Aula Particulares quanto devo cobrar?

    Autor Mensagem
    viBetra
    Membro Novato
    # nov/17


    Olá estou querendo começar a cobrar aulas particulares de violão/guitarra.

    Queria uma opinião sobre os preços que estou querendo cobrar, pensei em uma mensalidade de R$ 50,00 para 2 aulas por semana de 1h para individual e para dupla R$ 35,00 ou R$ 40,00 de cada aluno, ou uma vez por semana 2h.

    Vi por aqui e em outros lugares e acho que vão achar esse valor barato, o porque penso cobrar esse valor, a população da cidade onde eu moro são de pessoas humildes, emprego aqui é pouco maioria das pessoas tem que trabalhar fora, pra mim isso vai ser um quebra galho por estar desempregado, estou terminando minha faculdade, e queria descolar algo pra "sustentar meus luxos", não depender de ninguém.
    Meu conhecimento em música é de uma experiência de uns 14 anos praticamente, fiz aulas durante um ano, e depois o que aprende foi estudos por conta, o que tenho para oferecer pro aluno seria no caso de iniciante, o básico para começar, exercícios, músicas fáceis para não desanimar no começo por ser pra alguns um aprendizado lento, e depois aprofundar em alguns temas, escalas, de onde vem a montagem de acordes, e mais o que eu estou buscando aprender agora para poder passar para os outros.
    Cheguei a começar até uma pequena apostila para iniciantes mas que server também para quem já sabe o básico e quer treinar e conhecer ainda mais, algumas coisas eu tenho facilidade de mexer com o GuitarPro e estou montando alguns exercicios por lá.

    Queria saber a opiniões de vcs músicos aqui do foram que já dão ou deram aulas, do que acham disso?

    Obrigado.

    st.efferding
    Membro
    # nov/17
    · votar


    Depende. O que você manja? Qual seu método? Quais são seus casos de sucesso?

    viBetra
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Depende. O que você manja? Qual seu método? Quais são seus casos de sucesso?

    Como eu disse já estudei sobre escalas, mas estou me aprofundando mais sobre, depois que parei de fazer aulas, eu tirei muita música pelo GuitarPro e cheguei até a compor alguns arranjos juntos com alguns amigos nele, o que me ajudou na questão de conhecer notas da guitarra, montagem de acordes e suas variações e pra treino.

    Método, vc diz que eu iria aplicar em aula, ou meu de estudo?
    Para aplicar em aula eu usaria de exercícios, dedilhados, ritmos, tab, exercicios até baseados em musiquinhas temas de filmes, séries ou riff de musicas conhecidas fáceis de inicio.
    O meu de estudo é exercícios de sonoridade e agilidade, padrões, tanto em sequencias quando alternados.

    Casos de sucesso, tive uma bandinha a principio PopRock e Rock n Roll, e chegamos a tocar em um carnaval com uma outra banda, inclusive que meu ex-professor tocava, aqui na minha cidade há uns 10 anos atrás que chegamos a tocar bastante por aqui mesmo, e alguns lugares na região, o pessoal da cidade até hoje lembra e recorda da época, conhecem já, no mesmo período tocava na igreja católica. Acabou que cada um da banda foi para um canto, e se juntávamos poucas vezes para relembrar velhos tempos, e uma bandinha de Metal só de garagem, mas sempre que começavamos os ensaios aparecia alguem para curtir junto...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Colega minha de trabalho disse que o filho pequeno dela queria aprender a tocar violão, daí eu disse que poderia dar aulas. Eu queria dar aulas de graça, mas é evidente que seria pouco valorizado por ser de graça, pela visão ridícula do brasileiro. A solução que eu pensei foi: eu cobro bem baratinho, e depois de alguns meses eu uso o dinheiro cobrado pra comprar um instrumento pro guri. A idéia não vingou pq ela desistiu de pagar as aulas para o filho, depois disso eu ofereci aulas de graça e ela desbaratinou. Vai ver o marido dela não gostou, ou ela não se sentiu bem em aceitar de graça. Sei lá.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Eu cheguei a pagar 100,00/mês por uma aula por semana com um professor que me passou inclusive teoria.
    Só desisti porque tive uma fratura no braço esquerdo há muito tempo que ainda me atrapalha. Só devo conseguir algum progresso com fisioterapia para recuperar coordenação dos dedos e parar de doer os tendões.

