Tenho dificuldades de tirar músicas com muita distorção

    Autor Mensagem
    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jun/16


    Eu toco um pouco de violão, agora inventei de tocar guitarra, mas acho bem difícil identificar acordes de músicas com muita distorção. Eu escuto bastante pop e rock mais leves, e acho mais fácil de tirar o tom da música e os acordes, só vou usando o campo harmônico básico e encontro, sou autodidata.

    É normal isso?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    "É normal isso?"

    Não é uma questão de normal ou anormal... é questão de facilidade ou dificuldade.

    Tiro músicas de ouvido facilmente meu amigo não. Mas meu amigo faz uma escala menor em altas velocidades e eu tenho a maior dificuldade.

    Alguns possuem maior dificuldade para "distinguir" as notas com distorção, principalmente os bordões. É compreensível, pela quantidade de harmônicos que soam juntos e confundem.

    A solução para isso é treinar o ouvido. Começando por coisas mais distintas, lentas, com menos notas ou notas mais "na cara", como Satisfaction do Rolling Stones, Smoke on The Water do Deep Purple ou Day Dripper dos Beatles.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Realmente acredito que estejas com o ouvido bem destreinado - mesmo para sons limpos, podes estar caindo em harmonias com encadeamentos conhecidos e isso faz parecer que estás tirando de ouvido, quando uma vez encontrado o tom a vida fica fácil, pois os intervalos são os mesmos sempre...

    A partir de dado momento a dificuldade surge, e tu acaba tirando por intuição, ou no tiroteio... Ao tirar uma Crazy Train (Ozzy), ou Du hast (Rammstein) que tem muita nota rápida, acordes de passagem, e muito riff, e quase nada de harmonia que desse para fazer num violão, as coisas se complicam...

    Só que não é exclusivo de casos com drive, por exemplo, é raro achar alguém que toque certo: Suspicious Minds(Elvis Presley). A música, nos versos gira em cima de G, C, D... Ótimo a harmonia encaixa, mas não é assim, há uma resposta na IV de cada acorde, girando os versos nos pares G e C, C e F, D e G...

    Wade
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    É normal sim. E até um tanto quanto óbvio.

    A distorção distorce (tcharam) o som natural do acorde que tá saindo da guitarra e quanto mais limpo um acorde, obviamente mais fácil vai ser identificar cada nota que compõe aquele acorde.

    Tem outro detalhe: geralmente, músicas onde se usa guitarra com muita distorção são mixadas de uma forma em que essas guitarras são "misturadas" demais à parede sonora da música, dificultando mais ainda.

    Se não for nada muito extremo, a dificuldade está em identificar cada notinha do acorde, mas não terá muito segredo pra descobrir pelo menos a dominante.

    Agora se for um Black Metal de raiz, acho que nem o guitarrista sabe que nota é aquela depois.

    JJJ
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Mais um detalhe: tem um tipo de distorção (metal, modern, hi-gain, etc) que é muito escavado nas frequências médias (justamente as que são mais identificáveis pelo ouvido humano). Essas aí são mesmo mais difíceis de tirar do que guitarras limpas ou distorcidas de leve.

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Acho que o problema é que sou iniciante e vocês têm anos de experiencia, ainda não tenho ouvido treinado rs

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mas não se esqueça, antes de fechar 15, 20, 30 anos... Precisamos completar todos os outros...

    Resumo da novela: não desista! :)

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    eu tiro tudo pelos bordões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tenho dificuldades de tirar músicas com muita distorção