É essensial saber a nota que estou tocando?

Autor Mensagem
Fear of the dark
Veterano
# jun/04
· votar


nos solos acho que quando vc esta muito, mas muito mesmo adiantado vc nao pensara mais em notas mas seus dedos ja vao automaticamente nas notas sem [pensar quais as notas que esta tocando....
ora, entao solando ninguem sabe que nota toca?

pagode nem morto
Veterano
# jun/04
· votar


Dogs2
Hahaha! Excelente observação.

Arpeggios From Hell
Veterano
# jun/04
· votar


Na minha modesta opiniao tdo depende do que vc quer como musico ... Como ja citaram acima ... Eu por exemplo vou tocando o q meu coraçao e alma pedem ... Foda-se que nota é que tom o escala estao ... Se fica bom pro meu ouvido e se transmite akilo que eu to sentindo esta otimo !!!!

Certo e errado e uma questao de visao ... Nao existem limites na musica !!!! Ela existe para libertar a alma ... Agora se vc ficar se prendendo a convençoes ficara tolhido ... MAs por outro lado se vc quer ser um Side man ou algo assim vc precisa de um certo estudo ...

Tudo depende de vc !!!!

carolguitar
Veterano
# jun/04
· votar


bico
cara ñ dá um conselho desses
vc toca por hobby a´o problema é seu,,,,
mais se alguem me citar uma banda (boa)que os caras ñ sabem nada de teoria<<<<falem

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


carolguitar

Em muitas bandas, os caras não sabem nada de teoria. Quando aprendem alguma coisa, é depois.
No Metallica, por exemplo. Na época do Cliff (ex-baixista), eu sei q o James (guitarrista) não sabia nada de teoria musical, aprendeu uns "macetes" com o Cliff, mas nada de mais. Tanto é q quando eles foram gravar o Black Album, o James ficou pensando como ia fazer pra passar a música (Nothin Else Matters) pros caras q iam colocar uns arranjos de orquestra. Isso eu ví num programa. Ele ficava rindo, falando q ia chegar e ficar assim: Olha, primeiro vc faz isso, depois vem isso... Hehe

Uma vez, peguei um livro sobre teoria musical pra dar uma folheada e tinha uns depoimentos de músicos famosos que o leram. O Hebert Viana do Paralamas, por exemplo, foi um dos q falaram q não sabiam nada de teoria musical, só bem depois q já estavam famosos e tudo é q começou a dar uma estudada.

Já ouvi falarem de vários outros músicos famosos q não sabem nada de teoria. Mas como eu só "ouvi", não vou nem citar.

Não estou dizendo q é ruim saber teoria, a nota q está tocando e tal... Na verdade, quanto mais vc souber sobre música (teoria e tudo), melhor!
Mas só estou dizendo q existe a opção de não dar a mínima pra isso e fazer exelentes músicas.

É como eu disse. Depende do q vc quer ser como músico!

LIQ158
Veterano
# jun/04
· votar


na boa... mesma coisa querer pregar um prego na parede e não saber usar um martelo!!!!

ou trocar um pneu sem macaco, ou beijar sem a boca...

vc só vai conseguir solar um dia jogando futebol! hehehehe




* OBS: sou o Fábio Lyrio, mas fui banido esses dias "injustamente" eu acho...

pagode nem morto
Veterano
# jun/04
· votar


LIQ158
Outra coisa...
Vc pode ter o martelo mais caro que se vc naum souber usá-lo o prego sai torto. E tem o outro caso do cara ter um martelo fulero que consegue pregar o prego na parede com perfeição.
E o terceiro caso: O cara que arranja uma furadeira para furar a parede e coloca um parafuso.

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


LIQ158

mesma coisa querer pregar um prego na parede e não saber usar um martelo!!!!
Eu usaria qualquer outro objeto pesado e duro q encontrasse pela frente.
ou trocar um pneu sem macaco
Parava a roda do pneu furado em cima de um buraco, ou encotrava um jeito de usar outro "sistema de alavancas".
beijar sem a boca
Nem te falo.. Hehe
vc só vai conseguir solar um dia jogando futebol!
Já ouviu falar em ócio criativo? Hehe!

Pra quem tem criatividade, a história é outra meu irmão! Por isso mantenho minha opnião sobre o assunto desse tópico.

Zedin
Veterano
# jun/04
· votar


Acho q a Teoria Musical não devia ser criada e muito menos estudada. A música devia fluir naturalmente, criada na pura inspiração. Não importa a nota, o acorde ou o tom em que você toca. O que importa que você consiga passar o que queria para música. Estou gravando um CD e componho totalmente sem teoria. Um caso curioso que aconteceu foi que compûs uma bossa nova instrumental com violão, piano e trompete e depois de gravada fui escrever ela, e deu uma coisa bem complexa. Mas decidi que não vou escrever mais minhas músicas.

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


Zedin
Já estava me sentindo sozinho nessa na multidão! Hehe.

LIQ158
Veterano
# jun/04
· votar


pagode nem morto

concordo em absoluto!!!!!!1

LIQ158
Veterano
# jun/04
· votar


Bico
Parava a roda do pneu furado em cima de um buraco, ou encotrava um jeito de usar outro "sistema de alavancas

é... troncos, pedras, cordas... guincho melhor né? hehehe

Já ouviu falar em ócio criativo? Hehe!
fuma um baseado que sua criatividade vai a 1000!!! mas... melhor estudar né?

