madeira influencia ou não?

Autor Mensagem
sapeka
Veterano
# mar/04
· votar


como nos ja vimos, e=mc²

pensando assim, o diagxóbio das cordas irão se fundir com a nitidez da rigidez das cordas, então o som irá diretamente para o corpo da mesma, assim : e=mc²

e=cordas
m=corpo
c=captador / som

agora vcs conseguiram entender porra!!!!!!!!!????????

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Uma coisa que eu acho que esta ficando distorcida sobre a influencia da madeira.

A madeira influencia no som por que a vibração dela é transmitida na ponte e consequentemente na corda.
O QUE ESTAVAMOS DISCUNTINDO É SE CHEGA A SER SIGNIFICATIVO A INFLUENCIA DA MADEIRA NO TIMBRE DO INSTRUMENTO dentro do processo de captação em um instrumento de corpo sólido.



Outra coisa, nego vemcom essa história de compensado e uma madeira nobre, sobre isso já foi dito mil vezes, essa ladainha cansou.


Uma coisa que eu não entendi tambem foi isso, o CORVO postou, se vacilar muita gente nem entendeu o que ele falou, abaixou a cabeça e declamaram em coro "Amem".

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

Pô brother vc tava sumido? Eu tb, tive que fazer uma viagem rápida. Entrou um tal de CORVO aqui, o cara fala prá cacete (mais do que eu), só que fala um monte de coisas já manjadas, não têm novidade nenhuma. É do tipo que acha que faz pesquisa. Hahahaha.....
A pesquisa dele é por EXAUSTÃO, TENATATIVA E ERRO, ou no popular científico "NA FORÇA BRUTA". Ele reza na cartilha dos mitos. Diz que é da área de saúde e fabrica guitarra.....
Bicho eu coloquei uma parte de um paper onde um cara de Illinois afirma que não há influência da vibração da madeira no som da guitarra. O cara é um PHd em física, mesmo assim neguinho não acreditou. Desisti, deixe estes caras continuarem a acreditar nisto, se existe corno sabido, pq não vai existir madeirado iludido?

Madeira, a falácia dos fabricantes que durante 50 anos, não fizeram nada de novo, só copiaram modelos, e mentiram descaradamente (exceção feita aos captadores, já que é ramo da eletrônica), pagaram fortunas para endorses famosos para iludir a garotada de que possuindo aquela guitarra estaria a um passo de tocar como seu ídolo, não provaram porra nenhuma cientificamente.

Ainda bem que os computadores não cairam nas mãos deles para fabricação, senão estariamos usando um ábaco de madeira e ouvindo dizer que dependendo da madeira, será aguçada a inteligência do cara que faz cálculos.

Conta rápida: Pegue somente 10 componentes da guitarra (braço, escala, corpo, ponte, cordas,etc...), para cada componente considere que existam somente 8 modelos diferentes (isto está bem abaixo do que existe, pois só de tipo de madeira existem prá lá de 30)

Teremos 8**10, possíveis combinações de componentes, logo 8**10 guitarras construídas (8 elevado a décima potência). 8**10 = (2**3)**10 = 2**30 possibilidades. 2**30 guitarras construídas, logo possuimos 2**30 timbres diferentes.

Tendo noção deste número 2**30: Se cada timbre fosse armazenado em um byte, seriam necessários 1 Gigabyte para armazenar todos. É isto que o luthier ou fabricante experiente faz, constrói 2**30 guitarras e armazena 2**30 timbres diferentes no seu cérebro (memória) e consegue a partir desta massa de informações, tocar uma guitarra e associar a um destes 2**30 timbres, caracterizando a guitarra construída.

Veja bem, são 1.073.741.824 configurações diferentes, se vc ouvir uma configuração por dia, levaria 2.941.758 anos para ouvir todas. Realmente é um ser notável, é por isso que têm fãs entusiastas, é muita experiência não podemos discutir contra este método da "FORÇA BRUTA".......

Obs: Não estou considerando a construção, pois se considerar-mos posição dos captadores, defasagem dos mesmos, tarraxas de um só lado ou 3 de cada lado ou 4 de um lado 2 de outro, distância do captador para ponte ou braço, madeira cortada na vertical ou horizontal, altura dos captadores, comprimento da escala, calibre das cordas, número de captadores, combinações possíveis entre eles,etc... E associarmos a conta, DARIA UM NÚMERO CABALÍSTICO.....

Leia o paper, o ServetheServants (serviu prá alguma coisa) colocou ele num tópico aí. Estou sem tempo, porém vou colocar no meu site. Não descuto mais este assunto, Abração.

GuitarHouse
Veterano
# mar/04
· votar


descuto
boa

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


GuitarHouse

Discuto, desculpa, não revisei o texto, pois estou com pressa.

