(Pesquisa Redesign) Como seria a guitarra dos sonhos?

Autor Mensagem
MattSanti
Membro Novato
# mai/19


Boa noite pessoal, sou estudante de Design de produto da Universidade Presbiteriana Makcenzie, e estou fazendo uma guitarra no meu TCC...

Estou na fase de pesquisa, gostaria de pedir a ajuda de vocês neste projeto, tanto respondendo a pesquisa no link abaixo, como também respondendo aqui no post, o que uma guitarra, pode ou deve ter, e também aquilo que ela não deve ter de jeito nenhum...

podem comentar sobre formas, métodos de construção, materiais, captação, podem falar do que gostam e não gosta ,sobre modelos famosos (Les Paul, SG, Stratocaster, Telecaster, e etc...)

Bem, já fiz uma pesquisa bem extensa, mas gostaria de saber a opinião de vocês que tocam, quais são os problemas e dificuldades encontrados na relação com o instrumento...

Obrigado.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScS8sFf_mN6Bf2Hl54RCZ1t_KpZOx HLgfvDp1y3isHdZjEsxg/viewform?vc=0&c=0&w=1&fbclid=IwAR1OK8hITdT74kAS2V aGFcLCa3wvqq1EyG2krXRZK6Rsj_fr8WwIT8GyKL8

Rodrigo Yoshida
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mai/19

Lá vem o fake da Tagima...

Bora lotar de resposta falsa pra confundir os caras rs.

MattSanti
Membro Novato
# mai/19
· votar


Rodrigo Yoshida

Nem brinca com uma coisa dessa, vamos ter um pouquinho de empatia.

e o projeto não vai ter relação com qualquer fabricante nacional :)

Lelo Mig
Membro
# mai/19
· votar


"Como seria a guitarra dos sonhos?"

Uma Gibson Les Paul 1952 totalmente original com preço de Tonante.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/19
· votar


Nem brinca com uma coisa dessa, vamos ter um pouquinho de empatia.

Cara, na boa, marca que mente até pra fazer pesquisa, imagina o que não de fazer na produção? Vocês abriram um tópico parecido há pouco tempo:

https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/336226/

Enfim, não precisa de pesquisa pra vocês saberem que o instrumento Tagima de baixo custo é ruim e as pessoas ou comprar pelo preço ou porque não sabem mesmo. As de alto custo até são boas mas quem paga esse preço prefere ir pra uma marca mais confiável.

MattSanti
Membro Novato
# mai/19
· votar


Rodrigo Yoshida

Que Ridículo a atitude dos cara, mas não sou da Tagima, inclusive ta ai minhas redes sociais, estou montando um escritório de Design (corporativo, não tem nada a ver com instrumentos) e realmente me formando em design de produto:

https://www.facebook.com/rmatheus.santos.9
https://www.linkedin.com/in/rmatheuss/
https://www.behance.net/rdesignm-

Se você der Ctrl + F e escrever "matheus" eu serei o 8º a aparecer:

https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/1-mackenzie/univers idade/unidades-academicas/FAU/2018/Processo_Seletivo/II_SI_NOITE.pdf

Não quero discutir aqui minha pesquisa para não influenciar respostas, mas se você tiver interesse pode me chamar no pv que te mostro que não tem nada a ver com o mercado nacional se quer.. tanto que quando falamos de guitarras dos sonhos pensamos em Gibson, Fender, Ibanez, Jackson, entre outras e não em Tagima...

mas enfim, eu gostaria de projetar uma guitarra que realmente seria util, por mais que fosse realizado apenas um protótipo pra mim.. e nunca ser comercializado saca? até para ser valido como TCC..

MatheusMX
Veterano
# mai/19
· votar


O design perfeito de guitarra foi feito em 1954 por Leo Fender e George Fullerton, que deram o nome de Stratocaster.

MattSanti
Membro Novato
# mai/19
· votar


MatheusMX

Boa noite xará, sim é um projeto incrível, que foi lançado antes mesmo da criação do PAF, com uma versatilidade fantástica, e segundo Tony Bacon é um dos melhores projetos, realmente, é um dos projetos que tem influenciado bastante a guitarra em que estou trabalhando, você poderia por favor, descrever aspectos que você gosta nela?

muito obrigado pela humildade e seriedade em ajudar respondendo seriamente.

makumbator
Moderador
# mai/19
· votar


MattSanti

Respondi seriamente sua pesquisa. Se fosse da Tagima eu teria zoado no questionário (como fiz da última vez).

JJJ
Veterano
# mai/19 · Editado por: JJJ
· votar


Vamos começar de novo?

*****************************************************************

MattSanti

Cara, gato escaldado, sabe como é, né? A galera achou que era mais uma pesquisa disfarçada...

Foi mal. Vou responder lá.

Hatefuck
Membro Novato
# mai/19
· votar


Bem, já fiz uma pesquisa bem extensa, mas gostaria de saber a opinião de vocês que tocam, quais são os problemas e dificuldades encontrados na relação com o instrumento...