LIQ158
Veterano
# jun/04
· votar


Zedin

vc toca trompete sem ler partitura?

me matei 5 anos com essa merda, minha boca quase sumiu, e não toco mais nada... qual é a mágica?

Zedin
Veterano
# jun/04
· votar


Kra, nem tenho trompete pego emprestado pra tocar as vezes, sou totalmente autodidata... O jeito q encontrei foi ir tentando até sair o som, um pouco complicado, mas saiu. Sou autodidata em td q toco, menos violão e guitarra, que estudei e sei um pouco de teoria, mas quase nada.

pagode nem morto
Veterano
# jun/04
· votar


fuma um baseado que sua criatividade vai a 1000!!!

Hahaha... pode crê.

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


LIQ158
mas... melhor estudar né?
Pra quem não sabe usar criatividade, com certeza é.

algo
Veterano
# jun/04
· votar


Pra mim a prática é a teoria e a técnica aplicada, o cara pode n saber o q tá fazendo, mas a teoria explica quando ele quiser saber o que ele fez ou faz.Entao acho q a teoria é um conjunto de descobertas musicais criadas a muito tempo que pode te ajudar a criar coisas novas,mesmo q indiretamente.

Digao
Veterano
# jun/04
· votar


E ai q vc diferencia os homens dos meninos...

E facil tocar musicas por tablatura... ou por cifra... mas se estiver errado (como geralemnte esta) o q vc faz... reza???

Se tem q mudar o tom??? Se o solo tem 2 notas erradas vc se perde???

Eh a mesma coisa q saber dirigir mas nao saber trocar um pneu...

Agente Smith
Veterano
# jun/04
· votar


Axo que isso depende. Axo q saber q nota vc tah tocando não, mas tipo, eu jah sei qndo eu to tocando em uma certa escala, tipo, jah decorei os desenhos.Axo q sabre, por exemplo qndo vc toca uma triade em 2 hands, no minimo c tem que saber se é maior ou menor(t-3M-5/T-3m-5), senão jah é foda!

Digao
Veterano
# jun/04
· votar


e pra quem quer improvisar e essencial... pq nao basta saber a escala... vc tem saber aonde estao as notas do acorde... pra qd vc precisar elas vao sempre ser um "porto seguro"...

Agente Smith
Veterano
# jun/04
· votar


Digao ai que entyram as triades e tétrades(esqueci destas), ali dei um exemplo com o 2 hands, mas como meu professor disse, "a inportancia dos arpejos é grade, pois destas notas que voce vai se basear para solar. Como fazer um solo sem uma base harmonica(so com baixo por exemplo)? como vc vai saber que escala/modo usar? Ai entram os arpejos" mas não significa q vc vai saber que na casa 11 da 3 corda é um Gb , por exemplo, mas sim , vc vai saber onde se encontra o intervalo desejado.

Digao
Veterano
# jun/04
· votar


Agente Smith

Mas saber os dois e mais facil... intervalos e o nome das notas em si...

Agente Smith
Veterano
# jun/04
· votar


Digaotipo, os nomes eu ainda num peguei, mas onde estão os intervalos, pramim é facil

carolguitar
Veterano
# jun/04
· votar


bico
caralho que besteira esse cara tá falando meu hetfild então solou master of puppets sem saber teori essa foi uma grande piada.
para de falar besteira na certa essa onda dos aranjos ele ñ sabia ler (tablatura).mas todo mundo sabe alguma coisa pel menos pentatonica se ñ é um mediocre..falou

carolguitar
Veterano
# jun/04
· votar


e o kirk iria solar en cima de algo sem tom algum~~~hehehehe

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


Ai ai ai...
Então esse programa q passou na GNT, falando da produção de grandes àlbuns do rock, mentiu... Não era o James Hetfild q aparecia falando não. Era um Hetfild feito por computador... Me esqueci desse detalhe.

Vc nunca ouviu falar sobre compor intuitivamente, não? Tem gente q tem OUVIDOS, sabe escutar notas e pensar se aquilo fica legal ou não. Se vc tem essa visão limitada de música (só a teoria salva), eu sinto muito por vc.

Eu não disse nada sobre o Kirk (eu acredito q ele sim, saiba teoria).

Tenho vários amigos q tocam. Poucos não sabem nada de teoria. Mas na hora do "vamos ver", quando o negócio é apresentar uma composição, os q não sabem teoria fazem músicas bem mais legais q os outros (isso é uma coincidência entre esse pessoal q eu conheço, mas serve pra TENTAR fazer vc entender q é possível compor sem teoria).

e o kirk iria solar en cima de algo sem tom algum~~~hehehehe
O "tom" na música sempre existe, independentemente de vc saber teoria ou não. Mas isso não quer dizer q vc precisa saber nome, rg e cpf dele.

Repetindo: Não estou querendo impôr meu ponto de vista sobre esse assunto, só estou tentando mostrar q existe outros caminhos para se chegar ao mesmo lugar.
Já q eu não consigo te convencer q existe "compor sem teoria", pergunte pra algum professor de música. Ele provavelmente vai dizer q não gosta mas não vai negar q tem jeito.

Fear of the dark
Veterano
# jun/04
· votar


porra até onde isso veio...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É essensial saber a nota que estou tocando?