O Erudito e o Popular

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# set/05


Como já vinha acontecendo em alguns posts umas discussão ferrenha entre os fans do Eruditismo e os do Popular, sugeri este Tópico só para o assunto (que não fica legal se debatido junto com posts da Legião, acaba dando briga, hehehehehehe :D)

Pois bem.
Eu não tenho nada contra o erudito, os músicos adeptos do gênero, nem contra quem gosta de ouvir este segmento. Só que eu sou adepto da Música Papular. Até gosto de ouvir e admiro os músicos eruditos também, mas eu prefiro o Popular.
Mas o problema é que eu tenho observado uma certa "empáfia" por parte de alguns eruditos aqui do Fórum, que se acham o tal, superior, e freqüentemente acho por aqui declarações dizendo que música popular é pobre artisticamente (ou deixando a entender isso).
Eu acho o seguinte: O Popular e o Erudito podem conviver juntos e um estilo não impede o outro. Só depende de quem curte/toca, pois tenho visto que alguns adeptos do Erudito vão ficando Metidos a Besta (arrogante) só porque sabem ou estão aprendendo alguma coisa que os músicos/amantes do Popular ainda não sabem, e saem por aí menosprezando e criticando tudo.
Poste sua opinião sobre o assunto...

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Acho que esse topico vai feder!
e ninguem se mete a besta nao cara, na maior parte das vezes o que pessoas como eu e o Ilzo fazem é dar opinioes ninguem é obrigado a acatar, com o tempo cada um decidira quem estava certo!? pode ser eu, pode ser o Ilzo, pode ser vc!? quem sabe! so o tempo vai nos dizer, acho muito pretencioso esse topico e de importancia zero para o enriquecimento do forum!

é minha opiniao e tenho dito!

abraços

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Balbino Junior
Acho que esse topico vai feder!
e ninguem se mete a besta nao cara, na maior parte das vezes o que pessoas como eu e o Ilzo fazem é dar opinioes ninguem é obrigado a acatar, com o tempo cada um decidira quem estava certo!? pode ser eu, pode ser o Ilzo, pode ser vc!? quem sabe!

Mas, nem esse tópico - nem eu, pretende dizer quem nem o que está ou não. Isso é só um debate e dos mais saudáveis. O problema é que, se alguém ou alguma coisa não concorda com o que vc pensa, logo não tem importância. Esse é o mal de muitos eruditos...
Abraços.

gabert
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo, não vou emitir nenhum juízo de valor sobre Erudito ou Popular, acho que é uma discussão vazia. Música é arte, tanto faz se Popular ou Erudita. Isso não é minha opinião, aprende-se em qualquer banco acadêmico. Abraços!

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


gabert
aprende-se em qualquer banco acadêmico. Abraços!


Está mais que certo cara, agora qual ouvir e de qual gostar mais ai é de cada indivíduo mesmo!

Mas claro que depende do popular, nao existe nenhum banco academico do mundo que trate legiao urbana como arte! rs! Quando falamos arte tanto na musica erudita quanto popular falamos de musica boa e da arte de verdade nao de coisas futeis como legiao urbana, capital inicial e etc!

abraços

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


agora qual ouvir e de qual gostar mais ai é de cada indivíduo mesmo!

Falou tudo. Só é uma pena, realmente uma pena, especialmente vindo de um cara com tanto talento musical como você , que você pratique exatamente o oposto do que prega.

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Nao pratico o oposto, veja bem, se vc me diz eu adoro legiao urbana o que eu posso falar pra vc!? Nada, agora se vc diz, legiao urbana foi a maior banda de todos os tempos ou possue as musicas mais maravilhosas, ou ainda, o renato era um grande letrista!! Ai vc esta fazendo afirmações que so sao reais ao seu ver nao faz parte da realidade, goste eu ou nao de legiao a banda é fraca, ruim !
Goste eu, vc ou ninguem, Beethoven foi um genio da musica e sao essas verdades que nao sou nem eu quem dita mas sim a historia que dizem amigo ou seja se vc odeia beethoven é um direito seu assim como eu tenho direito de odiar o renato russo, assim como vc nao pode dizer beethoven foi uma bosta eu nao posso dizer que legiao urbana é musica de qualidade so isso!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Balbino Junior
Fala sério cara!! Como é que você não pratica o oposto??? Vamos ver apenas algumas citações suas:

