campo harmonico

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# set/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


LeandroPanucci
Faça no violão o tradicional desenho de Lá maior e compare:

Uhum, saquei.

Só me diz o nome dos acordes formados por essas tríades:
<pre>
E - F# - G# - A - B - C# - D
C# - D - E - F# - G# - A - B
A - B - C# - D - E - F# - G#
</pre>

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie

Me intromendo um pouco no assunto e dando uma forcinha pro Panucci trabalhar um pouco menos (heheheh), olha aí os nomes dos acordes:

A (Lá maior)
Bm (Si menor)
C#m (Dó sustenindo menor)
D (Ré maior)
E (Mi maior)
F#m (Fá sustenido menor)
G#º (Sol sustenido com quinta diminuta)

italo_angra
Veterano
# set/04
· votar


PUTA KI PARIU KI NEGOSSIO COMPLICADO

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar


BlaCk LaBeL

[modo Pernalonga] Valeu velhino!!! [/modo Pernalonga]

******************************************

Vou montar uma tabela (lembrando que fica melhor visualizado no bloco de notas) com as distâncias em tons para cada intervalo:

.

INTERVALO ----- TONS ----- NOME DO INTERVALO
T ----- XX ----- Tônica / Fundamental
b9 ----- 0,5 ----- Nona menor
9 ----- 1,0 ----- Nona maior
#9 / b3 ----- 1,5 ----- Nona aum. / Terça menor
3 ----- 2,0 ----- Terça maior
4 / 11 ----- 2,5 ----- Quarta justa / Décima Prim just
#4 / b5 ----- 3,0 ----- Quarta aum / Quinta dim
5 ----- 3,5 ----- Quinta justa
#5 / b6 ----- 4,0 ----- Quinta aum / Sexta menor
bb7 / 6 ----- 4,5 ----- Sétima dim / Sexta maior
7 ----- 5,0 ----- Sétima menor
7M ----- 5,5 ----- Sétima maior
8 ----- 6,0 ----- Oitava justa

.

Esta tabela é muito simples e de muita utilidade pra analizar os intervalos.

Se você tem uma nota C e E e quer saber qual intervalo é este, é só contar quantos tons tem de uma nota a outra. Neste caso temos 2 tons inteiros, intervalo de "terça maior".

Quando temos dois nomes pro intervalo, é a posição ou a função do acorde que vai determinar o nome do intervalo.

Todas vezes que o intervalo for de 4,5 tons, o nome do intervalo será de "sexta maior". O intervalo de "sétima diminuta" (bb7) só será aplicado quando o acorde for diminuto.

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar


Interpretação de alguns intervalos:

Notas do acorde:

C - D# - E - G - Bb

Se fosse apenas o C, E, G, o acorde seria um C

Com a nota Bb temos uma sétima menor, logo: C7

A nota D#, que é a mesma coisa que o Eb e tem um intervalo de 1,5 tons em relação a C, não é uma terça menor porque a nota E também está presente, por esta razão usamos o nome de "nona aumentada" (#9)

Logo, o acorde é: C7(#9)

Juba
Veterano
# set/04
· votar


Todo mundo falou de técnicas, mas antes da fazer o solo o importante é saber que tipo de ritmo você pretende tocar com esses acordes: metal, pop-rok, punk, forró, gaúcha...
Antes de decidir a escal básica ser usada (embora a maior e menor se encaixe em todos os ritmos).
Outro fator não menos importante antes de fazer o solo é observar a melodia do vocal, mas isso depende do tipo de música que você quer fazer. Por exemplo no metal melódico este tipo de idéia é quase que descartada ao contrário de outro estilos como por exemplo a música Anunciação de Alceu Valença na qual o solo é baseado na melodia da voz.
Espero que tenha ajudado!

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# set/04
· votar


PuNk Bass
Como nosso colega Black Label descreveu, tem o Lá diminuto na jogada. É diminuto se for tríade e meio-diminuto ou m7(b5) se for tétrade. Na verdade esse campo harmônico é relativo menor de Bb Maior. Se passar a pensar assim, tu tiver com todos os campos harmônicos maiores bem entendidos e memorizados tu encontrarás os campos harmônicos menores sem dificuldade. Lembre-se dos dominantes secundários!!!

