Musica Atonal!!! dá pra improvissar? como se compoe?

Autor Mensagem
SoldierOfFear11
Veterano
# jun/05
· votar


Xifópagos_Brothers

esse de baixo eh o primeiro movimento, e o de cima eh o q? eh do concerto tb ne?


O primeiro arquivo é o 3o movimento.

SoldierOfFear11
Veterano
# jun/05
· votar


Adriano Medeiros

vc tinha falado sobre serialismo, o q ser isso?

http://www.artnet.com.br/~pmotta/3seriali.htm

Marisco
Veterano
# jun/05
· votar


Adriano Medeiros
Vou tentar upar qdo chegar em casa... To no trampo agora

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


faltou o segundo :)

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


SoldierOfFear11

já baixei cara...

piração

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


hm. gostei bastante. o terceiro foi o q eu mais gostei.



Vou postar aki minha musica nestante atonal para vcs apreciarem tb :)

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


http://soaspiores.palcomp3.cifraclub.com.br


Se chama "Atonalidades Tonáveis Inaudíveis" acabei de compor. :)


como vc pode ver eu começo atonal, depois no meio da musica me vendo para uma gravadora e faço um som descarado pop-brega-valsa-tonal.

a II eh muito tonal pro meu gosto

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


Xifópagos_Brothers
muito bom o som e a atitude
isso ae cara, true noruegam metal

mas... voltando ao assunto atonalidade....

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


:)

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Alguém conhece Arnold Schoenberg?

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


algo
só de nome, devo ter algo aqui mas nao me lembro o q seja

Marisco
Veterano
# jun/05
· votar


algo
Já li dois livros dele. O famoso "Tratado de Harmonia" e o "Composição Musical". Mas não curti os livros não. O cara sabe demais, mas não consegue explicar bem. Agora as peças dele são o bicho!

SoldierOfFear11
Veterano
# jun/05
· votar


Quarto movimento:
http://s35.yousendit.com/d.aspx?id=38AMIXX9LN2O51ZOJQE2WA2MHI

Dogs2
Veterano
# jun/05
· votar


como assim atonal?
é tipo que as notas não seguem um padrão?

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Foi o Arnold Schoenberg que "criou" esse negócio de música atonal, na verdade o nome certo é dodecafonismo: A música é composta dentro da escala cromática, sendo que todas as notas devem ter a mesma importância e o silêncio é peça fundamental nesse equilíbrio.

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


algo
ahhhh. ja ouvi falar um bocado de decafonismo (naum conheço ja ouvi falar soh). Então é isso. Mas eh claro, agora me pareceu uma coisa lógica mesmo. Doze. Todas as notas :)


Mas soh uma pergunta: sair tocando notas adoidamente como eu fiz eh totalmente sem valor ne? qual seria a lógica dessas composições?

vou ler a respeito pra entender basicamente.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Xifópagos_Brothers

qual seria a lógica dessas composições?

Eu acho que os caras pensam muito em substituições.

Pense no acorde formado pelas notas: G - B - F

Você pensa G7, os caras pensam em hexafônica (tons inteiros).

Eu li uma matéria do Aldo Landi onde ele perguntava sobre o que você é capaz de fazer sobre um simples G7. Essa matéria me abriu um novo horizonte onde é mais fácil, pelo menos entender, o que os caras fazem por aí.

Você já imaginou que um simples G7(9) invertido vira um Bm7(b5) - meio diminuto - que se você resolve encarar ele como um dim7 ele pode mudar a nona e se desdobrar em mais 3 acordes. E se você nalizar o seu trítono ele pode oferecer ainda mais opções.

A música é um universo muito louco, onde a harmonia modal é apenas o capacho pra limpar os pés antes de entrar.

Não posso afirmar nada do que escrevi porque sou um ignorante musical ainda, mas no momento eu vejo com estes olhos.

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


SoldierOfFear11
Quarto movimento:
http://s35.yousendit.com/d.aspx?id=38AMIXX9LN2O51ZOJQE2WA2MHI[/i]

aki ta dando link invalido :(

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
vlw. ja vi q preciso estudar o basico do basico primeiro

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Xifópagos_Brothers
LeandroPanucci
Eu também sou uma ameba em relação a música...
Mas o dodecafonismo implica em um novo sistema: O Atonal! Ou seja, a partir da saturação do sistema harmônico Schoenberg percorreu um novo caminho o do Atonalismo, onde os sons e silêncios tem que estar em equilíbrio.
Schoenberg já tinha total controle sobre o sistema tonal, ou seja o cara era um bruto!!!

