Dicionário de power chords

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # mar/03


    Se um cifra pede pra que eu toque os acordes como power chords como vou tocá-los se não tenho um dicionário que mostre power chords, onde encontro um?

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar



    G C# A
    D-----6-------------
    A--5--4--7----------
    E--3-----5----------


    saco como eh?

    Eduardo
    Veterano
    # mar/03
    · votar



    C C# D D# E F F# G G# A A# B
    |----------------------------------|
    |----------------------------------|
    |----------------------------------|
    |5--6--7--8--9---------------------|
    |3--4--5--6--7--1--2--5--6--7--8--9|
    |---------------3--4--3--4--5--6--7|



    renfbn
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    cara eh muito simples eh so vc pegar a nota que vc quer por exemplo um fa dai vc fas o power chord na primeira casa na sexta corda, deu pra intender

    Grow
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ok, valeu

    Anônimo
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    naum precisa de "dicionario de powerchords".. isso nem existe!

    eh qse a mesma teoria q os acordes c/ pestana (barre), soh q as powerchords saum (power) diads, soh de tonica e quinta..

    falowz!

    viny_violao
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Olha ai

    e-E-F-F#-G-G#-A-A#-B-C--C#--D-D#-E---------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D-2-3-4--5-6--7-8--9-10-11-12-13-14--------------------
    A-2-3-4--5-6--7-8--9-10-11-12-13-14--------------------
    E-0-1-2--3-4--5-6--7--8--9-10-11-12--------------------
    Na 5 casa

    e-A-A#-B-C-C#-D-D#-E--F-F#--G-G#--A--------------------
    B------------------------------------------------------
    G-2-3--4-5-6--7-8--9-10-11-12-13-14--------------------
    D-2-3--4-5-6--7-8--9-10-11-12-13-14--------------------
    A-0-1--2-3-4--5-6--7--8--9-10-11-12--------------------
    E------------------------------------------------------

    Agora na quarta:


    e------------------------------------------------------
    B-3-4--5-6-7--8-9-10-11-12-13-14-15--------------------
    G-2-3--4-5-6--7-8--9-10-11-12-13-14--------------------
    D-0-1--2-3-4--5-6--7--8--9-10-11-12--------------------
    A------------------------------------------------------
    E-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#--B--C-C#--D--------------------

    Terceira corda:


    e-3--4-5-6--7-8--9-10-11-12-13-14-15-------------------
    B-3--4-5-6--7-8--9-10-11-12-13-14-15-------------------
    G-0--1-2-3--4-5--6--7--8--9-10-11-12-------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E-G-G#-A-A#-B-C-C#-D--D#--E--F-F#--G-------------------

    viniciuscm22
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    mano nao entendi nada !!

    nao tem os dessenhos dos acordes que tem no cifras club quando se vai pega uma musica entao nao tem nenhum lugar que tenha esse desenho so que com power chords ??

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    viniciuscm22
    Cara, vamos fazer o seguinte: tenta compreender como são formados os Power Chords, assim vc não tem mais a necessidade de desenhos...
    Dá uma lidinha no texto a seguir. Apesar de ser grande, acho que vai te ajudar mais do que procurar um dicionário com "desenhos dos Power Chords".

