O que é justa? 4J, 5J...

Autor Mensagem
eyakguitar
Veterano
# jul/04


ae... é uma pergunta meio besta.. mas é que eu sei mas é to ca guitarra na prática... e to estudando música pra conseguir cifrar minhas músicas de forma melhor e nem procurei direito sobre issso ... num precisa zoa... me diz ae.. oq é justa.

diegometaleiro
Veterano
# jul/04
· votar


eyakguitar
Naõ entendo quase nada de guitarra na teoria, comigo é na prática, hahahaha...

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


beleza.... mas eu tenho que pega..... escalas... treinar mais solos que eu não sei porra nenhuma ainda....

HaKaN
Veterano
# jul/04
· votar


são intervalos... é quando ñ pode ser diminuta,aumentada...
só existe ela.

eu acho q eh isso!

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


eu acho q eu toentendendomais ou mesnos...

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


outra dúvida....eu li em uma apostila que a nota com 7ª, por exemplo lá maior com 7ª é formada pela 7ª,3ª e 5ª...
não seria só pegar a tríade maior de lá e acrescentar a 7ª?

HaKaN
Veterano
# jul/04
· votar


é,aí seria uma tétrade. depende da tensão q vai jogar.

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


mas uma tríade de c se eu fosse transformar em c7 não passaria a ser uma tétrade..? ou aquela maneira da apostila tbm estaria correta?

HaKaN
Veterano
# jul/04
· votar


sim, forma uma tétrade... vc apenas acrescentou uma 7ª e manteve Tônica,terça e quinta. a da apostila tb tá certa,pois apenas substituiu a 8ª da tônica pela 7ª,mas manteu a tônica.

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


?????? num entendidireito...

forma da apostila - 7ª+3ª+5ª

onde está a tônica..?????? eu num to entendendo é porra nenhuma. mas valeu a ajuda...

HaKaN
Veterano
# jul/04
· votar


quando vc monta o acorde na gutarra,vc tem a 8ª na corda G(sol) um tom abaixo(isso é:vc tem a 7ª)... mas continua tendo a tônica no bordão(corda A(lá)). mas na teoria isso tá certo,basicamente é 7ª+3ª+5ª

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


valeus...falo mano.. eu fui... o pessoal pode ir falando coisas desse tipo.. já ia me ajudar um pouco...amanhã eu do uma olhada pra ve como fico, ainda ñ entendi direito esse troço de justa.

nofx2804
Veterano
# jul/04
· votar


po meu...é o oposto de larga....

Musti
Veterano
# jul/04 · Editado por: Musti
· votar


assim como 3M, 3m, 7M, 7m, etc

a justa eh um intervalo, exemplo num acorde de F(fá) seria assim F - A - C (T 3M 5J) e com um sétima seria F - A - C - E (T 3M 5J 7M)

espero q tenha ajudado

ziotti
Veterano
# jul/04
· votar


eyakguitar
4J, 5J... são intervalos kra... abaixo uma tabela com todos eles:

Segunda menor[ou Nona menor](b9) -> 1/2 tom
Segunda maior[ou Nona maior](2 ou 9) -> 1 tom
Terça menor(b3) -> 1 1/2 tons
Terça maior(3) -> 2 tons
Quarta justa[ou Décima Primeira](4 ou 11) -> 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou Quinta diminuta(b5 ou #4) -> 3 tons
Quinta justa(5) -> 3 1/2 tons
Sexta menor[ou Décima Terceira menor](b6 ou b13) -> 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta[ou Décima Terceira maior](6 ou 7dim ou 13) -> 4 1/2 tons
Sétima menor(7) -> 5 tons
Sétima maior(7M) -> 5 1/2 tons
Oitava(8) -> 6 tons

fgr
Veterano
# jul/04
· votar


Pra te simplificar brother...
Vamos tomar como partida a escala de G maior

G - A - B - C - D - E - F#
T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

todas as nostas são justas por que todas estão no seu intervalo normal de uma escala maior, se eu pegar a triade T-3-5 eu formaria o acorde de G maior, seu eu pegar a 3 e diminuir meio tom ficaria assim: T-3m-5 o que formaria o acorde de G menor e a terça já seria menor, se eu diminuir meio tom também da quinta ela deixaria de ser justa e ficaria bemol formando o acorde G diminuto (G-Bb-Db).

eyakguitar
Veterano
# jul/04
· votar


valeu gente... acho q deu pra saca....

GuitarHouse
Veterano
# jul/04
· votar


justa eh justa pq nao tem variacao
nao tem 4ª maior ou menor, iodem 5ª

dai eh justa,

ZenoKa
Veterano
# mar/13
· votar


Como diferenciar uma 4J e uma 5-?

Por 5- ser um tritono ele sempre parecer soar como um intervalo menor que 4J.

