Como manter a afinação da sua guitarra - Troca de cordas

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # mai/16


    Nesse video, eu explico como manter a afinação da sua guitarra!

    Ali mostro como lassear (estirar) as cordas durante a troca de encordoamento.

    Inscreva-se na minha "Lista Vip" colocando o nome e o email, e receba super novidades, clique aqui: http://eepurl.com/bAAvGv




    Buja
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    De Ros
    Cara, esse negocio de voltar um pouquinho a afinacao, (voltar mais um pouquinho de novo) e apertar pra chegar na afinacao.

    Eu faço isso de forma automatica e involuntaria, a anos, e sei que funciona mesmo. Mas eu peguei essa mania por causa de um violao velho que tinha as tarraxas cheias de folga, e so ficava bem afinado, quando eu folgada a corda e voltava a apertar novamente.


    Minha teoria ta, (hipotese), é que quando a gente folga a corda, ao diminuir a tensao dela, a gente perde o efeito do estiramento da corda. Dai ela ficando mais melenga, com pouca tensao, ela volta a ficar com a elasticidade (perde o estiramento) e dai ela desafina no primeiro bend. Quando a getne volta a apertar de novo, ela volta a ficar tensionada na medida, e mantem a afinacao.
    Teoria no 1.

    A Teoria no 2 é as tarrachas. Acho que quando folgamos a corda, a arracha fica com uma leve (levissima) folga, e no primeiro bend,a folguinha que fica, volta um tiquinho pra chegar no ponto, e a corda desafina. Quando apertamos a tarracha, por causa da tensao, nao fica folga nenhuma, e mesmo com o bend, como nao ha folga, a corda nao desafina.
    Essa é a teoria 2.

    Cara, pode nao ser nada disso, so imaginancias da minha pobre cabeca nao-luthieristica, mas que funciona, funciona (como vc disse rsrs).


    Outra dica, que faço muito nos instrumentos, tambem de forma automatica, é, que nessa estiracao na corda, eu nao somente puxo e movimento a corda, pra ela se "acomodar" digamos assim. Eu dou uns slaps nela.
    Essa mania pequei de tocar baixo. A gente da uns slapadas enquanto afina. Isso ajuda a corda a chegar no ponto tambem. Na guitarra e no violao tambem funciona. Cientificamente comprovado....por mim mesmo!

    Gostei do video velhao. Abracao

    De Ros
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Buja

    Bah, eu não sei "slapar", então, essa dica dois eu não tenho como "assinar em baixo", hehehehehe!!!

    Que massa que tu curtiu! Não sei com qual das tuas teorias eu concordo mais, "não sei, só sei que foi assim",

    assinado: Chicó.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Muito bom!

    De Ros
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Valeu!!!

    Amago
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Legal ,vou começar a fazer isto com minha guitarra ,no violão também da certo?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Legal, De Ros. Eu afino a minha guitarra da mesma forma, e costumo lassear as cordas também. Afino pelo bordão até a prima e depois subo afinando as cordas de cima novamente. Faço isso pra manter a ponte equilibrada.

    Quanto a baixar a afinação pra depois apertar a tarraxa novamente faz todo o sentido. E a lógica disso está na rosca da tarraxa. Por mais que pareça imperceptível, esta folga existe, senão a rosca não iria girar. Faça um teste com qualquer tipo de rosca. Quando você gira o parafuso em um sentido e depois muda o sentido, note que a ação só começa depois de tirar a folga da rosca. Por isso que funciona este esquema que você utiliza, porque você elimina a folga na rosca da tarraxa (folga entre o fuso e a engrenagem). .

    De Ros
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Amago

    Com certeza!

    LeandroP

    Opa, essa explicação é bem interessante!!!

    sebber
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    De Ros

    Muito bom, parceiro. Dicas realmente úteis e que ajudam do novato até o mais experiente, afinal, se ouvir, tocar afinado é muito importante.

    Quem não pratica isto, recomendo. Eu conhecia essa rotina como "beijar" as cordas.

    De Ros
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    sebber

    "Beijar as cordas"! Juro que nunca ouvi esse termo!
    Mas essa pratica deveria realmente ter um nome, "lassear as cordas" é meio pomposo demais, hehehehe!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como manter a afinação da sua guitarra - Troca de cordas