alguem sabe o conteudo de "harmonia" do Arnold Schoenberg??

    Autor Mensagem
    andrehirata
    Veterano
    # jan/06


    eu tava pesquisando e nao encontro em lugar nenhum quais conteudos sao abordados neste livro...
    tudo que eu descobri eh q eh mtu foda(no sentido de dificuldade e de qualidade) e que o cara ensina umas paradas atonais... mais tpo... descobri que o livro eh bom... e nao porque.... e tudo que eu descobri nao me serve de nada pq nao sei se eh oq eu to procurando...

    se alguem tiver o livro ou souber mais precisamente seu conteudo por favor me ilumine!!

    Polêmico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger
    hauhaiahiauhaihauhaiahuai

    marcio_zav
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger (2)

    danielcastelli
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger (3)

    MatheusMX
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger (4)

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata
    eu tenho o livro, o melhor sobre harminia q existe, o problema eh q eh um livro de dificil leitura + se tu for com calma tu aprende tudo sobre harmonia, ele eh extremamente dificil.

    Marisco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata
    O livro é um Tratado de Harmonia, portanto ele é bastante completo. Entretanto, na minha opinião, é de uma leitura pouco acessível e bastante cansativa. Mas ele aborda toda a "história" da harmonia, desde os harmônicos existentes em uma nota até uma parte sobre atonalidade.

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Marisco
    Atum Bluesman
    wow... parece ser bem dificil msm... o atum ainda me termina repetindo " ele eh extremamente dificil" ueheuheuheu

    mais vcs acham que tendo estudado apenas o vol1 de Harmonia e Improvisaçao(estudado exaustivamente e relida uma dezena de vezes) do Chediak eu do conta e entender esse livro?? eu sou bem dedicado e talz.. tpo... nao acho que vah desistir por preguiça e parar e ficar tentando entender...
    e todavia... teria algum livro que vcs indicariam pra eu estudar antes desse ae??

    Marisco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata
    Cara, entender acredito que tu vai. Mas a proposta é bem diferente do harmonia e improvisação. O do Chediak é voltado pra harmonia funcional, e o do Schoenberg é abrange todos os aspectos da harmonia.

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Marisco
    hmm... entendi... tu por acaso conhece algum outro livro de harminia funcional mais avançado que o do chediak?? e a parte de harmonia funcional do livro do Schoenberg eh mais avançada que a do Chediak??

    THEPUNISHER
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger (5)

    Midgard
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger (6)


    Steve Morsa
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Juro que li Arnold Schwarzenegger (7)

    Steve Morsa
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ae pessoal ajuda ae!!!!!!!!!!!!!!!!

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ae pessoal ajuda ae!!!!!!!!!!!!!!!!
    auhauha valeu ae mais fora o marisco hj tah foda....

    ThiagoJazz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata

    O "Harmonia" é uma leitura interessante a partir do momento que se tem algum envolvimento com musica clássica, pois é direcionado principalmente a esse público, não que não tenha alguma utilidade com música popular, mas realmente é uma leitura cansativa pra quem não está acostumado, principalmente por causa do estilo de escrita um tanto quanto prolixo do Schoenberg. Pra mim ler os "Exercícios Preliminares de Contraponto", três vezes menor que o Harmonia, foi um parto.

    O Livro que o Marisco bem lembrou do Chediak nessas horas parece mais aconselhável pela objetividade e pelos exemplos que ele tem no final. Eu tenho e recomendo que vc compre, é um ótimo guia de referência.

    Outro livro legal que comprei e tem uma abordagem bastante prática de harmonia, esse é mais focado em jazz, se chama "Modern Chords Progressions", o autor é Ted Greene e a editora é Warner. Se vc conseguir achar aqui no Brasil, ótimo, de vez em quando ele dá sopa na Irmãos Vitale. Ele além de harmonia, sugere alguns macetes mecânicos de como proceder na transição de acordes. Além de um interessante catálogo de acordes, muitos deles incomuns, tem em todos capítulos diversos exemplos de progressões harmônicas. Consegui esse exemplar há um ano por R$43, tem umas 100 pgs + ou -

    []s!

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ThiagoJazz
    entao... o do Chediak eu jah tenho o vol 1 lido e relido... tem mtu poca coisa que eu possa tirar a mais dele....

    eu queria aproveitar esse ultimo mes de ferias pra dar uma estudada em harmonia... pelo jeito esse do Schoenberg nao eh bem oq eu procuro.. vou ver esse livro que tu falou ae...

    soh por curiosidade.. tu conhece o Harmonia funcional do Hans Joachim Koellreutter?? se conhece tu acha este um bom livro??

