Certos captadores soam mal em guitarras de ponta e muito bem em guitarras baratas

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # mai/17


    Pois é, devido ao fato do Dave Murray do Iron Maiden ter colocado na posição do meio de uma de suas Fender Stratocaster um captador mini-humbucker Seymour Duncan JB Jr, resolvi comprar um e o instalei na posição do meio na minha Fender Stratocaster American Standard 2011 e o som ficou uma merda. Então, instalei o captador na posição do braço e o som continuou uma merda, sendo que eu experimentei diversas alturas das cordas ao captador desde 1.8 mm até 2.5 mm (tenho lâminas de calibre) e não adiantou de nada.

    Então, tirei o JB Jr fora e o guardei numa gaveta, pensando em vende-lo.

    Só que ontem, por falta do que fazer, peguei o JB Jr da gaveta e o instalei na posição do braço da minha SX SST-62 e o captador simplesmente floresceu e apresentou um som maravilhoso, acima da média mesmo.

    Aí a gente fica sem entender mais nada!!
    Quer dizer que na guitarra de marca o captador soa mal e na guitarra similar barata ele soa muito bem??
    Vai entender...

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Não é porque temos dois bons produtos que eles ficam "de acordo" em conjunto...

    DoisUm
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Podemos deduzir que é porque a SX é melhor que a fender e tudo que se conhece sobre guitarras não passa de achismo e palpites.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ismah
    Pois é, mas, isso é difícil de engolir...

    DoisUm
    Vc está sendo sarcástico e isso não é nenhum pouco engraçado.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ramsay
    Você não chegou a testar ele na posição dá ponte na fender não?
    Só meio e braço?

    E como ficaria ele no meio ou braço dá ssx?

    Palpite só, mas as vezes,és que é um cap pra ponte mesmo, mesmo que eu não acredite muito nisso

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ramsay

    Não sei cara, eu sou praticamente cego nessa hora... Não olho muito pra marca, no caso captador: pra mim é um enrolado de fio com uns pinos no núcleo, e não creio que um robô faça dois captadores iguais, pois há variáveis incontroláveis. Não pagaria jamais milão nisso... 500 já acho um absurdo.
    Ainda sonho em enrolar pessoalmente os meus, o material não sai 50 pila, imagina pra uma fábrica que compra em quantia, com menos impostos...
    Enfim...

    Qualquer componente é assim: tu compra, e torce pra soar como esperado. hehe

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Buja

    Pois é! Existe diferença sim entre meio e extremidades. A fase do sinal que sai de cada lado do captador é invertida, então positivo e negativo muda, alguns os magnetos do meio em relação as extremidades muda, sentido de enrolamento e blá blá blá... Eu era descrente disso, mas vi que realmente procede (obrigado Erico!).

    Ramsay
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Buja
    Esse captador foi feito para a posição do braço e não da ponte.
    E ele só mostrou a que veio quando instalado na posição do braço da SX SST-62.

    ogner
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: ogner
    · votar


    Só que ontem, por falta do que fazer, peguei o JB Jr da gaveta e o instalei na posição do braço da minha SX SST-62 e o captador simplesmente floresceu e apresentou um som maravilhoso, acima da média mesmo.

    Aí a gente fica sem entender mais nada!!
    Quer dizer que na guitarra de marca o captador soa mal e na guitarra similar barata ele soa muito bem??
    Vai entender...


    Doidera!! Mas acho q isso é totalmente normal!! Pode acontecer mesmo!

    harlero rock
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    "Pois é, devido ao fato do Dave Murray do Iron Maiden ter colocado na posição do meio de uma de suas Fender ..."

    como já dito várias vezes por várias pessoas, o resto do teu equipamento, pegada e ambiente difere do Dave Murray. Quando comecei a tocar e comprar equipamentos eu pensava assim e comprei alguns signatures pra quebrar a cara.

    Também ja me desfiz de equipamento bom, achando que era ruim por estar acostumado com som meia-boca.

    quando compro algum pedal ou instalo captador, toco exaustivamente pra "entende-los".

    boa sorte

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    undefinedRamsay
    Desde à muito venho explicando aqui que luthiería NÃO É uma ciência exata, bem como um determinado captador interage de formas diferentes com o sistema todo de uma determinada guitarra ou baixo, construída com determinados materiais...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Concordo plenamente com o Bertola. Cada guitarra é única. O captador que fica bom em uma, pode ficar uma bosta em outra e vice-versa. E o fato de ser "caro" nem sempre garante que vai ficar legal.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    undefinedharlero rock
    quando compro algum pedal ou instalo captador, toco exaustivamente pra "entende-los". [2]

    Algumas poucas vezes que eu mudo alguma coisa porque meu objetivo com é outro do que está acontecendo. Quero dizer, comprei um pedal para soar Y, mas ele soa X, então algo no novo elemento é mudado pra tentar chegar mais perto do que eu espero.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Certos captadores soam mal em guitarras de ponta e muito bem em guitarras baratas