elementos de harmonia

    Autor Mensagem
    fgr
    Veterano
    # jul/04


    Fala ae galera!!!!!!
    Tudo beleza?
    Bom, Estudei por um tempo numa escola de musica aqui no rio(Villa Lobos, que já nao está mais como antes) e uma das materias que mais me fascinou foi essa, Elementos de Harmonia, é fascinantes saber porque cada nota está ali e o que elas representam. Tenho alguma noção nesse assunto e como dizia cazuza "meu negocio não é somar e sim multiplicar" eu gostaria de poder trocar ideias com voces e saber mais sobre isso assim como ensinar também...
    Meu ICQ é 117230463.
    Bom se a alguém interessa vamos discutir esse assunto e engrandecer nosso vocabulario musical.
    -----
    De principio colocarei mais tarde uma tab com um tema aqui e então cifraremos ela com as devidas notas!!!!
    Se a alguém interessar vamos lá!!! Se juntem!!!!
    -----
    Valeu galera!!!!

    karakebrada
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Ae, eu tambem queria aprender mais sobre harmonia funcional... e massa

    renilson
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    bom, então vamos tentar por em pauta alguma coisa que nos seja interessante. Assim como vcs eu tb me interesso pelo assunto. Então vamos lá: A começar a estudar as hamonias que o mestre Djavan usa. É interessante notar que suas músicas são basicamente feitas em cima de quatro acordes básicos, o que caracteriza uma estrutura escolhida pelo artista. Tenho percebido que o mesmo usa muito acordes de passagem, como o diminuto, o que dá à música um sabor dissonante. Como por exemplo: Açaí - D Fº Em Em/D C G/A - Deu prá sacar que em cima dessa simples harmonia ele conseguiu colocar um brilho especial? É esse tipo de ginialidade que eu aprecio. Sofisticar o que é simples.

    BillJr
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Dm7 D#° Em7
    Em7 D#7 Dm7
    C7M D#° Dm7
    etc... sao algumas formas de usar o acorde dim com de passagem.
    C7M C#°C7M C#°C7M C#°C7M C#°C7M
    E uma forma de segurar o acorde, inclusive muito usado no blues...
    isso sem dizer que podemos modular a musica para quatro acordes diferentes usando o dim
    Bm7(5b)Meio dim - Em9b13b - Am7 ou A7M usando(opcional) a escala menor Harmonica ou as escalas dos acordes, é um recurso muito usado no jazz... Acrescentar nonas e 13ª aos acordes para dar tensao é massa.
    Usar a sexta... é isso ae

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a elementos de harmonia