LeandroP
Moderador
# set/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Todo este processo de construção do campo harmônico, começando pela escala do tom, depois sobrepondo a mesma escala só que começando da terça e depois começando pela quinta é a demonstração de que o acorde é formado por T, 3 e 5. O maior problema é quando se acha que em tétrades fica complicado, quando também não é.

Se você observar, vai perceber que o acorde é formado por intervalos ímpares (1 ou T, 3 e 5). Ampliando este raciocínio, os intervalos mais óbvio desta seqüência seriam os de 7a, 9a, 11a, 13a.

É lógico que não é muito comum construir acordes com todos estes intervalos de uma vez só. O instrumento (violão e guitarra) também tem suas limitações. Mas isso não significa "impossível".

O mais importante nessa história toda é que você pode optar por omitir ou adicionar um determinado intervalo. Por exemplo, um acorde D9 na formação tradicional tem a sua 3a (F#) substituída pela sua 9a (E), veja:
.

e----0--- --> nona (E) ----|---2--- --> terça (F#) ----
B----3--- --> tônica (D)---|---3--- --> tônica (D)-----
G----2--- --> quinta (A) --|---2--- --> quinta (A) ----
D----0--- --> tônica (D) --|---0--- --> tônica (D) ----
A--------------------------|---------------------------
E-- D9 --------------------|-- D ----------------------

.
Mas por quê estudar as tétrades? São elas quem vai dizer se aquele acorde pode ter uma sétima maior ou sétima menor, quarta justa ou aumentada, etc.

Pratique isso apenas no papel e depois vai passando pra prática (formando acorde no braço). É uma maneira eficiente de decorar todos os graus, escalas, modos de maneira que você não venha precisar de dicionários de acordes, tabelo disso ou daquilo.

atmospherick
Veterano
# dez/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=Sc6dALbjmQg

Olhem essa musica .. eu tentei achar o tom dela mas é curioso por que ela começa em um acorde de F e logo depois é executado uma escala baseada na pentatonica maior de G#

Eu pensei na tonalidade de F mas o G em seu campo harmonico é menor
E acredito que seja em F mesmo pois os outros acordesse encaixam perfeitamente
Eu queria na verdade uma lógica para descobrir por exemplo :

Eu sei que na tonalidade de Dó o campo harmonico aponta o Ré como menor
mas e se eu quiser fazer uma escala de Ré bemol ? seria ela MAIOR ?

peço que me ajudem pois eu tenho duvidas que podem ser resolvidas facilmente por alguém que entende mas não estão respondendo minhas outras perguntas em outros tópicos obrigado desde já

atmospherick
Veterano
# dez/11
· votar


ninguém ?

RennanGuitar
Veterano
# dez/11
· votar


atmospherick
7 anos cara...

LeandroP
Moderador
# dez/11 · Editado por: LeandroP
· votar


atmospherick

A sonoridade desta canção é blueseira. O acorde Fá com 7a menor (F7).

É muito comum utilizar a pentatônica de Fá menor nesses casos, daí a nota G# (ou Ab).

Se você chamar a nota G# de Ab (dois nomes pra uma mesma nota: enarmonia), esta nota será o intervalo de 3a menor em relação ao Fá. Mas chamando esta nota de G# (como você fez), o intervalo passa a ser de 2a aumentada (ou nona aumentada), e que é muito utilizado em acordes maiores com 7a menor, como este F7 da canção. Este intervalo dá a intenção blueseira ao acorde ou escala; é a famosa blue-note.

A aplicação, por exemplo, de um bend de um semitom sobre a nota G#, te leva a nota A, que é a terça maior do F7, uma nota do acorde.

Resumo: Penta de Fá menor sobre F7.

atmospherick
Veterano
# dez/11
· votar


Realmente estou com muitas dificuldades me desculpe

Ele então está na tonalidade de F certo ?