GuitarHouse
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
hehe...soh pra falar q eu li...

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Tudo bem.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


A pesquisa dele é por EXAUSTÃO, TENATATIVA E ERRO, ou no popular científico "NA FORÇA BRUTA". Ele reza na cartilha dos mitos. Diz que é da área de saúde e fabrica guitarra.....

Isso não é nada .
O AlanFly diz que é da área "guitarrística" mas não toca porra nenhuma e qdo o assunto é mp3 dele o kra faz que nem leu a postagem.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral
Eu não vejo necessidade dele colocar uma mp3 aqui

Alex Pires
Veterano
# mar/04
· votar


Que discussão...

A minha humilde opinião é de uma pessoa que não entende pn de construção de guitarras mais que ja tocou em algumas centenas de guitarras diferentes.

Eu acho que as madeiras (Braço,corpo,escala)influenciam tambem no som da guitarra. Podemos por exemplo pegar como comparativo 3 tipos de guitarra: Fender, Gibson e Parker Fly(Acho que cada uma possui uma construção bem diferenciada com relação a outra).E vamos estipular as madeiras entre madeiras claras(Ash,Maple,Bird´s Eye Maple...) e madeiras escuras(Ebano,Rosewood,Mogno...)

A fender tem aquela sonoridade mais de "corda" graças a combinação captador simples+braço constituido de madeiras claras+ captador preso no escudo.
A gibson tem a sonoridade gorda graças a combinação corpo constituido de madeira escura(Geralmente o Mogno)+Captadores duplos presos em um suporte preso a madeira+ Braço e escala constituidos com madeira escura (Braço de Mogno, Escala rosewood)
A parker Fly é feita de materiais sintéticos tanto o braço quanto o corpo.

Estou dizendo que a madeira influencia sim porque ja toquei em várias fenders e mesmo que algumas tenham braços com escala de rosewood, captadores duplos presos diretamente na madeira, algumas fenders construidas com mogno. Mesmo com todas estas caracteristicas elas continuavam soando como Fenders. Se quiser fazer um teste pegue dois modelos iguais de guitarra e veja a diferença que faz quando a escala é clara e quando a escala é mais escura. A madeira clara é mais dura e tende a propagar com maior intensidade as frequencias agudas, diferente das madeiras escuras que por serem mais densas(E por isso mais pesadas)acabam por propagar as frequencias graves com mais realce. Isso tambem ocorre com a madeira do corpo. E a parker fly por exemplo, por mais que ela seja uma guitarra com captadores duplos ela acaba soando muito mais aguda do que qualquer outra guitarra com captadores duplos, isso porque o material sintético é extremamente duro e por isso gera uma sonoridade que puxa bem os agudos, mesmo tendo captadores duplos que soam bem mais graves e encorpados do que os captadores simples.

Obvio que a madeira é apenas um dos componentes da guitarra. Existe muita diferença entre fixar os captadores na madeira ou no escudo, existe muita diferença entre um braço parafusado e um braço inteiriço,existe muita diferença entre os captadores simples e os captadores duplos, diferença entre escala clara e escala escura.

Aqueles que não veem diferença, ótimo! Podem comprar uma guitarra sem se importar com madeiras ou construções, se tiver o som que vocês querem...Agora obviamente que algumas das diferenças aqui são muito sutis,porem presentes.

Até porque se não influenciasse então porque diabos todas as guitarras top de linha de todas as marcas possuem madeiras boas tipo Alder,Ash,Mogno,Maple,Basswood dentre outros?

Captação faz a diferença sim...inclusive uma diferença muito mais perceptivel do que a madeira. Mais ambos influenciam no som sim. Cabe a cada um achar o que gosta mais...

Eu mesmo estou numas de adorar o som do estalado e das cordas que a fender oferece. Não adianta eu tentar fazer com que a minha cheruti me dê aquele som. Ela é inteiriça, braço de mogno, tampo de cedro do pará, dois duplos da seymour duncan, floyd rose(a ponte tambem influencia bastante no som da guitarra). Por isso vou investir em outra guitarra.

Bom se alguem tiver alguma duvida... No mais é isso ai

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral

Vc está louco para tentar me humilhar. Quer que eu post uma mp3, não importa quanto ela seja boa ou ruim, pq seu objetivo á claro. Vc quer avaliar uma mp3 e a partir dela tentar desestabilizar minhas colocações. Não perca seu tempo, toco há muito tempo e não vou pedir opinião à iniciantes despreparados. Se a mp3 for muio boa, vc dirá que não fui eu, é provável que até mutilem o meu post se ela for de qualidade.
Vc sim, não toca porra nenhuma, e o mais agravante: não sabe porra nenhuma tb.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Pronto, acabou aki!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a madeira influencia ou não?