Alguma idéia pra trocar com Johnny?

    Autor Mensagem
    Johnny
    Veterano
    # ago/05


    Pessoal,

    Tenho estado muito ausente do forum por estar morando em Cajati-SP onde vou ficar até o final deste ano para fazer um estágio. O problema é que tenho estado muito ocupado e não posso acessar alguns sites pela empresa. Além disso a única lan house que conheço fica alguns km de onde moro, portanto, tá complicado de me integrar ao mundo virtual novamente. Mas estarei sempre vindo para a minha "real casa" todos os finais de semana e neste caso não há restrições.

    Mas enfim... to criando esse tópico porque notei que tem um pessoal que quer trocar idéias comigo e infelizmente não chego nem a ver o post por causa da correria. Então estarei olhando este tópico aqui durante os finais de semana e então poderei interagir legal com o pessoal. Podem postar as idéias e links com os tópicos se for o caso.

    Abraço.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Grande Johnny, observando em um outro tópico descobrir que vc tb possui um violão di giorgio Bel Son, e como vc tem um conhecimento vasto sobre violões ( estrutura, som, preço etc ) gostaria que comentasse um pouco sobre o mesmo, claro que em relação aos intermediários.
    Outra coisa, coloquei as cordas extra pesada no Di Giorgio conservatório II e ficou muito legal, estou aproveitando o espaço para agradecer a sua recomendação quanto a corda utilizada. Obrigado.

    Abraços.

    Rafael neto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    é mais facil colokar um post assim...quem nao ker falar com o jonny?
    pq ai aparece mais post!!

    Rafael neto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    todo mundo dizendo...eu quero eu quero !

    ironlionzion
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    e ae johnny trankilão?tenho duas perguntas pra vc:
    1)Vc jah tokou em algum violão da marca strinberg?Se sim oq achou?
    2)Eu comprei um violão eletrico/acustico novo,e eu to apaixonado com ele,e ao contrario do q deixei acontecer com meu outro violão(digiorgio 18) eu quero cuida bem desse,dexanu ele sempre com aspecto bonito,brilhanu,sem empena etc...Quais saum suas recomendações para manter um violão bem conservado?(dicas de limpeza e talz)
    abraço

    Johnny
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fabrício S Silva

    Pelo visto vai dar certo essa minha alternativa! Nem peguei o ônibus ainda (18:30) e já to respondendo.

    Eu tenho um DiGiorgio Bel Son que herdei do meu pai. Ele é de 1974 mas hoje em dia ele está acabadasso! Era o violão que eu emprestava, que eu arrastava pra praia e já na época que meu pai tocava o violão já era mal tratado. Mas acho que é um violão que deveria ter sido tratado com mais carinho. Foi o meu começo e em geral é um violão que era muito barato e com uma sonoridade legal! Eu diria que se ainda estivesse em produção com a mesma qualidade seria o violão pra iniciar o estudo! Se for comparar... ta na mesma linha que os DiGiorgio Autor 3 de hoje em dia. E quanto ao encordamento... é isso mesmo. Eu prefiro o som e o volume das com tensão mais alta, mas depende do gosto do fregues.

    Rafael neto

    Fica mais fácil eu me comunicar com o pessoal dessa maneira durante esse período corrido.

    Abraço.

    Johnny
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ironlionzion

    Da uma olhada nesse tópico! Eu e uns caras legais demos uma força quando nos cuidados com violão.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/49928/

    Cara... infelizmente ainda não tive a oportunidade de tocar num viõlão strinberg pra poder opinar legal. Mas tenho um primo de BH que comprou e disse que é legal. Mas são palavras dele e fazem mais de 6 anos que não vejo o piá!

    Abraço.

    ironlionzion
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Johnny
    Ah,gostei da sua eficiência e rapidez hehe...Eu raramente posto no fórum,sempre procuro primeiro na busca(até pq n tenho mta paciencia de esperarem responder hehe).Procurei mto sobre cuidados com violão e nunca tinha lido esse post vlw mesmo.Mas acabei de lembrar de outras perguntas q nunca achei uma resposta nem aki no fórum nem na net:

    1) Eu tenho um DiGiorgio 18,qndo comprei ele foi usado,e o antigo dono usava cordas de aço nele.Quando comprei tinha 11 anos e nem sabia nada de violão entaum comprei axanu o maximo.Dai ano passado comecei a nota que da quinta casa em diante,o som ficava desafinado.Dai descobri que ele com certeza deve ta empenado,só que ele n tem tensor,será q algum luthier consegue desempena?
    2)Eu quando troco as cordas do meu violão,sempre coloco na "cagada" mesmo.Oce conhece algum site explicando o jeito "certo" de colocar as cordas,pq geralmente elas ficam com um som estranho quando as troco.
    3) Qual o lustra-móveis que você passa no seu violão?e de quanto em quanto tempo?Vale a pena mesmo trocar as cordas periodicamente mesmo sem elas arrebentarem?

