Não gaste, invista!

Autor Mensagem
Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Felipe, mas acho q vc está enganado de achar q um instrumento feito por um bom luthier sai mais em conta q um feito em serie....

Instrumentos feitos por bons luthiers sao caros, muitas vezes mais caros q Gibson e Fender....

Jube
Veterano
# set/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Bro, tape seus olhos e pegue uma Gibson e uma Epiphone, ambas Les Paul (métodos de construção similares), toque ambas desplugadas, e eu duvido que tu (como eu, e 99% dos guitarristas) consiga dizer qual é qual.

E se isso é assim em lespas, que por seu método de construção naturalmente "vibram" mais, tente fazer o mesmo em duas stratos (uma Fender e uma Squier, por exemplo). Ou mais, duas superestrato, com pontes flutuantes.

Assim, não estou negando que a madeira (evidentemente a do corpo: no que toca à escala é diferente) influencie o som, mas apenas contrapondo que essa questão é muuuuuito superestimada.

Abç


Eu concordo nesse ponto. Em um violão desplugado, fica nítida as diferenças entre as madeiras, mas nada milagroso.
Agora numa guitarra onde você pluga para tocar, a diferença sonora é perto do imperceptível.
Quanto ao acabamento e a durabilidade, aí é outra história.

Hammer
Veterano
# set/16
· votar


mas se vc realmente ficou satisfeito.. é isso que importa!!! (2)

Calime
Veterano
# set/16 · Editado por: Calime
· votar


E lá vamos "nos" (na verdade tô fora, kkkkk...) de novo nessa de madeira influencia x madeira não influencia. Debate extenso, longo e com mtas minúcias, chegando a ser bem subjetivo. Meus 2 cents: SIM, madeira influencia na sonoridade final, assim como o tipo de construção, projeto, cordas, palhetas, captadores, O PRÓPRIO MÚSICO....agora, depende pra quem vc pergunta sobre essa diferença, se pro Eric Johnson ou pro tiozinho que vende pastel na feira(nada contra hein...sem preconceito mesmo), e dentre eles, há uma infinidade de variáveis, pq a capacidade de percepção dessas diferenças é distinta pra cada pessoa.

Eu particularmente, dependendo da situação, consigo perceber ALGUMAS diferenças em determinados aspectos, mas de fato, concordo MUITO com isso de, no meio da banda, tocando nesses sons (PA's, amplificadores) pebas que no geral boa parte dos músicos brasileiros estão acostumados e expostos, é difícil perceber mtas nuances do som. Não falo nem do público que tá lá só pra curtir e tomar um goró, esse aí geralmente não percebe nem a diferença entre o som de um teleca vintage pra uma BC Rich from hell com caps humb ativos, kkkkkk.....mas dentro de estúdio, entre músicos e interessados, existe sim quem consiga perceber ao menos algumas variações timbrísticas (tá, sei que não são muitos, e nem percebem tanto assim...eu por exemplo, em mtas coisas não consigo distinguir exatamente, apenas ter uma noção aproximada, mas conheço uns 3 músicos que são psicopatas e percebem muitos detalhes que passam despercebidos de todo resto de pessoas que já conheci - incluindo eu, os leigos e os demais músicos).

6Strings
Membro Novato
# set/16
· votar


vixi, esse negócio de madeiras é igual vinho.....têm meia dúzia de enólogos fudidos que tomam um gole e detectam a presença de 300 características diferentes em determinada safra e etc.....todo resto da população toma o mesmo vinho e só acha bom, ruim, mais ou menos....

Jube
Veterano
# set/16
· votar


E que no fim das contas representa uma mudança na característica sonora de 0.0000000000000000000000001%, visto que precisa ser um dos 3 músicos psicopatas para perceber uma sutil diferença.
Melhor pensar na durabilidade da madeira e no acabamento do instrumento mesmo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/16
· votar


A respeito de madeiras, teste muito interessante:



Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


Felipe Stathopoulos
A respeito de madeiras, teste muito interessante:

Não achei, inclusive achei extremamente falho e mal feito. Não tem cabimento comparar duas guitarras diferentes. Mesmo os captadores e eletrônica sendo de mesma marca e modelo, possuem variações grandes de desvio padrão, tanto que uma guitarra nunca soa igual a outra mesmo sendo do mesmo modelo. Isso aí não é teste sério.

DoisUm
Membro Novato
# set/16 · Editado por: DoisUm
· votar


Iversonfr
No começo do video ele explica que usou o mesmo escudo nas duas guitarras pra eliminar a variável "captadores e eletrõnica diferentes".

Stav
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Stav
· votar


Achei que o teste fez todo o sentido, enquanto a guitarra de basswood por ser menos densa da mais enfase nas frequencias mais graves, enquanto a alder é mais densa e da destaque aos agudos, foi facil acertar os dois primeiros testes cegos, o ultimo com muita distorção já não deu pra sacar. Não é coisa de outro mundo perceber isso, é questão de desenvolver a sua percepção, esse é um assunto levado muito a sério(não aplicado somente a guitarras) em cursos de música dentro das universidades não é frivolidade.

Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


DoisUm

Verdade, não tinha visto essa parte.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/16
· votar


Iversonfr
Stav

O teste em questão é válido, mas preferiria ver um com guitarras com a mesma madeira na escala/braço, variando no corpo.

Achei, no primeiro teste (captador do braço), que o conjunto alder/rosewood possui mais "ataque" que o basswood/maple, este possuindo mais médios.

Nos outros testes sinceramente não percebi diferença alguma.

Abç

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


Felipe Stathopoulos
DoisUm
Stav
Iversonfr

Pro meu gosto, prefiro braço em Maple pra Strato e Tele.

GPONTESFM
Membro
# set/16
· votar


Voltando ao assunto do tópico, acho muito valida a experiência. Eu também gosto muito de mexer na minha guitarra. Troco captador, regulo, mudo o esquema elétrico dela, mudo a combinação dos captadores, etc, independente do valor agregado a ela e do valor gasto / investido. Minha guitarra é barata e torna a brincadeira mais legal e experimental do que se tivesse comprado uma guitarra top de linha, que já viesse pronta.
E se eu fosse analisar pelo lado financeiro, nem guitarra eu teria, pois não tenho banda, não extraio nem 10% do potencial do meu equipamento, não pretendo ganhar dinheiro com isso, mas comprei a guitarra, pedaleira, pedais, amplificador, etc, etc, apenas porque gosto de guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não gaste, invista!