Agora eu aprendo isso!!! Me Ajudem (Campo Harmonico)

    Autor Mensagem
    Gandula
    Veterano
    # mar/05


    achei isso aqui em um topico...
    1ª duvida... C=Am... isso quer dizer que o campo harmonico de C é igual de Am?
    2ª duvida... Pra que eu uso isso? (só pra improvisar?)
    3ª duvida... na improvisação, Por exemplo.. a base é C, G, Am, F ... então eu vo improvisar com a escala de C ou Am ?? mas qual escala de C e/ou Am? Maior, Menor ou qual? isso que eu num intendo... tem muito tipo de escalas não sei qual usar... Se forem dar exemplo.. utilizem essa base ai: C, G, Am, F :D

    C=Am : C Dm Em F G(7) Am Bm C
    D=Bm : D Em F#m G Am Bm C#m D
    E=C#m: E F#M G#m A B C#m D#m E
    F=Dm : F Gm Am Bb C Dm Em F
    G=Em : G Am Bm C D Em F#m G
    A=F#m: A Bm C#m D E F#m G#m A
    B=G#m: B C#m D#m E F#m G#m A#m B


    Valew!!!

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    1ª duvida... C=Am... isso quer dizer que o campo harmonico de C é igual de Am?
    tanto na escala de C, quanto a escala de Am, as notas são as mesmas.....vc usa a msm escala


    2ª duvida... Pra que eu uso isso? (só pra improvisar?)
    eu uso pra improvisar, criar solos, riffs, bases....


    3ª duvida... na improvisação, Por exemplo.. a base é C, G, Am, F ... então eu vo improvisar com a escala de C ou Am ??
    euaheua se a escala de Am e C eh a mesma não tem como ter duvida.....Se o tem é C ou Am as notas das escalas vai ter em ambas escalas

    entandeu direito?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Gandula

    Pô bicho, tu está indo bem.

    Na verdade estes acordes maiores e menores que você postou são relativos. Eles são chamados assim porque tem o mesmo número de acidentes e o maior é o padrão maior e o menor é o padrão menor. Você se baseia em um ou em outro pra construir outras escalas.

    Tem tópico fixo (!) sobre este assunto. Dê uma lida e poste lá, ok?!

    Clique aqui!

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Wagner Leonardi

    sim, mas po... como eu vo saber se é escala maior, menor? e esses milhões de modos que vcs falam por aqui?

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Mas lá vocês falam muito dificil rs, eu sou novato nunca tive professor... improviso pelo ouvido mesmo, igual você falou ai, intendi quase nada rs, acidentes, traduz ae :D

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    po num sei o que lá "Justa", intendo nada disso serio mesmo!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Gandula

    Acidentes são os sustenidos (#) e bemóis (b).

    A escala maior e sua relativa menor (conforme você mesmo postou) tem o mesmo número de acidentes.

    Vejamos por exemplo a escala de E e sua relativa menor C#m:

    MAIOR
    E - F# - G# - A - B - C# - D# - E

    MENOR
    C# - D# - E - F# - G# - A - B - C#

    Observe que a quantidade de acidentes (#) são a mesma e exatamente nas mesmas notas. Isto acontece com as demais acordes que você postou.

    Eu recomendo antes de tudo, pesquisar mais a respeito de intervalos, tom e semitom, pra poder dar seqüência no assunto. É importante que você não jogue o carro na frente dos boisa, senão não aprende mesmo e acaba perdendo o estímulo.

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    como eu vo saber se é escala maior, menor?
    acho q num tem....eh a msm coisa
    alguem tem otra afirmação


    e esses milhões de modos que vcs falam por aqui?
    Jonico é o modo "normal"...q são essas escalas....eu sei fazer o Dorico e o Frigio......mas não sei explicar.....eles são usados em acordes (ex. 1ª,3ª,5ª e 7ª)

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Até aí tudo bem, vo te dar um exemplo da minha duvida... os acordes C, G, Am, F estão na escala de C e na sua relativa menor certo? então eu vou improvisar usando a escala de C maior e/ou alguma outra?

    Otra questão é, por exemplo, pegando a escala de C maior (C, D, E, F, G, A, B) eu fazendo o desenho no braço começando na casa 8 da corda E, e se eu começar da 10 (D)? fazendo o mesmo desenho da de dó, porém, começando na 10? vai ser escala maior de D?

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Wagner Leonardi

    o que é "normal" pra você?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    "Normal" ficou estranho. Troque por "natural". :)

    Ou seja, o modo Jônio é a a própria escala maior (natural).

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Gandula

    fazendo o mesmo desenho da de dó, porém, começando na 10? vai ser escala maior de D?

    Exatamente. Neste caso você está transportando o desenho (também é chamado de shappe) pra outra região. Da mesma forma que você transporta o desenho de um acorde pra outra casa, você também pode fazer com as escalas.

    Quando você tem estes acordes C, G, Am, F... você está dentro da tonalidade de Dó. Você pode usar a mesma escala pra todos eles, só que é bom começar pela nota do acorde. Por exemplo, se for o acorde F, faça a escala de Dó, mas começando pela nota F. Procure dar atenção as notas que forma o acorde em questão, pois estas notas sempre vão soar bem dentro da melodia.

    Isso não é uma regra, existem outros caminhos, mas começar você pode seguir este raciocínio também

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    Han, agora sim :)
    Consegue matar minha duvida que eu passei pro LeandroPanucci? (ele não respondeu ainda, talvez não esteja, ou talvez esteja elaborando uma resposta )

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Ok!! :)
    Brigadão

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gandula
    o que é "normal" pra você?
    C em modo jônico : C D E F G A B -->isso eh "normal"

    TASIVA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu nem....ahm hahaha

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    TASIVA

    eu nem....ahm hahaha

    ????????

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    10 minutos eu vo colocar eu improvisando aqui, só um momentinho ;)... usei uns licks conhecidos, mas improvisei mais pelo ouvidaum mesmo, ae digam se fico bom ou saiu muito fora, sei lá acho que pra mim ta bom... pelo menos pra alguem do meu nivel rsrs

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Taqui eu improvisando, a base era A5, G5 e F5... não faço nem ideia de que escalas usei rsrs

    http://s36.yousendit.com/d.aspx?id=3E1TJ7B88FDM80HOHYYHYNGIEP

    OBS: a gravação ta baixa e só começa aos 9 seg

    Gandula
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alguem opine ae \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Agora eu aprendo isso!!! Me Ajudem (Campo Harmonico)