Qual motivo de falar "escala menor"?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Se discutir isso leva àlgum lugar, vamos ver:

Não vamos simplesmente olhar se é maior ou menor, vamos ver da maneira mais simples que conhecemos: Tom e Semitom... já lembrou o nome de uma escala (escala de tom, semitom).

Estão tem várias formas dessa melodia se expressar, afinal, qual escala/acorde não tem T, ST em seqüência? Tem muitos!!!

Depende de como ela vem na cabeça, ou na harmonia. Smente depois depois iremos ver qual a sua relação com o acorde.

É óbivo que se for <<Tom - Semitom>> ou mesmo <<Semitom - Tom>> vai gerar um intervalo de 3a menor (1,5 tom)

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
da pra tocar la si do em do maior tranquilo e nao sair sonoridade menor

E isso é o q?

algo
Veterano
# jun/05
· votar


É óbivo que se for <<Tom - Semitom>> ou mesmo <<Semitom - Tom>> vai gerar um intervalo de 3a menor (1,5 tom)


E tendo o lá como tônica, logo seria lá menor.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
cara.. isso soh serve pra atrapalhar meu..

pensa assim.. tem uma musica em do maior, certo! tu tem que improvisar nela.. que escala tu vai usar pra sair um som diatonico, tonal?

do maior/la menor ( a mesma coisa )

eh simples

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur

Ah, entendi... tipo, toca qualquer nota da escala e tá limpo!

Legal!

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
sim! nao tem essa de usar o shape de la menor pra sair som de la menor e do maior pra sair som de do maior!

eh soh ter ouvido pra se fazer sair o som que se quer =D

mas o cara nao entendeu isso ainda!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Poxa cara vcs não entendem uma coisa tão simples.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur

é phoda...


o cara não saca nem o Blood Avenger e fica enrolando com esses papos de 3a menor.

algo
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
king_arthur
Vcs uma hora falam das notas separadas, depois com base harmônica.
E ainda falam que eu tô ficando maluco.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
cara.. a gente entende sim.. eh que tu ta falando do ponto de vista teorico, tu ta analisando a melodia "tim tim por tim tim"!

mas nao eh isso que importa cara! eu to falando de som mesmo, no duro, improviso mesmo! pra isso nao faz diferenca esse negocio de 3a menor, intervalo! soh tem que saber o que fazer pra sair o som que se quer

mesma coisa..

LeandroPanucci
aiuehiauehu blood avenger... que viagem!

ta ligado.. o algo parece aqueles aluno que aprende materia nova na aula de guitarra chega no forum e quer mostrar "tooodo o seu conhecimento"

:/

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur

Mas é pra você isso!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
Não cara, eu só queria dar uma informação certa!
Se vc tem uma base em Dó maior, cada nota que você tocar vai ter uma sonoridade diferente, uma intenção diferente.è pra isso que servem os modos gregos.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
ah eh... quem veio com papo de 3a menor foi o cara.. que que eu tenho q a ve com isso O.O

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
Não cara, eu só queria dar uma informação certa!
Se vc tem uma base em Dó maior, cada nota que você tocar vai ter uma sonoridade diferente, uma intenção diferente.è pra isso que servem os modos gregos.

sim cara ... eu ja disse, isso ta certo! mas to falando que sem base harmonica nao faz diferenca! e tu continua insistindo que faz!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Quando vc toca uma sequência de notas isso tb tem uma relação harmonica, no caso do velho: La si Dó(sem base) o lá seria a dominante pq era o primeiro som da série...

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur

O que é que tem é que o que você propõe é: pra que estudar? Manda uma escala "qualqué nota" e deixa o ouvido levar.

Não é bem por aí. Antes de deixar o seu ouvido levar é bom educar ele antes.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
O que é que tem é que o que você propõe é: pra que estudar? Manda uma escala "qualqué nota" e deixa o ouvido levar.

bem capaz, cara! se fosse por isso, tu acha que eu nao ia te feito aula?

nao eh isso que eu to querendo dizer.. to dizendo que tira a liberdade e a naturalidade fica pensando no meio de um solo "ah, agora eu quero uma sonoridade de la menor! vou usar esse shape aqui!"

Não é bem por aí. Antes de deixar o seu ouvido levar é bom educar ele antes.

com certeza.. mas muitas coisas complicam demais.. modos gregos.. ta certo, eh muito importante saber, estudar e tal.. mas isso vai me dar alguma liberdade pra solar? nao, pelo contrario! isso vai ir me fechando ate eu ter algumas casa numa corda pra solar..

obvio que o estudo eh importante.. eh a base de tudo!, nunca falei que nao era..! mas no improviso o que vale eh experimentar, pelo menos essa eh a minha opiniao

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Isso é para todos
Galera teoria é uma opção, ela te dá a chance de analizar tudo o que é feito desde uma sequência de três notas, até uma sinfonia.Se você "nunca estudou" teoria mas toca e gosta do seu som isso é muito legal tb, mas sempre tenha em mente que quase tudo que se faz em música tem seu porque...
Eu quando vou improvisar não fico regrado, só sei o caminho mais lógico para mostrar o que quero passar, por outro lado existem músicos fantásticos que não sabem de teoria mas isso não vai tirar o mérito deles.

