Escudo pra guitarra Strato - outras possibilidades

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/05


Estou pensando em confeccionar um escudo pra guitarra strato numa chapa de alumínio.

É óbvio que isso iria alterar o timbre e tal, mas e a parte elétrica, como ficaria? Será que eu teria algum problema em relação a isso?

O que vocês acham da idéia?

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
quanto a parte elétrica, pode até ser que melhore...
pinte a piscina da strato com tinta condutiva, dê um jeito de fazer contato com o escudo de alumínio... e pronto, uma gaiola de faraday... deve reduzir paca o ruido.

ah, enquanto tiver montando de novo, cuidado pra não fazer os malditos ground loops.

cheers

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


b0fh

Não tenho problemas com ruído (ainda). A minha guita tem o escudo original (tipo sanduiche). Quer dizer que se eu pintar a piscina com tinta condutiva e ligar ela no escudo ela vai funcionar como aterramento? É isso?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci

marromeno, se vc fizer um envolucro com um material condutor (no caso a piscina e o escudo) e aterrar ele, todo o volume dentro fica imune a interferencia eletromagnetica, gaiola de faraday hehe

ESP
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci

Sim!

Alias podia criar um escudo imaginário hahaha

LeandroP
Moderador
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


Vou fazer este escudo então. Tenho uma chapa de alumínio (1mm) e vou copiar o meu escudo original. Vou dar uma escovada no sentido vertical pra deixar o visual legal.

Então não terei problemas com a parte elétrica, certo?!


Valeu!!!

oak
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci

desde q nao fexe nenhum curto com a fiaçao, nao
faz polimento com lixa 1200, fica massa hehe

ESP
Veterano
# fev/05
· votar


Vê se tira fotinho depois hein!

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


ok... quando estiver pronto eu mando uma foto!

Adriano Medeiros
Veterano
# fev/05
· votar


uau, e no caso daquelas guitarras do joe satriani q sao de acrilico??? como fica o timbre?

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/05
· votar


Adriano Medeiros

bem...em propriedades comparadas a madeira, deve ficar um filé, mas nunca toquei com uma, intão anum sei =P

mas são lindas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


A Fender usava alumínio anodizado nas suas stratos originais (1954/55), só mudando para o baquelite depois. O alumínio em um material muito bom para se fazer escudo (eu mesmo já fiz um). Vc deve usar uma chapa com 2mm de espessura e usar o seu escudo antigo como molde. Para cortar vc deve usar serra "tico-tico" com uma lâmina específica para metal e os furos dos captadores devem ser feitos usando uma furadeira de bancada, o tico-tico e uma Dremel. Depois de pronto ele deve ser arrematado e polido nas bordas com lima fina e lixa d'agua e a superfície com lixa d'agua, depois Bombril com sabão de côco para polimento. Dá trabalho mas compensa pois é um material isolante que, se adicionado a uma boa blindagem deixará sua strato bem silenciosa.
Abç

oak
Veterano
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu nao recomendo usar tico tico com aluminio, o aluminio funde mto facil e acumula na serra, e eh uma merda pra tirar depois

prog_jam
Veterano
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tu é luthier do rj certo??? gostaria de saber onde, pois minha guitarra está precisando de alguns pequenos ajustes e eu gostaria de orçar isso contigo se for possível. como posso falar com você??

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É cara, me decidi... vou fazer a parada! Valeu 8>)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


oak
Cara, faço isso direto e nunca me aconteceu isso que vc está falando. Talvez se vc ficar usando o tico-tico ininterruptamente pode ser que o alumínio funda, mas a própria natureza desse serviço (fazer uma placa de strato) requer que isso seja feito intermitentemente.
Abç

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Eu nem cortaria o alumínio com uma tico-tico... o barato é no arco-de-serra mesmo... com paciência... e depois uma lima mursa meia-cana cuida do resto....


Onde encontro tinta condutiva em lata?... até agora só achei em forma de bastão (caneta pra reparo de trilhas eletrônicas) e é muito cara... será que vale tanto a pena a tinta condutiva? Não seria um exagero?!

Mackabr0
Veterano
# fev/05
· votar


que massa! =]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
Tinta condutiva em lata vc só vai encontrar importada, e se vc importar, da Stwart MacDonads. Pegue um pouco de tinta preta fosca e misture com grafite em pó. pronto, vc terá a sua tinta condutiva.

danubio_gpi
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci

A chapa de aluminio que vc tem é daquelas lisas, ou é daquelas tipo "assoalho de caminhão"??

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tinta preta fosca e misture com grafite em pó. pronto, vc terá a sua tinta condutiva.

Em proporção 1:1 mesmo?


danubio_gpi

Chapa lisa né... fica meio feinho uma chapa-xadrês como escudo né?!

Vou usar chapa lisa, mas depois que der o acabamento no contorno (tirar rebarbas) vou dar uma escovada (com escova de aço) pra tirar o brilho.

maggie
Veterana
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bombril com sabão de côco para polimento

Boa dica!

Man Well
Veterano
# fev/05
· votar


Chapa lisa né... fica meio feinho uma chapa-xadrês como escudo né?!
LeandroPanucci

discordo. ia ficar completamente IRADO!!!!! hauhauhua....

só q quando vc fizesse uma levada rápida, sei lá, um funk, teria q romar cuidado pra não arrancar uma lasca do dedo.... huehuehueheuhe......

po, gostei da idéia, viu.... chapa d alumínio 2 mm.... estava pensando em comprar um escudo preto pra minha strato creme, com caps pretos e escudo vermelho. ia ficar legal... mas escudo d alumínio ninguém tem... eheheh....

só tente não tocar com ela no sol, hein, bixo. acho q isso faria as coisas esquentarem com força... ehheheh

ps.: eu usaria os mesmos parafusos do escudo original?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Man Well

só tente não tocar com ela no sol, hein, bixo. acho q isso faria as coisas esquentarem

esquenta nada!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
Não, menor. 1 por 1/2.
Aquelas placas de piso de ônibus são muito grossas (espessas). O ideal são as lisas mesmo.
Abç

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah... legal!... valeu!!!

Tenho uma chapa de alumínio e uma de cobre, ambas de 1mm... tô pensando em fazer um sanduiche delas... 2 ou 3 camadas (com interesse apenas no aspecto visual.... ah.. mas é be$teira)

spainEL
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci

Qual teu email panucci?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


spainEL

Não posto meu e-mail aqui. Entre no site do Paulo Mano, clica em "integrantes", que tem meu e-mail lá!

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


LeandroPanucci
Não use a combinação de aluminio e cobre pois são metais opostos , assim qualquer umidade/acidez, farão seu escudo produzir energia eletrica, além de entrarem em corrosão!!!...hehe
1 abç

YYuRii
Veterano
# fev/05
· votar


onde que se vende chapas de aluminio ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escudo pra guitarra Strato - outras possibilidades