Harmonia - "Samurai" (Djavan)

    Autor Mensagem
    LuizFB
    Veterano
    # jun/04


    Alguem sabe fazer a análise da progressão desta música do Djavan? Colocando os acordes dfos trechos:

    TRECHO 1

    E7M G° G#m7 C#7(9)
    Ai... quanto querer
    E7M G° G#m7 / B7(9) /
    Cabe em meu cora--ção

    TRECHO 2

    E7M G° G#m7 C#7(9)
    Cres--cei luar pra iluminar
    A7M G7M F#m7 B7(9)
    As tre---vas fun---das da pai--xão

    E7M G° G#m7 C#7(9)
    Eu quis lutar contra o poder do a--mor
    A7M A#m7(b5)
    Caí nos pés do vence--dor
    D#7(b9) E7M / G° /
    Para ser um ser-------viçal de um samurai

    Não consigo fazer análise dessa música, nem mesmo imaginando os empréstimos modais. Alguem ajuda ae! Vlwz

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    LuizFB

    Pra começar a música está no tom de Mi Maior. Então vamos separar primeiro os diatônicos:

    E7M, F#m7, G#m7, A7M, B7(9)

    Até aqui sem muitas novidades. Agora vamos ver os outros:

    Gº é um diminuto auxiliar, que tem sua resolução por meio-tom acima, no caso o acorde G#m7. É comum usar diminutos meio-tom acima ou abaixo do acorde que vai resolver. Neste caso veio de baixo porque a nota que antescede é o E7M:

    E7M ** Gº ** G#m7

    Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#). O acorde que reforça mais ainda esta visão éo C#7(9). Mas a brincadeira de II, V, I acaba antes da hora, pois no lugar de entrar o F#M7, entra o E7M, causando uma resolução conhecida em harmonia como "resolução deceptiva"

    Bom, matamos os acordes Gº e C#7(9) e já sabemos a sua função. Se for improvisar nesta parte, pode encarar como uma curta modulação pra um tom acima, ou seja, F#.

    Tá indo tudo legal até agora?

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    putz vei, massa a análise, nem tinha pensado por esse lado! agora já manjei essa parte da música , e como analiso o resto? ah, antes de tudo, brigadão ae véi! ajudou bastante mesmo! vlw pela dedicação e paciência! :)

    Sincero
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Eu ia fazer uma analise, mas depois de ler a sua, é melhor deixar pra lá

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    hehehehe, surgiu dúvida! tipo,
    "E7M ** Gº ** G#m7

    Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#)"

    na verdade, se não tivesse o C#7(9), eu iria pensar de cara que era G#m7 frígio, e não dórico! ateh mesmo que se fosse dórico, teria função de preparação e não resolução! ou falei mta besteira? eh q

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    hehehehe, surgiu dúvida! tipo,
    "E7M ** Gº ** G#m7

    Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#)"

    na verdade, se não tivesse o C#7(9), eu iria pensar de cara que era G#m7 frígio, e não dórico! ateh mesmo que se fosse dórico, teria função de preparação e não resolução! ou falei mta besteira? eh q

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    opssss, mandei sem querer varias msgs! hehehehe
    eh que num manjo mto sobre funções dos acordes e nem função dos diminutos, mas no q sei, acho q eh isso! me corrige se tiver errado

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    LuizFB

    Acho que a intenção do Djavan não foi maldosa, mas esta é uma típica "pegadinha" da música brasileira. É por isso que acho fascinante a nossa música (indireta pra quem fala mal da nossa música - ou direta mesmo!).

    Em relação aos diminutos, estes servem muito como preparação por conterem 2 trítonos e pela sua simetria (se desdobram em outros diminutos).

    É estranho pensar nos diminutos como resolução porque são acordes muito tensos (2 trítonos é foda - um sacrilégio para a Igreja he he). Então a função dos diminutos é de ligar um acorde a outro ou preparação.

    | C | C#dim | Dm7 | G7 | G#dim | Bdim | Am7 | Bdim | Bdim/C | C/G |

    Um exemplo dos apoios dos diminutos. Veja que houve um desdobramento de diminuto, entre o G#dim e o Bdim. Depois uma outra coisa que não consigo explicar mas sempre soou muito bem, é o final da progressão, um Bdim/C... loucuras he he