Resumindo:Música é uma linguagem,uma ciência, mas você escolhe se estuda mais a fundo ou não. O que importa é você conseguir passar o que quer com ela e ver que a música está em tudo até no silencio ou num simples ruído...Com isso você aprende a importância do respeito.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur


Então pelo que estou entendendo eu não poderei usar uma menor melódica ou menor harmônica? Solta uma escala só e tá limpo?

Sobre C - F - G,

o que você usa?

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
concordo plenamente

LeandroPanucci
tambem nao foi isso que eu falei.. cara.. eu simplesmente disse que do maior eh igual a la menor (nao a tonalidade, a escala) e nao me entenderam..

eu não poderei usar uma menor melódica ou menor harmônica? Solta uma escala só e tá limpo?
bem pelo contrario! eu to dizendo que da pra usar o que quiser! essas sao escalas que abrem o leque de possibidades, isso eh bom! agora os modos gregos, como eu falei ja, fecham o leque em vez de abrir! eh disseo que eu to falando!

Sobre C - F - G
posso usar C maior , A menor, pentatonicas maiores dos respectivos acordes.. posso usar a penta de C menor se quiser dar uma intencao blues... posso usar na verdade ate uma escala maior pra cada acorde (e suas menores primitivas equivalentes) .. enfim.. nao consigo te dizer o que eu usaria, pq isso varia.. se eu tivesse com minha guitarra aqui, poderia dar mais exemplos...

a questao eh que eu nao penso nas escalas na hora de improvisar.. eu penso no som que eu quero tirar.. mas isso por que eu ja estudei as benditas escalas!

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Sobre C - F - G
posso usar C maior , A menor, pentatonicas maiores dos respectivos acordes.. posso usar a penta de C menor se quiser dar uma intencao blues... posso usar na verdade ate uma escala maior pra cada acorde (e suas menores primitivas equivalentes) .. enfim.. nao consigo te dizer o que eu usaria, pq isso varia.. se eu tivesse com minha guitarra aqui, poderia dar mais exemplos...


E a menor melódica eu posso?

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
poder pode.. mas nao tem muita brecha pra usar ela.. daria pra ver o G como um dominante 7/9 .. nesses casos, da pra tratar ele como 4 grau da menor melodica.. ou seja, D menor melodica...


as possibilidades sao infinitas

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur

e você não está me falando dos modos? Como os modos não importam na hora de improvisar?

Eu até entendo quando a idéia não se prender, mas não podemos esnobar os modos gregos como se ele não quisesse dizer nada.

Eu posso usar melódica o tempo todo na verdade, existem muitas brechas, principalmente se eu pensar nos 3 como dominantes, aí cada acorde eu posso usar 4 menor melódica diferente, no mínimo.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
e você não está me falando dos modos? Como os modos não importam na hora de improvisar?

nao da forma como eh ensinado.. ele nao influencia diretamente no improviso.. eu disse antes, eh evidente que o estudo dos modos eh muito importante.. mas tu nao vai pensar num improviso "agora eu vou usar ré frígio!"

Eu posso usar melódica o tempo todo na verdade, existem muitas brechas, principalmente se eu pensar nos 3 como dominantes, aí cada acorde eu posso usar 4 menor melódica diferente, no mínimo.

claro.. vendo por esse lado, eu posso ver todas elas como dominantes alteradas, nesse caso vendo cada uma delas como 7 grau de uma menor melodica.. mas isso nao tem sentido pra mim..

na verdade, tambem da pra ver cada um dos acordes como dominantes e 5 grau de uma harmonica..

ou mesmo usar uma escala diminuta meio tom abaixo de cada um dos acordes, se esses forem dominantes...

enfim.. da pra extrapolar se tu quiser

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


nao da forma como eh ensinado..

disso eu não sei.

Quando eu penso em modos eu não penso num desenho ou shape de escala, eu penso nas tensões que ele tem pro acorde/escala, e o que eu poderia usar... de certa forma saber onde estou pisando.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
Quando eu penso em modos eu não penso num desenho ou shape de escala, eu penso nas tensões que ele tem pro acorde/escala, e o que eu poderia usar... de certa forma saber onde estou pisando.

hum.. assim, sim..

acho que os modos ajudam a se guiar, a entender os sons.. mas nao da pra se basear neles pra improvisar.. eh diferente.. eles sao o ponto de partida, e nao o de chegada.. tem que seguir a intuicao.. se a musica eh em C e ta no acorde Dm a base, nao eh dificil criar uma intencao de D dorico..

cara.. eu aprendi bastante coisa com meu professor.. e cheguei a conclusao que da pra simplificar muita coisa.. e seguir mais os instintos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual motivo de falar "escala menor"?