Respondido!
boa sorte no TCC.

felipe bento pereira
Membro Novato
# mai/19
· votar


respondi o questionário! não é pesquisa da tagima não pessoal!!!

lamas92
Membro Novato
# mai/19
· votar


Respondido.

MatheusMX
Veterano
# mai/19
· votar


MattSanti
você poderia por favor, descrever aspectos que você gosta nela?

O timbre das stratocasters é único, devido principalmente aos single coils de baixa saída.
As medidas da escala, raio e braço são diferenciais, embora existam pequenas variações. Além disso, é uma guitarra de construção muito simples, o que me agrada bastante. O fato do braço ser parafusado é um ponto positivo, na minha opinião.
Quanto ao design, é algo tão harmônico e funcional que mal tenho ideia do que poderia ser mudado. Mas sou bastante conservador quanto a isso. Dê uma olhada na PRS Silver Sky do John Mayer, é uma Stratocaster levemente redesenhada, e que ficou bem interessante.
Uma alteração que eu acharia bastante útil seria captadores plug n play, sem a necessidade de tirar o escudo, ou até mesmo as cordas, como em alguns modelos que já existem.

Buja
Veterano
# mai/19
· votar


MatheusMX
Tem poucas que acho que poderia ser melhorado nas stratos.
Ela é 99% boa.

1 - Ao inves de chave de 5 posicoes, deveria haver um blend de captadores.
Tipo, nao consigo definir de quero 70% do meio e 30% da ponte.
Ou é meio, ou é meio de ponte, ou é ponte. Isso acho limitador.
Mas se bem que é um projeto original da epoca que meu pai nao tinha nascido ne!

2 - O sistema de alavanca e tarrachas ja deveriam vir com trava original.
Aquilo desafina demais. Mesmo nas melhores familias rs. Isso poderia ter sido pensado originalmente, nao era la tao dificil assim.

MatheusMX
Veterano
# mai/19
· votar


Buja
Esse blend de captadores pode ser interessante mesmo!
E no projeto original nem os captadores em paralelo tinha, eram só as 3 posições, hehe.
Mas na questão de afinação não vejo muito problema não. Se os componentes forem todos de primeira e estiver bem regulada, desafina muito pouco, mesmo com tarraxas vintage.

T-Rodman
Veterano
# mai/19
· votar


roller nut, sem string trees, tarraxas 'staggered' com locking turners(aquelas que começam mais altas e vão abaixando) eu curto essa combinação - tanto que as minhas 2 fenders strato são assim.
https://photos.app.goo.gl/M2zieBvrwQqc6bEw6
https://photos.app.goo.gl/NTzWbgnEPhHaKyKt7

killeryoda
Membro
# mai/19
· votar


então amigo, eu vi que o contexto da sua pesquisa é mais pra ver a questão do app la. Os guitarristas mais cabeça fechada ja estão morrendo, ta vindo uma leva de gente mais esclarecida com a tecnologia, se for fazer um app meta fixa... (mas sinceramente, se você for da quimera eu achei a ideia bem fraquinha e o preço bem alto)

MatheusMX
Veterano
# mai/19
· votar


T-Rodman
Praticamente uma Jeff Beck, rs

MattSanti
Membro Novato
# mai/19
· votar


makumbator
Muito obrigado..

JJJ
Tranquilo, por isso eu tentei explicar que era realmente sério, obrigado por responder e ajudar a explicar para a galera, fico agradecido de verdade..

Hatefuck
muito obrigado pelas respostas e por desejar boa sorte com o TCC quando tiver pronto posto aqui o resultado


felipe bento pereira
Muito obrigado por responder e ajudar a esclarecer..

MatheusMX
Cara, obrigado de verdade pelo Feedback aprofundado.. tem ajudado bastante..

Buja
Muito obrigado pelo complemento, isso ajuda bastante na pesquisa.

T-Rodman
Obrigado pelo complemento.

killeryoda
Sim, o formulário é para ter uma visão geral sobre a aversão a tecnologia, e também os fracassos de marcas tradicionais ao tentar introduzir sem levar em consideração os músicos tradicionais, como a Gibson Robot entre outros projetos de outras marcas, mas a ideia é usar da tecnologia atual para facilitar a introdução de novos guitarristas aos instrumentos, no cenário atual (internet, redes sociais, youtube e etc...) mas não se baseia somente nisso, a ideia do projeto é ter uma guitarra com materiais bons, boa construção, versatilidade e usabilidade.. por exemplo, uma guitarra com Braço parafusado, pode ter mais sustain que uma de braço colado dependendo de outros fatores de projeto, meu estudo foca bastante nesses aspectos de construção também, acabando com muitos mitos, o que será tudo testado e comprovado em ensaios cientificos...

mas não sou da Quimera, conhecia o sistema mas não sabia que era eles que fabricavam aqui.. cursei mecatrônica antes de Design, e pretendo projetar algo a facilitar a variação de timbres, mas de maneira mais analógica, acoplada a guitarra, e coisas mais "modernas" de forma modular, esse é o principio do projeto, mas o que pode ser modificado com resultados das pesquisas e testes.. mas agora dando minha opinião realmente achei bem fraquinho A quimera, a ideia foi boa, mas não curti a execução, custo beneficio não vale a pena, consegue se as mesmas variações de timbre de maneira bem mais barata, mas obrigado pelo feedback..

