Top Wrap - Vale a pena?

    Autor Mensagem
    pedrocarboni
    Membro Novato
    # abr/16


    Opa gente, tudo bem? usei a busca e vi que não tinha nenhum tópico sobre o assunto... Bom eu tava vendo umas fotos de LPs pela internet e acabei percebendo que tinham algumas em que a bolinha que segura a corda fica pra fora, do outro lado do tail, e a corda passa por cima do tail e vai pra ponte.. Dai eu fui pesquisar e ví em vários tópicos gringos o pessoal falando que isso alivia um pouco a tensão das cordas e dá um timbre melhor... Queria saber se alguém aqui no fórum tem experiência com isso. Essa semana pretendo trocar as cordas e vou fazer um review aqui do top wrap pra ver se é tão bom assim...

    Soultunes
    Membro
    # abr/16 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Alivia mesmo, é pouca diferença, mas perceptivel.

    Voce precisa avaliar alguns fatores, como calibre que deseja usar e o proprio instrumento.

    Tive guitarras do mesmo modelo e fabricante, uma era super leve e macia, a outra um pouco mais pesada e tensionada, não faço a menor ideia do por que, ja que as regulagens eram parecidas, mas era isso (meus adjetivos estão relacionados ao conforto, altura e tensão do instrumento, não ao peso em kgs propriamente dito).

    Tenho uma LP que mesmo com 0.11 é uma manteiga para tocar. Ela estava com 11s, mas comprei pacotes de 0.10 e baixei o calibre na guitarra. Mesmo na epoca 0.11 não via necessidade de aliviar tensão.

    Se seu instrumento estiver muito pesado/duro para tocar, faz o teste na proxima troca de cordas.

    Um dos pontos contra de fazer assim é que o hardware fica marcado com o tempo, se voce não liga para isto, manda bala.

    Um guitarrista que gosto muito e que usa assim na LP 59 original dele é o Bernie Mardsen, para quem não conhece, um dos guitarristas da epoca "setentista" do Whitesnake.

    Outro mais novo que usa é o Joe Bonamassa.

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Olha, eu to aqui com 0.11s na minha semi e tá uma menteiga, parecendo 0.10. Tava pensando em colocar 0.12s nela, e daí tava pensando em fazer o top wrap pra aliviar um pouco. Também falam que dá um timbre um pouco mais estalado, por conta do maior contato da corda com o metal do tail... Mas enfim, só testando mesmo :P
    P.S. Ah, eu tava vendo, o Duane Allman fazia topwrap na maioria das LPs dele.

    Hitman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Marcando

    JJJ
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Fiz isso nessa minha (a partir de 7:17 pra quem não quiser ver o vídeo todo):



    Lelo Mig
    Membro
    # abr/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    pedrocarboni

    Billy Gibbons e Zakk Wylde também usam assim.

    O próprio site oficial da Gibson fala sobre o assunto e não faz nenhuma restrição, pelo contrário. Acho que vale a pena arriscar...

    http://www.gibson.com/News-Lifestyle/Gear---Tech/en-us/There-s-More-Th an-One-Way-To-String-An-Axe.aspx

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Na minha ultima troca de cordas, até comecei a colocar dessa forma, mas a corda ficou tão angulada no tailpiece que eu fiquei com medo delas quebrarem, especialmente nas primas...

    Acabei voltando para a forma anterior..rs

    JJJ
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    strinbergshredder

    É, fica num ângulo bem fechado, mas é mais ou menos o tanto que fica na tarraxa... Acho que só é arriscado se as bordas estiverem vivas demais.

    krixzy
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Pra ajudar a entender como isso funciona:

    http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm

    Inicialmente se levantava o tail, mas é mais bonito e simples colocar por cima mesmo, a ideia é diminuir o angulo da corta, e o mesmo vale no nut, eu costumo enrolar as cordas pra fora, assim termina mais alta e reduz o angulo no nut tbm...

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    JJJ
    Entendido cara!

    De qualquer forma, na próxima troca, tento colocar as velhas antes dessa forma pra ver se não dá merda, qualquer coisa mudo pro Top Wrap ;)

    Hitman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    strinbergshredder

    De qualquer forma, na próxima troca, tento colocar as velhas antes dessa forma pra ver se não dá merda, qualquer coisa mudo pro Top Wrap ;)


    Nao da nao. Foi testado e aprovado por varias lendas da guitarra, inclusive eu!

    ...Nao, pera.

    hahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Top Wrap - Vale a pena?