    ThiagoJazz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata

    Tb tenho ele, custa uns R$ 30 na Vitale. É um pequeno guia bem prático, mas tb com foco em música clássica. É interessante porque ele ilustra todo o sistema de notação funcional (tônica, dominante, subdominante, relativas, medianas, modulações, etc), sem se fixar em cifras de acordes. Mostra como fazer resoluções, como modulações e as cadências mais comum dentro de cada lei tonal. Tem exemplos de análise harmônica feita com peças de música clássica. É interessante sim para expandir teu horizonte de conhecimento e muito mais acessível do que o Hamonia do Schoenberg. O legal é que esse guiazinho vem com um ábaco que te orienta pra fazer as cadências. Boa compra tb!

    Então, ultimamente por mais que eu brinque com meus instrumentos de seis cordas meu foco é estudar composição clássica (eu componho usando o Sibelius 3), se quiser, me mande um e-mail que eu te mostro algumas das minhas composições.

    Abraço!
    Thiago

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ThiagoJazz
    opa cara achei esse livro mtu mais interessante... e mtu mais em conta tbm!!

    e manda umas composiçoes suas tbm ae velho... meu e-mail eh andrehirata88 (arroba) hotmail.com

    ThiagoJazz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata

    te enviei 3 arquivos, dê uma olhada e comente assim q vc tiver um tempo.

    []s!

    Marisco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ThiagoJazz
    Opa, tb quero receber teus sons!

    E me interessei tb por este livro (o Harmonia funcional do Hans Joachim Koellreutter). Sabe se existe alguma loja que vende ele via WEB?

    Steve Morsa
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Steve Morsa
    · votar


    Marisco
    ThiagoJazz
    Vale a pena mesmo compra esse livro? Eu sei muito pouco de teoria...

    ThiagoJazz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Marisco

    deixa um e-mail aí que eu despacho!

    O guiazinho de Hamonia Funcional é da editora Ricordi. Como é uma ed. tradicional de musica clássica, é bem capaz de vc encontrar na Casa Bevilacqua (na Teodoro), na Vitale do centro (o onde eu compro 80% das minhas partituras) ou qq loja desse gênero.

    []s,
    Thiago

    ThiagoJazz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Steve Morsa

    Eu acho que vale investir uns vinte e pouco reais nele, é uma maneira simples de se ter noções de um assunto exaustivo como harmonia, pra depois se aventurar em leituras bem mais densas, como Schoenberg.

    []s!

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: andrehirata
    · votar


    ThiagoJazz
    mais afinal esse livro Koellreuter eh mais completo que o do CHediak(harm. e Imrpovisaçao vol.1)??

    a pagina do hotmail nao tah abrindo... =/

    assim q eu conseguir abrir eu comento ae

    ThiagoJazz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    andrehirata

    O foco dos livros é distinto... Os dois resolvem diferentes tipos de problemas. O do Chediak é na essência um dicionário de acordes, enquanto o do Koellreuter te ensina a compreender a estrutura de acordes e como eles se relecionam. São leituras complementares!

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    São leituras complementares!
    hauahuahua era tudo que eu precisava ouvir.. acho que vou hoje mesmo na freenote ver esse livro!

    pneymuniz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É considerado o melhor livro de harmonia no mercado, exige uma boa leitura, mas depois que vc entende fica mais fácil.

    Lobo som
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Acho engraçado a galera falando que o livro não é bom por que é difícil. Tem gente aí que foi capaz de chamar o Schoenberg de prolixo.
    Pois bem, é um livro indispensável pra quem quer estudar harmonia de verdade e sair dos esquemas de decoreba e macetes muito popular hoje em dia.
    Pra quem falou que não é um livro interessante se vc não é da "música clássica", digo o seguinte: a harmonia da música popular é a mesma da música clássica. Essa distinção já está pra lá de velha. música é música, harmonia é harmonia.
    Ao jovem que quer saber sobre o conteúdo do livro, um concelho: leia o livro! Compre-o e tire suas próprias conclusões. Trata-se de uma das principais referências no mundo para o estudo da harmonia. Vale a pena tê-lo na estante ainda que vc demore 20 anos pra ler tudo.
    Precisamos saber que não da pra estudar nada com profundidade se não temos disposição de nos concentrar em uma leitura mais densa ou extensa. Se quer se desenvolver mais que o nível medíocre da maioria das pessoas, tem que ralar e ralar muito. é a vida. Ler um livro difícil não mata nem engorda e "HARMONIA" do Schoenberg é uma obra de muita qualidade. Não se lê um livro desses como um livro de romance. Vc pode ler trechos que te interessam mais e, aos poucos ir explorando outras partes, na medida que sua busca for progredindo.
    Depois se vc achou que o livro não chegou ao ponto que vc procurava, aí vc lê outro e outro e outro. É assim que funciona.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguem sabe o conteudo de "harmonia" do Arnold Schoenberg??