    Acho que cada professor deve fazer sua equação: o quanto sabe + o quanto acha que vale sua aula / o quanto o aluno está disposto a pagar.

    viBetra
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    acabaramosnicks

    É, então isso é verdade, no caso de criança eu pensei em pega na faixa de uns 10 ou 12 em diante, pq acho que pra trabalhar a didática é melhor, acho uma idade que já da pra saber se tem realmente interesse

    viBetra
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    brunohardrocker

    Pensando assim, nessa equação acho que estou cobrando o justo, eu não lembro quanto pagava quando comecei, mas acredito que era na faixa de uns 50 mês, mas isso em 2004, pra aulas uma vez na semana, de 1 ou 2h acho

    sallqantay
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    eu pagava 250/mês por 04 aulas mensais

    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/17
    · votar


    eu pagava 250/mês por 04 aulas mensais
    eu paguei isso pra um professor de piano com doutorado.

    pensei em uma mensalidade de R$ 50,00 para 2 aulas por semana de 1h para individual e para dupla R$ 35,00 ou R$ 40,00 de cada aluno, ou uma vez por semana 2h.
    Eu acho que se sua teoria se resume a "eu sei escalas" tá bom. Mas é melhor aprender mais pra não ensinar coisa errada.

    viBetra
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: viBetra
    · votar


    Insufferable Bear

    250/mes aqui seria muito caro por vários motivos, não sou formado em música e pelo tamanho da cidade, e giro capital baixo.

    Minha teoria o que quis dizer "escalas" é exatamente isso que vc pensou, que muitas pessoas pensam que escalas são o :O
    Mas a teoria musical essencial básica eu sei e tenho condições de passar, Notas, Acordes, no caso de guitarra e violão (minha opinião), partitura não acho interessante, mas parte de tablatura entre outras técnicas, tons musicais, afinação, resumindo o interessante para se tocar uma música e treinos. Que é onde no começo o pessoal mais se interessa como aconteceu comigo, e acredito com muitos aqui e depois de aprofundou mais em outras teorias.
    Porque ficar muito com teoria sem pratica com aluno não passaria de uma semana de aula.

    thiago stteffen
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu pago 250 reais por mes para o meu professor. Ele me dá aula de teoria e pratica.

    Estamos a um ano juntos, apesar de ter mta duvida ainda sobre campo harmonico e escalas, com certeza já melhorei demais.

    Antigamente eu nao sabia sequer improvisar um blues, hoje em dia já consigo aplicar as pentas, fazer um mix com alguns modos e sinto que a coisa flui legal.

    Temos alguns contratempos pois ele toca mto na noite, entao varias aulas acabam sendo reagendadas, por outro lado virou um grande amigo meu e ele vai até minha casa pra dar aula, isso pra mim é uma baita facilidade pois eu trabalho em um municipio diferente do qual eu moro, entao nao tenho mto tempo pra me locomover.

    viBetra
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar



    Eu pago 250 reais por mes para o meu professor. Ele me dá aula de teoria e pratica.

    Estamos a um ano juntos, apesar de ter mta duvida ainda sobre campo harmonico e escalas, com certeza já melhorei demais.

    Antigamente eu nao sabia sequer improvisar um blues, hoje em dia já consigo aplicar as pentas, fazer um mix com alguns modos e sinto que a coisa flui legal.

    Temos alguns contratempos pois ele toca mto na noite, entao varias aulas acabam sendo reagendadas, por outro lado virou um grande amigo meu e ele vai até minha casa pra dar aula, isso pra mim é uma baita facilidade pois eu trabalho em um municipio diferente do qual eu moro, entao nao tenho mto tempo pra me locomover.


    Ai o cara já um profissional e com certeza formado em algo musical, a minha ideia caso eu dê 2 aulas por semana seria em uma focar em teoria e na outra pratica com algumas músicas para não cansar o aluno, pq teoria é muito importante, mas muitos não dão tanta importância no começo, como eu também fui correr atrás depois.
    Questão de tempo e locomoção a city aqui é pequena todos se conhecem, e meu tempo de manhã e tarde estão vagos a maior parte de tempo, somente ano que vem que começarei TCC e estagio obrigatorio, mas acredito que é algo que de pra conciliar, e outra eu AMO música e principalmente falar sobre e tocar tanto violão quanto guitarra.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Depende tambem dos beneficios que voce oferece ao aluno. Isso tem que entrar na conta e muito musico não pensa.

    Exemplo, meu prof de guitarra antes cobrava bem mais barato que hoje, contudo ele vem ate a minha casa e roda pela cidade de São Paulo inteira, ou seja, alem de gastar com o carro, ele ainda perde uma hora entre alunos para dar a aula. Dessa forma eu falei que ele devia cobrar mais do que preco que ele cobrava no Souza Lima por exemplo, por que a locomocao e perda de tempo util de trabalho dele é tremenda, mas para o aluno é muito bom.

    Pensa no custo da aula por sí só + os custos que voce tera a mais para isso + o tempo perdido entre aulas, caso voce va para algum lugar da aula.

    Se for alugar um espaco, pensa no custo da aula por si só + custos de aluguel + agua,luz e outros divididos por aluno.

    Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Aula Particulares quanto devo cobrar?