LuizFB
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Você já imaginou que um simples G7(9) invertido vira um Bm7(b5) - meio diminuto - que se você resolve encarar ele como um dim7 ele pode mudar a nona e se desdobrar em mais 3 acordes. E se você nalizar o seu trítono ele pode oferecer ainda mais opções.


Tipo, eu entendi a parte teórica disso q vc falou, mas não entendi como usar isso na prática! o que eu faço com os acordes de Bº, Dº, Fº, Abº? Por exemplo, arpejar em cima de um acorde de G7(9)? E quanto ao trítono? Vc tá falando do trítono do acorde de G7(9) (intervalo entre Si e Fá)? Quais as opções que eu posso tirar desse detalhe?

wiskeria
Veterano
# jun/05
· votar


fuma um beck

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


wiskeria
de qual beck tu tá falando? hehe

ledshred
Veterano
# jun/05
· votar


O mestre da musica atonal é o compositor clássico Arnold Schoenberg,quem se interessa por esse estilo deve ouvi-lo e estuda-lo,mas,a música atonal é estranha p/ quem não tá acostumado e sem dúvida,esse tipo de música é fundamental p/ se criar músicas com mais originalidade.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


LuizFB

o que eu faço com os acordes de Bº, Dº, Fº, Abº? Por exemplo, arpejar em cima de um acorde de G7(9)?

Exatamente isso. Use o arpejo, a escala desses acordes. Resumindo, é apenas uma substituição. Primeiro você inverte o acorde e vê qual acorde que dá, considerando a nota invertida como tônica. Um exemplo, a 1a inversão de Dó é um C com a 3a no baixo (C/E) certo?. E se você considerar o E como tônica, você terá um Em(b6).

Nos acordes dominantes (X7) essa abertura é muito grande, porque você pode interpretar de diversar formas o acorde em questão. Se eu faço uma vamp sobre G7 (T, 3 e 7 - G, B e F) eu poderia usar uma escala hexafônica de G --> G, A, B, C#, D#, F. Esta escala da pra usar numa boa sobre um G7 sem a 5a entrando na formação do acorde pra não chocar com a nota D# desta escala.... isso é só um exemplo numa escala bem "bizarra" e tensa como a hexafônica.

Vc tá falando do trítono do acorde de G7(9) (intervalo entre Si e Fá)? Quais as opções que eu posso tirar desse detalhe?
´
De cara a primeira coisa é inverter o trítono também. Se o trítono está entre a 3a e a 7a menor (B e F), e se eu inverter ele vai continuar sendo um trítono (F e B), certo?!

Entendendo agora o trítono invertido como F sendo a 3a e B a 7a menor, então eu posso substituir o G7 por um Db7, com tensões de 9a e #4a.

Agora se você considerar o trínono como um intervalo de 5a diminuta, quantos acordes você não teria só nesta brincadeira?! É como mover pedras de um lugar pra outro.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--3--3-----------------------------3~~----------------
A--2--2----------4-6-8-6-4-2--------2~~----------------
E--3--3----3-5-7--------------0-1-2-3~~----------------

G7 hexafônica de G cromatic G7



LuizFB
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Po, valeu ae a explicação, mto boa mesmo! Eu nunca tinha analisado desta forma! Parabéns ae pela sua paciência com a galera, de explicar, dar exemplo e tal! Já aprendi mta coisa soh com suas explicações! Tipo, tira mais uma dúvida minha: por exemplo, eu quero construir uma música em Dó Lídio (que acaba sendo o C.H. de Sol Maior), como eu uso as funções dos acordes? Por exemplo, sempre vem aquele "esquema" na cabeça, de usar o II, IV de preparação, o V e VII de tensão e o I, III e VI de resolução. Então, pensando numa harmonia com a cadência IIm7 - V7 - I7M, de um C.H. jônio de Dó (Dm7 - G7 - C7M), como ficaria se eu quisesse fazer isso no modo lídio? É possível isso (ex: transformar em II7 - V7M - I7M --> D7 - G7M - C7M)? Pq pra mim, soa mto estranho, pois automaticamente quando vc sai do D7 pro G7M, blz, mas pra terminar a música em C7M, vc "sente" que tá faltando algo pra complementar, e muito estranho de resolver! Qual seria sua sugestão?

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
· votar


LuizFB
fica estranho pq D7 G7M C7M tá em G maior mesmo... tu tem uma IV e uma V de sol nessa progressao, é inevitavel q o repouso seja em G7M

agora... explicar como fazer cair em C lideo eu nao sei...

mas uma sugestao:
D7 | G7M | C7M | C#7/5b D7 | G7M

hehe, nada a ver com o q tu queria... mas... é o q deu pra eu fazer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica Atonal!!! dá pra improvissar? como se compoe?