Opiniões hereges e polêmicas sobre guitarra

Autor Mensagem
Cloudkicker
Veterano
# 11/jul/22 11:34 · Editado por: Cloudkicker
· votar


Acredito que existem algumas justificativas válidas pra escolher um ou outro tipo específico de madeira:

- Ergonomia (por alguns tipos serem mais ou menos leves do que outros, dependendo do formato de guitarra ou de baixo que a pessoa procura)
- Maior resistência para evitar danos quando se mora em regiões mais úmidas (proximidades de praia, por exemplo)
- Puro e simples gosto pessoal em relação à madeira em si (com plena consciência de que "tonewood" é, como diriam os Mythbusters, "mito detonado").

JJJ
Veterano
# 11/jul/22 11:48
· votar


Cloudkicker

Resistência mecânica, beleza...

Grimc
Veterano
# 11/jul/22 11:49
· votar


HortaRates

Essa é dura de falar: Ter amplificador valvulado pra tocar em casa é desperdício de tempo e dinheiro.


Se não tiver vizinho pra ouvir, ou tiver um isolamento acústico bom, acho válido. Vai se ensurdecer sozinho em casa, mas hobby é hobby

Cloudkicker
Veterano
# 11/jul/22 12:02 · Editado por: Cloudkicker
· votar


JJJ

Nunca tinha visto esse termo, pelo que pesquisei (leia-se "primeiro resultado do Google"), seria algo que algumas madeiras têm mais do que outras em relação a não sofrer deformações tão facilmente?

JJJ
Veterano
# 11/jul/22 12:03
· votar


Cloudkicker

Também, mas me refiro a aguentar parafuso sem espanar ou esfarelar, por exemplo.

Cloudkicker
Veterano
# 11/jul/22 12:07
· votar


JJJ

Ahhhh, entendi, valeu... Algo a se pensar, de fato, bom gancho pra eu pesquisar mais sobre o assunto.

Grimc
Veterano
# 11/jul/22 12:18 · Editado por: Grimc
· votar


Acredito que existem algumas justificativas válidas pra escolher um ou outro tipo específico de madeira:

- Ergonomia (por alguns tipos serem mais ou menos leves do que outros, dependendo do formato de guitarra ou de baixo que a pessoa procura)
- Maior resistência para evitar danos quando se mora em regiões mais úmidas (proximidades de praia, por exemplo)
- Puro e simples gosto pessoal em relação à madeira em si (com plena consciência de que "tonewood" é, como diriam os Mythbusters, "mito detonado").


Tem também o edge case de você ter piezos na sua guitarra, aí provavelmente faz alguma diferença, assim como faria no violão.

De qualquer forma, guitarra com piezo eu acho um som tosco pra caramba, um violão tagima de 400 reais tem um som melhor do que uma Music Man Majesty nos piezos.

Lelo Mig
Membro
# 11/jul/22 12:36 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Cloudkicker
JJJ

É que a galera confunde material de qualidade para construção com material de qualidade sonora, coisa que em guitarras elétricas não ocorre.

A madeira é um excelente material para guitarras elétricas. É bonito, é leve pela força e resistência que possui. É resistente porém possui elasticidade, o que facilita fixação confiável de parafusos, encaixes apenas por pressão (como trastes) e etc.

Então, a experiência é muito simples: Jogue um pedaço de compensado no fundo do quintal e um pedaço de mogno (ou qualquer madeira nobre) e deixe lá exposto a sol e chuva. Em alguns meses o compensado apodreceu, inchou, esfarelou e o mogno, lixando e tirando o bolor superficial estará intacto. Então não há o que discutir com relação a qualidade construtiva de uma madeira nobre ou de lei em relação a madeiras ruins e outros materiais fuleiros.

Apenas, não tem nada a ver com o som brilhante, timbre macio, aveludado, sustain e outras bobagens já desmistificadas por testes laboratoriais sérios e criteriosos.

Cloudkicker
Veterano
# 11/jul/22 12:46 · Editado por: Cloudkicker
· votar


Então não há o que discutir com relação a qualidade construtiva de uma madeira nobre ou de lei em relação a madeiras ruins e outros materiais fuleiros.