    Power Chords
    Os Power Chords são os acordes mais utilizados e difundidos no Rock de maneira geral, principalmente entre guitarristas iniciantes e gêneros que não se preocupam com Harmonias elaboradas ou rebuscadas. Sua facilidade de compreensão e execução está no fato de que, entendidos os principios de sua formação, é possível transportá-los por toda a extensão da escala da guitarra.
    O Power Chord mais utilizado é aquele formado por Tônica e Quinta Justa, e sua popularidade se deve a dois fatores:
    a) Funciona exatamente da mesma maneira em qualquer casa, desde que a Tônica permaneça entre as três últimas cordas (4ª, 5ª e 6ª).
    b) Não inclui na sua formação a Terça, deixando assim de ter a característica Maior ou Menor do acorde.
    A base para a formação do Power Chord tradicional são os Intervalos Consonantes, ou seja, Tônica e Quinta (com um intervalo de Quinta Justa) para os Bicordes, e Tônica, Quinta e Oitava (repetindo o intervalo de Quinta Justa do modelo anterior e acrescentando o de Quarta Justa entre a Quinta e a Oitava) para as Tríades.
    Como estes acordes normalmente não possuem Terça, eles adquirem um caráter de suspensão e perdem, em princípio, sua função harmônica, não significando no entanto que seu uso pode ser indiscriminado, pois sua Tônica permite atribuir uma certa regra ao seu emprego.
    De maneira geral, basta saber posicionar a Tônica no lugar certo para não se complicar com os Power Chords. Mas, como tudo possui seus "segredinhos", nos Power Chords estes residem em conhecer suas variações e em aplicar os conhecimentos relativos a Acordes e Graus de um Campo Harmônico.
    De posse destes conhecimentos, podemos então montar os seguintes Power Chords e suas variações:
    1 - Power Chord Tradicional: Tônica e Quinta Justa
    Como visto anteriormente, devido ao uso de apenas duas notas na sua formação e de utilizar cordas subsequentes em seu "shape", este Power Chord pode ser usado nas três últimas cordas.
    2 - Power Chord adicionando outra Tônica: Tônica, Quinta Justa e Oitava
    Dá ao Power Chord uma característica mais "brilhante", mas deve-se tomar cuidado com seu "shape" que é diferente ao se usar as 5ª e 6ª cordas daquele na 4ª, por conta da variação de intervalos para as demais cordas.
    3 - Power Chord adicionando outra Quinta: Quinta Justa, Tônica, Quinta Justa e Oitava
    Este Power Chord tem um som mais "cheio" e grave devido à Quinta acima da Tônica.
    4 - Power Chord Invertido: Quinta e Tônica
    Ainda trabalhando com os I e V Graus, fazemos neste modelo uma inversão, ou seja, a nota mais aguda é a Tônica do Power Chord.
    5 - Power Chord para substituir Acordes Maiores: Tônica, Quinta Justa, Oitava e Décima.
    Mas Décima não é uma Terça e Power Chord não possui terças?!...
    Correto, os tradicionais não. E por isso mesmo este modelo de Power Chord se amarra à única função de substituir os acordes Maiores, principalmente quando um tema tocado todo em Power Chord requer transições de arpejos rápidos. Outra característica desse Power Chord é que ele só funciona em tônicas localizadas na 6ª corda.
    6 - Power Chord Menor: Tônica e Terça Menor
    O desenho lembra um Power Chord invertido e serve para harmonizar-se quando estamos utilizando Escalas Menores da Tônica ou sua Relativa Maior, sendo muito útil numa transição ou para quebrar a monotonia de uma sequência de Power Chords tradicionais.
    7 - Power Chord Maior: Tônica e Terça Maior
    Este Power Chord, muito usado por bandas de Rock mais "pesado", tem o mesmo princípio de emprego do Power Chord anterior, com a diferença deste ser harmonizado nas Escalas Maiores da Tônica ou na sua Relativa Menor.
    Todas estas variações permitem que, aplicando os conhecimentos sobre formação de acordes e Intervalos, se altere o andamento harmônico da composição apenas alterando o padrão de Power Chord utilizado.
    Acho que deu pra ter uma noção de que não se trata apenas de ficar mais confortável tocar Power Chord com dois ou três dedos, mas sim de que sensação pretendemos passar em nossa composição aos recorrermos aos Power Chords.
    Valeu!!!

    sobrevivente
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    EDIT: sem querer dei um UP, mais tá valendo...

    Penta_Blues
    Excelente post man!!!
    Já sabia do que se tratava, mas não tinha visto com tantos detalhes...

    PanthFinder
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ja q uparam..vo aproveita pra faze uma pergunta.

    De vez em qnd vejo uns caras fazendo um power chord com o mindinho lah embaixo em alguma casa..naum sei explica..mas parece um power chord mais completo..naum sei..

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Bom dia!!!

    sobrevivente
    Obrigado, meu camarada!
    E só pra mostrar que tudo pode ser melhorado, achei mais uma dica interessante de Power Chord:
    Trata-se do Power Chord adicionando uma nona (Tônica, Quinta Justa e Nona) que normalmente é empregado no gênero Progressivo.

    PanthFinder
    power chord com o mindinho lah embaixo em alguma casa..
    Cara, assim é impossível tentar saber do que se trata, pois esse "embaixo em alguma casa" não dá a menor idéia nem da nota nem do intervalo que está sendo utilizado...

    Valeu!!!

    play_forfun
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    PanthFinder
    Pelo o que eu entendi

    Quando se faz o power chord pode-se optar por fazer a oitava além da quinta (usando-se então o dedo 4 na corda abaixo da corda do dedo 3 na posição exatamente embaixo)

    Bom, acho que é isso, se tiver algum erro peço que corrijam por favor

    PanthFinder
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    play_forfun
    Penta_Blues
    Eu sei q o video eh uma BOSTA!!!...mas eh o unico q eu achei aqui agora..

    Em 5:14



    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Boa noite!!!

    PanthFinder
    Cara, pra mim ele não tá nem fazendo Power Chord. Eu acredito mais em estar dobrando nota.
    Valeu!!!

    thigsm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    PanthFinder
    ta de sacanagem né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicionário de power chords