tremolo das cordas

    Autor Mensagem
    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04


    Pessoal, procurei na "busca" e não achei nenhum tópico que fale disso.
    Minha guita é uma fender americana.....percebo um tremolo (é tremolo mesmo e não trastejamento) quando toco notas da 12ª casa em diante na 4ª, 5ª e 6ª cordas, sobretudo nessas duas últimas....mas isso é mais evidente no canal sujo (overdrive). No canal limpo não da pra perceber, a nao ser que se tenha muita boa vontade percebe-se bem discretamente.
    Minha guita está bem regulada...disso eu sei
    Um amigo luthier disse que isso é comum em guitarras com captadores single-coil como a fender e poder-se-ia melhorar o problema abaixando-se os captadores. Disse ainda que às vezes melhora trocando as cordas.
    De fato baixei os pickups e e coloquei cordas ernieball. Melhorou, mas não parou....ele me disse que vou ter que me acostumar com isso...
    alguem tem algo a dizer a respeito.....gostaria de sugestões mesmo e nada de " eu acho..." heheheehe (que cara chato......hehe)

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    zacaoamargo
    Nao seria um tremulo! seria uma especie de vibrato mas tb nao é isso! acredito q seja uma variação na afinação q acaba nao encaichando uma nota na outra! mas nao sei se o problema é da afinação ou do instrumento! especifique melhor!
    so q tremolo garanto q nao é! hehehe

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    é um vibrato, exatamente.........mas acontece quando toco notas isoladamente nas casa 12ª em diante, sobretudo no canal drive.....principalmente nas 5ª e 6ª cordas.

    John Johns
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    troca os trates

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara, recentemente o Erasmo Lousada, luthier lá de Fortaleza me consultou sobre uma Strato American Standart com um problema parecido. Tentamos várias formas de solução e ficou mais ou menos. Acho que vc deve levar sua guitarra a um luthier qualificado, pode pode ser apenas uma boa regulagem de oitavas ou algo um pouco mais sério.
    Abç

    felipe_sp
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    isso ta parecendo coisa de regulagem do braço em relação ao corpo... isso acontece mto em strato

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    é um vibrato, exatamente.........mas acontece quando toco notas isoladamente nas casa 12ª em diante, sobretudo no canal drive.....principalmente nas 5ª e 6ª cordas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    zacaoamargo
    Tá me parecendo falta de regulagem de oitavas. Leve sua guitarra a um luthier para fazê-lo.
    Abç

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mauricio, como assim algo mais sério?
    A minha guita é nova....levei pro luthier e ele disse que é coisa típica de captadores single-coil.....Na realidade é um vibrato mesmo....Me expressei mal quando disse que era tremolo....é vibrato....Mas quando está no canal limpo esse problema não aparece (ou então é imperceptível)....Só sei que é incômodo....Será que se eu colocasse captadores Lace-sensor ou noiseless da fender melhoraria?

    Não me parece ter nada de anormal com o braço da minha guitarra....pelo menos não percebo nos limites da minha ignorancia no assunto.
    Preciso de conselhos e peço que o pessoal não desista de me ajudar.
    abraços.

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ajuda ae pessoal

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    na minha guita tb acontece e eh captacao humbucker

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    zacaoamargo
    Desculpe a demora em responder.
    Cara, às vezes, é possivel que a escala do instrumento venha com erro, no caso de sua American Standart é raro, mas pode acontecer sim. Se o luthier fez a regulagem de oitavas e o problema persistiu, e se ele verificou as medidas de todo o instrumento e não há nenhum erro, aí o problema é outro.
    Todos os instrumentos temperados (fretados)NÃO possuem uma afinação totalmente correta, mas aproximada. Por isto recentemente luthiers de ponta tem estudado sistemas de compensação (tipo Buzz Feiten das Washburns top), Yamaha Frank Gambale (com um ou dois trastes curvos), ou com trastes inclinados. Estes sistemas eliminam os erros de afinação (que aliás são mais "ouvíveis" à partir do 12° traste) que um músico treinado passa a perceber muito mais intensamente que um leigo. Como eliminar isto em um instrumento convencional? Não há como, a não ser fazendo um ajuste de oitavas perfeito e "esquecendo", "abstraindo" isto.
    Aproveite para abaixar um pouco a altura dos polos dos captadores em relação as cordas, pois polos muito próximos "puxam" as cordas (lembre-se que eles são imãs!), causando perda de sustain e vibração.
    Abç

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mas falei independentemente com dois luthiers e ambos me disseram a mesma coisa: é algo normal da captação single-coil e eu tenho que me acostumar....mas é foda me acostumar com algo assim.......

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Na realidade, a minha guitarra não é american standard, mas sim american highway 1.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tremolo das cordas