Como se chama esse método de troca de cordas?

    Autor Mensagem
    EduBluesMan
    Veterano
    # 10/ago/23 15:07


    Pessoal. Certa vez li um artigo (e também vi um vídeo) onde a pessoa efetuava a troca de cordas em guitarras de ponte fixa (estilo tune o matic) das LP ou SG e afins, porém, ao efetuar a colocação de novas cordas, eles passavam três das cordas sobre o cavalete, enquanto que as outras três (acredito que as cordas GBE) eram instaladas da maneira convencional (por trás).
    Cheguei a fazer isso e confesso que gostei muito do resultado, entretanto, gostaria de pesquisar um pouco mais sobre esse método, mas não estou conseguindo pois, pasmem, NÃO ME LEMBRO O NOME dele. Será que alguém pode me ajudar nessa dúvida?
    Desde já agradeço

    Les Strato
    Veterano
    # 10/ago/23 15:19
    · votar


    Esse de passar as cordas sobre o cavalete é conhecido como "top wrap" na gringa.

    Ele costuma deixar a corda uma pouco mais "frouxa" do que na instalação normal.

    EduBluesMan
    Veterano
    # 10/ago/23 16:22
    · votar


    Les Strato
    Exatamente
    Dúdida sanada amigo. Obrigado pela ajuda. E afinal? o que pensa a galera? Isso realmente ajuda na ressonância e melhora a sensação facilitadora para bends?

    Delson
    Veterano
    # 10/ago/23 16:27
    · votar


    EduBluesMan
    É isso que o Les Strato falou. Os bends ficam mais macios por causa da diminuição do ângulo entre a ponte e o cordal, mas justamente por causa da diminuição desse ângulo, o sustain fica levemente comprometido, e o timbre perde em ataque.

    Mas o que importa é dar os BENDÃO de 2,5 tons em cordas .011, à la Joe Bonamassa ;-)

    ejames
    Membro Novato
    # 10/ago/23 17:07
    · votar


    Só pra polemizar... acho meio besteira (fora que arranha o tailpiece todo, então é legal considerar isso antes de experimentar).

    JJJ
    Veterano
    # 10/ago/23 17:44
    · votar


    EduBluesMan

    Objetivo é aumentar o ângulo das cordas em relação ao ponto de apoio na ponte (reduz chance de quebra). O resto é guitarrice; se muda alguma coisa é a nível microscópico.

    E, sim, arranha o stop bar.

    Eu fiz em uma SG aqui, de bossa, porque o stop bar já era velho e arranhado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se chama esse método de troca de cordas?