ritchie blackmore - entrevista histórica !!!!

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# abr/05 · Editado por: Curly


Conhecido por sua antipatia com a mídia especializada (extensiva aliás ao resto da humanidade),não é de admirar que RB tenha dado poucas entrevistas, essa dada a Guitar world americana, é uma exceção, onde ele fala da sua careira, espinafra Van Halen, Malmsteen, Hendrix, Vaughan e elogia Johnny Winter e Jeff Beck. Traduzi livremente os melhores trechos (os comentários entre [] são meus...):


* * * * *

GW: Como essa formação [do Purple] difere das anteriores ?

RB:Musicalmente eu diria que o cantor [joe Lyn turner] não bebe tanto quanto o anterior [ian Gillan] (risos) Mas falando sério, quanto mais eu fico velho mais eu quero ouvir melodias. Nós realmente trabalhamos duro para construir boas melodias e progressões interessantes. É isso que me excita agora.

(...)

GW: Quando compondo ou produzindo vc trabalha seus solos antes ?

RB: Eu nunca planejo meus solos. Tudo que eu faço é totalmente espontâneo. Se alguém me diz que ficou legal e pede para mim tocar igual eu não consigo. O único solo que toco de memória é Higway star. eu gosto muito daquela descida cromática.

(...)

GW: vc já tentou usar uma alavanca tipo Floyd rose ?

RB: Não. eu não uso mais alavanca, ficou muito vulgar.

(...)

GW: entre Fireball e Machine Head sua guitarra ficou mais funk e mais blues. Hendrix teve algo a ver com isso ?

RB: eu fiquei impressionado com Hendrix. Não tanto pela sua guitarra mas pela sua atitude. Ele não era um grande guitarrista mas todo o resto nele era brilhante. Até a maneira como ele caminhava era brilhante. Mas sua maneira de tocar era um pouco esquisita. Hendrix me inspirou mas eu estava mais ligado em Wes Montgomery. Naquela época eu estava ligado nos Allman Brothers também.

GW: O que vc pensa de Stevie Ray Vaughan ?

RB: eu sabia que voces iam perguntar isso. Ele morreu tragicamente mas eu fico supreso de como as pessoas pensam que ele era um grande guitarrista quando existem pessoas como Buddy guy, Albert Collins, Peter Green, Mick taylor e Johnny Winter que é um dos melhores blueseiros do mundo. Ele tem pouco reconhecimento. O vibrato dele é incrível. SRV era muito INTENSO e acho que era isso que atraía a atenção das pessoas. Como guitarrista ele não fez nada de extraordinário...

(...)

Curly
Veterano
# abr/05 · Editado por: Curly
· votar


GW: As suas partes ritmicas nem sempre são tocadas com palheta...

RB: É porque eu sou preguiçoso. É igual ao jeff Beck: quando ele não acha uma palheta ele toca com os dedos. Sabe como é. Vc está vendo Tv e não acha uma palheta aí toca com os dedos. Até o riff de Smoke on the water as pessoas tocam com palhetadas para baixo e fica muito diferente. Vc toca a tonica antes da quinta.

GW: Por que vc acha que Smoke on the water dura tanto tempo ? parece o equivalente do rock a 5a de bethoveen...

RB: Simplicidade é a resposta. Vc vai ouvir a turma tocando isso nas lojas de guitarra. Eu nunca tive coragem para compor até eu ouvir I can't explain e My generation [do The Who]. Aqueles riffs eram tão quadradinhos que eu pensei, se Pete pode fazer isso eu também posso !

GW: O que vc achou quando Tommy Bolin tomou o seu lugar no Purple ?

RB: Eu ouvi ele tocando com o Billy Cobham [baterista da Mahavishnu Orchestra] em Spectrum [disco que lançou o movimento jazz rock] e pensei: quem é esse cara ??? Então eu vi ele na tv e ele tinha uma aparência incrível parecia Elvis Presley. Eu soube que ele iria ser grande. Quando eu fiquei sabendo que o Purple contratou ele achei que ia ser ótimo. Ele era muito humilde. Eu me lembro que quando ele me convidou para ir na casa dele para ver sua guitarra. Um dia eu fui. Eu entrei e procurei por ele mas não tinha ninguém, não tinha mobília, nada... Eu esperei por 10 minutos aí ele apareceu. Ele mostrou a guitarra e tinha toneladas de ferrugem nas cordas, parecia que ele não trocava há uns 4 anos. Eu perguntei qual tinha sido a última vez que ele trocou e ele disse muito sério: vc acha que eu preciso trocar elas ???

GW: quando vc sai do Purple vc tomou uma direção mais clássica com o Raibow

RB: Eu nunca sei o que eu quero ser. Eu acho o blues muito limitado. eu sempre pensei, com todo respeito ao BB King, que vc não pode tocar apenas 4 notas. Já no clássico vc tem que ter muita disciplina. Eu estou sempre entre os dois, na terra de ninguém musical.

GW: o que vc acha do Malmsteen. Ele frequentemente cita vc como influência...

