Como remover ferrugem da ferragem preta da guitarra?

    Autor Mensagem
    brenovsky
    Membro Novato
    # fev/19


    Boa noite, galera.

    É o seguinte, estou querendo vender a minha Ibanez RG370DX (preta) visto que acabei de comprar outra guitarra (Jackson SLX)... O problema é que a Ibanez está com um pouco de ferrugem em alguns parafusos da ponte e em um do locknut, dai eu gostaria de saber se há como remover essa ferrugem sem estragar a pintura preta da ferragem para vender ela o mais zerada possível.

    Conheço o esquema de remover ferrugem com limão, realmente funciona, mas não quero ir por este caminho pois seria necessário lixar a ferragem e isso arrancaria toda a pintura preta da ponte/locknut...
    Grato.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Se são só os parafusos, veja a possibilidade de trocar os parafusos. Pode ser a solução mais barata. Se tá aparecendo ferrugem, provavelmente o revestimento preto já era.

    brenovsky
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Se são só os parafusos, veja a possibilidade de trocar os parafusos. Pode ser a solução mais barata. Se tá aparecendo ferrugem, provavelmente o revestimento preto já era.
    Cara, é ferrugem na ponte, sacou? Naqueles pinos de microafinação principalmente... No locking nut é naquele parafuso que trava o tijolinho...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Se já enferrujou, não tem outro jeito senão lixar.

    Você pode tentar remover os pontos oxidados com auxílio de uma palha de aço.

    Mas não existe um produto que remova a ferrugem sem que não se note depois que estava enferrujado. O único produto que eu conheço é o PCF, que é uma espécie de convertedor de ferrugem em pintura. Ele se utiliza da ferrugem pra converter em uma espécie de primer, pra depois receber uma pintura definitiva. E mesmo assim, ele deve ser pintado depois porque ele é a base de água e sai com muita facilidade. Você pode retocar depois com uma tinta esmalte preta.

    Não vale a pena! O PCF custa caro e o processo é bem trabalhoso também. Eu tentaria limpar o máximo possível e vender como está. Não é o tipo de coisa que compromete o funcionamento da ponte, sendo meramente estético. A não ser que espane a cabeça do parafuso e você não consiga mais girar o parafuso com a chave.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    brenovsky
    Troca os parafusos ou tira os velhos, dá uma lixada, pinta com spray preto fosco ou brilhante e já era. É o que eu faria.

    MMJr
    Veterano
    # fev/19
    · votar




    LeandroP
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    MMJr

    Este é um método muito legal. Não sei se aplica-se ao caso dele, que deve ser aqueles pontinhos de ferrugem. Inclusive estou me preparando pra dar um banho de cobre na minha ponte, utilizando a eletrólise. Pra isso eu só preciso de uma solução eletrolítica (sulfato de cobre deve funcionar). Acho que ela vai ficar lindona avermelhada. Quero deixar manchada, como se fosse uma pátina.

    brenovsky
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Consegui resolver com Brasso. Limpando com uma flanela limpa e durante pouco tempo (pouquíssimos segundos) foi possível tirar uns 70% ferrugem e não tirar quase nada da cor preta da ponte.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    brenovsky

    Eu tinha dito que o PCF é caro, mas me equivoquei.

    https://www.walmart.com.br/pcf-fundo-convertedor-de-ferrugem-500ml/327 0598/pr

    Muito barato! Ele precisa da ferrugem pra se transformar num fundo tipo primer ou zarcão. Basta aplicar com um pincel e esperar secar (seca muito rápido também (menos de 20 minutos). Depois de seco, ele fica numa tonalidade roxa intensa ou preta. Mas, sem um esmalte por cima ele se desprende com facilidade com o tempo. Você poderia usar esmalte de unha na cor preta depois. Eu não sei como estão as peças enferrujadas. Nesses casos, postar umas fotos facilitaria uma melhor análise.

    brenovsky
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    LeandroP

    Eu não sei como estão as peças enferrujadas. Nesses casos, postar umas fotos facilitaria uma melhor análise.

    Como eu já fiz o trabalho, infelizmente não tenho as fotos do antes e depois... Dei mole nesse quesito... Mas agradeço pelo seu feedback aqui no tópico que abri.
    Vou deixar ele aberto, caso alguém queira saber mais sobre esse PCF que você disso ou sobre o Brasso que usei.
    Agradeço a todos!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    brenovsky

    ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como remover ferrugem da ferragem preta da guitarra?