Então se eu quiser começar uma escala ou acorde em G# (intervalo de terça menor de F )
Então de acordo com o campo harmônico esse acorde ou escala deve ter o intervalo de 3ª maior caso seja uma tríade por exemplo ?
Mas se eu for começar um Acorde ou Escala em A o intervalo tem de ser menor de acordo com o campo harmonico?
Eu vi que você mensionou que o G# é originário da penta de Fm mas eu não entendo porque que a penta de Fá menor faz parte dessa musica se ela está em F pois se ela estiver em Fm nenhum dos outros acordes conferem no campo harmonico

A regra do Campo Harmonico maior é assim

M m m M M m Dim M
F Gm Am B A# C E F

Mas e se eu quisesse começar uma tríade em uma nota que não consta ali pois o campo harmonico não mostra os semi tons
vamos supor queeu queira começar uma tríade em C#

A musica começa em F tem A# e C como é possivel ela não sem na tonalidade de F ?

outra vez peço desculpas,eu estou mes esforçando pra entender mas estou com dificuldades

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


Cuidado com a dasta de postagem gente! O tópico é de 2004, apesar que o Leandro até hoje está aqui rsrs

LeandroP
Moderador
# dez/11
· votar


atmospherick

Em relação ao F7, a nota Ab é uma terça menor, o que até o momento não faria sentido, porque o acorde é maior, certo?!

Pois bem, se você chamar a nota Ab de G#, deixa de ser uma terça menor e passa ser a segunda aumentada, o que subentende que pode ter uma terça maior também.

Veja:

F - Ab = terça menor
F - G# = segunda aumentada

Como o F7 é maior, então o intervalo é de segunda aumentada.

Já viu por exemplo o acorde F7(#9) ???



e----------
B------9--- Sol# (nona aumentada ou segunda aumentada)
G------8--- Mib (sétima neor)
D------7--- Lá (terça maior)
A------8--- Fá (tônica)
E----------


Quando você chama a nota de G#, a escala deixa de ser menor, porque não é mais da terça que você está falando, mas da segunda.

Esse é o efeito da enarmonia (dois nomes diferentes pro mesmo som).

A regra do Campo Harmonico maior é assim

M m m M M m Dim M
F Gm Am B A# C E F


Não é assim. Veja melhor este campo harmônico. Que escala é essa que depois do Lá vem a nota Si e depois vem o Lá# de novo?

Esta música não tem um campo harmônico. É harmonização de blues: F7, Bb7 e C7.

Dê mais uma estuda em intervalos. Se não tiver bem estabelecido este assunto (intervalos) fica difícil fazer uma análise de qualquer harmonia.

Qualquer dúvida é só perguntar. Tenho certeza que se não for eu, outro colega do fórum vai lhe ajudar ;)

Boa sorte!

LeandroP
Moderador
# dez/11 · Editado por: LeandroP
· votar


atmospherick

Sobre a penta menor:

É apenas o desenho dela, uma feliz coincidência. Um ponto de vista.

As notas da penta menor de Fá são: F, Ab, Bb, C e Eb, que em intervalos se lê T, b3, 4, 5 e 7

Esta escala em relação ao F7 substitui, digamos, uma nota por ela mesma, por isso a nota Ab é chamada de G#, o que na prática não mudou em nada, entretanto, na teoria sim. Se deixou de ser terça pra ser segunda, pelo uso da enarmonia, a escala "pentatônica menor" se justifica. É só o nome de um desenho da penta, mas a escala passa a ser maior só porque você mudou o ponto de vista (de Ab pra G#)...

Agora os intervalos são vistos desta maneira:

F, G#, Bb, C e Eb = T, #2, 4, 5 e 7.

A nota é a mesma. Só mudou o nome do intervalo.


F7
e------------------------------------------
B------------------------------------------
G---------3---1/2--------------------------
D-------3---3-----3----------1-------------
A--------------------------3----3----------
E---1--------------------1---------4b--1---
b= bend de 1 semitom
.
/\ /\
/ \ / \
|| ||


Veja a nota G# ligando com a nota A, primeiro na corda G e depois no bend na corda E grave. Perceba a sonoridade blueseira.