    É isso ae,desculpa o questionário ae hehe,mas são perguntas que eu olho igual doido na net e nunca acho.E mais uma vez agradeço ae ao seu trabalho,pq pelos posts q ja li doce aki,jah vi que oce é literalmente um contratado aki no fórum auhahua.
    Abraço

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    valeu muito obrigado.
    Agora quanto aos violões Del Vecchio antigos cerca de 40 anos como vc pode avaliar estes instrumentos. Estou perguntando pq geralmente tem aparecido uns pelo mercado livre com um preço bem em conta.

    Abraços.

    Johnny
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Johnny
    · votar


    ironlionzion

    Leve o seu DiGiorgio 18 num luthier sim. Geralmente o pior dano causado por encordamento de aço num violão clássico é empenamento do tampo e rompimento do cavalete, mas pode acontecer de empenar o braço também. Caso o empenamento não seja tão serio é possível reverter, mas se já estiver serio... só vai dar pra parar com o empenamento.

    Não conheço nenhum site a respeito, mas procura alguns que o Helder Belo tem indicado. Acredito que naquela lista enorme deve ter alguma coisa. Eu já tentei explicar a laçada pelo forum, mas é muito complicado de descrever. Eu particularmente uso uma bem complexa.

    Eu uso qualquer lustra moveis. Mas bem poquinho só pra retirar o excesso de gordura. Não é legal vc tocar com o violão todo encebado e pra lustrar só na flanela vc judia bem mais da goma com tanto atrio que vc tem que fazer pra ter um resultado legal.

    Fabrício S Silva

    Del Vecchio é o seguinte... novo não serve pra nada... antigo até que tem um som legal, mas se for pra comprar um antigo dos anos 60 é bem melhor um DiGiorgio. Geralmente quando o pessoal procura por um violão antigo espera algo bem trabalhado e na maioria das vezes não é o que acontece. Pouco te adianta ter um violão de 1960 se ele ficou encostado até agora. A madeira pode estar seca, mas nunca trabalhou da maneira correta e não é só o fato da madeira estar seca que garante um som bem aberto. Então tem que saber muito bem da procedência. E se vc procura por um violão melhor... seria interessante eixar de lado esses Del Vecchios e procurar por um Do Souto ou DiGiorgio de 1960 - 70 na faixa dos 1500 reais. Caso contrário um Giannini C3 novo de 600 reais da pro gasto!

    Abraço.

    Rafael neto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    o jonnao a cara era vc passar um msn pra gente conversar ne meu...custa nada tenho algumas coisas pra falar!! q se axa..abraços

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eheheh! Adorei!

    Johnny QUando vamor poder ouvir uma gravação sua!? Vc sempre tem opinioes sensatas mas por diversas vezes superficial pra nao se tornar indesejavel acredito eu! Entao que tal nos prestigiar com uma gravação sua!?

    Estaremos esperando ansiosamente!

    Abraços!

    Johnny
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Balbino Junior

    Putz Balbino... agora mal tenho um computador pra acessar internet, tô com muita pena de deixar meu João Batista parado 5 dias por semana. Lá no buraquinho onde moro aposto que o meu Giannini C3 é muito mais que um quebra galho como eu denomino ele. E mesmo nele ta dificil de tocar... chego em casa cansado e so toco alguma coisa, mas estudar violão ta complicado... Levei varias suites pra cello e alaude de Bach pra estudar, mas já to vendo que não vai dar certo... vou ficar mesmo relembrando as apostilas de Barrios, Tárrega e Villa Lobos que já toquei a algum tempo...

    Abraço...

    Johnny
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Balbino Junior

    Ahhh... quanto às minhas opiniões... as vezes eu fico medindo mesmo... exponho tudo, mas se vejo que o cara do outro lado é meio dono da verdade eu evito de dar murro em ponta de faca. Tem gente que quer receber uma ajuda e tem gente que adora uma intriga.

    Abraço...

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Johnny
    Nisso vc tem razão, ja eu nao consigo, chamou pra briga entao é nois! hehehehhe!

    Abraços cara e espero que seu tempo para o estudo se prolongue logo!

    Abraços

    CaimDark
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ja eu nao consigo, chamou pra briga entao é nois!