Gostaria de Agradecer a todos que estão respondendo e comentando aqui, tem ajudado bastante no direcionamento do projeto, e principalmente a quem ajudou a esclarecer o mal entendido.. obrigado.

MattSanti
Membro Novato
# mai/19
· votar


lamas92
Obrigado por responder..

LeandroP
Moderador
# mai/19
· votar


MattSanti

Acabei de responder ;)

Lelo Mig
Membro
# mai/19
· votar


Respondido!

Hatefuck
Membro Novato
# mai/19 · Editado por: Hatefuck
· votar


MattSanti

Hatefuck
muito obrigado pelas respostas e por desejar boa sorte com o TCC quando tiver pronto posto aqui o resultado



estamos esperando, é sempre bom esse tipo de conhecimento. (:

lamas92
Membro Novato
# mai/19
· votar


Não entendo muito de eletrônica, mas se eu tivesse a possibilidade de propor alguma melhoria/modificação nas guitarras, seria na elétrica.

Um sistema mais simples, talvez com encaixe universal e plug, de modo a permitir a troca de rápida de captadores necessidade de sem solda.
Não seria como os "solderless", no qual vc precisa saber qual fio vai aonde, mas sim tipo um "plug and play", onde o cara tira um simplesmente encaixa o outro cap e pluga a fiação.
Nem sei se é possível, mas também não deve ser bicho de 7 cabeças...

Buja
Veterano
# mai/19
· votar


lamas92
Nao deve ser nada dificil. Sao 70 anos ou mais por ai de guitarras eletricas classicas com a mesma esquemática. Acho que isso ja poderia ter mudado a décadas.

Eu gostaria disso tambem, algo que fosse tao facil trocar que seria até colecionavel. Tipo lente de camera. Voce vai la, e troca, e pronto. Tudo muda.

Basicamente voce teria o corpo e o braço. Hardware claro, pois isso nao é dificil de trocar.
Mas se a eletrica fosse tao simples de trocar quanto uma lente de camera, eu teria vários setups pra colocar na minha guitarra.

Muito guitarrista deseja isso, e fica inventando esquemas de ligação, blends, chaves, knobs disso e daquilo, até enfiando pedais dentro da guita tem gente fazendo.

Era só ter um escudo plug-n-play e pronto. Viria até na cor que o sujeito quisesse, pra aumentar ainda mais a bichisse do sujeito. Ja pensei nisso muitas vezes, e se tivesse o conhecimento e grana necessários, abriria uma empresa de escudos de strato e tele custom a pronta entrega e montagem, coloridinho e plotado!

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/19
· votar


Qualquer um que saiba um pouquinho de nada de eletrônica sabe que isso aí é totalmente plausível e muito simples de ser feito.
Os EMG hoje são assim, as conexões elétricas são feitas com conectores. É tudo universal, tira um, desencaixa, pega o outro, encaixa, e sai tocando.
O circuito elétrico de uma guitarra é coisa besta de simples, qualquer um que o estude por UM DIA consegue entender o que é e como funciona. É muito sipmles.

MatheusMX
Veterano
# mai/19 · Editado por: MatheusMX
· votar


Até o momento, em termos de guitarra, essa foi a inovação mais interessante que vi.
Super fácil trocar os captadores.




MattSanti


Cara, obrigado de verdade pelo Feedback aprofundado.. tem ajudado bastante..

Tamo junto!

MMI
Veterano
# mai/19
· votar


MatheusMX

Essa guitarra tem a construção e desenho como inovação, mas acho bem questionável - claro, você e outros podem gostar. Trocar captadores, na verdade, não tem muita graça. É uma questão de achar um legal e deixar lá, na verdade. Mas esse lance de captadores removíveis não tem nada de muito novo... Na década de 90, se não me engano, a Gibson enviou para os maiores revendedores uma "guitarra demo" para que se testasse captadores e os lojistas vendessem mais captadores avulsos. Vieram 2 ou 3 para o Brasil, acabaram caindo no mercado, como todas as outras pelo mundo afora. Cheguei a testar captadores em lojas e depois estive com uma para comprar, mas acabei não fechando negócio e nunca mais vi. Era assim... Foi feita para lojas, consumidores nunca se interessaram muito até porque fatalmente uns captadores iriam para o fundo da gaveta...

lamas92
Membro Novato
# mai/19
· votar


undefinedBuja
Exato!

MatheusMX
Já tinha visto essa guitarra. Por mim ainda preferia que usasse madeira ao invés de um chassi metálico. Algo mais purista, mas tão descomplicado como esse!

Imagina só... Seu captador novo chega, vc troca rapidinho e já cai pra dentro de um novo estilo sem ferramentas, sem soldas, sem dificuldades... Seria show demais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a (Pesquisa Redesign) Como seria a guitarra dos sonhos?