Captação de bobina para violão

    Autor Mensagem
    magf
    Veterano
    # abr/05


    Olá senhores,

    Eu fiz essa pergunta no fórum de violão e como ninguém respondeu -- e eu não achei nada a respeito na busca -- eu resolvi perguntar aqui. É uma dúvida quase técnica na verdade:

    Existe captação de bobina, tal qual um single coil (ou humbucker mesmo), para violão? Se sim, qual? Se não quais as limitações técnicas para isso? O corpo não sólido? Porquê?

    Eu fiquei com essa dúvida na cabeça desde que vi um show do David Gilmour (2001 - Meltdown Concert, Royal Festival Hall. MUITO bom). E lá pela 3 ou 4 música o violão dele (um Taylor) é de alguma forma ou modulado ou é captado diferentemente de tal forma ao som ser muito próximo ao de uma guitarra. Muito bonito.

    Estou falando besteira ou existe isso?

    Abraços a todos e muito obrigado pela atenção

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    magf

    Sim, existe.

    Eu tenho um violão folk e vou instalar um captador single nele, só que não vou comprar no mercado, vou mandar fazer mesmo o captador.

    magf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Leandro,

    Antes de tudo, obrigado pelo comentário, mas me explique, por favor: Como é isso? Existe algum produto pronto no mercado? Como fazer? Eu gostaria bastante de ter um desses. Onde você instala? tem que furar o tampo do violão ou dá para colocar na boca? Ou junto ao braço? E o Pré-amp, tem como colocar? Tipo os de 3 ou 4 bandas que já existem ou um volume/tone.

    Desculpe por tantas perguntas, mas é a primeira pessoa que se pronuncia sobre isso.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    magf

    Cara, acho que pra instalar precisam no mínimo dois furos (como nas guitarra mesmo, um furo pro potenciômetro de volume (ou mais um pro de tonalidade) e mais um furo pro jack de saída. Funciona mais ou menos como na guitarra. Eu vou pedir pra um cara que faz captadores artesanais pra ele contruir um pra mim. Não precisa necessariamente de um pré amplificador... rola direto no ampli ou pedal.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    Também não tenho tantas certezas assim, mas também quero fazer isso no meu folk.

    magf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Você de algum site/nome de algum produto pronto? Ou pelo menos alguma indicação de pesquisa na Internet para eu possa procurar?

    Novamente, obrigado.

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    dizem que muda um pouco a carcteristica sonora do instrumento quando vc corta o violao para colocar caps diferentes bom sei la

    magf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Fisioterapeuta,

    É, dizem. Eu não sei. Mas de qualquer forma, eu estava pensando se existe algo assim: http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/30/303111.jpg

    magf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu econtrei esse produto da Fishman (uns 170 "bushes") http://www.fishman.com/products/details.asp?id=49 Alguém já viu/ouviu/usou esse captador?

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Fisioterapeuta
    · votar


    da uma olhada nos captadores shadows sao muito bons

    shadow-pickups.com

    magf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Fisioterapeuta,

    Boa dica. Eles tem um captadores de "sound hole". Alguém tem um desses, tipo single-coil ou humbucker? Que tipo de som esse captador gera?

    magf
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci,

    Revivendo esse tópico: Você chegou a instalar esse captador no teu violão? Tou afimzão de fazer isso agora. Me conta aí tu experiência. :P

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    magf

    hehehe ainda não instalei... tô quase me desfazendo do folk e pegando um de nylon...

    magf
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Putz!! :D Ainda tou correndo atrás disso, se tu tiver alguma informação um link um site, joga aí.

    Valeu.

    LOW Fl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    magf
    Existem violões como esse. Muito lá no proprio EUA sao raridades e existem novos.

    Acho pouco beneficio, guitarra é guitarra, e violão é violão. Rola até de colocar um captador piezzo em uma guitarra pra fingir ser um violão, mas captador de bobina em violão é bizonho demais o som.

    LOW Fl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Quer comprar meu violão não? To vendendo ele para comprar outro. Faço preço camarada para vc

    Zandor
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LOW Fl

    Como fica?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação de bobina para violão