Captador Gibson com uma bobina trocada

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Fábio Santiago


    Olá, Uma Gibson Les Paul studio que comprei usada ha um tempo sempre me deixou cabrero o timbre do captador da ponte com distorção chiava muito como se fosse um single coil, o do braço ja não, ela deveria estar com o 498t 490r, o da ponte com 13k, e o do braço 8k, segundo o site da gibson normal, mas neste final de semana, decidi procurar o que havia de errado com esse captador, então olhando mais de perto percebi que uma das bobinas do humbucker estava diferente, a 1 bonina, mas larga e mais baixa que a outra, fora que o material dos polos não se parecia com o do 490r, e nem com o 500t que tenho em outra guitarra, retirando o captador pude constatar, que passaram a guitarra pra mim com o captador zoado, pois os fios internos do humbucker estava isolado com fita crepe, e pintados com spray preto, pra encobrir a gambiarra, e as bobinas estavam com impedância diferente uma com 6k e outra com 7,50 k, e os parafusos da base da gibson estavam espanados, deixo um alerta pra futuros compradores se atentarem a estes detalhes antes de comprar, não sei qual foi a intenção do antigo dono da guitarra, mas o jeito é comprar outro, to pensando em seymour duncan.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Fábio Santiago

    Você foi enganado. Quem te passou esta guitarra pode ter substituído os captadores originais por algum humbucker "qualquer nota" e ficado com os originais, que tem valor de mercado. São caros esses humbuckers, então isso é bem provável. Você não testou? Comprou no escuro?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    LeandroP
    Comprei pelo mercado livre, mas demorei p perceber, pois só tocava nos sabados com timbre limpo, que não dá chiado, quando comecei a usar over drive, comecei a perceber que tinha algo errado, mas com capa metalica fechada, e a base gibson, não achava que fosse o captador, e sim, cabos, parte elétrica com falha de terra, só tive certeza depois que retirei o captador da guitarra, e liguei o 500t nela, percebi que era o captador mesmo.

    JJJ
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Se bobear, a guitarra inteira é fake...

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JJJ
    A guitarra é original, o antigo dono trocou a bobina do 498t, o outro captador esta normal, e toda a eletrica incluindo a placa gibson quick conect

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Fábio Santiago
    Pilantragem mesmo...
    Agora vc terá que gastar uma grana em capts...
    Abç

    Delson
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Fotos?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Fábio Santiago
    A guitarra é original, o antigo dono trocou a bobina do 498t, o outro captador esta normal, e toda a eletrica incluindo a placa gibson quick conect

    Acho que se fosse pilantragem, o cara teria trocado logo OS DOIS captadores, e não apenas um... me parece que ele tentou fazer alguma modificação nesse 498T, não deu certo, daí ele se arrependeu e resolveu vender a guitarra, e não contou sobre essa modificação.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    E vender a guitarra com esse easter egg não foi pilantragem? rsrs

    Me pergunto duas coisas agora: as impedâncias das bobinas de um HB são idênticas?

    TODOS

    Só não meçam com um multímetro na escala de ohms, ele medirá a reatância resistiva a corrente contínua - está atrelado as propriedades do fio da bibina - e não a impedância (resistência variável em função da frequência).

    Esse texto pra ajudar... (é o último tópico). Essa calculadora pode ser útil.

    Ah mas o link fala de falantes... Sim, mas estes também são bobinas/indutores. Será o mesmo para medir a impedância de qualquer coisa.

    JJJ
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah

    Cara, realmente o texto fala de alto-falantes. Não sei se o mesmo se aplica aos captadores...

    Cansei de medir captadores com multímetro, pra ver se batem com as especificações e - sempre que são originais - batem! Outro dia mesmo peguei um GFS neck de Telecaster que eu fiquei meio na dúvida. A spec dizia 7K. Medi e... deu exatos 7K...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Fábio Santiago

    Entre em contato com quem te vendeu a guitarra. Veja se foi mesmo má fé de quem te vendeu, e se tem como fazer algum acordo.

    Sempre que vendo alguma coisa minha eu procuro deixar bem claro o que estou vendendo. Até porque quando estou no palco não quero ser surpreendido por algum cliente insatisfeito, que se sentiu enganado, disposto a me bater ou me matar. Músico pilantra corre este risco.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JJJ

    Cara, é uma bobina, tenha isso em mente. Não significa que o resultado não vá bater. Significa que ele PODE ser diferente... Muitas empresas fornecem a resistência da bobina, e não sua impedância. Não encontrei utilidade pra essa medida, mas ok...

    Acabou que confundi um pouco as coisas. Até porque pra efeito comparativo entre dois semelhantes, seria irrelevante ser A ou B (as chances de serem bobinas diferentes, com mesma resistência DC é remota).

    LeandroP

    Não creio, mas seria engraçada a manchete. rs

    ogner
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    LeandroP
    Ismah
    Até porque quando estou no palco não quero ser surpreendido por algum cliente insatisfeito, que se sentiu enganado, disposto a me bater ou me matar. Músico pilantra corre este risco.

    Hahaha, vai ver o Dimebag Darrel sofreu as consequencias de ter vendido uma guitarra safada... hehe!!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    ogner

    Eu penso nisso quando faço negócio. Mas pra acertar um tiro em mim tem que ser bom de mira. E se eu tiver de lado, então... rsrsrs

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Fábio Santiago
    · votar


    Ismah
    Não foi pelo fato da resistência das bobinas não baterem em si da gambiarra que estava feito fio emendado com fita crepe pintado de preto, fio terra da carcaça gibson interno cortado e soldado em outro ponto. e fora que uma bobina foi trocada pois as 2 parafusadas fica com vão entre uma e outra, e vão de altura pois uma é mais baixa que a outra. que fechados no pick cover, não dá pra saber o que se ´passa lá dentro.
    Delson Já fechei tudo, nem pensei nisso na hora.

    LeandroP
    pior que faz tempo, e nem tenho mais o telefone do cara, fiquei todo este tempo achando que era problema de solda fria aterramento, coisas que luthier fala quando vc liga lá, e nem dei bola, agora que abri, e vi que a coisa erá séria.

    Rachmaninoff a unica coisa que me veio a cabeça, o cara deve ter danificado uma das bobinas e trocou ela nas coxas. não tem lógica pra este serviço tão porco. Já aconteceu comigo, com guitarras baratas era um cabrera Edu Ardanuy, chave de fenda escapar quando esta ajustando a altura do captador e ir na bobina e ferrar com ela.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ou o cara contratou o luthier que faz pelo menor preço. Já vi dessas.

    Não falei nada sobre a questão do pick-up. Apenas comentei sobre a medição da impedância da bobina.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador Gibson com uma bobina trocada