Então se eu tiver um exercico para identificar qual é o intervalo maior entre 4J, 5- e 5J se tocar uma 4J e um 5- eu sempre vou me confundir.

Denis Guitar
Veterano
# mar/13
· votar


ZenoKa
O intervalo de trítono é a maior distância entre 2 notas dentro de uma oitava. O que dá a tensão nesse intervalo é o choque entre os harmônicos da séria harmônica de cada nota, efeito que explico no texto abaixo:

Intervalos - Definição e Aplicação

É por isso que você está escutando o intervalo de quinta diminuta como "menor" (número menor de tons) que a quarta justa.
No final dessa aula você encontrará 4 videos onde você poderá treinar a percepção dos intervalos.
Abraço!

Denis Guitar
Veterano
# mar/13
· votar


Abaixo segue a ilustração explicando a séria harmônica:

Clique aqui

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Poxa meu, esse tópico renasceu foi nem das cinzas, mas do petróleo.

ZenoKa
Veterano
# mar/13 · Editado por: ZenoKa
· votar


Poxa meu, esse tópico renasceu foi nem das cinzas, mas do petróleo.
Eu procurei no fórum durante e só achei explicando a matemática base dos intervalos e não como diferencia-los.

Se eu crio um tópico ele é trancado, ai nas regras fala pra postar em um tópico já existente, tive que postar em um que é mais o menos o assunto que queria perguntar. Então reviver também é um problema. Como vou conseguir perguntar então?

Denis Guitar
Muito obrigado Denis Guitar!
Seu site tem bastante informação de qualidade e extensamente explicada.
Eu já tinha visto a aula sobre harmônicos na guitarra que tem lá. Sensacional.
Mais uma vez, obrigado e sucesso para você!

ViniciusBorges
Veterano
# mar/13
· votar


ZenoKa
Não sei se isso pode o ajudar, porém eu estou fazendo aulas de canto, e uma das coisas que estou estudando é justamente saber jogar intervalos específicos sobre qualquer tônica fornecida. Para isso eu decoro partes de músicas conhecidas, tipo 2M - Come as you are, 2 - Parabéns pra você. A que eu uso para lembrar da 5- é a intro de YYZ do Rush e a de 4J a intro de Billie Jean(em ambos os casos descendentes, mas eu consigo pensar nelas subindo também).

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


ZenoKa

Tudo bem amigo, mas reveja sua pergunta: como diferenciar uma 4J de uma 5-?

No post do Ziotti, em jul/04 já tinha essa resposta a respeito de quantos semitons ocorrem em cada um dos intervalos. Em termos de som, precisa tocar pra saber, adquirir esta percepção auditiva. Não tem como adquirir percepção auditiva de outro modo que não seja tocando muito e ouvindo muito. Essa é a parte do estudo prático que deve ser aliada ao teórico pra realmente "entrar na cabeça" de um músico.

Já fecharam tópicos meus também. Não sou totalmente contra reviver tópicos antigos, mas se for pra fazer colocações ainda não feitas.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


ViniciusBorges
Membro



Interessante, sempre quis saber como isso funcionava no canto. Seu comentário com certeza vai me ajudar a expandir minha noção intervalar no canto.

LeandroP
Moderador
# mar/13
· votar


Se a dúvida fosse "como diferenciar uma 4a aumentada de uma 5a diminuta", eu diria que é pelo contexto (observe os graus). Porém, a 4a justa está a um semitom de distância da 5a diminuta, então a diferença já está aí.

intervalo de 4a justa = 2,5 tons entre a tônica e seu IVº grau.
intervalo de 4a aumentada = 3,0 tons entre a tônica e seu IVº grau.
intervalo de 5a diminuta = 3,0 tons entre a tônica e seu grau.

LeandroP
Moderador
# mar/13
· votar


ZenoKa
Se eu crio um tópico ele é trancado, ai nas regras fala pra postar em um tópico já existente, tive que postar em um que é mais o menos o assunto que queria perguntar. Então reviver também é um problema. Como vou conseguir perguntar então?

Relaxa! Você fez o certo.

zodiaco10001
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: zodiaco10001
· votar


A 4°, 5° e a 8° são justas então ela nao pode ter variação intervalar??
Se por exemplo pegarmos a 5° de C não pode alterar para 5M ou 5m??

LeandroP
Moderador
# mar/18 · Editado por: LeandroP
· votar


zodiaco10001
A 4°, 5° e a 8° são justas então ela nao pode ter variação intervalar??

Claro que sim!

Se por exemplo pegarmos a 5° de C não pode alterar para 5M ou 5m??

Intervalos justos podem se tornar diminutos ou aumentados. Nunca maior ou menor.

Se você elevar em um semitom um intervalo justo, ele será aumentado. E se diminuir em um semitom um intervalo justo, ele será diminuto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é justa? 4J, 5J...