"SEUS MANÉS QUE TOCAM COM PALHETA!!! VAO ESTUDAR E APRENDER A TOCAR VIOLAO DE VERDADE!!! "

"DEVIDO A VARIOS TOPICOS REPETIDOS SOBRE ESSA MERDA DE PROGRAMA QUE USA QUEM NAO MANJA NADA DE MUSICA, DEIXO AQUI CLARO A MINHA ANTIPATIA A ESSES ASPIRANTES A MUSICOS QUE SE PRIVAM DA LEITURA MUSICAL PARA FICAREM SE ENGANANDO COM ESSA MERDA DE PROGRAMA!"

"Eu nao tenho preconceito musical com reggae pq reggae nao é musica!"

"Se vc nao perdesse tanto tempo aprendendo merda no forum de guitarra com um monte de moleke que sem afinador nem mesmo conseguiria afina o instrumento, vc ja teria até ouvido gravações minhas aqui no forum!"

"Pra que violao eletrico!? o erro ja começa ai!"

"Poxa pessoal até aqui? quando entrei na seção de musica erudita achei que a coisa estivesse melhor do que em violão, mas o que mais vejo são pessoas afirmando coisas que não sabem e viajando nas ideias e opiniões! poxa vale aque "simancol" basico! se não sabe sobre o assunto não opine! é melhor do que ficar falando asneira!"

Poxa, pra puxar isso aqui foi rapidinho. Bastou dar uma olhada no seu "histórico" e sair pegando o que vinha aparecendo, mal tive o trabalho de escolher. Fora outras pérolas que lembro de cabeça, como "guitarra não é instrumento, é eletrodoméstico" ou "piano não passa de móvel de enfeitar sala". E você chama isso de praticar o respeito as diferenças? De "deixar cada qual ouvir o que gosta"? Fala sério...

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


hahahahaha ai cara, nem tudo é autentico, coisas como piano e guitarra sao brincadeiras , assim como a gente brinca na facul onde o pessoal do canto zua o pessoal do violao o pessoal do violao zua o pessoal do piano o pessoal do piano zua o pessoal do violino! bobeira é quem leva essas coisas a serio! hehehehe!

Topicos como o do guitar pro e os que eu postei primeiro foram pra chamar polemica assim como o de palhetas e etc, nao estou aqui pra julgar ninguem cada um faz musica como quer ou como imagina que esta fazendo em algums casos!

Mas enfim ate ai, isso é um forum onde eu me divirto muito postando e volto a flar posso ser pedante inumeras vezes mas tenho minha personalidade!

quem discorda de mim parabens! quem concorda parabens tb cada um pensa do jeito que acha certo!

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


Outra coisa, a certo tempo atras a mesma coisa aconteceu e inclusive o filho do RM estava participando do forum, acomeçaram a me perseguir de tal forma que eu parei de postar um tempo e voltei com outro nick pq tinha intençao em ajudar!

So que repito, eu gosto do forum mas a coisa ta se tornando insuportavel que fica dificil continuar convivendo aqui, nao sei se isso ta sendo uma forma de brincadeira ou algo do genero so que ta enchendo o saco ja!

Eu acho o seguinte , eu gravei um video, um menino falou que nao gostou da composição eu chinguei ele ou comecei atacar ele pq ele nao gostou de algo que eu sei que é bom ou que pra mim tem importancia!? nao! é gosto dele! Assim quando vcs falam de coisas que eu nao gosto, e eu explico pq nao gosto, se vcs gostam e acham que eu estou errado entao continuem gostando, nao tenten me fazer mudar de ideia quanto a minha visao musical pq isso é praticamente impossivel! Entao postem sempre sobre o que vcs gostam eu posto sempre sobre o que eu gosto e acata a o piniao de cada um quem achar a opiniao X ou Y mais adequada!

Abraços mais uma vez!

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


Balbino Junior
Topicos como o do guitar pro e os que eu postei primeiro foram pra chamar polemica assim como o de palhetas e etc,
Sei... A desculpa do cego é a moleta né...

Beethoven foi um genio da musica
Concordo plenamente, e Renato Russo foi um gênio das letras!!!