Apenas, não tem nada a ver com o som brilhante, timbre macio, aveludado, sustain e outras bobagens já desmistificadas por testes laboratoriais sérios e criteriosos.


Quando alguém defender "tonewood", aconselho a direcionarem pra esta mensagem específica do Lelo Mig, pois resumiu o rolê com toda a precisão.

Grimc
Veterano
# 11/jul/22 14:00
· votar


Apenas, não tem nada a ver com o som brilhante, timbre macio, aveludado, sustain e outras bobagens já desmistificadas por testes laboratoriais sérios e criteriosos.

Cientificamente falando, é bem fácil achar defeito nos testes que eu vi no youtube (imagino que esteja se referindo ao cara que fez varios testes inclusive pendurando as cordas entre duas mesas e colocando um captador lá), mas na prática, é mais difícil achar evidência de que realmente exista essa influência no timbre, do que evidência que não faz a mínima diferença.

Casterman
Membro Novato
# 11/jul/22 14:52
· votar


Essa é dura de falar: Ter amplificador valvulado pra tocar em casa é desperdício de tempo e dinheiro.

Eu uso um Blackstar HT1, (valvulado), com pedais, em apto, e apesar de ter amps digitais, pedaleiras com IR, e outras coisas, ainda é o melhor timbre que consigo, e com volume dentro do razoável.

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 11/jul/22 21:00
· votar


Uma Opinião das mais brabas: As pedaleiras high end substituem com eficácia qualquer set de pedais.

Velvete
Veterano
# 11/jul/22 23:07
· votar


Dream Theater é só blublublu

Chorus só serve pra rock farofa anos 80

Strymon é modinha

Distorção com muito ganho é coisa de gente que não sabe timbrar

Cloudkicker
Veterano
# 12/jul/22 10:08
· votar


Ainda não deixei uma opinião tensa específica, vamos lá...

Muitas bandas de new metal têm riffs mais interessantes do que diversas bandas de estilos "técnicos", como prog metal e technical death metal (e olha que deste último sou muito fã).

krixzy
Veterano
# 12/jul/22 11:18 · Editado por: krixzy
· votar


Velvete
Chorus só serve pra rock farofa anos 80
E pra simular um som estéreo, como zakk wylde sempre faz ao vivo, fica muito bom, recomendo testar.

Cloudkicker
Muitas bandas de new metal têm riffs mais interessantes do que diversas bandas de estilos "técnicos", como prog metal e technical death metal (e olha que deste último sou muito fã).

Rapaz, essa é uma questão muito clara pra mim, som presado atualmente tem ficado muito cansativo de ouvir, é uma corrida pra ver quem toca mais notas por segundo, parecem que priorizam mostrar técnica em vez de emoção com a música, os riffs eram muito mais empolgantes antes quando eram mais simples

Delson
Veterano
# 12/jul/22 11:29 · Editado por: Delson
· votar


Wanton
O mito da madeira já não incomoda ninguém há uns 10 anos.

Sempre existe a possibilidade de tocar em uma ferida mal cicatrizada.

ao tópico: Capotraste é invenção do demônio. E B.B. King emociona mais com um vibrato do que Steve Vai com 256 notas.

Cloudkicker
Veterano
# 12/jul/22 11:54
· votar


krixzy

Nem precisa ser tão simples... Mudvayne, por exemplo, tem umas partes razoavelmente "tortas", mas sem cair na firula.

No entanto, em muitos casos, o simplão funciona perfeitamente e é agradável de ouvir, é só ouvirmos bandas como Disturbed (memes com o vocalista à parte, são músicas muito bem estruturadas), Static X, Slipknot ou até Rammstein (não é new metal, mas vale destacar porque são vários daqueles riffs em drop que nem precisa usar mais de um dedo, mas são tão bem feitos em um contexto musical bem trabalhado que é fácil de entender porque a banda lota estádios mundo afora).

krixzy
Veterano
# 12/jul/22 15:18
· votar


Cloudkicker
Exatamente, Mudvayne escuto até hoje, bom de mais

JJJ
Veterano
# 13/jul/22 08:27
· votar


Delson
B.B. King emociona mais com um vibrato do que Steve Vai com 256 notas.

