Melhor madeira

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


GuitarGata
Mogno: madeira nobre indicada tanto para corpo como para braço, densidade média, boa granulação, timbre que favorece o médio-grave.
Maple: madeira do hemisfério norte (não existe no Brasil), oleosa e muito dura, pesada e estável, indicada para braços e escalas (não confundir com o soft maple que é usado para corpos).
Jacarandá: madeira nobre, muito dura de alta granulação, indicada para escalas.
Alder: madeira do hemisfério norte (não existe no Brasil), baixa granulação, densidade média baixa, sem veios, timbre médio (comumente usada em stratos).
Ash: madeira do hemsfério norte (não existe no Brasil), alta granulação, densidade média, com muitos veios e desenhos, timbre médio com mais sustentação que o Alder (comumente usada em Stratos em acabamento natural dada sua beleza).
Marupá: madeira brasileira de baixa granulação, clara leve e ressonante, baixa densidade, sem veios, timbre médio agudo, boa para corpos de strato (usada pela Tagima e por mim).
Ébano: madeira nobre africana, altíssima densidade, muito escura, dura e de timbre agudo, usada exclusivamente em escala.
Poplar(Choupo): madeira do hemisfério norte, média granulação, sem veios, timbre médio, muito usada em corpos de stratos e de baixos.
Agathis: madeira do sudoeste asiático, leve e de timbre médio, baixa granulação, sem veios. usada em corpos de guitarras e baixos.
Cedro: madeira leve e ressonante de média granulação, com odôr caracteristico (oleosa), timbre médio-grave, boa para corpos (substitui bem o mogno) e usada em braços de violões (não de guitarras).
Freijó: madeira brasileira de média granulação, um pouco mais densa que o cedro, timbre médio, sem veios, boa para corpos.
Pau-Marfim: madeira brasileira clara, densa e dura, indicada para braços e escalas.
Peroba: madeira densa, dura e pesada, mais escura e amarelada que o marfim (existem vários tipos), indicada para braços.
Não existe isso de madeira tonal (usada em luthiería) melhor ou pior, o que existe são suas caracteristicas, grau e tipo de secagem, corte correto, idade da árvore cortada, presença ou não de emendas, etc.
Abç

GuitarGata
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa Valew Pelas dicas

tem madeira que é mais "Fraca' ou seja que empena facilmente, ou que da problemas mais faci ?

enigmabox
Veterano
# abr/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma duvida: É importante a quantidade de tinta ou seladora na pintura da guitarra???Dependendo da quantidade,ajudará na impermeabilização da madeira? Ou depois de seca, a madeira não altera seu comportamento??
Pelo seu descritivo, percebo que quanto mais densa a madeira , o timbre do instrumento será mais para o agudo e quanto menos densa, mais para o grave. Ocorre isto?
Obrigado

Passoka
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Maple: madeira do hemisfério norte (não existe no Brasil), oleosa e muito dura, pesada e estável, indicada para braços e escalas (não confundir com o soft maple que é usado para corpos).


Opa Bertola, blz? Entao, maple pode não ser comercializado aqui, mas vc sempre vê várias árvores de maple por aí. Se for em monte verde, vc como luthier, vai querer derrubar várias, A vila principal tem uma arvore de maple a cada 20m.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Passoka
Como!! Pois essas árvores são nativas do hemisfério norte e perdem as folhas (aquela que tem na bandeira do Canadá) no inverno, e aqui não tem inverno!
P.S.: Onde é Monte Verde?
GuitarGata
Madeiras de tipo certo e com corte e secagem corretas, mas a forma de construção do braço não tem tendência a empenar; a não ser por descuido.
enigmabox
O acabamento não pode ser confundido com procedimento para secagem da madeira. Claro que a madeira de um corpo NÃO pode ser isenta de humidade. Na verdade há uma taxa "ótima" de humidade ideal que deve estar presente em qualquer madeira em luthiería (essa taxa varia de madeira para madeira), e o ideal é que o acabamento permita uma certa troca de humidade com o meio ambiente; por esse motivo privilegío os instrumentos em acabamento natural (além de ser mais simples e fácil e rápido de fazer). Dê uma olhada no tópico sobre pintura que escreví anteriormente no Fórum. Quanto a questão da densidade-timbre, também existe um "ponto" ideal para isso, e quando pesquisamos outras madeiras alternativas é exatamente isso o que procuramos.
Abç

enigmabox
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado por sanar minhas duvidas....Ouvi falar que madeira tem comportamento imprevisivel, deve ser um material bem chato de se trabalhar....
Pelo que vc explicou, então a pintura não pode ser 100% impermeavel, tem que deixar a madeira "respirar". Acho que a Giannini levou a sério isso na minha guitarra e deixou uma camada fina de tinta com algumas falhas de pintura...hehe.
Vou procurar pelo seu topico de pintura...
1 abç.