    LuizFB
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci
    huahuahua, massa cara. Podi cre, nossa música é cheia de riquezas, principalmente na harmonia (mas tem alguns q poem o nome de "Harmonia do samba", e tah mais pra "Agonia do Samba"). Eu curto mais um Rock´n´Roll, mas acho fundamental ouvir sons como mpb, blues, e agora to curtindo um jazz tb. Vlwz ae man, e mais uma vez, obrigado.[b][/b]

    Sincero
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Eu achava que esta relação IIm7 fosse SubV. Isso procede?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Sincero

    Ele disfarça. Não sei se seria o correto o termo disfarçar o acorde, mas se você pegar o IIm6 e o V7(9) e fizer uma comparação, você poderia chamar de V7(9) com a quinta no baixo.
    .

    e------------------------------------------------------
    B--- IIm6 ----4------- V7(9) ----4-----------------4---
    G-------------4------------------4-----------------4---
    D-- G#m6------3------ C#7(9) ----3----C#7(9)/G# ---3---
    A--------------------------------4---------------------
    E-------------4------------------------------------4---

    .
    Acho que o Djavan não usa a 6ª no acorde G#m, e usa a sétima (G#m7) pra deixar meio subentendido... deixar no ar.

    Sincero
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci
    É bem comum de musica brasileira msm, em Desafinado (Tom jobim) é a msm coisa ele vai adiando a resolução da musica, e fora q a melodia dá um certo desafino com a harmonia

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Sincero

    Depois desta progressão:

    E7M - Gdim - G#m7 - C#7(9)

    ele vem com a resposta, neste caso tudo modal mesmo:

    E7M - Gdim - G#m7 - B7(9/11)

    Só com esta pequena mudança ele já fez a metade da música.

    Sincero
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    A pequena mudança seria a nona e a decima primeira adicionada?
    Pois ele resolveu em B mesmo, não é?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Ele usa uma pestana inteira na 2ª casa. Você pode fazer com o baixo em F# ou em B mesmo, ou com os dois divididos.

    A música está em 2/4, então é um acorde por compasso. No compasso 8 é onde aparece o B. No primeiro tempo com baixo em F# e no segundo com o baixo em B, dando uma impressão de II, V, I)

    Sincero
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Hum agora eu intendi

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    Conseguiu analisar o que sobrou da música?

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    pra falar a verdade, não hehe
    E7M G° G#m7 C#7(9)
    Cres--cei luar pra iluminar
    A7M G7M F#m7 B7(9)
    As tre---vas fun---das da pai--xão

    de q CH eh esse G7M? e o resto da música tb não intendi não cara :/

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    Aí é onde rola a modulação mesmo (antes era empréstimo modal).

    O acorde A7M sabemos que é diatônico (pertence a tonalidade). Como a melodia está "caindo", ele modula pro tom de Ré maior, onde surgem os acordes G7M e F#m7 (IV7M e IIIm7 de Ré, respectivamente).

    Pelo movimento do baixo, o F#m7 leva ao acorde B7(9/11), onde volta ao normal.

    Na outra parte, surge o acorde A#m7(b5). Neste caso este acorde estaria servido de apoio pra melodia.

    Existe um clichê harmônico que usa o IV e depois um #IVdim pra resolver no I. Ele usou desta progressão apenas substituindo um acorde diminuto por um meio-diminuto. No caso:

    A7M (IV) - A#m7(b5) (#IV)

    Veja uma prgressão sem muita dissonância. Experimente levar esta progressão em 3/4, como se fosse uma valsa.

    ||: A | Bbdim | E | C#7 | F#m7 | B7 | E | E7/G# :||
    .

    e---------------------------------------------------------
    B----2--2-----2--2-----0--0-----2--2------2--2------0--0--
    G----2--2-----0--0-----1--1-----4--4------2--2------3--3--
    D----2--2-----2--2-----2--2-----3--3------2--2------1--1--
    A--0--------1-----------------4------------------2--------
    E--------------------0------------------2-----------------

    .

    e------------------------------------------------------
    B----0--0------3---3-----------------------------------
    G----1--1------4---4-----------------------------------
    D----2--2------2---2-----------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E--0---------4-----------------------------------------

    .
    .
    Este é um clichê harmônico muito comum. Acho que ele tirou a idéia daí.