    Isso é, quando você encontra outro dono da verdade, fico logo todo feliz porque achou sua turma né... huauhauhauhauhauahuahauh!!!!!!

    rbpaiva
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Johnny
    Se nao me engano vc já disse aqui, possuir um violão Joao Batista, certo?
    Vc poderia falar algo a respeito dos violoes deste luthier?
    Eu to juntando uma grana pra comprar um violao de luthier, mas to c/ uma duvida cruel.
    Moro em Joao Pessoa-PB e por aqui o unico luthier conhecido nao esta aceitando encomendas. O pessoal recomenda não comprar violao sem experimentar e é ai que tá o problema. Os melhores luthiers residem na regiao sudeste. Só de passagem aerea já se vai uma boa grana que poderia estar sendo empregada na compra do instrumento, entende?

    Vc acha que, para um iniciante, seria mais proveitoso comprar um violao estudo do Joao Batista ou um top de linha de outro luthier menos conhecido?

    Agradeco a todos que puderem me ajudar

    Abraços a todos.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pow, Johnny, esse tópico veio em boa hora. Tenho uma dúvida pra tirar e como já fiquei sabendo da sua fama (vc é O CARA, saca de tudo), talvez possa de esclarecer.
    Eu lí um artigo na internet sobre os violões importados que diziam que não é muito aconselhavél a aquisição por nós brasileiros de instrumentos fabricados em regiôes muito frias, pois a madeira recebe um tratamento especial para resistir à temperatura local, que é o frio. Por isso a pintura deles é muito mais pesada - expessa, para evitar o ressecamento excessivo da madeira (que pode trincar, ovalar ou descolar), já que assim elas ficam mais protegidas da baixa humidade. Em climas tropicais e equatorias, como o Brasil, essas madeiras acabam por demorar muitos anos há mais pra ficar secar, porque a temperatura e a humidade aqui é muito mais elevada, e como essas tintas são termicas, impedem demais a absorção dessa humidade e a recepção de calor por parte da madeira.
    Isso procede, cara? explica aí...

    Johnny
    Veterano
    # out/05
    · votar


    rbpaiva

    Tenho um João Batista sim e é um excelente instrumento. Acredito que ele faça violões de 7, 8 cordas e os Clássicos I e II que devem estar mais de 4000 reais. Manda um email para ele!

    Vc diz que está começando a estudar violão. Se vc tiver condições de "largar" com um JB eu dou todo apoio! Mas existem opções excelentes como os DiGiorgios anteriores a 1970, do luthier Do Souto que podem ser muito bons por um preço variando nos 2000 reais.

    Johnny
    Veterano
    # out/05
    · votar


    albertoellobo

    Essa história tem um pouco de mito envolvida... Os melhores luthier's do mundo colocam madeiras de diversas partes do mundo no seu violões. Todos têm preferência pelo Jacarandá Brasileiro ou o Indiano para a caixa que são regiões tropicais, Ébano Indino para a escala, Cedro Canadense e Pinho Abeto Alemão de regiões temperadas para o tampo.

    A realidade é que cada madeira tem uma características. Algumas demoram mais tempo pra amadurecer, outras definem timbres mais metálicos que outras, etc... E quanto as condições climáticas de cada região não há problema e por isso os luthiers não se preocupam em fazer um tipo de violão para o Brasil, outro pra Burkina Fasso, outro pras Maldivas... O que pode prejuticar e às vezes até danificar um violão é a exposição dele a uma grande variação climática durante curtos prazos de tempo. Dando um exemplo... Já aconteceu de um colega sair daqui de Curitiba, com um inverno úmido, com destino à Brasília levando o seu violão. O resultado foi uma tremenda trinca na caixa devido ao ressecamento brusco da madeira. No entanto, isso não significa que ele não poderia ter viajado até Brasília com o violão. Ele deveria ter tomado medidas de prevenção, como colocar uma esponja úmida dentro do violão.

    Bom... qualquer dúvida tô por ae... Abraço

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Johnny
    Pow, valeu, cara... é que eu tenho alguns violões importados (uns eu nem sei de que região do globo eles são) e quando lí esse artigo bateu uma baita dúvida, hehehehe

    rbpaiva
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Johnny

    Valeu pelo incentivo!

    Abraços
    Ruben Paiva

    Rafael neto
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fala jonny se qualquer hora voce estiver dando uma passadinha no forum se liga nessa pergunta:

    Violões giannini de 79 independentemente de modelo exato mas fabricado com madeiras macissas pinho e jacarandá brasileiro o que voce me diria sobre essa linha de instrumentos,é um instrumento que compensa esta adquirindo se estiver em bom estado,é um instrumento pra vida toda se bem conservado? abraços jonny espero que leia...valeu galera do forum!!

    Johnny
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rafael neto

    Desculpa pela demora!