RB: Ele é sempre muito simpático comigo e eu me dou muito bem com ele. As vezes eu não entendo ele, o que ele toca, as roupas que ele usa. Ele é um pouco espalhafatoso. Normalmente vc diria: esse cara é um idiota, mas quando vc ouve ele vc vê que ele não é nada disso. Ele precisa ficar mais calmo. Ele não é Paganini, como ele acha que é. O dia que ele arrebentar todas as cordas, menos uma, e tocar a mesma coisa nessa última corda aí ele vai conseguir me impressionar. em 3 ou 4 anos nós vamos ouvir grandes composições dele [não foi isso que aconteceu, Ritchie...].

GW: o que vc acha do [two hands] tapping ?

RB: Graças a Deus voces perguntaram isso ! A 1a pessoa q eu vi fazendo isso foi Harvey Mandel [guitarrista virtuoso dos anos 60/70, dizem que foi convidado a entrar nos Stones, sumiu...], em um lugar chamado o Whisky a go-go em 1968. Eu pensei que diabo ele está fazendo ? Foi engraçado. Jim Morrison estava lá e saiu carregado de bêbado... Hendrix também estava lá. Todos estávamos bêbados. Então Harvey começou e todo mundo disse - o que é isso ? Até pararam de dançar. Obviamente Van Halen deve ter pego algo disso.

GW: O que vc pensa dele ? [EVH]

RB: Depende do meu humor. Ele é talvez o guitarrista mais influente dos últimos 15 anos. (...) Obviamente ele fez alguma coisa. Ele é um grande guitarrista mas eu me impressiono mais com o seu trabalho de compositor e nos teclados. Ele será o próximo Cole Porter.

GW: Como vc se sente como um herói da guitarra ?

RB: É divertido me ver assim porque a 1a vez que eu vim para os EUA eu pensei "para que vir aos EUA onde existem aqueles fantásticos guitarristas" Eu admirava pessoas como Jimmy Bryant e Speed West [músicos country]. Quando eu tinha 13 anos eu não podia acreditar como alguém podia ser tão bom e pensei que o dia que eu fosse aos EUA seria massacrado. Tudo mudou quando "Hush" virou sucesso. Os americanos chegavam até mim e diziam "vc toca muito bem" e eu então dizia "como vcs podem dizer isso quanto vcs tem aqueles fantásticos caras em Nashville que são muito melhores que eu ?" (...) Jeff Beck me disse que uma vez estava gravando em Nashville e um faxineiro do estúdio pediu a guitarra dele emprestada e deslumbrou Jeff. Ele caiu fora depois disso. Graças a Deus esses fantásticos guitarristas não saem de Nashville...

GW: Seu som mudou ? O que acha dos efeitos modernos ?

RB: eu não me coloco no mesmo nível do Jeff Beck mas me identifico com ele quando ele diz que prefere ficar mexendo na mecanica dos seus carros [Jeff constroi Hot rods] do que tocar guitarra. Eu aprecio outras coisas na vida [RB é um milionário...] Talves se eu tivesse 20 anos prestasse atenção nos novos equipamentos, hoje só quero plugar uma guitarra em um amplificador alto e pronto (...)

GW: o que o futuro reserva para vc ?

RB: estou muito ligado em música renascentista, mas eu ainda curto o hard rock - mas só se for algo sofisticado com algo sólido pro trás - Eu não quero entrar no palco e parecer um tolo, porque vejo muitas bandas fazendo isso hoje. Muito do que se faz hoje é porcaria. Onde estão as bandas progressivas como Jethro Tull, procol harum, cream e Jimi Hendrix experience ? Tenho que prosseguir mas tenho que aguentar isso...

[fim]

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Muito massa! RB é um mala, mas é um puta guitarrista!

pinguim_rj
Veterano
# abr/05
· votar


Curly
muito bom kra!!! realmente eh historico hehehe

monk
Veterano
# abr/05
· votar


espinafra Van Halen

nao achei nao

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


De que ano é essa entrevista?

Curly
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL

A entrevista foi publicada em fevereiro de 91.

monk

O homem é muito sutil, eu não traduzi tudo e tem coisas que vc só percebe no texto em inglês. É uma ironia quando ele compara Malmsteen a Paganini e EVH ao Cole Porter um dos grandes gênios da canção americana...

Sparkle
Veterano
# abr/05
· votar


Muito bom!

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Curly

scaneia essa entrevista pra galera...

Blackmore é tudo...

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05
· votar


Muito bom ehuehue realmente esse é um ser egocêntrico... Deveria ter umas aulas de humildade com o Mestre ou com os irmãos Tonante.

Paul Miander
Veterano
# abr/05
· votar


Scaneie :)

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/05
· votar


haahaah...ele é um ótimo guitarrista, curto os solos dele...
Mas é mais um carinha convencido hehehe...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Blackmore é um grande guitarrista, e um babaca completo. Tenho uma Rock Brigade aqui em que ele fala mal do Brasil!!
Tenho também uma outra da Revista norteamericana Guitar World em que os editores colocam uma foto dele e outra do Malmsteen embaixo idênticas, demonstrando como o sueco (que é tão babaca quanto seu mestre) o copia descaradamente. Poses, roupas, equipamento, tudo igualzinho....

