Para Melhorar um Takamine

    Autor Mensagem
    Marll
    Veterano
    # jul/05


    Recentemente comprei um Takamine G116. Foi uma escolha interessante, porque eu estava com capital para comprar um violão
    melhor e cheguei a tocar violões Yamaha, Di Giorgio, Washburn e o
    violão tão bem indicado pelo Johnny, o Giannini C3. Que, na minha
    opinião de leigo, é mais gostoso de tocar do que o C4.
    Aconteceu alguma coisa quanto toquei o G116, senti que o som
    se propagava melhor, que minhas mãos se adaptaram bem a ele, como
    se fosse feito sob encomenda para mim. Acho que isso deve ser aquele
    algo mais que os músicos dizem sentir quando encontram o violão certo,
    independente da marca ou tipo.

    Mas deixo uma pergunta aqui, para quem puder e tiver a boa vontade
    de me ajudar... Sobrou um pouco do dinheiro que eu tinha reservado
    para adquirir o meu primeiro violão e quero saber o que devo fazer
    para tornar ainda melhor o meu G116?
    Devo trocar as cordas, retirar o verniz, trocar o rastilho... Enfim... O que pode ser feito?

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marll

    Cara... não é um violão ruim não! É o elétrico ou o clássico mesmo? Só acho que ele é um pouco carinho, mas tudo bem! Eu acho que pra dar uma melhorada nesse violão vc poderia trocar o rastilho por uma peça de osso e usar encordamento de alta tensão. Algo que vc pode fazer num luthier... seria fazer um alinhamento de trastes, uma possível regulagem no braço se o violão tiver o tirante... e acho que só. Se não me engano o tampo é sólido e se for um pouco grosso caberia ao luthier avaliar se é possível retirar um pouco da madeira, mas provavelmente seria um pouco arriscado já que em geral violões coreanos e alguns nacionais como DiGirgio usam a espessura do tampo como compensação da estrutura. O correto seria ter um leque bem certinho com este propósito e deixar o tampo somente com o objetivo de propagação. O que pode ser feito também é retirar um pouco de acabamento que é um pouco exagerado, mas acho que não faria tanta diferença neste caso.

    Acho que é isso... quanto a caixa não da pr fazer muita coisa... ela não é sólida, é confeccionada em nato que é um aglomerado homegêneo de alta densidade... então é melhor não mexer...

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para Melhorar um Takamine