Ficou uma penta maior com sétima menor mais a blue-note:

F, G#, A, Bb, C e Eb. A nota Lá existe porque ela faz parte do acorde F7. Só pra constar, as notas do acorde F7 são: F, A, C e Eb.

atmospherick
Veterano
# dez/11
· votar


Ahhh

agora acho que entendi Leandro,eu não sei se todas as musicas respeitam nescessariamente o campo harmonico

mas se a musica for na tonalidade de F o Lá tem que ser menor mesmo segundo o Campo Harmonico (no campo harmonico de Fá maior o Lá sendo o terceiro grau é menor )
logo se ele quiser fazer uma pentatonica de Lá será como fazer uma triade porém respeitando os intervalos especificos da pentatonica
Se ele fosse fazer uma triade ou acorde ele faria respeitando tais intervalos "T 3b 5 certo" ?

só me responde mais uma coisinha NA PRÁTICA a penta de menor Lá bemol é igual a Penta Maior de Sol sustenido ou seja as duas tem os mesmos desenhos na mesma região do braço ?

LeandroP
Moderador
# dez/11
· votar


atmospherick

a penta de menor Lá bemol é igual a Penta Maior de Sol sustenido ou seja as duas tem os mesmos desenhos na mesma região do braço ?

Sim. É o mesmo desenho.

LeandroP
Moderador
# dez/11
· votar


Se o acorde é do tipo X7, você pode tocar uma penta Xm7 sobre ele.

Estude bem os intervalos e a teoria dos graus.
http://www.turicollura.com/sito/download/portogues/harmonia%20funciona l_parte1.pdf.pdf

atmospherick
Veterano
# dez/11
· votar


LeandroP
Só estou respondendo pra avisar que vou precisar ler bem mais de uma vez pra poder entender tudo devido a linguagem
mas eu agradeço muito pois eu preciso mesmo é de um alicerce forte e colocar em ordem as matérias sobre musica
eu me sinto mal a cada vez que "travo" estudando musica pois eu nunca estudei musica,então fica como se nada tivesse começo nem fim

a propósito eu estudo teoria e percepção estou lendo o Pozzoli
mas ele está tratando muito de ritmo e não de notação (é por isso que ele se chama pozzoli Ritmico)
mas estou estudando a parte melodica e harmonica da musica mas ... sempre encontro partes a quais eu pulei
eu preciso de uma metodologia completa e você me ajudou muito até agora
sou realmente grato

LeandroP
Moderador
# dez/11
· votar


atmospherick

Procure o livro "Harmonia & Improvisação" do Almir Chediak (Editora Lumiar).

É um excelente livro.

Não se chateie, pelo contrário, o prazer de aprender você vai carregar proresto da sua vida, ou pelo menos enquanto tiver interesse pela música. Não só a prática, mas a teoria também proporciona uma satisfação enorme a cada vez que você descobre algo novo. É assim.

No que eu puder ajudar, pode contar comigo... Boa sorte e bons estudos!

atmospherick
Veterano
# dez/11
· votar


eu vou procurar sim pode ter certeza

eu me equivoquei ao dizer que não estudo musica,acabei por entrar em contradição

Eu estudo teoria e percepção mas infelizmente é só uma vez por semana e eu não posso dedicar minha vida EXCLUSIVAMENTE a musica

atmospherick
Veterano
# jan/12
· votar


Leandro,
eu li hoje uma coisa muito útil a respeito dessa enarmonia
embora no F que eu usei por exemplo eu escrevi G#

Hoje eu aprendi um método que ajuda a não cometer esse erro ...
no caso eu usaria a pauta para meu auxílo
Para achar uma terça maior é preciso "empilhar"a nota em cima da outra
sendo assim devemos sempre seguir esse posicionamento,depois acrescentamos o acidente correto para achar a terça menor

Ela ajuda a não cometer esse erro pois se desenharmos o Fá no pentagrama e "empilharmos" uma nota acima dele,essa será o Lá e jamais o Sol (a não ser se levarmos em consideração que Ab é o mesmo que G# mas isso seria andar em cículos afinal já usamos esse método para achar a terça de acordo com o posicionamento)

espero que tenha entendido que eu entendi ^^

LeandroP
Moderador
# jan/12
· votar


atmospherick

Exatamente! Viu como é importante e como isso pode afetar a interpretação do intervalo?!

Boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a campo harmonico