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que ele falou do Brasil?

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

hehehehe

o cara é foda... eu fui no show do deep purple, com o john lee tuner... o palco era só dele... ele ocupava todo o espaço, dá pra dizer q foi um show do blackmore... acompanhado pelo deep purple!!

nunca vi nada igual...

(deve ser uma merda tocar com ele)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
Não me lembro bem de cabeça (e as revistas estão em alguma caixa por aqui), mas era algo como esculhambado, tropical de mais, nos acusou de sermos sem educação (acertou). Tanto é que na mesma entrevista ele elogiou a Argentina!!!! (para ele um país mais "europeu" (sic)).
Abç

Curly
Veterano
# abr/05
· votar


O cara pode ser chato mas temos que reconhecer seus méritos: quando deixou o Purple disseram que ele ia sumir mas ele alcançou grande sucesso com o Rainbow e ainda alavancou a carreira de muita gente, mais recentemente alcançou o sucesso mais uma vez com o Blackmore's Night em um estilo completamente diferente, conquistando novos fans que nem sabem quem ele é, ou seja, não vive na sombra do Purple... Tudo isso sem cantar e sendo um mala... Apesar de adorar o Morse e tb o Bolin esses guitarristas não dão nem de longe a mesma pressão, não conseguiram substituí-lo a altura...

claretimus
Veterano
# abr/05
· votar


scaneia pra gente kra!!!!!!! hehe

user2
Veterano
# abr/05
· votar


Blackmore é o cara

vinsanity
Veterano
# abr/05
· votar


Apesar de adorar o Morse e tb o Bolin esses guitarristas não dão nem de longe a mesma pressão, não conseguiram substituí-lo a altura...

discordo absolutamente...

o Bolin até tudo bem, nao acho mesmo que seja melhor que o Blackmore... mas o Morse dá de mil nele...

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


o blackmore era foda demais
mais ele eh meio escroto quando abre a boca fala mta merda..
e ainda ele era mto nojentinhu por isso q tiraram ele do purple
vinsanity
hj sim..
queria ver o morse na epoca no blackmore..
ai sim da pra compara


MAIS BLACKMORE EH FODA!

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


vinsanity
Apesar do Morse ser de outro mundo, Deep Purple é Blackmore.

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL

sem o Blackmore, é cover do Deep Purple...

StEvE_vAi_NeGaUm
Veterano
# abr/05
· votar


esse cara eh bom mais eh uma bosta eu prefiro o estilo do van halen do q o dele

vinsanity
Veterano
# abr/05
· votar


olha bicho, eu ja fiz altas discussoes sobre esse assunto, morse e blackmore... uma conclusao simples que eu cheguei foi que cada um fez seu papel na banda, na hora certa...

eu diria que blackmore foi o responsavel pela banda ser o que é, por criar os clássicos, etc... mas ao menos pra mim, morse melhorou 90% das musicas... sem contar que tambem criou outras excelentes, como sometimes i feel like screaming, haunted, etc...

no geral, prefiro morse, pela simpatia, pelo talento e pelo estilo...

user2
Veterano
# abr/05
· votar


vinsanity
Também penso assim cara, mas ainda tem tempo pro Morse criar coisa melhor pro Purple.

Eu curto muito o Blackmore, mas tem algumas coisas que ele faz que é muito feio, tipo ficar dando ligado em lugar errado, as vezes enrola no lugar de improvisar mas mesmo assim gosto muito dele e é uma das minhas principais influências.

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


vinsanity
Henrique Chehad

acabei de ver um video do Purple, gravado em 1972.

em uma parte do show, o Blackmore fica uns dois minutos fazendo barulho com microfonia... e os cara da banda lá, só olhando pro figura... hehe

mas mesmo com as palhaçadas, ele é a alma da banda, não dá pra comparar... são dois Deep Purple completamente diferentes, ele dá o ar de improviso da banda.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


"são dois Deep Purple completamente diferentes"

Foi o que eu quis dizer. O Deep Purple com Morse criou excelentes músicas. "Sometimes I feel like screaming" é uma melhores músicas que já escutei em minha vida. Mas, não soa Deep Purple. Deviam ter posto outro nome e seria mais uma grande banda.

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL

perfeito!!!

com o Morse o negocio é mais profissional...

com Blackmore é puro improviso, um querendo aparecer mais q o outro...

Curly
Veterano
# abr/05
· votar


Considero o 1o solo de "Lazy" como o solo mais bem construído que eu já escutei. ele usa de uma maneira incrível os ligados e frases com cordas soltas para chegar num climax sem tirar o pé do blues.. A pegada, a elegancia e o timing das frases e a precisão das bends são impressionantes... É difícil acreditar que aquilo tudo foi "espontâneo".... Outro momento fantástico é no album Deep Purple In Concert nas versões ao vivo de Mandrake Root e Wring that Neck - a mágica de verdade chama-se RB + Jon Lord, esses dois nasceram mesmo um para o outro...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ritchie blackmore - entrevista histórica !!!!