    Os violões mais antigos da Giannini e em especial os da DiGiorgio da década de 60 até medos dos anos 70 são ótimos violões! No entanto, pode-se encontrar violões bons a preços muito bons e violões bons que não valem o preço pelo qual estão pedindo. Já encontrei um escelente Autor 3 1967, mas jamais pagaria a metade dos 5000 reais que o dono pedia por ele. Entende? Acho que até 1500 reais por um bom violão DiGiorgio desta época ou até mesmo um Giannini seria o preço... mais do que 1500 compra um DoSouto ou outro luthier que vai ser bem melhor. No caso da Giannini, apesar dos mais antigos serem melhores que os atuais.... a diferença não é tão grande quanto a qualidade dos DiGiorgios da mesma época que eram bem melhores.

    Espero ter ajudado. Abraço!

    Rafael neto
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ajudo bastante jonny muito obrigado,mas pra exclarecer melhor uma coisa...eu comprei um giannini de 79 por 200 reais cara..hehe compenso e muito mesmo os di giorgio ser melhores naquela epoca esse giannini andei pesquisando ele é todo de pinho e jacarandá e fora que a madeira tem mais de 30 anos...to muito feliz,mas to com umas cordinhas que pelo amor abafa todo o som aquelas giannini mpb ai ja viu abraçao jonny valeu pela ideia!!!!

    zimmermann
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Johnny

    Oi comprei um violão serie ouro 1965 da Di giorgio e que instrumento!Tenho medo de exagera e passar por mentiroso, mas é um puta instrumento.Simplesmente incrivel--detalhe, era um dos mas básicos na época, quem dira a série superior!!!!Que som e como é gostoso estudar com ele.Aqueles exercícios do Carcassi e Aguado ganham sentido com ele.Que maravilha, simplesmente magnífico!Sem brincadeira, supera todos os meus violões:Sevilha, Romeu 3 1991, dh 69, c 40, crafter sc 75e e também até alguns instrumentos importados tal como o "esteve GR03", violão espanhol que já experimetei, um alhambra , yamaha cg 110 e da michael todos.Gente me desculpem, mais literalmente estou apaixonado pelo instrumento.Tenho certeza que com 1500 reais no bolso não conseguiria algo melhor, todavia me custou 370.Fiquei liso, mais valeu cada centavo!E tem um detalhe, com ele aprendi a importancia de se estudar com um bom instrumento e é o conselho que dou a todos principalmente se estudam clássico:FAÇAM UM SACRIFÍCIO E COMPREM O MELHOR QUE PUDER, VALE A PENA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    características:

    Signorina 1965, feito para cordas de aço.Violão 3/4.

    laminado de jacarandá e laminado de um pinho.Bate muito violão maciço!!!!!

    Primas maravilhosas, humilha o Romeu 3.

    Peso do instrumento, Parece feito de papel ou de vento de tão leve.

    Baixo incriveis, pois tocando-se músicas sincopadas gera-se um efeito engraçadíssimo:pareçe que se está com dois instrumentos, um fazendo o baixo e o outro as linha melódicas nas primas.Resumindo ,a marcação fica perfeita e bem definida.


    Abração

    Zimmermann

    romulocesar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    oi johnny, sou novo aki no fórum e estou querendo com prar um violão, mas que seja bom e posso perdurar durante anos. estou em dúvida sobre qual destes comprar: giannini c3, giannini c4, giannini c5, di giorgio tarrega, digiorgio master, digiorgio autor 3. ou entao, procurar por violões di giorgio antigos como os bel som da década de 70 ou gianninis mais antigos ou até mesmo algun del vecchio. a possibilidade de comprar de um luthier tb não está descartada por mim. sei bem que instrumento eh algo relativo demais, mas gostaria que vc me ajudasse.
    agradeço pela antenção, rômulo

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Johnny

    Eai, Johnny! Beleza, man?
    Que com que vc voltou a postar aqui!

    Cara, deixa te perguntar: Vc conhece ou já tocou com violões Rozini dessa nova linha lançada na Expomusic 2005, os tal do Solid Top HandCrafted (Tampo Macico feito à mão)? Eles estão usando pinho sueco no tampo, pau-ferro na escala e cavelete, cedro no braço, mogno laminado nas laterais e fundo e adotaram acabmento fosco tb, agora. Resultado: saiu um violão leve, pérem resistente e com um som muito foda, os timbres são perfeitos! Testei recentemente os modelos Flat, os Folk de 6 e 12 cordas (aço), e o Classico 7 cordas (nylon). Todos me encheram os olhos! Até peguei um 12 cordas desse pra mim! Resta saber duas coisas: 1) Será que a Rozini finalmente acertou a mão nesses novos modelos, ou eles são lançamentos apenas "temporários"- edição limitada, apenas pra "testar" o mercado? 2) São instrumentos realmente bons no quesito durabilidade?

    O que vc acha, Johnny?

    Abraços, cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguma idéia pra trocar com Johnny?