O que prova que a técnica, quando levada ao extremo, mata o feeling.

kevinluis
Veterano
# 13/jul/22 09:42
· votar


HortaRates
Essa é dura de falar: Ter amplificador valvulado pra tocar em casa é desperdício de tempo e dinheiro.

Depende do valvulado, eu tenho um Marshall Origin 50 e um Black Star HT5. O Marshall até tem um redutor de potência pra 10w e 5w, mas mesmo em 5w ainda tem que subir um pouco o volume pra saturar, o que já não permite tocar pós 22h por exemplo.

Já o Black Star tem o power valvulado, mas ele tem uma espécie de pré hibrido, não sei explicar muito bem, mas você consegue distorcer ele muito com pouco volume, o que dá pra usar tranquilo até em apartamento.

LeandroP
Moderador
# 13/jul/22 10:44
· votar


Tagima com Malagoli dá pau em Fender

Velvete
Veterano
# 13/jul/22 13:08
· votar


Ninguém ouve o som do contrabaixo num show

Cordas mais finas têm mais definição que cordas pesadas

Guitarra relic é coisa de gente que chora quando a pintura do carro dá uma amassada

Kirk Hammett sem wah wah é músico normal tipo FCC

makumbator
Moderador
# 13/jul/22 13:18
· votar


JJJ
O que prova que a técnica, quando levada ao extremo, mata o feeling.


Vibrato é técnica, seus tolos.

Velvete
Ninguém ouve o som do contrabaixo num show

Acho que está mais pra ao contrário. Em rock não se ouve muito o baixo em gravação, mas se escuta muito mais em show (na média). Claro que isso não vale para outros estilos muitos calcados no baixo.

Velvete
Veterano
# 13/jul/22 13:53
· votar


makumbator

Certamente!

Mas falo daquele público que nem presta atenção se há baixista no palco.

Outra coisa, TS lata de sardinha ou Klon não faz a menor diferença pra essa galera, por exemplo.

BrotherCrow
Membro Novato
# 13/jul/22 15:25
· votar


Velvete
Outra coisa, TS lata de sardinha ou Klon não faz a menor diferença pra essa galera, por exemplo.
Leigo percebe guitarra limpa, guitarra suja e guitarra "com efeito" (engloba todas as modulações). Pra além disso, é coisa de músico nerd.

Wanton
Veterano
# 13/jul/22 16:04
· votar


Velvete
Cordas mais finas têm mais definição que cordas pesadas

Isso é polêmico?


Ninguém ouve o som do contrabaixo num show

Dependendo do tamanho do show, você só não ouve como sente a vibração no peito. A capacidade do ouvinte leigo de distinguir os sons dos instrumentos não faz o menor sentido nesse caso. Já vi vídeos em que o leigo estava todo empolgado filmando o "solo" do guitarrista que fazia a base.


Kirk Hammett sem wah wah é músico normal tipo FCC

Músico mala julga o Kirk Hammett pela técnica, mas metade do que o Metallica se tornou deveu-se aos solos do cara. A verdade é que a maioria esmagadora dos guitarristas que desenvolvem alguma técnica é incapaz de fazer uma música boa de ouvir.

Wanton
Veterano
# 13/jul/22 16:10
· votar


Esse costuma gerar rasgação de cu, mas o pessoal anda tímido para tretar:

Música, enquanto fenômeno cultural de massa, é mais sobre a imagem do que sobre o som.

JJJ
Veterano
# 13/jul/22 18:33
· votar


makumbator
Vibrato é técnica, seus tolos.

Eu disse "quando levada ao extremo".

Grimc
Veterano
# 13/jul/22 18:36 · Editado por: Grimc
· votar


E B.B. King emociona mais com um vibrato do que Steve Vai com 256 notas.

Aí que eu discordo mesmo, unica emoção que eu tenho ouvindo BB King (ou qualquer forma de Blues) é sono

Legitimamente prefiro ouvir Math Rock do que qualquer coisa que ficou famosa por ter "feeling"

makumbator
Moderador
# 13/jul/22 19:59
· votar


JJJ
Eu disse "quando levada ao extremo".

Vibrato do Malmsteen é o mais bonito da guitarra elétrica. Change my mind.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opiniões hereges e polêmicas sobre guitarra