar um violão novo e me amarrei no Michael Vm925 e no Vm921 queria saber se eles tem o corpo muito grande e muito largo alguém que já tocou ou que tenha.... e tbm queria saber qual a diferença entre um violão com ou sem cutway c muda muito o som.... n gosto de fazer lolos ou coisa perecida então sera muito difícil eu usar notas mais altas....

    migsads
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    eu gostaria de saber c violões folk são muito grande o corpo ou muito largos por que eu estou acostumado com um tagima memplis que eu tinha ele tinha o corpo pequeno e n muito largo bem confortável.... estou pensando em comprar um violão novo e me amarrei no Michael Vm925 e no Vm921 queria saber se eles tem o corpo muito grande e muito largo alguém que já tocou ou que tenha.... e tbm queria saber qual a diferença entre um violão com ou sem cutway c muda muito o som.... n gosto de fazer lolos ou coisa perecida então sera muito difícil eu usar notas mais altas....

    Louco loucão
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Louco loucão
    · votar


    migsads
    Esse violão da michael é um excelente violão, ele é folk,..seu tagima é cordas de aço ou cordas de nylon???..eu sei que os violões cordas de nylon tem formato 00 e são um pouco menores, são excelentes para tocar eu adoro violão de nylon por ser macio e confortavel..ja os folks tem um tamanho geralmente padrão, e claro que ha diferentes tamanhos vou citar a marca taylor tem mais de 100 modelos de folk, diferem na madeira, no tamanho e no encordamento, mas são folks...ha tambem os jumbos, super jumbos, os 00, 000 , 012, 014, mini ,etcc ..os violões cutway ao meu ver não difere em nada no som, a não ser que alguem tenha outra opinião mais apurada,... eu particularmente acho feio violões cutway, é bom ter para tocar notas nas casas 16, 17, 18 etc...mas a aparencia de um violão que eu considero ideal em beleza é a padrão. tenho 3 violões, 1 folk cutway, 1 folk padrão e 1 padrão cordas de nylon... e se eu fosse vc compraria esse michael no formato padrão, muito mais bonito que o cutway.

    migsads
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Muito obrigado amigo... Então o meu tagima ele n sei pw peguei com um amigo mas ele pegou de volta mas acredito que ele seje aço eu era um menplis bk 60 c, se eu n me engano....
    Tbm acho violão sem catway bem mais bonito que com então vou pegar esse mesmo...

    Cosmogenesis
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Muita gente confunde esses dois, mas existem diferenças tanto estéticas como sonoras. Diferenças essas, que na minha opinião, não são grandes o suficiente pra encaixá-los em diferentes estilos. Basicamente, você conseguiria tocar a mesma coisa nos dois sem uma diferença gritante.

    O violão Jumbo tem a caixa maior, e consequentemente, um som mais encorpado. O Violão Folk tem uma caixa menorzinha e um som mais brilhante. Eu tenho um violão meio diferente, que não é nem Folk e nem Jumbo. É um Auditorium, formato usado por caras como Eric Clapton e John Mayer. Eu diria que o Auditorium é um meio termo entre o Folk e o Jumbo numa relação brilho x corpulência. Mas também é muito semelhante aos dois e também pode ser usado para tocar as mesmas músicas que você tocaria neles. É questão de preferência. Recomendo você ir numa loja de música e testar esses violões. Aí você vai sentir a diferença.

    OBS: Ao comprar um violão cutway você ganha mais trastes mas perde um pouco da sonoridade. Se eu fosse você, só compraria se realmente fosse usar as notas mais agudas do violão. Caso contrário, compre um normal mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre um violão folk e um jumbo, existe um padrão???