Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Diferença entre um violão folk e um jumbo, existe um padrão???

Autor Mensagem
Centauro
Veterano
# fev/06

Os tópicos que existem à respeito não tem informações claras, o que realmente quero saber se tem medidas específicas para classificar um violão como folk ou como jumbo, pelos nomes sugere que o jumbo tenha uma caixa maior com mais volume de som...é só isso mesmo???. Vejo violões à venda como jumbo e pelo menos nas fotos são semelhantes aos folks. Gostaria das informações de vocês, pois nunca tive a oportunidade de tocar em um jumbo, obrigado pessoal.

iznogood
Veterano
# fev/06
· votar

Errado. Os violões folk podem se maiores que os jumbos e vice-versa. A diferença principal está no formato da cintura, da base e do casco traseiro. Enquanto os violões folk têm pouca cintura, a base quase reta e o casco meio oval os violões jumbo têm a cintura cavada, a base redonda e o casco quase reto. No som, a principal diferença está no timbre, pois os violões jumbo soam mais limpos que os folks, que soam mais pesados.

jaime_plucky
Veterano
# fev/06
· votar

O que confunde mais eh que tem muita loja que chama modelo Jumbo de Folk em alguns anuncios,

Mas naum tem erro os Jumbos e os Folk vaum ter sempre aproximadamente a mesma Largura Lateral, ou seja aquela distancia entra o Tampo e o Fundo. o Que vai mudar mesmo eh que o Jumbo eh mais rendodinhu.

Centauro
Veterano
# mar/06
· votar

iznogood
jaime_plucky
Muito obrigado, após ver alguns anúncios realmente tive dúvidas, principalmente pelo que o nome sugere, "Jumbo". Já vi numa loja um violão mais largo e bojudo que um folk com a denominação Jumbo, aí fiquei na dúvida...obrigado.

iznogood
Veterano
# mar/06
· votar

Centauro
Valeu, boy!

albertoellobo
Veterano
# mar/06
· votar

Centauro
Cara, diferença por diferença mesmo, só o formato. No som é muito pouca. Como disse acima o iznogood. Os jumbos tem timbragem mais definidas, porém, com menos encorpamento, enquanto os Folk tem som mas áspero. Acho que essa diferença deve ser pro causa do formato.

Abraços!

migsads
Membro Novato
# 01/abr/15 04:35
· votar

eu gostaria de saber c violões folk são muito grande o corpo ou muito largos por que eu estou acostumado com um tagima memplis que eu tinha ele tinha o corpo pequeno e n muito largo bem confortável.... estou pensando em comprar um violão novo e me amarrei no Michael Vm925 e no Vm921 queria saber se eles tem o corpo muito grande e muito largo alguém que já tocou ou que tenha.... e tbm queria saber qual a diferença entre um violão com ou sem cutway c muda muito o som.... n gosto de fazer lolos ou coisa perecida então sera muito difícil eu usar notas mais altas....

migsads
Membro Novato
# 01/abr/15 04:36
· votar

eu gostaria de saber c violões folk são muito grande o corpo ou muito largos por que eu estou acostumado com um tagima memplis que eu tinha ele tinha o corpo pequeno e n muito largo bem confortável.... estou pensando em comprar um violão novo e me amarrei no Michael Vm925 e no Vm921 queria saber se eles tem o corpo muito grande e muito largo alguém que já tocou ou que tenha.... e tbm queria saber qual a diferença entre um violão com ou sem cutway c muda muito o som.... n gosto de fazer lolos ou coisa perecida então sera muito difícil eu usar notas mais altas....

Louco loucão
Membro Novato
# 01/abr/15 20:10 · Editado por: Louco loucão
· votar

migsads
Esse violão da michael é um excelente violão, ele é folk,..seu tagima é cordas de aço ou cordas de nylon???..eu sei que os violões cordas de nylon tem formato 00 e são um pouco menores, são excelentes para tocar eu adoro violão de nylon por ser macio e confortavel..ja os folks tem um tamanho geralmente padrão, e claro que ha diferentes tamanhos vou citar a marca taylor tem mais de 100 modelos de folk, diferem na madeira, no tamanho e no encordamento, mas são folks...ha tambem os jumbos, super jumbos, os 00, 000 , 012, 014, mini ,etcc ..os violões cutway ao meu ver não difere em nada no som, a não ser que alguem tenha outra opinião mais apurada,... eu particularmente acho feio violões cutway, é bom ter para tocar notas nas casas 16, 17, 18 etc...mas a aparencia de um violão que eu considero ideal em beleza é a padrão. tenho 3 violões, 1 folk cutway, 1 folk padrão e 1 padrão cordas de nylon... e se eu fosse vc compraria esse michael no formato padrão, muito mais bonito que o cutway.

migsads
Membro Novato
# 14/ago/15 00:37
· votar

Muito obrigado amigo... Então o meu tagima ele n sei pw peguei com um amigo mas ele pegou de volta mas acredito que ele seje aço eu era um menplis bk 60 c, se eu n me engano....
Tbm acho violão sem catway bem mais bonito que com então vou pegar esse mesmo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Diferença entre um violão folk e um jumbo, existe um padrão???

295.474 tópicos 7.689.650 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2015 Studio Sol Comunicação Digital