Livro dos Dias
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

Ausente o encanto antes cultivado
Percebo o mecanismo indiferente
Que teima em resgatar sem confiança
A essência do delito então sagrado

Meu coração não quer deixar
Meu corpo descansar
E teu desejo inverso é velho amigo
JÁ que o tenho sempre a meu lado

Hoje estão aceitas pelo nome
O que perfeito entregas mas é tarde
Só daria certo aos dois que tentam
Se ainda embriagado pela fome

Exatos teu perdão e tua idade
O indulto a ti tomasse como bênção

Não esconda tristeza em mim
Todos se afastam quando o mundo está errado
Quando o que temos é um catálogo de erros
Quando precisamos de carinho
Força e cuidado

Este é o livro das flores
Este é o livro do destino
Este é o livro de nossos dias
Este é o dia dos nossos amores
---------------------------------------------------------------------- ---------
Tem mais o que falar?

maggie
Veterana
# set/05
· votar


Parece que o pessoal se dói quando o Balbino diz que o Yamandú é popular...

Concordo com o albertoellobo: tem espaço pro erudito e pro popular.
E realmente quem toca com palheta é tudo, menos violonista. :)
É um guitarrista que toca violão. Quem aprendeu violão entende isso perfeitamente, não vejo qual a polêmica.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Balbino Junior
nao existe nenhum banco academico do mundo que trate legiao urbana como arte! rs!
Balbuino, pelamor de Deus! Acho que vc tem um bloquei contra Legião. Isso é coisa pessoal sua. Vai vre que vc perdeu alguma "mina" pra um carihnha que curtia Legião.... Hehehehehe :D
CaimDark
Falou tudo. Só é uma pena, realmente uma pena, especialmente vindo de um cara com tanto talento musical como você , que você pratique exatamente o oposto do que prega.
Falow tudo. Isso parece um mal da maioria dos eruditos...

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


fi_dum_ratu
Essa música é um hino! Prbns, fi_dum_ratu!

maggie
Veterana
# set/05
· votar


albertoellobo
Cara, Legião é uma banda muito legal. Mas é rock. Como falei no post anterior, são guitarristas tocando violão.

E tá na cara que tu e o Balbino não concordam, mas ninguém é obrigado a concordar com o outro nem a convencê-lo. :)

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Vai vre que vc perdeu alguma "mina" pra um carihnha que curtia Legião....
Acho q ele nem gosta disso... brincadeirinha...

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


Eu tô me segurando, só não sei até quando vou conseguir...

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


maggie
E tá na cara que tu e o Balbino não concordam, mas ninguém é obrigado a concordar com o outro nem a convencê-lo. :)
Por isso que existe esse fórum, porque há as divergências, e, ao contrário do que possa parecer, eu acho isso supersaudável, a gente aprende bastante lidando com o adverso.
É claro que eu discordo do Balbino em 100% dos posts dele que li desde que a gente se "engalfinhou" em vários tópicos pelo Fórum afora, mas não estou tentando impor-lhe minha opinião (se bem que dá vontade, já que ele adora fazer isso...). Mas me sinto bem à vontade e nem um pouco constrangido em postar minhas opiniões, e acho que ele deve achar o mesmo. Valeu, Sp Maggie!

fi_dum_ratu
Huahuahuhauahuahuahua :D

ilzo fuzaro
Eu tô me segurando, só não sei até quando vou conseguir...
Então vai logo no banheiro, hehehhehehehehe :D (brincadeiras, rs)

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


Agora eu me emputeci: preparem-se para enfrentar a minha ira!!!!
Acho muita graça nos absurdos que leio aqui.
Gosto de música erudita e de música popular. Portanto sou neutro nessa discussão, mas se alguem me perguntar qual a forma de música mais marginalizada no continente americano, respondo na hora: a música erudita. Por que? Preconceito e ignorância. As pessoas criticam sem conhecer e formam uma opinião completamente descabida da música erudita e dos músicos eruditos. A boa música popular BRASILEIRA (nada de rock,pop,rap,e outras coisas lá do san), também esta queda livre, e ninguém se pergunta a quem interessa isso. Claro que a falta de informação esta beneficiando a alguém. Quem será?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Agora eu me emputeci: preparem-se para enfrentar a minha ira!!!!
[i]Acho muita graça nos absurdos que leio aqui.
Gosto de música erudita e de música popular. Portanto sou neutro nessa discussão, mas se alguem me perguntar qual a forma de música mais marginalizada no continente americano, respondo na hora: a música erudita. Por que? Preconceito e ignorância. As pessoas criticam sem conhecer e formam uma opinião completamente descabida da música erudita e dos músicos eruditos.
Cara, até agora eu não discriminei a música erudita nem os músicos de tal. Somente, já disse e vou repetir, acho uma babaquice alguém ficar METIDO A BESTA, só porque sabe erudito...