Metal Fuzz
Veterano
# abr/05
· votar


Qual é a medeiara da Tagima Zero modelo antigo?

Passoka
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, são essas mesmo. Devem ter trazido mudas de lá. Com certeza não são nativas de monte verde.

Monte verde fica no sul de Minas Gerais, próximo a Campos de Jordão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Passoka
Legal! Eu conhecí Campos do Jordão quando morei, ainda com meus pais em S. José dos Campos em 1977/78, Mas, infelizmente não conhecí Monte Verde.
Metal Fuzz
Se não me engano Alder asiático ou Cedro (não me lembro bem de cabeça).
Abç

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Esses dias assisti um documentário em que traduziram maple como bordo e alder como freixo... procede?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
Sim, mas não confunda freixo (nome português para Alder) com Freijó (madeira brasileira).
Abç

silvio_rp
Veterano
# abr/05
· votar


Qual é a medeiara da Tagima Zero modelo antigo?


Até 1999 era Ash no corpo e maple no braço. (Nao tenho certeza do ano). Depois mudou pra madeiras atuais...

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


o que é choupo? apelido?

rdalmeida
Veterano
# abr/05
· votar


Alguém pode me dizer algo sobre o Walnut, que é usado no corpo da sntrinberg sil-460, que estou interessado?

rainer0
Veterano
# abr/05
· votar


O corpo de minha guitarra é de fibra de vidro... E, sou bem contente com o timbre dela... além de ser leve.

Não noto influência direta da madeira em instrumentos de corda elétricos... o que realmente influi é captação. Afinal, o som não passa pela madeira... a vibração é captada magnéticamente. sim?

Penta_Blues
Moderador
# abr/05
· votar


Bom dia!!!

rainer0
Não acho que seja bem assim, afinal o captador está fixado na madeira e a densidade da mesma bem como seu corte influencia na propagação da vibração produzida pela corda. O que o captador faz é transformar uma vibração física em onda eletromagnética, então este captador vai captar (óbvio) toda vibração produzida pela corda, vibração esta influenciada pelo corpo da guitarra, pelo calibre da corda, pela forma com que esta é presa, etc. Enfim, existe sim diferenças sutis, mas que com o tempo, ouvidos mais apurados conseguem perceber... Quanto a ser melhor, bem, acho que o Bertola já disse tudo, não existe melhor ou pior mas sim ideal ou não para tal finalidade...
Valeu!!!

rainer0
Veterano
# abr/05
· votar


ahhnnnmm! não sabia disso, obrigado cara! :-)

Eu ainda não vejo muuuuito notável diferença! Enfim, minha simples guitarra me agrada! :-) O instrumento agradando seu dono, tudo certo!

:-)

Até mais!!

Penta_Blues
Moderador
# abr/05
· votar


Rainer0

É isso aí!!! O que mais importa é a satisfação que se tem ao tocar um instrumento. Sem isso, não se faz boa música! Enquanto sua guitarra estiver respondendo aos seus anseios ela, pra vc, é a melhor guitarra do mundo... Quando vc resolver buscar novos timbres, o universo de opções é enorme e, na minha opinião, é justamente isso que deixa nossa paixão pela guitarra ser eterna.
Acho que o importante neste fórum não é saber qual a melhor guitarra, qual o melhor captador, qual a melhor madeira...
Precisamos mudar um pouco este raciocínio para que, ao invés de se perguntar qual o melhor, perguntar qual o ideal...
Só minha opinião...
Valeu!!!

markolino
Veterano
# abr/05
· votar


glaucius
muitos dizem que esta eh a mehor ``combinacoes`` de madeiras

eu tambem acho , afinal a GIBOSON eh feita assim
:D

willian oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


Jean
glaucius
GuitarHouse
caiohleal
Fencer
Soulface
III_SlasH_III
Fernando
LeandroPanucci
NeoBH
GuitarGata
angus junior

concordo tbm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor madeira