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci

    "Pelo movimento do baixo, o F#m7 leva ao acorde B7(9/11), onde volta ao normal. "

    Pq isso? Eu iria ananilsar da seguinte forma: eu li um artigo do Alex Martinho, na qual ele falava sobre empréstimos modais. Daí ele falava q em uma harmonia (ex: C - Em- F - G), no caso, CH de Dó maior, vc poderia fazer empréstimos contrindo o CH menor da mesma nota da tonalidade (nesse caso, Dó menor) . Poderia então, por exemplo, substituir o IIIº do CH maior (IIIm7 ex: Em(7)) pelo IIIº do campo menor correspondente (III7M ex: Eb(7M)). Assim a sequencia harmonica ficaria: C Eb F G.

    Bem, passando isso p/ o exemplo da música, eu entendi como se ele tivesse feito isso. Pegou o IIIº do CH de Mi maior ( G#m7) e emprestou o IIIº do CH de Mi menor (G7M). Depois ele apenas manteve os outros dois acordes do CH de Mi maior mesmo. Isso também pq o IIº (F#m7) vai preparar p/ o Vº ( B7(9/11) ), que tensiona a música, p/ logo terminar na ~tônica (E7M).

    Isso tem lógica ou viajei muito?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    Viajou, mas só um pouco. Se você fosse pensar só no baixo do acorde, o movimento seria de uma 5ª (F# para B), por isso que eu disse pelo movimento do baixo. Até aí não importa se é F# maior ou menor, o mais importante é não chocar com a melodia.

    É bom estudar campo harmônico, mas não se prender a ele, afinal de contas o campo harmônico (como base) oferece apenas 7 acordes... e o resto?

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Eu sei, cara. O problema é q meu conhecimento é restrito. eu nunca tive prof. de aula teórica,e nao tenho nehum material didático de boa qualidade p/ estudar isso. Eu até queria saber se vc sabe de algum livro bom, q valha a pena comprar p eu enteder um pouco mais sobre harmonias, pq eu me interesso bastante por isso (to gostando mais que estuda solos). Vlw ae pela atenção!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    Também nunca fiz aula e o meu conhecimento também é muito restrito. Graças a Deus, pois isso é o que mais me motiva a pesquisar mais e mais. Já pensou se soubéssemos tudo, não teria a menor graça, né?!

    O legal é que trocando idéias, mesmo passando alguma coisa, a gente acaba aprendendo muito também, deixando mais enraizada na cabeça a idéia musical.

    Algumas coisas a gente aprende sozinho mesmo, pelo óbvio. Outras é lendo, escrevendo e trocando idéias. E o livro que realmente me abriu muitas possibilidades foi o do Almir Chediak, Harmonia & Improvisação volume I.

    Vale a pena desembolsar uns R$45,00 por este livro. O que você vai arender é que não tem preço.

    Um abraço!

    Beto Ortiz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Galera essa música não está em E maior não, ela é tom de G#m !!! O Emaj7 nada mais é do que o IV grau( relativo a C#m7)...o Gdim na verdade é F dobrado sustenido que é substitudo do D#7 que prepara o G#m....na dúvida ouçam a melodia, a nota que sempre fecha é G# !!! toca arpejos na musica inteira de G#m que vai ver que da certinho... abraços

    betoaulas@hotmail.com

    LeandroP
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Beto Ortiz

    Eu prefiro a análise em Mi maior. O acorde Mi maior com a 7a maior é muito parecido com o G#m, sobretudo porque a nota G# é a 3a maior do Mi. E a nota D# (5a de G#) é a 7a maior de Mi

    Como temos o acorde B7(9), que é o Vº do E e prepara a repetição, acho que fica mais fácil pensar assim. Pense na armadura de clave. Se você adiciona mais um # da escala de B/G#m, a melodia ficará cheia de bequadro pra anular este sustenido.

    O Gdim vejo como um diminuto de passagem, entre o IIº (que não é tocado) e o IIIº grau. Tudo natural dentro da armadura de clave, e mais fácil do que dobrar o sustenido do Fá --> F##dim (embora não seja errado grafar desta maneira, não acho muito prático)... Mas por outro lado, por praticidade ao improvisar, uso a pentatônica de G#m, preferencialmente a penta-blues.

    Por que o tom da música não pode ser um Mi com base no modo lídio? Melhor que o Mi jônio °.°

    LeandroP
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: LeandroP
    · votar




    E7M G° G#m C#7 E7M G° G#m B7
    e---4----6----4----4--------4----6----4----2-----------
    B---4----5----4----4--------4----5----4----2-----------
    G---4----6----4----4--------4----6----4----2-----------
    D---6----5----6----3--------6----5----6----1-----------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    A harmonia é muito subjetiva... Acho que é uma questão de gosto pessoal mesmo.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia - "Samurai" (Djavan)