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


Agora eu me emputeci: preparem-se para enfrentar a minha ira!!!!
Ui... que medo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Eu não disse que você discriminou, eu disse que a música erudita é discriminada pela maioria das pessoas e principalmente pela mídia. Agora, METIDO A BESTA eu vou ficar quando aprender a mexer nessa máquina dos diabos.Estou tentando instalar o tal yahoo e até agora não consegui fazer este troço funcionar...

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Eu não disse que você discriminou, eu disse que a música erudita é discriminada pela maioria das pessoas e principalmente pela mídia. Agora, METIDO A BESTA eu vou ficar quando aprender a mexer nessa máquina dos diabos.Estou tentando instalar o tal yahoo e até agora não consegui fazer este troço funcionar...
Pô o meu travou todo. Vou ter que reinstalar. Já te ajudo...

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
E o meu filho diz que computador é prático! PQP de prático este troço não tem nada!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
E o meu filho diz que computador é prático! PQP de prático este troço não tem nada!
É´pratico enquanto funciona... mas quando te deixa na mão.. RRRRRR, que raiva!
;(

YES
Veterano
# set/05
· votar


Apenas para botar lenha na fogueira...

O Balbino enviou uma gravaçao sua recentemente, a execuçao da peça renascentista foi ótima, sem comentários, mas a harmonia da musica era pobrinha, pobrinha, tudo em Dm sem muitas variações. Se eu comparar a harmonia desta música com uma música do Pat Metheny, desculpe Balbino, mas o guitarrista deu de 100 a zero!

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


YES
Se eu comparar a harmonia desta música com uma música do Pat Metheny, desculpe Balbino, mas o guitarrista deu de 100 a zero!


Concordo com vc! Se formos analisar hamonicamente apenas é pobre e podemos dizer quase nao existia hamonia! heheh Como!? Bem, é pq naquela epoca nao existia harmonia, apelas melodias acompanhadas, vc pode reparar que quase tudo é melodia, e o acompanhamento (os baixos) forma outra melodia, é como se divesse duas melodias ao mesmo tempo se entrelaçando! nao tem como comparar com jazz pq a base do jazz é harmonica, nisso eu concordo com vc e posso te dizer que embora eu nao goste do Pat Metheny, eu devo concordar com vc pq vc esta certo! O processo harmonico como conhecemos hj foi surgir no periodo barroco apenas, quase um seculo apos essa musica que eu toquei for escrita! rs e quem deu inicio ao pensamento harmonico!? Um cravista chamado Rameau, que percebeu a partir dos baixos cifrados que, DO MI SOL, MI SOL DO, e SOL DO MI podiam ser chamados da mesma forma pq ambos tinham a mesma estrutura apenas invertida! rs!

Dessa eu aposto que vc nao sabia! rs!

Abraços!

YES
Veterano
# set/05
· votar


embora eu nao goste do Pat Metheny

Balbino, seu purismo é invejável, mas perigoso se você ficar a vida toda preso a ele. Gostaria de ter sido assim quando tinha sua idade, mas tinha a péssima mania de gostar de tudo e querer tocar de tudo. Conclusão: você não se especializa em nada!

Mas chega o tempo de mudar, de receber novas influências, e um dia esse tempo vai chegar para você.

Abçs,

Beto Munhoz
Veterano
# set/05
· votar


Minha opinião:
> violão erudito: eleva quem toca e quem ouve, a dimensões mais espirituais, afastando o stress dos tempos modernos. Onde tocar: teatros, eventos adequados a este tipo de música, normalmente para pessoas de mais idade.

> violão popular: faz com que as meninas queiram sentar no seu colo, ou esperam o show acabar e pedem para sair com você. Isto realmente afasta o stress dos tempos modernos. Onde tocar: qualquer lugar, em qualquer hora.

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


Eu vou começar a fazer aulas de violão clássico ano que vem. Deve ser do mal.

Algum conselho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Erudito e o Popular